sábado, 21 de abril de 2012

COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO

LIÇÃO  4

 

EVANGELISMO E TESTEMUNHO

COMO ESTILO DE VIDA

 

Verso para memorizar: "Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, que em grego é Dorcas, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas" (At 9:36, NVI).

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA:  2Co 3:2, 3; Mt 9:36-38; 1Co 9:20-22; Mc 5:1-19; Jo 17:11-19.

 

Pensamento-chave: Quer reconheçamos ou não, os cristãos pregam o evangelho pelo exemplo de sua vida.

 

INTRODUÇÃO

 

Nossa vida é formada por hábitos e costumes: Temos o hábito de comer três vezes ao dia; dormir certa hora da noite; tomar o banho diário; ir para o trabalho ou para a escola; fazer caminhadas diárias; fazer diariamente e culto em família; ir aos cultos no templo nos dias regulares de culto; pagar nossas contas mensais; etc. Estes hábitos desenvolvem em nossa vida uma regularidade, um senso de que somos pessoas normais, que cumprem seus deveres regulares na vida. Por isso, como cristãos adventistas que somos, precisamos espontaneamente, sem se sentir forçado nem constrangido pelos pastores ou pelos anciãos, desenvolver o hábito de testemunhar de nossa fé em Jesus, especialmente a pessoas que não conhecem Jesus, nem conhecem nossas crenças. Ao testemunhar, lembre-se de que JESUS é superior e mais excelente que todas as doutrinas de nossa Igreja. Doutrinas são importantes e devem ser ensinadas; mas Jesus é mais importante. Antes de tornar alguém adventista do sétimo dia, procure tornar essa pessoa um amigo e discípulo de Jesus, sendo você mesmo (a) um amigo e discípulo de Jesus. Simultaneamente, vá ensinando a essa pessoa as doutrinas bíblicas. Pessoas que se tornam amigos e discípulos de Jesus, tornam-se também excelentes adventistas do sétimo dia.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 22 de abril.

 

SERMÕES SILENCIOSOS

 

Leitura bíblica do dia: João 13:35;  II Coríntios 3:2 e 3.

 

"Se Me amais, guardareis os meus mandamentos [minhas doutrinas]" João 14:15, interpolação nossa.

 

"Nisto conhecerão todos [os que estão observando você, e vendo seu modo de ser e viver] que sois meus discípulos; se tiverdes amor uns aos outros." João 13:35, comentários nossos interpostos.

 

Um cristão não precisa fazer muito barulho e viver berrando em praça pública contra os pecados da sociedade onde vive, para provar que é cristão. Tenho visto em algumas cidades pessoas portando um altofalante esses, gritando a plenos pulmões contra os pecados humanos, e os ameaçando com os fogos do inferno. Que resultados positivos colhem estes, em relação a levar pecadores a se tornarem amigos e discípulos de Jesus? Nenhum! As pessoas o tomam por fanático religioso e se afastam dele. Devemos nos aproximar das pessoas não como severos juízes de suas ações, nem como mestres que dominam um conhecimento doutrinário, e que, por isso, lhes somos superiores. Devemos nos aproximar das pessoas pensando, em primeiro lugar, fazer daquela pessoa um amigo, nosso e de Jesus. Quando nos aproximamos das pessoas com amor sincero, com vontade real e honesta de os ajudar, as pessoas vão descobrir nossa sinceridade. Nossa abordagem às pessoas deve ser calma, sincera, amigável, cortês, sem as assustar com carradas de doutrinas que, para elas, nada significam, pois tais pessoas ainda não se aproximaram de Jesus, nem foram aproximadas de Jesus. Conduza as pessoas, sempre, aos pés de Jesus, mediante um silencioso e efetivo exemplo de vida e conduta. As pessoas vão saber, em pouco tempo, se você vive o que prega.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 23 de abril.

 

COMPAIXÃO PELAS PESSOAS

 

Leitura bíblica do dia:  Mateus 9:36 a 38.

 

"Vendo Ele [Jesus] as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. Então Se dirigiu a Seus discípulos: A seara [todos os moradores da Terra], na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande trabalhadores para a sua seara."  Mateus 9:36 a 38, interpolação nossa.

 

Jesus Cristo, o Filho do Dono da seara, falando em nome e pela autoridade que Seu Pai Lhe confiou, ordenou a Seus discípulos: "Ide por todo o mundo, fazei DISCÍPULOS de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos." Mateus 28:19 e 20, grifo nosso.

 

Mandar Seus discípulos ir à seara (todo o mundo), Jesus mandou. A ordem para que o trabalho de evangelização dos moradores da Terra fosse iniciada já foi dada pelo Senhor da seara. Porém, quem de Seus discípulos tem obedecido à Sua ordem? Tão importante quanto santificar o sábado; tão importante quanto dar dízimos e ofertas; tão importante quanto ser temperante; tão importante quanto frequentar os cultos no templo, é atender ao chamado de Jesus e entrar no trabalho de evangelização da seara. Fazer uma dessas boas obras religiosas, ou outra qualquer, e deixar de evangelizar e testemunhar do Evangelho da Salvação em Jesus, significa pecar contra um mandamento de Deus.

 

Se meu discipulado é limitado apenas por aquilo que eu gosto de fazer, então não estou disponível para Deus; não estou sendo um servo fiel; estou sendo o "senhor", dizendo a mim mesmo o que devo fazer. Não estou permitindo que Deus seja o Senhor de minha vida. É como aquele teologando do IAE, que dizia: "Senhor, atenderei ao Teu chamado e irei a qualquer lugar para ser pastor; contanto que seja em São Paulo."

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 24 de abril.

 

CALÇANDO OS SAPATOS DAS PESSOAS

 

Leitura bíblica do dia: I Coríntios 9:20 a 22; Hebreus 4:15.

 

Evangelizar pessoas dentro de uma sociedade livre e pluralista não é coisa fácil. As pessoas são totalmente livres para aceitar ou rejeitar a mensagem de salvação em Cristo, que você lhes oferece. Cada pessoa é única, e cada uma delas tem uma cosmovisão da vida em geral, e delas mesmas em particular. Você pode achar que uma pessoa está perdida, por não seguir Jesus, mas a própria pessoa não se vê do modo que você a vê. Até mesmo entre os cristãos adventistas há uma variação muito grande de ponto de vista sobre o que significa ser cristão ou não ser Cristão.

 

Outra coisa muito importante na evangelização de pessoas é a ABORDAGEM que usamos para nos aproximarmos delas. Que tipo de linguagem usamos? que tipo de voz usamos? Como damos início a esta abordagem? Que tema ou temas escolhemos para iniciar a abordagem? Que conhecimento temos dessa pessoa e do estilo de vida que ela tem? A que grupo social, cultural e econômico ela pertence? Qual é sua profissão? Com que coisas essa pessoa está acostumada a lidar? Com que tipo de pessoas ela convive? Onde ela mora? Quem são seus amigos? Você, evangelista, conhece muitos detalhes da pessoa ou pessoas a quem vai evangelizar? Ou você sai a campo, sem antes se preparar para fazer a obra de Deus? Você está preparado (a) para o que vai ver e ouvir em relação às pessoa a quem você vai testemunhar? Tem você preparo intelectual, espiritual e emocional para "calçar o sapato" da outra pessoa, e caminhar com ela em seu próprio terreno?

 

Lembro-me de um episódio que vivi, quando eu era pastor da Igreja Central do Rio de Janeiro, em 1993. Fui convidado para celebrar um culto de bodas de prata de um casal de membros de bom poder aquisitivo. Eles convidaram seus parentes e amigos para esta celebração. Alguns desses amigos trabalhavam em seguradoras de alguns dos bancos mais destacados do Brasil. No momento social de confraternização, ao me aproximar de alguns daqueles senhores não adventistas, e sabendo ser eles apaixonados por seguros, comecei a conversar com eles sobre seguros. Ora, eu nunca trabalhei com seguros. Eu era um pastor de igreja, naquele tempo com mais de 15 anos de ministério. Mas eu gosto muito de ler jornais e revistas semanais de notícias, tais como "Veja" e "Istoé", e, por meio dessas leituras, fiquei sabendo de alguns grandes negócios que alguns bancos de grande porte estavam fazendo na área de seguros, tais como compras, fusões e incorporações de empresas de seguro. Conversei com alguns daqueles senhores sobre o assunto por mais de 15 minutos. No final, um deles me perguntou: "Onde você aprendeu tanto sobre seguros?" Ele era apaixonado por seguros, e minha abordagem sendo iniciada pela área de trabalho dele me ajudou a manter a conversa viva e em alto nível. Depois, falei-lhe algo sobre o Evangelho, os tempos atuais e a segunda vinda de Jesus. Ele prestou atenção na conversa porque eu comecei por um assunto pelo qual ele era apaixonado.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 25 de abril.

 

UMA VIDA ACOLHEDORA

 

Leitura bíblica do dia:  Marcos 5:1 a 19; Lucas 14:12 a 14.

 

Jesus proclamou aos Seus contemporâneos: "Vinde a Mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve." Mateus 11:28 a 30.

 

Você gosta de pessoas? Você gosta de cuidar de pessoas? Gosta de tratar das dores, angústias e mazelas das pessoas? Então você é um cristão cuidador de pessoas. Se você é do tipo que não gosta de lidar com pessoas, e não gosta de cuidar das necessidades humanas, de maneira não lucrativa financeiramente, então você precisa se reciclar espiritual e socialmente. Não dá para ser um bom evangelista, e assim ganhar muitas almas para Jesus, se você não gosta de cuidar de pessoas. Pregar por pregar, muita gente prega. Mas pregar para as pessoas e ganhar a amizade e confiança delas, somente cristãos que gostam de gente é que conseguem bons resultados. Cristão gentis, acolhedores, bondosos para com os que sofrem, misericordiosos, pacíficos, pacientes, amáveis, são o mais elevado testemunho para a obra de Deus. Muitos pastores nossos, quer distritais, quer departamentais, quer presidentes de campo, e também muitos dos nossos anciãos de igrejas locais precisam ainda aprender a gostar de gente humilde, sofredora e carente, pois muitos deles gostam somente de estar entre os ricos e bem colocados na vida material. Precisamos todos nós aprender com Jesus a como cuidar de gente.

 

Cristãos orgulhosos, vaidosos, egoístas, que se preocupam somente consigo mesmos, e estão sempre querendo lucrar financeira e socialmente com tudo o que fazem, esses não terão muito êxito em evangelizar, pois se aproximam das pessoas não por que gostam delas, e as amam com sinceridade; eles se aproximam somente de pessoas que lhes podem trazer algum tipo de ganho material presente ou futuro. Freqüentam somente as casas de pessoas de recursos; buscam apenas a companhia de gente rica e socialmente bem postas. Quando se fala em cuidar de gente pobre, gente que sofre por doenças, por pobreza, por ruína moral e social, esses cristãos interesseiros e egoístas se põem à parte, dizendo: "Isto não é comigo. Estou fora!"

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 26 e 27 de abril.

 

AMPLIANDO SEU CÍRCULO DE AMIGOS

 

Leitura bíblica do dia:  João 17:11 a 19; Colossenses 4:2 a 6.

 

"Não peço que os tires do mundo, e, sim, que os guardes do mal. Eles não são do mundo [pelo menos, Jesus espera que não o sejam], como também Eu não sou. Santifica-os na verdade; a Tua palavra é a verdade." João 17:15 a 17, com interpolação nossa.

 

"Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós [Paulo e seus evangelistas associados], para que Deus nos abra portas à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado; para que eu o manifeste [torne público esse "mistério" de Deus, a Salvação em e por Jesus], como devo fazer. PORTAI-VOS COM SABEDORIA PARA COM OS QUE SÃO DE FORA [e com os de dentro também]; APROVEITAI AS OPORTUNIDADES. A vossa palavra SEJA SEMPRE AGRADÁVEL, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um" Colossenses 4:3 a 6, grifos e comentários interpostos nossos.

 

O texto acima apresenta algumas recomendações do mais destacado evangelista da Igreja, depois de Jesus: Paulo.

·         "Suplicai...por nós" em oração a Deus;

·         "...que Deus nos abra portas à palavra";

·         "...a fim de falarmos do mistério de Cristo..."; ou: do mistério: Cristo;

·         "...para que eu o manifeste..."; ou seja, torne de conhecimento público esse "mistério": Jesus, o Cristo, o Messias para os judeus.

·         "Portai-vos com sabedoria com os que são de fora" da Igreja, os não crentes em Jesus. O mesmo conselho pode ser dado em relação a como se deve tratar os irmãos na fé e na esperança.

·         "Aproveitai as oportunidades";  As oportunidades nem sempre se repetem. Muitas vezes, temos e teremos uma única oportunidade para testemunhar de nossa fé a alguém; ou oportunidade de fazermos a coisa certa, tomando a decisão mais apropriada na ocasião.

·         "A vossa palavra seja sempre agradável"; fale somente coisas boas, positivas, construtivas, conversas que edificam o caráter e fortalecem a fé em Jesus. "...palavras temperadas com sal", isto é, conversas equilibradas, temperantes, que trazem um bom gosto à conversa e a vida das pessoas ao nosso redor. Evitem conversas fúteis, banais, tais como fofocas, palavrões, piadas imorais, conversas que ferem o próximo e destroem a obra de Deus nele. Leia Efésios 5.

·         "...para saberdes como deveis responder a cada um".  Peça a Deus muita sabedoria quando sair para testemunhar de sua fé em Jesus. Você vai precisar da palavra certa na hora certa, para que seu testemunho seja eficaz e dê excelentes frutos para a glória de Deus. Como conseguir isto? Por meio de uma entrega total da vida a Deus, diariamente. Por meio de estudo atencioso e diário da Bíblia. Por meio de um estudo aprofundado das doutrinas bíblicas. Por meio da oração sincera e humilde na presença do Senhor. Por meio da frequência a todos os cultos no templo. Por meio de uma vida de bons relacionamentos com seus irmãos na fé. Por meio de vigilância diária sobre sua natureza carnal pecaminosa, pois é através dela que Satanás derrota você e o leva ao fracasso moral e espiritual. Faltou dizer-lhe mais alguma coisa? Então o Espírito Santo de Deus vai dizer-lhe o que é preciso ser e fazer, para que seu testemunho seja produtivo e útil, sempre para a glória de Deus.

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

Diretor do site missionário:  www.averdaderevelada.com.br 

E-mail para contatos: otoniel.carvalho@hotmail.com

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário