domingo, 4 de março de 2012

COMENTÁRIO TEOLÓGICO

 

LIÇÃO 10

 

PROMESSA DA ORAÇÃO

 

Verso para memorizar: "À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei  as minhas queixas e lamentarei; e Ele ouvirá a minha voz." Salmos 55:17.

 

LEITURAS BÍBLICAS DA SEMANA: Colossenses 4:2; Romanos 12:12; Mateus 26:34 a 44; Hebreus 11:6; Tiago 4:2; João 14:15; I Tessalonicenses 4:3.

 

INTRODUÇÃO

 

ORAR é a maneira mais simples e direta de uma pessoa se comunicar com Deus. É uma forma de adoração, de petição, de queixa, de busca por sabedoria, de busca por compreensão da Verdade contida na Palavra revelada, a Bíblia Sagrada e a busca do poder do alto, para vencer as tentações e as limitações que a velha natureza carnal impõe sobre os crentes em Cristo Jesus. Todos os servos de Deus, do passado e do presente, costumam orar ao Senhor seu Deus e Pai Eterno. Oração e reza não são as mesmas coisas. A oração é espontânea, e parte da alma do adorador. A reza é uma repetição de palavras e expressões ditas ou escritas por alguém. Falta na reza a sinceridade e espontaneidade que há na oração.

 

A Lição desta semana vai focalizar o tema da ORAÇÃO como forma de comunicação entre os humanos e Deus.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 4 de março.

 

O PODER DA ORAÇÃO

 

Leitura bíblica do dia: Mateus 26:41; Lucas 18:1; I Timóteo 2:8; I Tessalonicenses 5:17; I Pedro 4:7; Colossenses 4:2; Romanos 12:12.

 

"Orai sem cessar!" I Tessalonicenses 5:17.

 

"Daniel ...entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia se punha de joelhos, e ORAVA, e dava graças diante do seu Deus, como COSTUMAVA FAZER" Daniel 6:10, grifos nossos.

 

"Quero, portanto, que os varões [homens de fé] orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade [inimizades]" I Timóteo 2:8, interpolações nossas.

 

"Vigiai e orai, para que não entreis [ou caiais] em tentação; o espírito [a natureza espiritual] na verdade, está pronto, mas a carne [a natureza carnal] é fraca." Mateus 26:41, interpolações nossas.

 

A oração tem poder? Onde ou em que (ou em quem) reside o poder da oração? Na pessoa que ora? Na promessa que motiva a oração? No Deus Eterno, que estimula a oração? O poder está na oração, em si mesma? Ou o poder está em Deus, a quem você ora? Jesus disse na oração que ensinou a Seus discípulos: "Porque Teu é o Reino, o poder e a glória..." Mateus 6:13.

 

Na profecia de Isaías, IAVÉ expressa um desejo: "Que os homens se apoderem da Minha força [poder] e façam paz comigo; sim, que façam paz comigo." Isaías 27:5, interpolação nossa. Logo, o poder de Deus atua em nosso favor, fazendo algo que está fora de minha capacidade e possibilidade fazer. Tudo o que eu posso fazer, Deus deixa que eu faça a escolha certa na vida, e cumpra minhas tarefas e responsabilidades espirituais, sociais e morais. Ele me dá a capacidade de sentir e entender minha responsabilidade, e de realizar tudo o que eu, unido ao Senhor, devo realizar. A vontade e a decisão de fazer a coisa certa deve ser minha; o poder para a executar vem de Deus, pois em mim não existe o poder espiritual suficiente para vencer as forças espirituais do mal, lideradas pelo Diabo. A ORAÇÃO me leva a me apoderar do poder de Deus, pela fé, me tornando forte para vencer o mal.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 5 de março.

 

JESUS, O MESSIAS QUE ORAVA

 

Leitura bíblica do dia: Mateus 14:23; 26:34 a 44; Lucas 3:21 e 22; 6:12 e 13; 9:28 e 29; 22:31 e 32; Hebreus 5:7.

 

Jesus, o Messias e Cristo, passava noites inteiras em oração, conversando com Seu Pai Eterno. Ele saía desses períodos de oração muito mais fortalecido para levar adiante a grande e difícil obra de viver sem pecar, e de morrer voluntariamente em lugar e em favor dos pecadores. Esta era a penosa e difícil missão que Ele veio executar na Terra, em nome do Pai. Ora, se Jesus, o poderoso Segundo Adão, o Filho de Deus, precisava orar e falar com Seu Pai, como podemos nós, os pecadores, negligenciarmos essa busca pela Graça, pela direção e pelo poder de Deus? Não podemos. Se formos negligentes em orar, e confiarmos excessivamente naquilo que somos e que temos, sem a direção e poder de Deus, certamente fracassaremos na fé e no crescimento espiritual diário. Morreremos espiritualmente, vitimados por inanição espiritual. Deus é vida. Deus é luz. Deus é amor. Deus é graça. Deus é poder. Deus é perdão. Como ficar indiferente e sem contato com esse Deus maravilhoso? Quer ser um vencedor na vida espiritual? Então busque a Deus diária e continuamente, pois Ele é a fonte do poder vencedor. Em Cristo, somos mais que vencedores.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 6 de março.

 

A ORAÇÃO DA FÉ

 

Leitura bíblica do dia: Daniel 9:3 e 4; Zacarias 8:21; Hebreus 11:6.

 

"De fato, sem fé é impossível a agradar a Deus; porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que Se torna galardoador [doador de bênçãos] dos que O buscam." Hebreus 11:6, interpolações nossas.

 

Primeiro, é preciso ter fé em Deus. É preciso crer que Deus existe. É preciso crer que Deus ouve às orações humanas e as responde. É preciso crer que Deus é o manancial de bênçãos, e as concede àqueles que nEle creem; e porque creem, oram, buscando tais bênçãos. Os incrédulos, os ateus, os que duvidam da existência e do poder de Deus não alcançam as bênçãos especiais que Deus tem para dar aos que nEle creem.

Daniel estava com problemas a resolver. Havia uma profecia de Jeremias (leia Jr 25:11) que falava que o cativeiro do Povo de Israel, os judeus, duraria "setenta anos". O final dos "setenta anos" estava chegando, e Daniel não via como essa profecia se cumpriria em seus dias. Ele o oráculo profético que Deus enviara por Jeremias, e buscou a resposta com o próprio Deus que enviara a Israel tal oráculo. Daniel creu em Deus, e O buscou em oração. O rei Dario, o medo, enganado por seus auxiliares, os quais odiavam a Daniel sem motivo, baixou um decreto exigindo que, no prazo de 30 dias, todos os cidadãos do reino da Média/Pérsia orassem somente ao rei, e a mais nenhum deus. Leia Daniel 6. Daniel soube do decreto, mas não se intimidou. Para ele, orar ao seu Deus era mais importante que temer um decreto real, mesmo que este punisse com a morte quem ousasse desobedecer ao rei. Daniel 6:10 registra que Daniel continuou seu programa diário de oração a IAVÉ, e isto com a janela do quarto aberta. Daniel é um modelo de crente que orava com fé ao seu Deus, sem se intimidar com ninguém. Daniel estava certo e seguro que a salvação dele e de Israel viria de IAVÉ, e de mais ninguém. Então Daniel se lançou com fé nos braços do Altíssimo, e a bênção foi alcançada.

 

Alguém disse certa vez que "orar é perigoso", pois muitas pessoas oram, mas não sabem o que fazer quando recebem a bênção, e outros ficam atordoados porque não receberam as bênçãos.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 7 de março.

 

POR QUE NÃO PEDEM?

 

Leitura bíblica do dia: Gênesis 18:22-23; II Crônicas 7:14; Lucas 11:9 e 10; Tiago 4:2 e 3; 5:16 a 18.

 

"Nada tendes, porque não pedis. Pedis e não recebeis porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres." Tiago 4:2 e 3.

 

"Confessai os vossos pecados uns aos outros, e ORAI UNS PELOS OUTROS, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, E OROU, com instância, para que não chovesse sobre a terra; e por três anos e seis meses não choveu. E OROU DE NOVO, E O CÉU DEU CHUVA,  e a terra fez germinar seus frutos." Tiago 5:16 a 18, grifos nossos.

 

"Se o Meu povo, que se chama pelo Meu nome, se humilhar, e orar, e Me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então Eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra." II Crônicas 7:14.

 

Duas questões são relevantes e merecem destaque: (1) Não fazer pedidos a Deus, quando a necessidade bate à nossa porta. (2) "Pedir mal", como disse Tiago, "para esbanjardes em vossos prazeres". Este é um pedido que não respeita a vontade de Deus, nem se encaixa no Plano da Salvação.

 

Outra coisa importante é que não recebemos de Deus tudo o que pedimos. A Bíblia menciona servos de Deus, homens consagrados, espirituais, que tiveram seus pedidos negados por Deus. Às vezes Deus demora a responder positivamente nossa oração, concedendo-nos o que pedimos, pois ainda não é o tempo apropriado, na agenda de Deus, para nos conceder tal bênção. E há pessoas que recebem bênçãos de Deus, estão espiritualmente despreparados para administrar e gerir tais bênçãos, e as transformam em maldição. Por exemplo: Você pede saúde a Deus; Deus lhe dá saúde, e o você passa a viver como glutão, como bebedor, como pessoa que não cuida da saúde que recebeu. Deus lhe dá um bom emprego, e você ganha dinheiro e cresce socialmente. Que faz você? Esquece a Deus, e vive como se fosse um incrédulo e mundano, usando as riquezas de maneira desonesta, aplicando o dinheiro em coisas que desrespeitam o nome de Deus. Um jovem suplica a Deus o favor de ser aprovado em um vestibular ou concurso público. Deus lhe dá a bênção, e ele/ela, ao conseguir seu objetivo, dá as costas para Deus, juntando-se aos descrentes e mundanos, e passa a viver e proceder contra os mandamentos de Deus. São bênçãos pedidas, que nós, por falta de fé e sabedoria celeste, transformamos em maldições.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, 8 e 9 de março.

 

CUMPRINDO AS CONDIÇÕES

 

Leitura bíblica do dia: Hebreus 10:38; Deuteronômio 4:29; Lucas 9:23; João 14:15; I Tessalonicenses 4:3.

 

À oração de quem Deus responde favoravelmente? Somente dos "justos" e "certinhos" moralmente falando? Que parâmetros morais, éticos e espirituais devem ser seguidos pelos cristãos, para que Deus responda às suas orações? Quais são as "condições" para Deus responder favoravelmente as orações dos humanos pecadores?

 

Davi falou: "Se eu, no coração, contemplar a vaidade, o Senhor não me teria ouvido. Entretanto, Deus me tem ouvido e me tem atendido a voz da oração. Bendito seja Deus que não me rejeita a oração [que não rejeita a minha oração], nem aparta de mim a Sua Graça." Salmos 66:18 a 20, interpolações nossas.

 

"Buscar-Me-eis e Me achareis quando Me buscardes de todo o vosso coração." Jeremias 29:13.

 

"O que encobre [esconde, finge não pecar, omite das pessoas] as suas transgressões jamais prosperará [espiritualmente]; mas o que as CONFESSA E DEIXA, alcançará misericórdia [perdão, o favor de Deus]" Provérbios 29:13, interpolações nossas.

 

"Os que desviam os ouvidos de ouvir a Lei, até a sua oração será abominável." Provérbios 28:9.

 

Deus tem mil e uma maneiras de lidar com nossas orações. Ele sabe melhor do que ninguém como lidar com os pecadores. Em Sua soberania e Graça, Deus sempre age com Justiça, Amor e Graça. Mesmo quando não temos nossas preces respondidas de maneira favorável, devemos continuar confiando e dependendo de Deus. A Salvação sempre vem do Senhor, quer tenhamos pouco, quer tenhamos muito.

 

ORE SEMPRE E CONTINUADAMENTE, SEMPRE SE SUBMETENDO À SOBERANIA DIVINA. DEIXE DEUS SER DEUS EM E PARA SUA VIDA!

 

Pr. Otoniel Tavares de Carvalho

Diretor do site: www.averdaderevelada.com.br

 

 

                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário