quinta-feira, 21 de junho de 2012

COMENTÁRIO DA LIÇÃO

 

LIÇÃO 12

 

AVALIANDO O TESTEMUNHO E

O EVANGELISMO

 

Verso para memorizar: "Como brinco de ouro e enfeite de ouro fino é a repreensão dada com sabedoria a quem se dispões a ouvir." Provérbios 25:12, NVI.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: II Coríntios 13:5 e 6; Hebreus 10:24 e 25; Deuteronômio 10:12 e 13; Mateus 23:15; Apocalipse 14:6 e 7.

 

PENSAMENTO-CHAVE: É um erro desenvolver a obra divina sem que se faça, periodicamente, a avaliação do evangelismo feito e do testemunho dado.

 

INTRODUÇÃO

 

AVALIAÇÃO é a palavra-chave na lição desta semana. Depois de uma obra realizada, deve-se proceder a uma criteriosa e honesta avaliação. As pessoas que lideram a Obra de Deus, tanto a nível de igreja local, como em outros níveis mais amplos, não precisam temer uma boa avaliação. Tudo que é feito na igreja e pela igreja precisa passar por um processo de avaliação, para se descobrir se tudo está correto, e, se há falhas, como corrigi-las, para que a obra avance com maior segurança e com melhores resultados.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 17 de junho.

 

POR QUE AVALIAR?

 

Leitura bíblica do dia: I Timóteo 3:1 a 13; I Coríntios 11:28; II Coríntios 13:5 e 6.

 

Por que deve um cristão se avaliar periodicamente à luz da Palavra de Deus? Por que a liderança da igreja deve avaliar métodos e processos aplicados pela Igreja, na obra de evangelizar o mundo?

 

Ninguém é perfeito. Há erros e defeitos em tudo o que nós, humanos pecadores, fazemos. Nenhum líder de igreja deve achar que o que é e o que faz é tão perfeito quer está acima e além de qualquer tipo de avaliação. Todas as coisas precisam ser avaliadas. Todo procedimento, depois de executado, precisa ser avaliado. Lembre-se dos passos que devem ser dados por um líder eficaz: PLANEJAMENTO,  INFORMAÇÃO, MOTIVAÇÃO, EXECUÇÃO e AVALIAÇÃO.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 18 de junho.

 

AVALIANDO DE MANEIRA CORDIAL

 

Leitura bíblica do dia: Atos 16:1 e 2; Romanos 16:1; I Coríntios 11:2; Filipenses 4:14; Hebreus 10:24 e 25.

 

Muitas vezes, por falta de educação, e por falta de um equilíbrio emocional (inteligência emocional) de líderes e dos liderados, certas reuniões de AVALIAÇÃO DE PROCEDIMENTOS E DE RESULTADOS se torna em sessão de brigas e acusações mútuas. Há líderes que são omissos em informar aos liderados; e há líderes que são omissos em avaliar procedimentos e resultados. Que tipo de líder é você?

 

Numa reunião de avaliação de procedimentos e resultados, as pessoas precisam agir com calma, equilíbrio e muita transparência. Quem lidera dá todas as informações necessárias. Quem é liderado e está avaliando (ou mesmo o líder que está avaliando) precisa ter sensibilidade e sabedoria para expressar seu ponto de vista. Palavras mal colocadas, e com espírito de vingança ou briga, geralmente tumultuam as reuniões. Muitas vezes, os resultados alcançados com a obra realizada são pífios e decepcionantes, quando se esperava que fossem bem melhores. Num caso desses, devem todos ser cordiais e respeitosos na avaliação, sem abrir mão da honestidade e da transparência. Quando pessoas são avaliadas, e não estão preparadas emocionalmente para serem avaliadas, geralmente se sentem ofendidos e partem para a discussão tola e sem sentido. Façam todos avaliação da obra realizada, e até de pessoas para determinadas funções na Igreja, mas nunca percam a cordialidade e o amor de uns para com os outros.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, 19 de junho.

 

O QUE O SENHOR PEDE

 

Leitura bíblica do dia: Mateus 22:37 a 39.:

 

"Respondeu-lhes Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Mateus 22:37 a 39.

 

Num processo de avaliação, especialmente de pessoas, deve predominar o AMOR. Se o amor a Deus e ao próximo não for predominante nessas reuniões de avaliação, é possível que uma ou mais pessoas saia da reunião ferida, magoada e não mais desejando fazer parte da equipe de trabalho. Se o amor a Deus e ao próximo não for posto em ação, reuniões de avaliação se tornam reuniões de acusação e de agressão verbal de um contra o outro. Nós temos dificuldades em avaliar e mais ainda em sermos avaliados.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 20 de junho.

 

AVALIANDO PARA O CRESCIMENTO ESPIRITUAL

 

Leitura bíblica do dia: I Samuel 16; Salmos 1:1 e 2; Mateus 26:41; I Tessalonicenses 5:17; Romanos 8:6; Efésios 6:17 e 18; II Timóteo 2:45.

 

Qual é o verdadeiro propósito de uma boa e sincera reunião de avaliação na Igreja? Que objetivos a liderança da Igreja quer alcançar com tal reunião? A liderança da igreja está preparada para ouvir os comentários e observações que serão feitas? Essa reunião de avaliação visa o crescimento espiritual da obra de Deus? Que sentimentos e pensamentos povoa a mente das pessoas que vão fazer a avaliação? São pessoas maduras, líderes espirituais, homens e mulheres de Deus? Querem todos que a Igreja corrija os erros e avance rumo a melhores conquistas? Pensem sempre nessas coisas, ao marcar uma reunião de avaliação.

 

Cada pessoa precisa fazer uma honesta e sincera avaliação de si mesma. Como você está em sua relação com Deus? Você está feliz na função que desempenha na igreja? Você está preparado e tem vocação para a obra que está realizando? Ou você se sente melhor fazendo algo diferente? Você está produzindo bem no cargo que desempenha? A igreja está feliz e contente com seu trabalho? Ou você está na função somente porque ama o cargo, mas não ama o que faz? Como você está com a família? Como você se relaciona com os irmão na igreja? Como é seu testemunho dentro e fora da igreja? Faça estas e outras perguntas a você mesmo. Se a maioria das resposta for negativa, então seu caso é deveras preocupante. Se forem positivas as respostas, então louve a Deus, e procure fazer melhor ainda. Sempre há o que melhorar na obra que fazemos e naquilo que somos como pessoa.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 21 e 22 de junho.

 

AVALIANDO PARA O CRESCIMENTO DA IGREJA

 

Leitura bíblica do dia: Apocalipse 14:6 e 7; Mateus 6:33; 10:7; 24:14; Lucas 4:43.

 

Nunca devemos estar satisfeitos com o que já foi alcançado. O que passou, passou. Devemos observar e analisar a obra realizada sempre com o intuito de avançar e crescer muito mais. A meta do evangelismo é ALCANÇAR O MUNDO INTEIRO COM A PREGAÇÃO DO EVANGELHO ETERNO, conforme Mateus 24:14 e Apocalipse 14:6 e 7. A Igreja não pode relaxar nesse desafio, achando que já fez a obra que deveria ser feita. Todos os dias, nascem milhões de pessoas na Terra, e outros milhões de pessoas morrem na Terra. Quantas dessas pessoas que morrem a cada dia já foram alcançadas com o EVANGELHO ETERNO?

 

Em sua casa e família, quantas pessoas já foram evangelizadas?

Em sua vizinhança, quantas pessoas já foram evangelizadas?

Em sua rua? E em sua escola? E em seu trabalho? E em seu grupo de esportes e lazer? E em sua cidade ou bairro? E em seu Estado? E em seu país?

 

Quantos membros tem sua igreja local? Que tipo de projeto ou projetos evangelísticos estão sendo levados adiante em sua igreja? Quantos membros assumiram compromisso com esses projetos? O que a liderança da igreja local está fazendo para envolver toda a comunidade adventista local nos projetos de evangelização? Que uso a igreja local está fazendo de programas nacionais doutrinários, tais como A VOZ DA PROFECIA e o ESTÁ ESCRITO? Como a igreja local, nos lugares onde existe a Rádio Novo Tempo, está usando este poderoso instrumento de evangelização? Como está sendo usada a Educação Adventista para a evangelização? E os hospitais e clínicas adventistas? E a ADRA ou ASA? Nós, da IASD, temos múltiplas ferramentas de evangelização à nossa disposição. Estamos usando eficazmente todas elas? O que as Associações estão fazendo para tornar conhecidos em toda a cidade (ou cidades) de sua influência os programas da TV NOVO TEMPO e das Rádios Novo Tempo? Existem cartazes e panfletos por toda a cidade informando a existência e os programas de destaque de nossa TV e de nossas rádios? Ou nada está sendo feito? Isto é uma avaliação abrangente, ampla, honesta. A IASD tem respostas boas para todas as perguntas acima? Ou a IASD é uma locomotiva grandiosa, mas que não sabe a força e o poder que tem para testemunhar e evangelizar? Estamos agindo como se fôssemos uma pequena denominação, quando somos uma denominação mundial?

 

Tudo isto precisa ser avaliado pelas pessoas que lideram em cada nível de ação.

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário