segunda-feira, 12 de novembro de 2012

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 7

 

 

LIÇÃO 7

 

ARMAS PARA A VITÓRIA

 

Verso para memorizar: "Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e depois de terdes vencido tudo permanecer inabaláveis" Efésios 6:13.

 

LEITURAS BÍBLICAS DA SEMANA: Efésios 6:14 a 18; II Coríntios 6:7; Efésios 5:9; Romanos 10:15; I Tessalonicenses 5:8; Marcos 14:38.

 

INTRODUÇÃO

 

Todos gostam de vencer. Todos querem vencer. Entretanto, assim como na luta material, também na luta espiritual precisamos usar as armas corretas e corretas estratégias de combate para alcançarmos a vitória. A Lição desta semana nos apresenta as armas necessárias e corretas para que cheguemos à vitória em nossa luta espiritual.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 11 de novembro.

 

A NECESSIDADE DE USAR A ARMADURA

 

Leitura bíblica do dia: Efésios 6:14 a 18.

 

"Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a VERDADE e vestindo-vos da COURAÇA DA JUSTIÇA. Calçai os pés com a preparação do EVANGELHO DA PAZ. Embraçando sempre o ESCUDO DA FÉ, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o CAPACETE DA SALVAÇÃO e a ESPADA DO ESPÍRITO, que é a Palavra de Deus. Com toda ORAÇÃO e SÚPLICA, orando em todo tempo no Espírito, e para isso VIGIANDO com toda perseverança e súplica por todos os santos" Efésios 6:14 a 18, grifos nossos.

 

Eis a mais eficiente ARMADURA com a qual o cristão precisa estar vestido em sua luta diária contra os poderes das trevas, contra o Satanás, o Pecado e a Morte.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 12 de novembro.

 

CINTO DA VERDADE E COURAÇA DA JUSTIÇA

 

Leitura bíblica do dia: I Reis 3:6; Salmos 15:2; 96:13; Provérbios 12:17; Isaías 48:1; II Coríntios 6:7; Efésios 5:9.

 

Duas poderosíssimas armas de defesa espiritual para todo cristão fiel: (1) CINTO DA VERDADE; (2) COURAÇA DA JUSTIÇA.

 

"E conhecereis a VERDADE e a VERDADE vos libertará" João 8:32, grifos nossos.

 

"JUSTIÇA DE DEUS, mediante a fé em Jesus, para todos os que creem; porque não há distinção" Romanos 3:22.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 13 de novembro.

 

O EVANGELHO DA PAZ  E ESCUDO DA FÉ

 

Leitura bíblica do dia: Efésios 6:14 a 18; Romanos 1:16 e 17; Efésios 2:8 e 9.  Isaías 52:7.

 

Mais duas armas poderosíssimas de defesa: (1) O EVANGELHO DA PAZ; (2) O ESCUDO DA FÉ.

 

Paulo afirmou: "Eu não me envergonho do Evangelho, pois o Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê" Romanos 1:17.

 

João ensinou: "E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé" I João 5:4.

 

Aceitar o EVANGELHO significa aceitar a Pessoa de Jesus como Salvador pessoal, e aceitar a Obra que Ele realizou, como sendo Salvação para todos nós.

 

Ter fé significa confiar plena e totalmente em Deus, vivendo na completa dependência da vontade e dos propósitos de Deus. É jamais duvidar de Deus, e de Sua vontade e capacidade em nos salvar.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 14 de novembro.

 

CAPACETE E ESPADA

 

Leitura bíblica do dia: I Tessalonicenses 5:8; Efésios 6:14 a 18; Hebreus 4:12.

 

Eis aí duas armas especiais; a primeira, o CAPACETE DA SALVAÇÃO é uma arma de defesa contra os enganos e mentiras de Satanás. A segunda arma espiritual, A ESPADA DO ESPÍRITO, ou seja, a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, é arma de defesa e de ataque simultaneamente. Precisamos usar ambas em nossa luta diária contra o astuto e perigoso Satanás, em seus ataques contra nossa vida espiritual. Todo cristão precisa se refugiar em Jesus, na garantia, certeza e confiança de que quem está refugiado em Jesus está salvo. Precisamos também saber manejar a ESPADA DO ESPÍRITO, a Palavra de Deus. Devemos estar fundamentados sempre na Bíblia, seguindo o saudável princípio protestante de "Sola Scriptura" (Somente a Bíblia como única regra de fé, doutrina e prática religiosa).

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 15 e 16 de novembro.

 

"ORAI SEM CESSAR"

 

Leitura bíblica do dia: Efésios 6:18; I Tessalonicenses 5:17. Mateus 26:41.

 

"Com toda ORAÇÃO e SÚPLICA, orando em todo tempo no Espírito, e para isso VIGIANDO com toda perseverança e súplica por todos os santos" Efésios 6:18.

 

A ORAÇÃO é uma súplica a Deus. O crente sabe que a fonte inesgotável de todas as bênçãos, quer espirituais, quer materiais, é o próprio Senhor Deus. Que faz o crente, então? Ele faz uso da fé para buscar em Deus, por meio de súplicas, as bênçãos de que necessita. Há problemas que somente Deus pode resolver em nós e para nós. Portanto, devemos nos dirigir a Deus com confiança (fé) e reverência (consagração, respeito), suplicando-Lhe ajuda, apoio, direção, motivação, perdão, sabedoria, proteção e todas as demais graças que Ele tem para nos conceder. Mas nossas orações a Deus não devem ser apenas para pedir alguma coisa. Precisamos também orar a Deus em forma de agradecimentos por tudo o que Ele fez, faz e fará.

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

Site Missionário: www.averdaderevelada.com.br 

E-mail para contatos: otoniel.carvalho@hotmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário