segunda-feira, 20 de agosto de 2012

COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO

 

LIÇÃO 8

 

OS MORTOS EM CRISTO

 

Texto-base: I Tessalonicenses 4:13 a 18.

 

Verso para memorizar: "Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro." I Tessalonicenses 4:16.

 

Leituras Bíblicas da Semana: I Tessalonicenses 4:13 a 18; Atos 17:3; I Coríntios 15:20 a 23 e 51 a 58; João 5:28 e 29; Apocalipse 20:1 a 6.

 

Havia entre os cristãos de Tessalônica certa insegurança a respeito do estado das pessoas que morrem. O que acontece quando uma pessoa morre? Recebe tal pessoa a recompensa imediata por suas obras, quer sejam boas, quer sejam más? E sobre a Segunda Vinda de Jesus, para buscar Sua Igreja fiel? Em que tempo isto ocorreria?

 

A tendência natural das pessoas de mente grega, helenizada, era crer e aceitar o DUALISMO grego, no qual todos os seres são formados por duas partes bem distintas: o ESPÍRITO e a MATÉRIA. Para os gregos, o ESPÍRITO era a parte abstrata, imortal e etérea. O ESPÍRITO era indestrutível. Por outro lado, a MATÉRIA era o elemento concreto do ser, mortal e perecível. O Cristianismo bíblico prega que o HOMEM (ser humano) é um TODO PSICOSSOMÁTICO, de "psiquê" = mente, o eu interior; e "soma" = corpo, o eu exterior. Só existe "alma vivente", ou seja, um ser vivente, quando esses dois elementos estão juntos, formando um todo.

 

Quando a Bíblia fala da RESSURREIÇÃO do homem, fala disto em sentido psicossomático. Trata-se da ressurreição do homem como um todo, não de uma parte do homem. Não é ressurreição do espírito (ou alma) humano, isolado e independente do corpo humano. O homem vive como um todo; morre como um todo; ressuscita como um todo psicossomático.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 19 de agosto.

 

A SITUAÇÃO EM TESSALÔNICA

 

Leitura bíblica do dia: I Tessalonicenses 4:13 a 18.

 

"Não queremos, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esta esperança. Pois se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante (através de) trará em Sua companhia os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos [os que estiverem vivos quando Jesus vier em glória], os que ficarmos até à vinda do Senhor [sem morrer até Jesus voltar – pois os crentes do primeiro século acreditavam que Jesus voltaria na geração deles], de modo algum precederemos os que dormem [em nossa ida para o Céu, pois teremos de aguardar primeiro a ressurreição deles]. Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois [depois da ressurreição dos crentes], nós, os vivos, os que ficarmos [sem morrer até Jesus voltar], seremos arrebatados [sequestrados, tirados da Terra pelos anjos que virão com Jesus] juntamente com eles [com os mortos ressuscitados], entre nuvens, para o encontro do Senhor [ou com o Senhor] nos ares; e assim estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras." I Tessalonicenses 4:13 a 18, comentários nossos interpostos.

 

Não é preciso acrescentar nada a tudo o que o apóstolo Paulo ensinou no texto. Aceite esta verdade e prepare-se para este grande encontro com Jesus.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 20 de agosto.

 

TRISTEZA E FALTA DE ESPERANÇA

 

Leitura bíblica do dia: I Tessalonicenses 4:13. I Coríntios 15:20 a 23 e 51 a 58.

 

A falta de esperança nasce da falta de perspectiva em relação ao futuro. Você se pergunta: "Eu vou morrer e o que acontecerá depois disto? Nada? Tudo termina para mim com a minha morte?" Então você olha para o futuro, e nada vê, a não ser escuridão e o retorno ao nada.

 

Somente as pessoas que creem que Deus existe, e que Ele nos enviou Jesus, Seu Filho, para nos dar Salvação e Vida Eterna, é nisto creem, e a isto se apegam, é que possuem uma excelente perspectiva em relação ao futuro. Para o crente fiel a Jesus, Sua esperança se firma em Jesus, e sua perspectiva de futuro é brilhante, pois é o resultado de sua fé em Jesus. Jesus disse: "Eu voltarei, e vos receberei para Mim mesmo..." João 14:1 a 3. O crente olha para a frente e, simultaneamente, olha para o alto, donde virá Jesus em resplendente glória, com todos os Seus anjos, para buscar Seu povo fiel (leia Mateus 16:27; 24:30 e 31; 25:31; João 14:1 a 3; I Coríntios 15:20 a 23, 51 a 58; Ap 1:7). Paulo chamou essa segunda vinda de Jesus de "a bendita esperança" (Tito 2:13); isto é, uma esperança abençoada, santa, porque é fundamentada em um "assim diz o Senhor".

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 21 de agosto.

 

MORTE E RESSURREIÇÃO

 

Leitura bíblica do dia: I Tessalonicenses 4:13 a 18.

 

Existem muitas ideias diferentes a respeito da MORTE e também da RESSURREIÇÃO. As pessoas que acreditam na IMORTALIDADE ONTOLÓGICA (inerente) da alma humana creem que as pessoas que morrem recebem imediatamente a recompensa pelo bem ou pelo mal que tenham feito. Esta é uma crença geral da maioria das religiões no mundo em que vivemos. No entanto, os adventistas do sétimo dia não creem nem aceitam a IMORTALIDADE ONTOLÓGICA (inerente) da alma humana. Primeiro, os adventistas do sétimo dia não creem na ideia de que o homem TEM UMA ALMA. Eles creem, com base em Gênesis 2:7, que o homem, em seu todo, É UMA ALMA VIVENTE. Logo, segundo os adventistas do sétimo dia, ALMA é o que o homem é, em seu todo (pensamento holístico), e não algo que o homem tenha em parte.

 

Também os adventistas creem no CONDICIONALISMO, isto é, que a IMORTALIDADE NO HOMEM foi por Deus condicionada à sua eterna obediência a Deus, conforme Gênesis 2:16 e 17: "No dia em que dele comeres, CERTAMENTE MORRERÁS". Se fosse o homem uma alma ontologicamente imortal, não morreria jamais, mesmo desobedecendo a Deus. Nem mesmo os anjos do Céu foram criados por Deus como seres ontologicamente imortais, pois este atributo de imortalidade absoluta, não condicionada, pertence apenas ao próprio Deus: "Assim, ao Rei eterno, IMORTAL, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém" I Timóteo 1:17, grifo nosso. "Que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até à manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo; a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada   pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis, e Senhor dos senhores, O ÚNICO QUE POSSUI IMORTALIDADE, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A Ele, honra e poder eterno. Amém." II Timóteo 6:14 a 16, grifos nossos. Portanto, "todos pecaram..." Romanos 3:23. "O salário do pecado é a morte" Romanos 6:23. "A alma que pecar essa morrerá" Ezequiel 18:4. Deus promete a todos os homens a IMORTALIDADE, no futuro, e mais uma vez sob uma condição: Que os homens aceitem, pela fé e pelo batismo nas águas, a Graça salvadora de Deus, aceitando a Jesus Cristo como Salvador e Senhor da vida. Leia Marcos 16:15 e 16. Paulo ensina, em I Coríntios 15:51 a 58, que Deus dará aos crentes fiéis, no dia da segunda vinda de Jesus, um corpo imortal, não perecível. Qual é a condição imposta por Deus aos humanos para que estes alcancem a imortalidade? Crer em Jesus Cristo, e ser batizado nas águas: "QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO" Marcos 16:15. Foi o próprio Jesus que afirmou que será assim. E quem pode dizer que Ele está errado?

 

Jesus também ensinou que os crentes nEle, que morrerem antes de Sua segunda vinda, somente irão ressuscitar, para receber sua recompensa de imortalidade e vida eterna, quando Ele vier. Leia os dois textos abaixo, pois são palavras do Senhor Jesus:

 

"E a vontade de quem Me enviou é esta: que nenhum  Eu perca de todos os que Me deu. Pelo contrário, EU O RESSUSCITAREI NO ÚLTIMO DIA" João 6:39, grifo nosso.

 

"De fato, a vontade de Meu Pai é que TODO HOMEM [toda pessoa] que vir o Filho e NELE CRER TENHA A VIDA ETERNA. E EU O RESSUSCITAREI NO ÚLTIMO DIA" João 6:40, grifo nosso.

 

Paulo ensinou: "Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo Ele as primícias dos que dormem. ...Porque assim como em Adão todos morrem; assim também todos serão vivificados em Cristo. Cada um, porém, por sua própria ordem [sequência, em seu tempo]: Cristo, as primícias [o primeiro]; depois, os que são de cristo [os crentes fiéis a Cristo, que morreram na fé em Jesus], NA SUA VINDA" I Coríntios 15:20 a 23, interpolações e grifos nossos.

 

Paulo e Jesus tinham uma fé em comum!

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 22 de agosto.

 

RESSUSCITAR EM CRISTO

 

Leitura bíblica do dia: João 5:28 e 29; João 6:39 e 40; I Coríntios 15:20 a 23, 51 a 58; I Tessalonicenses 4:15 a 17; Atos 1:9 a 11; Ap 20:6.

 

Se você quer ter uma compreensão melhor do assunto, leia todos os textos dados acima.

 

Somente ressuscita em Cristo, ou por Cristo, quem morreu por Cristo ou em Cristo. Se uma pessoa se diz cristã, adventista ou não, mas não é fiel a Cristo, pois vive em apostasia, como deseja ressuscitar em Cristo? Se um cristão, em vida, troca Jesus pelas coisas deste mundo, como pode ansiar pela primeira ressurreição? Jesus virá para ressuscitar Seus amigos da Terra, tanto os que morreram, como também os que ainda estarão vivos quando Ele vier. Se você se separa de Jesus, e O troca por outros amigos e por outras amizades, como quer que Jesus o ressuscite? Pense bem nesta reflexão!

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 23 e 24 de agosto.

 

CONSOLEM UNS AOS OUTROS

 

Leitura bíblica do dia: I Tessalonicenses 4:16 a 18.

 

Quando o crente lê essas palavras benditas das Escrituras Sagradas, as quais afirmam e reafirmam que Jesus virá para dar vida eterna e imortalidade aos crentes fiéis, Seus amigos, isto serve de conforto para a alma do crente. Ele olha para o futuro com fé, e esta fé lhe traz esperança bendita. O melhor para o crente fiel a Jesus ainda está para acontecer. Ele recebe aqui apenas primícias, os primeiros frutos de sua redenção. Mas a plenitude dessa redenção, que inclui a completa redenção do corpo humano, isto somente vai acontecer quando Jesus vier (leia Romanos 8:20 a 23). Nós todos somos salvos pela fé em Jesus, em esperança. Estamos sempre na esperança dessa mudança total, plena, física e espiritual. E esta esperança é inconfundível para os crentes fiéis. Deus empenhou Sua palavra santa nessa promessa. Mas existem muitos que perderam sua fé em Jesus; e, por causa disso, perderam também a esperança de ver Jesus voltar. Há cristãos sofrendo angústias, lutas íntimas, perseguições, humilhações, e alguns destes estão entrando em desespero, pois acham que não irão suportar o peso do sofrimento. Então, você que é crente fiel, firme na fé, vá até esses irmãos e os conforte com a bendita esperança de que logo tudo isto vai passar, e Jesus virá para nos dar o conforto da vida eterna, nos levando para o Céu. Eis uma grande obra que os crentes têm a fazer em cada igreja nossa: confortar e animar na fé nossos irmãos que parece estar perdendo a esperança.

 

Como afirmam as palavras de um hino muito cantado pelos adventistas do sétimo dia em suas congregações:

 

            Ó que esperança, vibra em nosso ser;

            Pois aguardamos o Senhor!

            Fé possuímos, que Jesus nos dá;

            Fé na promessa que nos fez!

            Eis que o tempo logo vem,

            E as nações daqui e dalém,

            Bem depressa vão cantar:

            Aleluia! Cristo é Rei!

            Ó que esperança, vibra em nosso ser!

            Pois aguardamos o Senhor!

 

Amém!

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

Diretor geral do site missionário www.averdaderevelada.com.br

E-mail para contatos: otoniel.carvalho@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário