quinta-feira, 12 de abril de 2012

COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO

LIÇÃO  2

 

O MINISTÉRIO DE CADA CRISTÃO

 

Verso para memorizar: "Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas dAquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz." I Pedro 2:9, NVI.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Efésios 4:12; II Coríntios 5:15 a 21; João 4:35 a 41; I Tessalonicenses 1:5 a 8; Atos 14:27.

 

INTRODUÇÃO

 

Paulo afirma que nós, os crentes em Cristo, "somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio." II Coríntios 5:20. Este é o sacerdócio de todos os crentes. Todos os cristãos são responsáveis perante Deus pela missão de levar a todas as pessoas em seu círculo de conhecimento, e até fora dele, o conhecimento da Pessoa e da Obra Salvadora de Jesus Cristo, tanto pela palavra, como pelo bom exemplo de vida pública.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 8 de abril.

 

O MINISTÉRIO DE CADA CRISTÃO

 

Leitura Bíblica do dia: II Coríntios 5:15 a 21; Efésios 4:12.

 

A expressão "o ministério de todos os crentes" significa que cada cristão, salvo pela Graça de Deus, justificado pela fé em Jesus, é um MINISTRO a serviço de Deus, um servo de Deus e dos homens, imbuído e consciente do propósito de tornar o Reino do Céu conhecido ao maior número de pessoas possível, através da proclamação do EVANGELHO DO REINO. Todos nós, os crentes em Cristo, somos responsáveis. Isto não é tarefa somente de um pastor ordenado e assalariado, ministro de tempo integral. Cada pessoa que se batiza e se torna membro da Igreja de Cristo deve também imergir na missão, tornando-se disponível para Jesus.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 9 de abril.

 

A NECESSIDADE DE TRABALHADORES

 

Leitura bíblica do dia: João 4:35 a 41. II Pedro 3:9.

 

"Vendo Ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. Então Se dirigiu a Seus discípulos: A SEARA...É GRANDE, MAS OS TRABALHADORES SÃO POUCOS" Mateus 9:36 e 37.

 

Vivemos em um planeta onde habitam SETE BILHÕES DE PESSOAS. Destes, apenas cerca de um terço é constituída por cristãos de todos os seguimentos: católico-romanos, católicos ortodoxos, protestantes de diversas correntes. Os outros dois terços são constituídos por islâmicos, budistas, hinduístas, comunistas sem religião, judeus, espiritistas, candomblé, animistas, confucionistas, bramanistas, e centenas de outras seitas e filosofias religiosas não cristãs. Mesmo entre os cristãos, grande parte precisa ser evangelizado, pois são "cristãos" somente porque nasceram no Ocidente, em um país dito cristão, de predominância católica ou protestante. Mas são pessoas não convertidas em discípulos de Jesus, pois nada sabem sobre discipulado.

 

Jesus declarou: "E será pregado este EVANGELHO DO REINO para testemunho a todas as nações. Então virá o fim." Mateus 24:14. Realmente, a seara é muito grande e os ceifeiros são muito poucos. E os poucos cristãos que existem no mundo nem sempre estão dispostos a exercer seu ministério de pregação e serviço aos semelhantes.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 10 de abril.

 

INDIVIDUALIDADE E UNIDADE

 

Leitura bíblica do dia: Efésios 4:16. I Tessalonicenses 1:5 a 8.

 

Quando Paulo quis buscar uma explicação a respeito do que era a IGREJA, a Comunidade de Pessoas Salvas pela Graça de Deus, mediante a fé em Jesus, ele usou algumas metáforas e comparações. Duas metáforas se destacam nos ensinos de Paulo sobre a Igreja:  (1) A Igreja comparada a um CORPO;  (2) a Igreja comparada a um EDIFÍCIO. Podemos ver nessas duas metáforas o individual e o coletivo.

 

A IGREJA COMO UM CORPO (I Coríntios 12:12 a 31). Um corpo é formado por muitos membros e órgãos. Cada um desses membros do corpo, sozinhos, isolados do corpo, não tinham razão de existir. Cada um deles nada seria e nada faria fora do conjunto chamado corpo. A beleza, significado e utilidade de cada órgão e de cada membro somente existe quando cada um deles está unido um ao outro, formando o corpo, e, como coletividade, operam juntos para o bem-estar do corpo, e o desempenho correto das funções do corpo. Todos se unem em favor do todo: o Corpo. Assim deve ser na Igreja: Todos os membros se unem para o bem e a utilidade da Igreja, a Comunidade de crentes.

 

A IGREJA COMO UM EDIFÍCIO (Efésios 2:20 a 22). Um tijolo, isoladamente, não tem muita utilidade e não é valorizado. O mesmo ocorre com uma pedra, com um pedaço de mármore, com um pouco de cal, com uma porção de areia ou barro, com um pedaço de madeira. Isoladamente, não possuem muito valor. No entanto, quando cada um desses elementos se junta no propósito de construir um edifício, todos são úteis, cada um deles tem seu lugar e sua utilidade no edifício, formando, no final, um belo conjunto arquitetônico, útil, funcional, e que será apreciado pelos amantes da bela arte.

 

É verdade que, como cristãos, precisamos valorizar o indivíduo. No entanto, esse indivíduo jamais encontrará seu amplo significado e sua abrangente utilidade separado do todo, a IGREJA. Somente quando o indivíduo se disponibiliza para ser usado em função do coletivo, do todo, a Igreja, é que sua vida passa a ter um novo sentido, pois ele deixa de ser egoísta e egocêntrico, e passa a ser altruísta e teocêntrico, sempre focado no todo, no coletivo.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 11 de abril.

 

JUNTOS NO TRABALHO, UNIDOS COM DEUS

 

Leitura bíblica do dia: Atos 2:42 a 47; I Co 3:5 a 9; Tito 2:11; II Pe 3:9.

 

"Porquanto, a Graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos no presente século sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a Si mesmo Se deu por nós, a fim de remir-nos de toda a iniquidade, e purificar para Si mesmo um povo exclusivamente Seu, zeloso, de boas obras." Tito 2:11 a 14.

 

Deus quer que sejamos "UM POVO EXCLUSIVAMENTE SEU, ZELOSO, DE BOAS OBRAS". Leia também Apocalipse 3:19 e 20.

 

Deus tem ciúmes de Seu povo, e não o quer partilhar com Satanás. Povo de Deus é povo de Deus. Povo do diabo é povo do diabo. Não há por que misturar ambos, formando um sincretismo, um hibridismo. Cada um na sua. Quem é de Deus fica com Deus. Quem é do diabo fica com o diabo.

 

Além dessa exclusividade exigida por Deus, Ele quer também que Seu povo seja "ZELOSO E DE BOAS OBRAS". Um povo consagrado, comprometido, dedicado, que se disponibiliza para ser do Senhor e para servir ao Senhor no cumprimento da missão. E os crentes laodiceanos evitam ser zelosos, de boas obras (leia Apocalipse 3:14 a 20). A característica do cristão laodiceano é ser "mais ou menos crente", ou seja, "um cristão mais ou menos", o qual se contenta com o incompleto, com o não pleno, com algo menor que o comprometimento total com Deus. Daí vem a mensagem do Senhor aos laodiceanos: "SÊ ZELOSO E ARREPENDE-TE". Se o chamado de Deus ao laodiceano é para ser "ZELOSO", é porque ele não está sendo zeloso. Daí vem a necessidade do arrependimento e da mudança de atitude para com Deus e para com as coisas de Deus. Quem vai atender ao chamado divino aos laodiceanos?

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 15 e 16 de abril.

 

RELATANDO À IGREJA

 

Leitura bíblica do dia: Atos 14:27 e 15:4. Marcos 6:30.

 

"Ali chegados [tendo Paulo e seus colegas de missão e ministério chegado a Antioquia da Síria, donde partiram em viagem missionária, a pedido do Espírito Santo, conforme Atos 13], reunida a Igreja, RELATARAM QUANTAS COISAS DEUS FIZERA COM ELES e como abrira aos gentios a porta [o caminho] da fé" Atos 14:27, interpolações, grifos e comentários nossos.

 

Estive certa vez em uma reunião, a convite do presidente do Campo, para discutir a atitude de um cidadão que mantinha uma conduta de independência da liderança da IASD na Bahia. Ele era uma pessoa inteligente, bom pregador, mas se afastou da Comunidade Adventista e deu início a um movimento adventista separatista. Sem recebeu a imposição de mãos para o ministério, assim mesmo ele decidiu batizar um parente seu. Quando, na reunião, ele foi cobrado por sua atitude independente, ele ficou zangado, e passou a desacatar o pastor presidente da Associação Bahia da IASD. Entre muitas coisas, ele dizia, aos gritos: "Eu não aceito sua autoridade sobre mim. Não reconheço sua liderança. Não preciso de sua autorização para fazer o que tenho de fazer. Eu faço o que quero fazer." Incomodado, pedi a palavra, fiz-lhe alguns sinceros elogios, e lhe disse: "Você me parece bem autônomo. Você é uma pessoa inteligente, que conhece a Bíblia. Quantas vezes, em suas leituras da Bíblia, você descobriu a 'IGREJA DO EU SOZINHO'? Você diz que faz isto; que faz aquilo, e que não precisa da autorização de ninguém. Lembre-se de que nem Jesus criou a IGREJA DO EU SOZINHO. Jesus começou Seu ministério escolhendo DOZE HOMENS, para formar o núcleo-fundador da Igreja. Depois, centenas de pessoas se uniram a Jesus e aos Doze, formando a COMUNIDADE CRISTÃ, a IGREJA. Mas não era a IGREJA DO EU SOZINHO." Ele entendeu a mensagem, acalmou um pouco e "baixou a bola".

 

Mas este moço não está sozinho nesse conceito da IGREJA DO EU SOZINHO. Alguns pastores e alguns anciãos nossos agem muitas vezes de tal maneira dominadora e ditatorial sobre o rebanho do Senhor, que passa a todos a má impressão de que ele é seguidor da IGREJA DO EU SOZINHO, pois é um líder e dirigente que não partilha com sua igreja as coisas, boas ou más, que estão acontecendo. Ele se acha o dono da Igreja, e assim quer continuar.

 

A maneira mais saudável e correta de um líder cristão proceder é partilhar informações com sua Comunidade de Crentes. Quer essas informações sejam boas, quer sejam ruins, tudo deve ser partilhado com a Comunidade, a qual, junta, em oração, buscará a melhor maneira de administrar os problemas.

 

Que tipo de pastor ou ancião, ou líder de departamento é você em sua Igreja? Você gosta de apresentar relatórios sobre o trabalho que está sendo realizado? Ou você é líder da IGREJA DO EU SOZINHO, e ninguém mais tem nada a ver com o que você faz?  Pense nisto, antes de aceitar ser pastor ou ancião!

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

Diretor do site missionário: www.averdaderevelada.com.br

E-mail para contatos: otoniel.carvalho@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário