domingo, 8 de julho de 2012

COMENTÁRIO DA LIÇÃO

 

LIÇÃO 2

 

PRESERVANDO  RELACIONAMENTOS

 

 

Verso para memorizar: "Quem é a nossa esperança, alegria ou coroa em que nos gloriamos perante o Senhor Jesus na Sua vinda? Não são vocês? De fato, vocês são a nossa glória e a nossa alegria." I Tessalonicenses 2:19 e 20, NVI.

 

LEITURAS BÍBLICAS DA SEMANA: Atos 17:5 a 34; I Coríntios 1:18 a 22; I Tessalonicenses 2:17 a 3:10.

 

Pensamento-chave: O verdadeiro evangelismo leva a relacionamentos que podem resistir ao teste do tempo e durar pela eternidade.

 

INTRODUÇÃO

 

A vida humana é feita de tempo e relacionamentos. As pessoas que melhor sabem se relacionar –com Deus e com seus semelhantes –são as pessoas que sabem viver melhor. Cada vez que você fizer um relacionamento com alguém, procure trabalhar no sentido de preservar por muitos anos esse relacionamento. Um bom relacionamento com alguém é sempre uma porta aberta para a evangelização. É uma ponte que facilita o diálogo entre duas ou mais pessoas. E como cristão adventistas, temos como missão construir pontes que facilitem nosso diálogo e convivência com todas as pessoas, para que nosso testemunho e evangelização sejam eficazes. O estudo das Cartas de Paulo aos crentes de Tessalônica mostra como Paulo estava preocupado em conservar bons relacionamentos que fizera enquanto estivera com eles.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 8 de julho.

 

OPOSIÇÃO EM TESSALÔNICA

 

Leitura bíblica do dia: Atos 17:5 a 9.

 

"Os judeus, porém, movidos de inveja, trazendo consigo alguns homens maus dentre a malandragem, ajuntando a turba, alvoroçaram a cidade, e, assaltando a casa de Jasom, procuravam traze-los para o meio do povo. Porém, não os encontrando [não encontrando Paulo e Silas], arrastaram Jasom e alguns irmãos perante as autoridades, clamando: 'Estes que têm transtornado o mundo chegam também aqui..." Atos 17:5 e 6.

 

Mais uma vez, os judeus incrédulos procuraram tumultuar a obra de Deus. Durante quase mil e quinhentos anos os israelitas tiveram todas as oportunidades possíveis, dadas por Deus, para serem um povo fiel e obediente a Deus. O tempo passou, porém, e eles se mostraram, em sua maioria, rebeldes contra IAVÉ e contra a Aliança feita com o Deus Eterno. Perseguiram e mataram os profetas que Deus lhes enviara. Perseguiram e mataram o Cristo, o Filho de Deus. Agora, estavam perseguindo os apóstolos e discípulos de Jesus. A quem os judeus incrédulos estavam ofendendo? Eles estavam, em sua teimosia, desobediência e incredulidade, fazendo parceria com Satanás, e fazendo guerra contra a Obra de Deus. E ninguém é feliz, nem fica impune, quando faz guerra contra o Senhor Deus, e contra a Obra de Deus. Os judeus rebeldes estavam sendo fantoches nas mãos de Satanás, para impedir que a Obra de Deus, de salvar os pecadores através de Jesus, o Messias-Cristo, fosse barrada e impedida. Resultado dessa obra nefasta e maligna dos judeus rebeldes e incrédulos? Eles perderam a Aliança com Deus; perderam sua cidade, Jerusalém; perderam seu belo templo; tornaram-se escravos dos romanos e de muitos outros povos. Nunca vale a pena ficar contra IAVÉ, o Deus da Aliança.

 

Os crentes em Tessalônica preservaram a integridade física de Paulo e Silas. No entanto, o crente e hospitaleiro Jasom, que abrigara Paulo e Silas em sua casa, foi tomado por eles como "bode expiatório", e sofreu bastante nas mãos de uma turba violenta e assassina de judeus rebelados contra Deus.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 9 de julho.

 

O EPISÓDIO EM BEREIA

 

Leitura bíblica do dia: Atos 17:10 a 15.

 

"E durante a noite os irmãos enviaram Paulo e Silas para Bereia; ali chegados, dirigiram-se à sinagoga dos judeus. Ora, estes de Bereia eram mais nobres do que os [judeus] de Tessalônica; pois receberam a Palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas [pregadas por Paulo] eram de fato assim. Com isto, muitos deles creram [ser Jesus o Messias], mulheres gregas de alta posição e não poucos homens." Atos 17:10 a 12.

 

Esta é a parte boa e animadora do relato de Lucas, o escritor do livro de Atos, sobre o trabalho de Paulo e Silas em Bereia. A pregação de Paulo na sinagoga em Bereia deu bons resultados, pois houve muitas conversões de judeus a Jesus.

 

"Mas logo que os judeus de Tessalônica souberam que a Palavra de Deus era anunciada por Paulo também em Bereia, foram lá excitar e perturbar o povo" Atos 17:13.

 

Outra vez, o fenômeno da perseguição e das cenas de violência dos judeus perversos e rebelados contra a pregação da Palavra de Deus se repetiu em Bereia. Esses judeus eram homens maus, fanáticos, legalistas sem escrúpulos, dispostos a matar em nome de uma tradição religiosa. Eles imaginavam que, fazendo assim, estavam protegendo a Deus de heresias. Mas Deus não precisa que ninguém O defenda. O que pode o homem fazer por Deus, que o próprio Deus não possa fazer por Si mesmo? Deus gosta que as pessoas, quer judeus, quer gentios, ouçam Sua Palavra e creiam nEle, e se tornem obedientes aos Seus Mandamentos. Deus não quer arruaceiros religioso. Deus quer crentes dispostos a viver e morrer por sua fé, não por tradições religiosas.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 10 de julho.

 

INTERLÚDIO EM ATENAS

 

Leitura bíblica do dia: Atos 17:16 a 34.

 

Os irmãos de Bereia levaram Paulo até Atenas. Silas e Timóteo ficaram mais algum tempo em Bereia (Atos 17:15). Enquanto aguardava a chegada de seus colegas de ministério em Atenas, Paulo aproveitou a oportunidade para fazer um passeio pela cidade, prestando atenção nas tradições religiosas e culturais dos gregos daquela cidade. Paulo notou que eles eram politeístas, e se preocupavam em erguer altares a muitas divindades do paganismo. Mas algo chamou em especial a atenção de Paulo. Havia em Atenas um altar erigido "AO DEUS DESCONHECIDO". Isto poderia ser uma referência a IAVÉ, o Deus que não quer que Lhe façam imagem de escultura, conforme Êxodo 20:4 a 6; e pode também ser uma referência a qualquer outra divindade do paganismo, cujo nome os gregos não conheciam, mas já o honravam com um altar.

 

Paulo, homem culto e inteligente, e sabedor que Atenas era o berço da filosofia grega, foi até ao areópago, na Colina de Marte, e ali, ao ser lhe dada a oportunidade de discursar, apresentou-se como representante e mensageiro do "DEUS DESCONHECIDO", fazendo dessa expressão um motivo para iniciar seu discurso em Atenas. Leia com atenção esse discurso de Paulo, em Atos 17:22 a 31. Note que Paulo, sempre com base nas Escrituras do Antigo Testamento, iniciou seu discurso pela criação do homem, e o concluiu com o futuro Juízo de Deus sobre os homens. Falou do Plano da Salvação, de Jesus, da Ressurreição dos mortos e do Juízo. Foi um belo sermão. No entanto, poucos foram os resultados em termos de conversões dos atenienses. Mas alguns se converteram, destacando-se Dionísio, o areopagita (possivelmente um gerente ou administrador do areópago); e uma senhora chamada Dâmaris, e uns poucos mais.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 11 de julho.

 

CHEGADA A CORINTO

 

Leitura bíblica do dia: Atos 18:1 a 11.

 

A próxima parada de Paulo foi em Corinto, uma grande cidade grega. Ali, Paulo ficou durante "um ano e seis meses" (Atos 18:11). Em Corinto, Paulo se encontrou com um casal de judeus: Áquila e Priscila. Este casal tinha como trabalho profissional fabricar tendas. Paulo foi morar na casa deles, e também trabalho no fabrico de tendas, durante a semana. "E todos os sábados, discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos" Atos 18:4.

 

Quando Paulo intensificou a evangelização dos judeus de Corinto, logo se fez presente a reação negativa e violenta dos judeus incrédulos e rebeldes, como costumava ocorrer em todas as sinagogas onde Paulo pregara antes. "Opondo-se eles e blasfemando, sacudiu Paulo as vestes e disse-lhes: Sobre a vossa cabeça, o vosso sangue. Eu dele estou limpo [sem culpa]; e desde agora [ou: a partir de agora] vou para os gentios. Saindo dali, entrou na casa de um homem chamado Tício Justo, que era temente a Deus; a casa era contígua à sinagoga. Mas Cristo, o principal da sinagoga, creu no Senhor, com toda a sua casa; também muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados." Atos 18:6 a 8, interpolações nossas. A perseguição dos judeus rebeldes era feroz e violenta, mas sempre havia alguns judeus que criam na mensagem pregada por Paulo, e aceitavam a Jesus como o Messias Salvador.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 12 e 13 de julho.

 

PAULO REVELA SUA AFEIÇÃO

 

Leitura bíblica do dia: I Tessalonicenses 2:17 a 3:10. Leia todo o texto com atenção, e tire suas conclusões.

 

Paulo pregou em Tessalônica apenas por três semanas. Logo veio a perseguição dos judeus rebeldes, e ele teve de sair da cidade. Mas ficou ali uma boa quantidade de pessoas, tanto judeus como gregos, que aceitaram a fé cristã. No entanto, Paulo não teve muito tempo para os treinar para cuidarem da igreja local recém-formada, nem pôde fortalecê-los com novos ensinou mais profundos das Escrituras. Paulo ficou apreensivo sobre se iria vingar ou não a nascente congregação de cristãos tessalonicenses. Então ele deixou Timóteo ali, para os fortalecer na fé, e foi para Atenas, fugido. Mas ficou apreensivo. Com a chegada de Timóteo a Atenas, trazendo boas e animadoras notícias de como os novos crentes de Tessalônica estavam vivendo sua fé em Jesus, isto confortou o coração de Paulo. Sua primeira carta aos tessalonicenses expressa esses sentimentos positivos na alma do apóstolo Paulo.

 

Paulo era essencialmente um evangelista e pastor da Igreja de Cristo. Ele estava sempre preocupado e atento à situação espiritual daqueles a quem ele pregara, os quais se haviam convertido em discípulos de Jesus. Ele saía do lugar que acabara de evangelizar, ia evangelizar em outro local, mas não lhe saía da mente sua preocupação pelo bem-estar espiritual daqueles a quem ele antes evangelizara. Este é um dos mais belos aspectos da obra missionária e pastoral de Paulo. Um modelo para os pastores adventistas dos nossos dias.

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

Diretor geral do site www.averdaderevelada.com.br

E-mail para contatos: otoniel.carvalho@hotmail.com

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário