domingo, 24 de junho de 2012

COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO

 

LIÇÃO 13

 

UM MINISTÉRIO PERPÉTUO

 

Verso para memorizar: "Com que se parece o Reino de Deus? Com que o compararei? É como um grão de mostarda que um homem semeou em sua horta. Ele cresceu e se tornou uma árvore, e as aves do céu fizeram nichos em seus ramos." Lc 13:18-19, NIV.

 

LEITURAS BÍBLICAS DA SEMANA: João 4:7 a 30; Atos 2:42; 11:19 a 23; II Timóteo 2:1 a 7; II Coríntios 5:18 a 20.

 

PENSAMENTO-CHAVE: Evangelismo e Testemunho são o meio pelo qual a semente de mostarda (a Igreja de Deus) se torna uma grande árvore que enche o mundo.

 

INTRODUÇÃO

 

Até quando devemos EVANGELIZAR e TESTEMUNHAR DE JESUS às pessoas a quem temos acesso? Até quando vai nosso MINISTÉRIO em favor da salvação deles? Todos nós, crentes em Jesus, já sabemos a resposta. Enquanto houver no crente o fôlego de vida, este deve evangelizar e testemunhar de Jesus.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 24 de junho.

 

EVANGELISMO E TESTEMUNHO INCESSANTES

 

Leitura bíblica do dia: João 4:7-30.

 

Jesus Cristo é nosso Modelo de Evangelista. O texto de João 4:7 a 30 revela o quanto Ele estava comprometido com a evangelização de pessoas. Enquanto esteve na Terra, Jesus aproveitou cada momento para evangelizar, para testemunhar do Céu e do Plano da Redenção. Ora, se Jesus fez isto, não deveríamos nós, Seus discípulos, copiar-lhe o exemplo e modelo de ação? Portanto, não nos cansemos, nem nos aposentemos, de fazer a obra que Jesus pediu que fizéssemos (Mateus 28:19 e 20; Marcos 16:15-16; Atos 1:8; Apocalipse 22:17). Esta é nossa missão, o ministério perpétuo de cada crente em Jesus.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 25 de junho.

 

UM AMBIENTE ESTIMULANTE

 

Leitura bíblica do dia: I João 1:7; Atos 2:42; 11:19 a 23; 20:35; Romanos 1:11 e 12.

 

"Se, porém, andarmos na luz, como ELE está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo pecado" I João 1:7.

 

Todos os crentes, em uma comunidade cristã local (a igreja local), precisam primeiramente "andar na luz", do EVANGELHO. Precisa ser uma igreja evangélica em sua essência, para ser uma igreja evangélica em sua missão. Se cada um dos crentes anda "na luz", vivendo e agindo segundo a vontade e os propósitos de Deus, toda a comunidade de crentes será iluminada, e a vizinhança dessa comunidade vai ver a "luz" que emana dessa comunidade. Essa "luz" vai brilhar, e os pecadores ao redor serão atraídos pelo brilho dessa "luz" do Céu. Uma comunidade dessa, crente e iluminada, torna-se um ambiente propício para a "koinonia", para a comunhão de um irmão com outro, num ambiente de paz coletiva, e de harmonia de propósitos. Viver em um ambiente tal, significa estar sempre estimulado a cumprir a missão evangelizadora.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 26 de junho.

 

FORMANDO INSTRUTORES

 

Leitura bíblica do dia: II Timóteo 2:1 a 7.

 

Toda Igreja Adventista, onde quer que ela esteja situada, precisa ser um CAMPO DE TREINAMENTO de seus membros para o cumprimento do ministério da EVANGELIZAÇÃO de pessoas. Pastores e anciãos precisam ser diligentes e estar atentos para a necessidade de treinamento dos membros da igreja local, de maneira teórica e prática, para que eles estejam habilitados para evangelizar, testemunhar e cumprir na Terra a missão que Deus lhe confiou. Pastores e anciãos que não se tornam treinadores dos membros de sua igreja ficam muito a desejar como líderes de uma comunidade de crentes adventistas. Se o pastor ou ancião tem dificuldades para treinar os membros em algumas áreas e serviços da igreja, busque alguém capacitado para isto, mas não deixe de treinar os membros da igreja local. Todo adventista deve ser devidamente instruído na arte e ofício de ganhar almas para Cristo.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 27 de junho.

 

RESGATANDO PESSOAS AFASTADAS

 

Leitura bíblica do dia: II Coríntios 5:18 a 20.

 

"Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo, E NOS DEU O MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO; a saber, que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, E NOS CONFIOU A PALAVRA DA RECONCILIAÇÃO. De sorte que SOMOS EMBAIXADORES EM NOME DE Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. EM NOME DE CRISTO, POIS, ROGAMOS QUE VOS RECONCILIEIS COM DEUS" II Coríntios 5:18 a 20, com grifos nossos.

 

Reconciliar pessoas com Deus –mesmo pessoas que já aceitaram Jesus, mas abandonaram a Igreja e a Jesus, os chamados ex-membros da igreja –é o ministério perpétuo de todos os crentes adventistas do sétimo dia. Nenhum adventista deve dar de ombros e dizer: "Eu nada tenho a ver com isso. Isto é trabalho exclusivo do pastor da igreja". È verdade que é trabalho do pastor, mas não somente dele. Cada membro deve-se unir a seu pastor e ao ancião de sua igreja, para EVANGELIZAR e para RESGATAR pessoas para Jesus. Nesse caso, a obra missionária da igreja local é DUPLA e SIMULTÂNEA. Ao mesmo tempo em que a igreja local faz uso de todos os seus recursos e bens para EVANGELIZAR pessoas ainda não evangelizadas, precisa também TRAZER DE VOLTA pessoas que se batizaram mas que, por uma razão ou outra, abandonaram a comunhão e o convívio de seus irmãos em Cristo. Temos de trabalhar simultaneamente nessas duas frentes de ação, sempre. Fazer uma obra –evangelização – sem negligenciar a outra: conservação na fé. Além dessa obra dupla de evangelização e resgate, também a igreja local precisa ser ativa na CONSERVAÇÃO DOS CRENTES NA FÉ, visando sofrer o mínimo de perdas possível. Sempre haverá perda de membros, pois eles são livres para entrar ou para sair da igreja. No entanto, se os envolvemos com amor, atenção, apoio, companheirismo, treinamento, capacitação, ensino, etc, é possível diminuir em muito o número dos que saem da igreja e voltam para o mundo, para as trevas do pecado, para os braços do diabo.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 28 e 29 de junho.

 

A PORTA DOS FUNDOS

 

Leitura bíblica do dia: Hebreus 10:25 a 35.  Romanos 14:13. Gálatas 5:13. Efésios 4:32.

 

Segundo as estatísticas atuais, existe uma perda expressiva de membros recém-batizados, e até membros mais antigos, em cada igreja adventista local. Em muitos lugares, a IASD realiza animadas séries de conferências públicas, e batiza dezenas e até centenas de pessoas. Numa conferência pública onde são batizadas 300 pessoas, na IASD, existe uma perda de pelo menos 30% no final do primeiro ano do batismo delas. Em alguns casos, esse número pode ser maior; mas também pode ser menor. Cada ano, a IASD batiza, como fruto de conferências públicas, em todo o Brasil, milhares de pessoas. No entanto, a perda é muito expressiva no primeiro ano após o batismo delas. Também batiza milhares de pessoas por meio de Classes Bíblicas batismais em cada igreja e grupo; e batiza também por meio do evangelismo nos lares, de porta em porta. Por que tantas pessoas abandonam nossas igrejas a cada ano? O que está errado com nossas estratégias de EVANGELIZAÇÃO e de CONSERVAÇÃO NA FÉ? Onde está nosso ponto fraco neste assunto? Precisamos discutir mais a fundo essa perda anual de membros. Precisamos ser inteligentes – e diligentes – para evitarmos essa enxurrada de apostasia que acontece hoje em nossa comunidade de crentes. Resgatar e trazer de volta essas pessoas não é tarefa fácil. Por que um cristão adventista abandona sua igreja e volta para o mundo, ou vai para outra igreja evangélica? Como pode os líderes de cada igreja local evitar que isto ocorra, fechando assim a "porta dos fundos"? Cada professor na Escola Sabatina do próximo sábado tire algum tempo para discutir com os membros de sua classe as melhores estratégias de ação para evitar tanta perda de membros. Também o pastor, os anciãos, o secretário/a, e os líderes de departamentos precisam gastar tempo, 5 ou 8 horas, a cada trimestre, discutindo este assunto, e sempre desenvolvendo estratégias de ação para deter a perda de membros. Se os líderes locais da igreja não levarem este assunto a sério, estarão negando parte da missão da Igreja, conforme II Coríntios 5:18 a 20. Não se preocupem somente em batizar pessoas. Preocupem-se também em conservar na fé os que já são batizados, para que eles não desistam nem desanimem de sua fé. Deus os recompensará por esta obra.

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

Diretor do site missionário www.averdaderevelada.com.br 

E-mail para contatos: otoniel.carvalho@hotmail.com

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário