domingo, 11 de março de 2012

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 11

LIÇÃO  11

 

DEUS COMO ARTISTA

 

Verso para memorizar: "Uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no Seu Templo." Salmos 27:4.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA:  Gênesis 1:1 a 2:24; Isaías 64:5 a 8; Salmos 51:10; Hebreus 8:1 a 5; I Crônicas 23:5; Romanos 11:33 a 36; Atos 9:1 a 22.

 

INTRODUÇÃO

 

Deus tem um excelente senso estético. Como podemos provar isto? "Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras de suas mãos." Salmos 19:1. "Os céus por Sua palavra se fizeram, e pelo sopro de Sua boca, o exército deles.  Pois Ele falou, e tudo se fez; Ele ordenou, e tudo passou a existir." Salmos 33:6 e 9. "Lançaste os fundamentos da Terra, para que ela não vacile em tempo nenhum. Tomaste o abismo por vestuário e a cobriste; as águas ficaram acima das montanhas; à Tua repreensão, fugiram; à voz do Teu trovão, bateram em retirada. Elevaram-se os montes, desceram os vales, até ao lhgar que lhes havias preparado. Puseste às águas divisa que não ultrapassarão, para que não tornem a cobrir a Terra." Salmos 104: a 9. "Que é o homem, que dele Te lembres? E o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco menor do que Deus, e de glória e de honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras da Tua mão, e sob seus pés tudo lhe puseste." Salmos 8:4 a 6. Leia também Jó  38 a 41, e tente responder as perguntas que Deus fez a Jó.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 11 de março.

 

DEUS COMO OLEIRO

 

Leitura bíblica do dia: Isaías 64:8. Jeremias 18. Salmos 51:10.

 

Em Sua humildade, Deus Se compara a um oleiro, em seu trabalho de moldar o barro. É assim que Ele Se vê, na Sua maravilhosa obra de criar o homem, e na grandiosa obra de restaurar o homem à Sua imagem e semelhança. Deus nos criou – diz Paulo – para sermos vasos de honra para o Senhor (Romanos 10:19 a 29). No entanto, o pecado que tomou conta do homem o tornou em vaso de desonra para o nome de Deus. Dominado e escravizado pelo Pecado e pela Morte, os humanos pecadores já não vivem mais para honrar e glorificar o nome de IAVÉ. Continuam sendo vaso de barro, mas não vivem para a honra e glória de Deus. A finalidade da Redenção, diz Ellen White, é "restaurar no homem a imagem do seu Autor; levá-lo de novo à perfeição em que fora criado; promover o desenvolvimento do corpo, espírito e alma para que se pudesse realizar o propósito divino de sua criação –tal deveria ser a obra da redenção." E.G. W., Educação, pág. 16. Somente pela REDENÇÃO, executada por Jesus Cristo, pode qualquer pecador voltar a ser vaso de honra e dar glória a Deus. Leia Apocalipse 14:6 e 7. I Coríntios 10:31.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 12 de março.

 

DEUS COMO ARQUITETO

 

Leitura bíblica do dia: Êxodo 25 a 31. Hebreus 8:1 a 5.

 

O estudo atencioso dos textos citado acima vão revelar ao leitor o quanto Deus entende de Arquitetura. Além desses textos, deve ler também Gênesis 1:1 a 2:24; Jó 38:38 a 41; Isaías 43 a 45. São revelações divinas sobre a criação da Terra e da raça humana. Cada coisas planejada e executada com tamanha perfeição, que nenhum defeito havia. Tudo, ao sair das mãos criadoras de Deus, era perfeito em suas formas e em seu conteúdo, e em sua beleza. Ninguém na Terra ultrapassa o sendo estético que Deus possui.

 

Na construção do santuário hebreu, Deus não deixou que Moisés fizesse as coisas a seu modo. Deus deu a Moisés riqueza de detalhes sobre como ele deveria construir o Santuário do deserto, e como todos os seus móveis e utensílios deveriam ser confeccionados, e como deveriam ser arranjados dentro do Santuário. E Moisés seguiu com total fidelidade tudo o que o Senhor deixou escrito e desenhado para ser executado. Deus também capacitou homens como "Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá" e também a "Ooliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã"  e também "dei habilidade a todos os homens hábeis, para que Me façam tudo o que tenho ordenado" Êxodo 31:1-6.

 

Quando você, hoje, receber de Deus um trabalho para fazer, não o faça do seu jeito, ou seguindo sua própria vontade. Procure saber qual é a vontade do Senhor em relação ao trabalho que Ele lhe deu para fazer, e faça-o da melhor maneira possível, para honra, glória e louvor de Deus.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 13 de março.

 

DEUS COMO MÚSICO

 

Leitura bíblica do dia: I Crônicas 23:5. II Samuel 23:1 e 2. II Crônicas 29:25.

 

"[Onde estavas tu] quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus?  Jó 38:7.

"Cantai ao Senhor todas as terras; proclamai a Sua salvação dia após dia." I Crônicas 16:23.

 

"[Deus] tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos; e me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no Senhor." Salmos 40:2 e 3.

 

Deus ama a música que O louva e adora. Deus aborrece a música que leva o homem a perder a noção do belo, do santo, do puro, do verdadeiro. Toda música que exalta ao Senhor, e ensina os homens a dar glória a Deus, conduzindo-os pelos caminhos da Verdade e da Salvação, é a música que Deus ama ouvir e quer ouvir. Por outro lado, músicas irritadiças, que agitam o espírito humano, ou que deprimem o espírito humano; música que deturpa o ensino da Bíblia; música que faz movimentar mais o corpo do que o espírito humano; música que explora o lado sensual e sexual, fazendo do corpo um instrumento para pecar contra Deus e contra os homens; essa música Deus aborrece e não desja ouvi-la ser cantada por um povo salvo pela Graça, justificado pela fé. Músicas que exaltam amores ilícitos, que incentivam a promiscuidade sexual; músicas que levam o homem à depressão e ao fatalismo, deixando as pessoas com a sensação de que tudo está perdido e não existe mais esperança: essa música Deus aborrece, e não quer que Seu povo, o povo santo, o povo da esperança, a cante, nem dentro nem fora do templo. Esse tipo de música é satânica, de mau gosto, e não glorifica o sendo estético de Deus.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 14 de março.

 

DEUS COMO AUTOR

 

Leitura Bíblica do dia: Êxodo 20. João 8:1 a 11. Romanos 11:33 a 36.

 

Existem muitos relatos sobre Deus como autor da Criação do Céu, da Terra, e de todas as coisas que existiram originariamente na Terra. E a contemplação dessas coisas criadas levam a pessoa que as contempla à inteligente conclusão que um Ser muitíssimo inteligente e sábio, perfeito em senso estético, criou a todas elas.

 

No entanto, Deus como autor de alguma obra escrita, literária, há pouco relato. Podemos destacar três, em especial, dois textos no Antigo Testamento: A LEI MORAL, composta de DEZ MANDAMENTOS (Êxodo 20:3 a 17), a qual foi escrita em duas lâminas de pedras, "escritas pelo dedo de Deus" Êxodo 31:18. Um outro texto escrito por Deus aconteceu em Babilônia, quando o ímpio rei Belsazar reinava, o qual deu um grande banquete à elite de Babilônia, e, nesse banquete, fez uso dos vasos e taças sagradas, que Nabucodonosor levara do templo de Jerusalém (leia Daniel 5). No ápice da festa, quando quase todos se achavam bêbados, pilheriando, exaltando suas próprias obras e blasfemando do Deus do Céu, "da parte dEle [da parte de Deus] foi enviada aquela mão que traçou esta escritura. Esta, pois, é a escritura que se traçou: MENE, MENE, TEQUEL e PARSIM. Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino e deu cabo [deu fim a] dele. TEQUEL: Pesado foste na balança [divina, foi julgado por Deus] e achado em falta. PERES [ou PARSIM]: Dividido foi o teu reino e dado aos medos e aos persas." Daniel 5:214 a 28, interpolações nossas. Isto aconteceu em 539AC. E "naquela mesma noite foi morto belsazar, rei dos caldeus" Daniel 5:30. Não podemos dizer com 100% de certeza de foi a mão de Deus que escreveu aquele texto de condenação às atitude profanas do rei Belsazar. Pode ser que sim; ou pode Deus ter mandado um anjo, como Gabriel, para a escrever. O terceiro texto está no Novo Testamento, foi escrito por Jesus, com seu próprio dedo, mas o escreveu na areia, e jamais chegou ao nosso conhecimento o conteúdo desse texto: "Como insistissem na pergunta, Jesus Se levantou e lhes disse: 'Aquele que estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. E, tornando a inclinar-Se, continuou a escrever no chão." João 8:7 e 8. Além desses textos, Deus é o AUTOR INTELECTUAL de toda a revelação contida nas Escrituras Sagradas, quer seja nos Escritos de Moisés, quer nos Salmos e demais livros poéticos, quer nos textos de todos os profetas hebreus que deixaram registro escrito dessa revelação divina, e cujo texto passou a fazer parte do Cânon bíblico (leia II Pedro 1:20 e 21).

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 15 e 16 de março.

 

DEUS COMO ESCULTOR

 

Leitura bíblica do dia: Gênesis 2:7; Gênesis 32:22 a 30; Salmos 51; Lucas 22:31 e 32; Atos 9:1 a 22.

 

"Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida; e o homem PASSOU A SER alma vivente [um ser vivo]" Gn 2:7.

 

Na versão da Bíblia chamada "A Mensagem", está escrito:

 

"O Eterno formou o homem a partir do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida. E o homem passou a ter vida –tornou-se um ser vivo!" Gn 2:7.

 

A Bíblia na Linguagem de Hoje declara:

 

"Então, do pó da terra, o Deus Eterno formou o ser humano. Ele soprou no seu nariz uma respiração de vida; e assim este ser se tornou um ser vivo." Gn 2:7.

 

Quer se use uma versão, quer outra, o fato é que Deus criou o homem do pó da terra. Deus foi o Escultor do homem. Deus manipulou o pó da terra, para fazer dele o boneco de barro que serviu de protótipo para o homem. Com Deus fez isso exatamente? Não sabemos todos os detalhes; mas que Ele o fez, isto fez. Deus pôs vida em um antes boneco de barro, inerte e sem vida. Deus organizou todo o ser do homem, fisicamente e newurologicamente. Deus soprou nas narinas do homem, e este se pôs em movimento, indicando que estava vivo. Deus soprou Vida no homem. O que é Vida? Não sabemos definir com exatidão o que seja Vida. Deus é a fonte da vida, pois todos os seres vivos dEle procedem e por Ele foram criados, segundo a narrativa de Gênesis 1:1 a 2:7. Entendemos que Vida não seja uma entidade que entrou no homem, quando Deus soprou em suas narinas. Entendemos que Vida é um processo mecânico que Deus pôs em ação e movimento, logo que soprou no homem Seu fôlego. Deus fez viver o boneco de barro sem vida. O processo mecânico inverso ao ato de fazer viver é o fazer morrer (Gn 3:19). O fato real é que Deus foi o Escultor do homem, assim como antes fora o escultor dos animais, das plantas, das estrelas, dos planetas, dos satélites, etc. No entanto, ao criar o homem, o texto parece indicar na direção de que Deus haja manipulado o pó da terra, que também chamamos de "barro", e esculpido com Suas próprias mãos o boneco que iria se tornar o homem real, um ser vivo. Não temos como provar em todos os detalhes que foi assim, mas o texto nos passa uma forte convicção de que foi assim. No entanto, para aquele que crê em Deus como Criador e Escultor do homem, o mais importante não é exatamente o "modus operandi" de Deus, mas o fato que o homem é obra das mãos de Deus, Sua criatura e Seu filho, num sentido muito especial e particular. O homem é a "obra-prima" da Criação de Deus na Terra. Amém!

 

Que o homem glorifique a Deus por todos esses fatos grandiosos!

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

Diretor do Site Missionário: www.averdaderevelada.com.br 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário