terça-feira, 15 de maio de 2012

COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO

 

LIÇÃO  7

 

EVANGELISMO CORPORATIVO E TESTEMUNHO

 

Verso para memorizar:"E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar outros" (2Tm 2:2, NVI).

                                                       
Leituras da semana: 
Eclesiastes 4:9-12; Salmos 37; Atos 13:13 e 50; 14:1; Filipenses 1:5-18; Efésios 4:15, 16; Colossenses 1:28, 29

                                                                    

PENSAMENTO-CHAVE: A disseminação da verdade de Deus não se limita aos ministros. A verdade deve ser espalhada por todos os que alegam ser discípulos de Cristo.

 

INTRODUÇÃO:

 

"Evangelismo Corporativo" nada mais é do que trabalhar em equipe no evangelismo. Existem aqueles que só sabem trabalhar sozinhos. No entanto, para a glória e louvor de Jesus Cristo, o Senhor da Obra, existem na Igreja, de uma maneira geral, entre pastores, anciãos e líderes em geral, aqueles que ama trabalhar em equipe, especialmente quando se trata da obra de evangelizar e testemunhar da Salvação somente pela fé em Jesus, uma preciosa dádiva da Graça de Deus. E você, irmão, como gosta de trabalhar na obra missionária? Sozinho? Ou em equipe? Jesus usou a metodologia de enviar de DOIS EM DOIS para o campo de ação. E ficou comprovado que este é um excelente método de trabalho. Portanto, faça o mesmo em sua igreja local.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, 13 de maio.

               

"MELHOR É SEREM DOIS, DO QUE UM..."

 

Leitura bíblica do dia: Eclesiastes 4:9 a 12. Atos 16:14-15, 33-34.

 

"Melhor é serem dois, do que um, porque têm melhor paga [resultado] do seu trabalho. Porque, se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só [estiver trabalhando sozinho]; pois, caindo, não haverá quem o levante" Eclesiastes 4:9 e 10, interpolações nossas.

 

O texto já fala por si mesmo. Duas pessoas trabalhando juntas é muito mais benéfico. No entanto, é preciso que as duas pessoas sejam bem treinadas para o serviço que se propõem realizar. Nunca se deve mandar ao campo duas pessoas sem experiência. Deve-se mandar uma pessoa já experimentada na companhia de alguém em treinamento. Também não é prudente se enviar dois líderes fortes juntos, pois é possível que um deles queira dominar ou sobrepujar o outro. Outra imprudência seria enviar pessoas do sexo oposto juntas; deve-se mandar dois homens, ou duas mulheres; mas nunca se deve misturar os personagens, a não ser que se trate de esposo e esposa. Neste assunto de evangelização em equipe, deve buscar sempre a melhor solução.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 14 de maio.

 

PLANEJANDO JUNTOS

 

Leitura bíblica do dia: Salmos 37; I Coríntios 14:40.

 

PLANEJAMENTO é o segredo para o êxito de qualquer projeto ou empreendimento. Antes de pôr em execução um plano ou projeto missionário, quer pessoal, quer coletivo, deve (m) a (s) pessoa (s) responsável (eis) pelo projeto sentar e analisar todos os elementos envolvidos no plano/projeto. Deve também convidar duas ou três pessoas para analisarem juntos o plano/projeto. Devem fazer anotações gerais e particulares de cada detalhe do plano/projeto. Devem fazer um esboço do mesmo, e estabelecer datas para início e fim do plano/projeto. Devem ser analisados os custos financeiros do mesmo. Deve-se verificar a melhor data para início do plano/projeto, e que abordagem deve ser usada para início do mesmo. Tudo precisa ser planejado. E na execução do mesmo, deve a liderança ser fiel ao que planejou. Emergências sempre surgem, mas não devem ser a regra, mas a exceção. Façam isto, e que Deus abençoe o trabalho que vocês planejaram!

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 15 de maio.

 

TRABALHANDO EM EQUIPE

 

Leitura bíblica do dia: Mateus 10:2-4; Marcos 3:16-19; Lucas 6:12-16; Filipenses 1:5 a 18.

 

Quando Jesus iniciou Seu ministério na Terra, começou pela escolha de DOZE HOMENS para formar Sua equipe de trabalho ministerial. Durante três anos e meio, Jesus treinou, na teoria e na prática, esses DOZE HOMENS. E qual foi o resultado a longo prazo? Todos nós, cristãos sabemos quais foram os resultados. De uma equipe de DOZE HOMENS, completamente desacreditada, sem a menor perspectiva de êxito global, Deus abençoou, o Espírito Santo deu poder e capacitação espiritual, e todo o poderoso e dominador Império Romano dos Césares foi incomodado com a mensagem de Salvação mediante a fé em um Homem que morreu, ressuscitou, subiu de volta ao Céu, de onde continua comandando Sua equipe de trabalho pastoral, agora não mais formada por DOZE HOMENS, mas por MILHARES DE HOMENS E MULHERES, em todos os continentes, em todas as línguas e nações, em todas as tribos e camadas sociais, numa maravilhosa e bem orquestrada MISSÃO GLOBAL, preparando o mundo e os homens para o breve retorno do Senhor da Obra, Jesus Cristo, o qual recompensará com a Vida Eterna toda a fé que nEle depositaram, acreditando que Seu PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO A TODO O MUNDO, Missão Global (Mt 28:19 e 20; Mc 16:15 e 16; Atos 1:8 e Atos 2; AP 14:6 a 12; AP 22:17) daria certo, e, por acreditarem, se entregaram a si mesmos a Jesus, e se disponibilizaram para fazer o projeto de Jesus dar certo. Eles acreditaram no Projeto de Jesus, e deram sua própria vida por ele, como, antes, o Mestre de todos eles o fizera.

 

E você, meu irmão, acredita no PROJETO DE DEUS PARA TODO O PLANETA TERRA? O que está fazendo para que o mesmo dê certo e seja um êxito em sua comunidade? Você tem-se disponibilizado para Deus, entregando-se para fazer sua parte, no lar, no trabalho e na comunidade onde mora e atua? Se não, por que não? O que está faltando? Forme uma equipe de dois ou três, que acreditam nesse Projeto de Deus, e comece a cumprir a missão. Ou, então, integre-se em equipes já formadas em sua igreja, e comece. O segredo é começar. Quem nunca começa, nunca conclui!

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 16 de maio.

                    

CADA PESSOA FAZ SUA PARTE

 

Leitura bíblica do dia: Jo 15:12; Atos 1:12 a 14; Ef 4:15, 16, 32Tg 5:16.

 

Certa vez, um limpador de vidraças estava fazendo seu trabalho diário num enorme edifício em Nova Iorque. Alguém que passava pela rua ficou olhando, admirando-se de como aquele único homem dava conta de limpar tantas vidraças. Ao chegar mais perto, e poder ser ouvido pelo limpador de vidraças, o homem lhe perguntou: "Como você consegue limpar tantas vidraças, pois este prédio é muito grande." Então o limpador de vidraças respondeu ao seu interlocutor: "Eu as limpo de uma em uma, sem me preocupar em saber quantas são." Aí estava o segredo do êxito daquele limpador de vidraças. Se ele ficasse parado na frente do grande edifício, somente lamentando ter de limpar centenas de vidraças, nem teria ânimo para começar o trabalho, pois estaria preocupado com o todo. Que fazia ele? O limpador de vidraças se preocupava em limpar "uma vidraça de cada vez", e o fazia da melhor maneira possível, como se aquela fosse a única a ser limpa. E assim avançava com êxito em seu trabalho.

 

Não fique parado, olhando quanto trabalho tem de ser feito para evangelizar o mundo todo, e lamentando ser trabalho demais para tão poucos obreiros. Comece a evangelizar UMA PESSOA POR VEZ. Comece em casa, seu círculo mais íntimo, com alguém que precisa ser evangelizado: o esposo, a esposa, um filho ou filha; seu pai, sua mãe, seus irmãos, seus tiros, seus primos, os quais ainda não se ligaram a Jesus, pela fé, para serem salvos. Comece por algum colega da escola, da faculdade, do trabalho, da vizinhança, dos esportes. Simplesmente comece com UMA PESSOA POR VEZ. O segredo é começar, e fazer o seu melhor na evangelização dessa única alma. Depois de ganhar experiência, amplie seu campo de ação. Forme uma classe de estudos com cinco a dez pessoas, e os evangelize. Depois, forme uma equipe maior de evangelização pública, e realize uma série de conferências de trinta noites seguidas. Ninguém se torna experimentado em evangelizar, se nunca começa. Preocupe-se sempre em fazer o seu melhor com UMA PESSOA POR VEZ. Deus cuidará do restante do mundo.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 17 e 18 de maio.

 

A NECESSIDADE DE UNIDADE COLETIVA

 

Leitura bíblica do dia: Colossenses 1:28, 29Efésios 3:19.

 

Toda a IGREJA, pequena ou grande, precisa ser uma agência ganhadora de almas para o Reino dos Céus. Mas, quem é a IGREJA? São seus membros. Existe lugar para o trabalho missionário individual, e existe lugar para o evangelismo coletivo. Cada membro da Igreja deve se envolver pessoalmente na missão evangelizadora da Igreja, e cada igreja local precisa ter um envolvente, animado e persistente projeto de evangelização coletiva, no qual envolve seus membros. Cada membro da igreja precisa estar envolvido no compromisso pessoal, de evangelizar seu círculo mais íntimo de pessoas; e deve também ampliar seus horizontes, integrando-se ao programa coletivo de evangelização proposto e oferecido pela igreja onde você é membro. Não fique, isoladamente, cuidando somente de seu trabalho missionário particular. Integre-se também no todo, no coletivo, e faça parte de uma equipe de ação evangelizadora de sua igreja. Amplie seus horizontes e sua linha de atuação. Você é parte de um todo. Então, integre-se a esse todo. Somente pessoas egoístas e isolacionistas se fecham em seu pequeno mundo do "EU", e não se abrem para o grande mundo do "NÓS". Creio que isto não ocorre com você, irmão. Mas, se for este o seu caso, por erro de entendimento, mude o quanto antes, e dê o seu melhor para a equipe, para o coletivo, para a igreja, sua igreja, a qual você ama e quer vê-la triunfar. E que Deus o abençoe em cada decisão correta que o irmão tomar na vida. Seja sempre uma bênção, quer individualmente, quer coletivamente. É isto que todo o Céu espera de você.

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário