domingo, 1 de julho de 2012

COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO


LIÇÃO 1

 

O EVANGELHO CHEGA A TESSALÔNICA

 

Verso para memorizar: "Também agradecemos a Deus sem cessar, pois, ao receberem de nossa parte a Palavra de Deus, vocês a aceitaram não como palavra de homem, mas segundo verdadeiramente é, como Palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que creem." I Tessalonicenses 2:13, NVI.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Atos 16:9 a 40; Atos 17:1 a 12; Jeremias 23:1 a 6; Isaías 9:1 a 7; Isaías 53; Romanos 1:16 e 17.

 

Pensamento-chave: A certeza das promessas de Deus deve estar apoiada na confiança nas Escrituras Sagradas.

 

INTRODUÇÃO

 

Estamos começando, com a lição desta semana, um novo trimestre de estudo das Lições da Escola Sabatina. O tema geral desse novo trimestre é o estudo das cartas paulinas de Primeira e Segunda Cartas aos Tessalonicenses, ou seja, aos cristãos que moravam na cidade de Tessalônica. Temos muito o que aprender com o conteúdo dessas duas cartas de Paulo. O estudo da lição 1 começa pelo livro dos Atos dos Apóstolos, com a obra evangelizadora de Paulo focalizada na cidade de Filipos, lugar onde Paulo passou por maus tratos, foi preso, mas ocorreu a conversão do carcereiro da cidade, e também a conversão de Lídia, a qual ofereceu sua casa para servir de lugar de reunião dos cristãos em Filipos. Vale a pena estudar estes assuntos, pois eles enriquecem nossa fé em Jesus.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 01 de julho.

 

OS PREGADORES PAGAM UM (ALTO) PREÇO

 

Leitura bíblica do dia: Atos 16.

 

"À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: PASSA À MACEDÔNIA E AJUDA-NOS. Assim que teve a visão, imediatamente procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o Evangelho. Tendo, pois, navegado de Trôade, seguimos em direitura a Samotrácia; no dia seguinte, a Neápolis; e dali a Filipos, cidade da Macedônia, primeira do distrito e colônia. Nesta cidade permanecemos alguns dias." Atos 16:9 a 12.

 

Não havia ali, em Filipos, uma sinagoga dos judeus. Por isso, no Sábado, Paulo e sua equipe de evangelismo não foi à sinagoga, como era seu costume. Eles se dirigiram a um rio da cidade, onde havia mulheres lavando roupa, e lhes pregou o Evangelho. Uma mulher chamada Lídia se converteu, e se tornou uma bênção para a obra de Deus naquela cidade. Os problemas de Paulo começaram quando ele curou uma jovem que, possessa de um espírito satânico, fazia adivinhações, proporcionando boa quantia em dinheiro para os que a exploravam como fonte de lucro. Este sublevaram a cidade contra Paulo e seus colegas de viagem, e os entregaram às autoridade romanas ali sediadas. Paulo e Silas foram violentamente açoitados e postos numa prisão local. À noite, houve um terremoto na cidade, as paredes da prisão desabaram e as correntes dos presos se soltaram. Tudo estava desabando ao redor, mas Paulo e Silas cantavam hinos de louvor a Jesus. O cercereiro, que havia dormido, acorda assustado, imaginando que todos os presos haviam fugido, e ele teria que dar sua vida pela vida dos presos. Por isso, ele decide tomar da espada e tirar sua própria vida. Paulo presenciou a cena, e lhe clamou que nada fizesse contra si mesmo, pois que todos os presos estavam ali, e ninguém fugira. Então o carcereiro toma uma tocha e se aproxima da cela onde estavam Paulo e Silas, fazendo-lhes a seguinte pergunta: "Senhores, que devo fazer para que seja salvo?" Atos 16:30. Paulo e Silas lhe respondem: "CRÊ NO SENHOR JESUS E SERÁS SALVO, tu e a tua casa" Atos 16:31. Ele creu em Jesus e aceitou o Evangelho. Levou Paulo e Silas para sua casa, lavou-lhes as feridas e lhes deu uma ceia. "Tendo-se retirado do cárcere, dirigiram-se para a casa de Lídia e, vendo os irmãos, os confortaram. Então partiram." Atos 16:40. Valeu a pena terem Paulo e Silas passado por Filipos. Ali se formou uma animada igreja, que se reunia na casa da recém-conversa Lídia. O carcereiro e sua família se reuniram a eles, em adoração a Deus.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 2 de julho.

 

A ESTRATÉGIA DE PREGAÇÃO DE PAULO

 

Leitura bíblica do dia: Atos 17:1 a 3.

 

"Tendo passado por Anfílopis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus. Paulo, segundo o seu costume, foi procura-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras, expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio" Atos 17:1 a 3.

 

TESSALÔNICA: UM POUCO DE NOÇÕES HISTÓRICAS E GEOGRÁFICAS

 

Salonica, também conhecida como  Tessalônica em grego Θεσσαλονίκη, transl. Thessaloníki, ("vitória sobre os tessálios") é a segunda maior cidade da Grécia e a principal cidade da região grega da Macedônia. Sua população era de 763 468 habitantes em 2001, contando com os subúrbios junto ao golfo Termaico.

 

A cidade foi construída por determinação de Cassando, em 316 a.C., que lhe deu o nome da sua esposa, Tessalônica, meia-irmã de Alexandre Magno. Esta fora assim chamada por seu pai, Filipe II da Macedônia, por ter nascido no mesmo dia da vitória (νίκη, níkē, em grego antigo) dos macedônios sobre os tessálios.

O nome alternativo Salonica, antigamente mais comum e usado em vários idiomas europeus, deriva da variante Σαλονίκη (Saloníki) em grego popular. Foi a capital de um dos quatro distritos romanos da Macedônia, governada pelo pretor Fabiano, a partir de 146 a.C.. Na sua segunda viagem missionária,  Paulo pregou na sua sinagoga, lançando as bases de uma das mais marcantes igrejas da época, e destinou-lhe duas das suas epístolas. A animosidade contra Paulo, por parte dos judeus da cidade, levou-o a fugir para Bereia. Posteriormente, escreveu a Primeira Epístola aos Tessalonicenses e a Segunda Epístola aos Tessalonicenses. Em 388, a cidade foi palco do Massacre de Tessalônica, quando, por ordem do imperador Teodósio I, 7000 pessoas foram assassinadas por se revoltarem contra o general Buterico e outras autoridades romanas. (Fonte: Wikipédia, na Internet).

 

Paulo tinha como estratégia de ação evangelizadora, logo que chegava a uma cidade, verificar se havia ali uma SINAGOGA dos judeus. Ele se apresentava na sinagoga e ficava à disposição dos dirigentes. Caso lhe dessem a palavra, ele se levantava e lhes pregava o EVANGELHO. Nessa pregação, Paulo sempre iniciava pela história do chamado de Deus a Abraão (Gn 12), o pai da nação chamada Israel. E avançava no relato, até chegar ao nascimento de Jesus, mostrando ser Ele o MESSIAS tão esperado em Israel. Inicialmente, os judeus ali presentes vibravam e se regozijavam com a pregação de Paulo. No entanto, logo surgiam judeus rebeldes, incrédulos, vindos de outras cidades por onde Paulo havia passado, e tumultuavam a reunião, gritando contra Paulo e seus amigos cristãos. Daí em diante, a situação se complicava, e Paulo não tinha mais condições de pregar naquela sinagoga (leia Atos 13, quando Paulo prega em Antioquia da Pisídia).

 

A mensagem de Paulo era sempre o EVANGELHO. O fundamento da pregação de Paulo era sempre as Escrituras Sagradas, do Antigo Testamento. O cânon do Novo Testamento ainda não estava formado nesse período. Paulo era um pregador bíblico. Suas pregações eram sempre amparadas pelas revelações de Deus aos profetas hebreus. Em suas pregações, o foco central estava posto em JESUS, o Messias (para os judeus), o Cristo (para os não judeus, os gentios). Paulo buscava convencer a todos que o problema do Pecado, que começara em Adão, trazendo maldição e morte para toda a humanidade, encontrava solução definitiva na morte vicária, substituinte, de Jesus de Nazaré, e em sua Ressurreição, a qual garantia a ressurreição dos crentes, "no último dia" (João 6:39 e 40).

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 3 de julho.

 

DUAS VISÕES DO MESSIAS

 

Leitura bíblica do dia: Jeremias 23:1 a 6; Isaías 9:1 a 7; 53:1 a 6; Zacarias 9:9.

 

Os textos proféticos do Antigo Testamento apontavam para o MESSIAS vindouros em duas perspectivas distintas: (1) O Messias como um SERVO SOFREDOR; (2) O Messias como um Rei vencedor, majestoso.

 

A leitura de Isaías 53:1 a 6 direciona o leitor para entender o Messias como sendo um SERVO SOFREDOR. 

 

A leitura de Jeremias 23:5 e 6 e Zacarias 9:9, direciona o leitor para entender o Messias como sendo um Rei vencedor, vitorioso, majestoso.

 

Ambos os elementos são verdadeiros em relação ao Messias: (1) Ele seria um Servo Sofredor da humanidade, "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" João 1:29. (2) Seria também um Rei vencedor, pois ele, em Sua humanidade na Terra, venceu Satanás, o Pecado e a Morte. Paulo escreveu: "E despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz" Colossenses 2:15.

 

Depois de Sua morte, ressurreição e ascensão, JESUS é aguardado pelos cristãos como sendo um Rei que virá em glória e majestade ilimitadas (leia Mt 16:27 e 25:31. Apocalipse 17:14 e 19:11 a 16. Antes de aparecer com Rei glorioso, Jesus apareceu como Servo Sofredor, para realizar, com o sacrifício de Si mesmo, a Redenção dos humanos pecadores. Primeiro, Ele Se pôs a si mesmo a serviço dos homens (leia Filipenses 2:5 a 11). Segundo, Ele operou no sentido de colocar os homens a serviço dEle, no discipulado (leia Mateus 28:19 e 20).

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, 4 de julho.

 

SOFRIMENTO ANTES DA GLÓRIA

 

Leitura bíblica do dia: Isaías 53.

 

Leia com muita atenção Isaías 53:1 a 12. Pense no Messias, Jesus de Nazaré, como seu SUBSTITUTO na morte. Você e eu deveríamos estar ali, pregados naquela cruz maldita, pois todos nós, humanos, somos culpados de pecado. Ele, Jesus, foi o puro e inocente CORDEIRO de Deus, anunciado para o sacrifício desde o Éden, quando, tendo Adão e Eva pecado, Deus imolou o primeiro cordeiro, e da pele dele fez vestes para cobrir a nudez do corpo de nossos primeiros pais. Jesus, Cordeiro de Deus, morreria em lugar e em favor de todos os pecadores. Antes de retornar para a glória que tinha tido junto ao Pai (leia João 17:1 a 5), o Messias teve de passar pelo Calvário, o monte da condenação e da morte. Ele, Jesus, morreu a morte destinada como condenação a todos os pecadores, de Adão até aos nossos dias. Nós, os pecadores, ganhamos VIDA através da Morte e Ressurreição do Messias por nós. Jesus veio da glória, passou pelo Calvário, retornou à glória, e, em breve, virá em glória, para levar os crentes à glória. Este é o destino eterno dos crentes fiéis a Jesus: viver com Ele em eterna glória.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 5 e 6 de julho.

 

NASCE UMA IGREJA

 

Leitura bíblica do dia: Atos 17:1 a 4 e 12.

 

"Tendo passado por Anfílopis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus. Paulo, segundo o seu costume, foi procura-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras, expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio. Alguns deles [dos judeus presentes na sinagoga de Tessalônica] e unidos a Paulo e Silas, bem como numerosa multidão de gregos piedosos [gentios] e muitas distintas mulheres [da sociedade tessalonicense]" Atos 17:1 a 4, interpolações e grifos nossos.

 

Assim teve início a IGREJA em Tessalônica, a qual foi formada por judeus convertidos em discípulos e servos de Jesus, e por gentios convertidos em discípulos e servos de Jesus. Pelo relato de Atos 17:1 a 4, tem-se a impressão de que a IGREJA em Tessalônica já nasceu forte, e com muita gente. Isto revela que houve êxito na pregação de Paulo e Silas em Tessalônica, apesar da hostilidade de alguns judeus incrédulos e rebeldes. Assim nasciam as COMUNIDADES DE CRENTES EM JESUS, por todos os lugares onde Paulo e outros pregadores cristãos passavam com a mensagem do EVANGELHO. Sempre havia alguém que se convertia e se unia à Igreja de Cristo.

 

Hoje, existem muitas vilas e cidades onde as pessoas ainda não conhecem o EVANGELHO nos moldes pregados por Paulo e pelos demais Apóstolos. Muitas vezes, pregadores que se dizem cristãos chegam a uma cidade e pregam ao povo uma mensagem cheia de sincretismo, na qual misturam elementos da Bíblia com elementos do paganismo e do catolicismo-romano. E as pessoas se juntam a esses pregadores de sincretismo, imaginando que estão seguindo o EVANGELHO de Cristo. E ficam enganados por alguns anos, até que surge na cidade um fiel pregador das Escrituras, o qual lhes traz ao conhecimento o EVANGELHO ETERNO, ou EVANGELHO DO REINO, centralizado na Pessoa e na Obra de Jesus Cristo, o Messias. Então, pessoas sinceras com Deus, as quais haviam seguido o pregador de sincretismo, agora se unem ao pregador do EVANGELHO ETERNO. E dezenas de pessoas se reúnem em culto verdadeiro a Jesus Cristo, tomando as Escrituras como a Palavra de Deus a eles revelada. Fiéis a Jesus, seguem o princípio de "Sola Scriptura" e se firmam na Verdade. E se tornam seguros de sua fé em Jesus.

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 

 

 

 

 

 

 

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