domingo, 19 de fevereiro de 2012

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 8 DA ES

LIÇÃO   8

 

CUIDANDO DA CRIAÇÃO

 

Verso para memorizar:  "O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultiva-lo" Gênesis 2:15, NVI.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Romanos 1:25; II Pedro 3:10 a 14; Gênesis 2:15; Neemias 13:16 a 19; Hebreus 1:3; Salmo 100; Gênesis 1:26 a 28.

 

INTRODUÇÃO

 

Todos os seres humanos, quer sejam cristãos quer não, têm responsabilidade moral e social pela conservação e preservação do ecossistema que o abriga e lhe serve de morada. E os cristãos, pelo conhecimento que têm da Bíblia, têm responsabilidade ainda maior por isso. E os adventistas do sétimo dia devem estar na dianteira desse empreendimento, devido ao seu conhecimento da vontade de Deus, pelo estudo diário da Bíblia Sagrada, por sua crença Criacionista, por se fundamentar na Palavra de Deus em tudo o que crê.

 

A Lição desta semana focaliza este assunto atualíssimo para todos nós.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 19 de fevereiro.

 

O PERIGO DO AMBIENTALISMO EXTREMISTA

 

Leitura bíblica do dia: II Pedro 3:10 a 14; Isaías 51:6; Oseias 4:2 e 3; Isaías 24:4 a 6; Isaías 65:17; Apocalipse 21:1.

 

Muitas pessoas têm levado a extremos essa questão da preservação ambiental. Nota-se em alguns desses movimentos ambientalistas um CULTO À NATUREZA. Para tudo precisa haver equilíbrio e bom senso. Muitos ambientalistas, querendo "defender" a natureza, ou algum elemento natural, como animais e plantas, cometem violência e agressão. Alguns até cometem furto de patrimônio alheio, sempre usando em sua defesa o álibi de que estão lutando em favor da preservação do meio ambiente. Alguns agridem e ferem modelos em desfile, ou nas ruas, por estas se encontrarem vestidas de peles de certos animais raros; outros entram em restaurantes famosos, agridem os clientes que estão comendo a carne de determinados animais; outros invadem empresas em nome do ambientalismo, e causam sérios estragos ao patrimônio dessa empresa invadida. Seria esse extremismo violento e irresponsável de certos ambientalista o modo certo de agir em relação à natureza? E o mais paradoxal é que essas mesmas pessoas nada fazem para promover o amor, os bons costumes morais e sociais, a paz entre as pessoas, e o cuidado pelos seres humanos pobres, famintos e carentes de apoio. Lutam tanto por árvores e animais, mas deixam abandonados seres humanos, os quais são encontrados se arrastando pela vida, nas esquinas de nossas ruas, nas praças de nossas cidades, embaixo das marquizes de nossos edifícios. Será que nossa sensibilidade moral e social é mais aguda com os sofrimentos de animais e plantas, do que com o extremo sofrer dos humanos carentes? Portanto, em nome da preservação ambiental, jamais deve alguém ir a extremos, roubando, matando, agredindo e ferindo pessoas. Esta jamais será a abordagem correta a esses problemas que afligem nossa sociedade e comunidade. O cuidado com os animais, com as plantas, com os rios, com o ar que respiramos, tudo isto é louvável e deve ser executado. Porém jamais se deve usar de extremismo, atos violentos e agressivos, roubo, mentira, trapaça e outras atitudes antiéticas, e antiestéticas, para se cumprir uma agenda atual no campo da preservação ambiental. Leia os evangelhosMateus, Marcos, Lucas e João – e, e sigam o modelo dado por Jesus Cristo, o mais excelente ambientalista que este mundo já conheceu. Sua preocupação número um era com pessoas; depois, com as coisas e animais que servem às pessoas.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 20 de fevereiro.

 

DECLARAÇÃO SOBRE O CUIDADO DA CRIAÇÃO

 

Leitura bíblica do dia: Gênesis 1:1, 26 a 28; 9:7; Salmos 24:1; Salmos 100; Tiago 5:1 a 5; Hebreus 1:3.

 

"Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra." Gênesis 1:26.

 

Alguns fatos importantes sobre essa revelação feita em Gênesis 1:26:

 

·         Deus criou o homem;

·         Deus criou o homem "conforme a Sua imagem e semelhança";

·         Deus criou o homem para que este fosse conforme o caráter de Deus;

·         Assim como Deus domina o COSMO, o Universo como um todo, Ele deu ao homem "domínio" sobre todas as coisas que Deus criara sobre a Terra, e domínio sobre a própria Terra. Mas não diz o texto que Deus deu ao homem domínio sobre os demais homens. Somente sobre animais e coisas.

·         Cada pessoa revela seu caráter através da maneira como exerce domínio: de si mesmo, da família, da empresa, das riquezas e do ecossistema no qual está inserido.

·         Na mente de Deus, TER DOMÍNIO significa cuidar, zelar, administrar com responsabilidade, respeitar limites, gerar confiança, produzir resultados positivos e elevados para a conservação da coisa dominada em sua plenitude e integralidade.

·         Tendo sido o homem criado "conforme" a "imagem" e "semelhança" de Deus, deveria seguir o modo de Deus dominar sobre as pessoas, coisas e animais que Ele criou. O padrão de referência para o homem proceder nesse "domínio" era Deus. Não agir conforme Deus, significava pecar contra Deus, o Criador.


Está você, meu irmão, seguindo o caráter de Deus em sua administração das pessoas, coisas e animais postos sob os seus cuidados? Se sua resposta é "não", então você não é um crente fiel. Se sua resposta for "sim", você está sendo um crente fiel a Deus neste assunto. Pense nisto: "Portanto, quer comais, quer bebais, OU FAÇAIS OUTRA QUALQUER COISA, fazei tudo para a glória de Deus" I Coríntios 10:31, grifos nossos. Não dê desculpas tolas por não estar fazendo a coisa certa. Simplesmente faça o que deve ser feito.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 21 de fevereiro.

 

CUIDANDO DA CRIAÇÃO

 

Leitura bíblica do dia: Gênesis 2:15. Mateus 22:37 a 40.

 

"Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no Jardim do Éden para o CULTIVAR e o GUARDAR."  Gênesis 2:15, grifos nossos.

 

Deus, o Senhor do trabalho, deu ao homem recém-criado um trabalho específico e determinado:  CULTIVAR e GUARDAR o Jardim do Éden, seu lar dali em diante. O jardim chamado Éden era o lar, a moradia, a casa, de Adão e Eva, os pais da raça humana. Um ambiente perfeito, sem defeito nenhum. Luz, ar, animais, plantas, animais e os humanos aí residentes, tudo era perfeito e harmonioso nesse ecossistema preparado por Deus para a raça humana.

 

Qual seria o trabalho confiado por Deus aos humanos? CULTIVAR e GUARDAR.  Cuidar, zelar, proteger, nomear cada coisa e cada animal, criar vínculos de amizade e companheirismo, desenvolver laços pacíficos de convivência com animais e coisas. As palavras "destruir", "quebrar", "arruinar", "depredar", "sujar", "poluir", "matar", "arrasar", etc., estavam fora de cogitação, fora do projeto divino para a vida laboral de Adão e Eva.

 

No entanto, o PECADO entrou na vida e na história da raça humana, destruindo seus múltiplos relacionamentos. O Pecado destruiu:

·         O relacionamento do homem com Deus;

·         O relacionamento do homem consigo mesmo;

·         O relacionamento do homem com seu próximo;

·         O relacionamento do homem com o ecossistema que o abriga.

Por causa disso, em consequência de o PECADO ter tomado posse do ser todo do homem, este deixou de ser CUIDADOR do ecossistema, como Deus lhe recomendara, e se tornou um PREDADOR do ecossistema, coisa que Deus jamais lhe ordenara. Seu novo senhor, Satanás, também conhecido como "o Diabo", o inspirou e o motivou a ser destruidor do ecossistema.

 

O profeta Oseias escreveu sobre o que o ser humano vem fazendo na Terra, desde que o PECADO e SATANÁS se tornaram chefes por aqui: "O que só prevalece [na Terra] é perjurar, mentir, matar, furtar e adulterar, e há arrombamentos e homicídios sobre homicídios; por isso a Terra está de luto e todo o que mora nela desfalece, com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar perecem." Oseias 4:2 e 3. E por que se chegou a essa depredação do ecossistema?  O profeta explica: "...Porque o Senhor [o Criador] tem uma contenda com os habitantes da Terra, porque nela NÃO HÁ VERDADE, nem AMOR, nem CONHECIMENTO DE DEUS" Oseias 4:1, com interpolação e grifos nossos.

 

Também o profeta Isaías explicou o que vem acontecendo com as atitudes comportamentais – éticas, morais e espirituais – dos humanos:

 

"A Terra pranteia e se murcha; o mundo enfraquece e se murcha; enlanguescem os mais altos do povo da Terra. Na verdade, a Terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto transgridem as leis, violam os estatutos [e tratados] e quebram a Aliança eterna [fundamentada na Lei Moral, os Dez M<andamentos, conforme Êxodo 20:3 a 17]. Por isso a MALDIÇÃO consome a Terra, e os que nela habitam se tornam culpados; por isso [por esses motivos] serão queimados os moradores da Terra [não será mais um Dilúvio, mas será pela ação do fogo que a Terra será destruída, conforme II Pedro 3:10 a 12 e Apocalipse 20], e poucos homens restarão" Isaías 24:4 a 6, com interpolações, grifos e comentários nossos.

 

Tentar solucionar os problemas ambientais existentes na Terra somente com passeatas e gritaria, não resolve. Toda a nossa tragédia ambiental é o resultado da operação do PECADO e da MORTE na Terra. Enquanto o problema do PECADO no ser humano, o qual transforma o homem em um predador,  não for resolvido, a destruição do meio ambiente vai continuar, pois a cobiça, a ganância e a ambição do coração humano predominarão na Terra. Até as pessoas que fazem passeata em favor do meio ambiente fumam, usam drogas ilícitas, tomam bebida alcoólica e se prostituem moral e sexualmente, trazendo poluição, maldição e morte para o planeta que eles afirmam defender com tanta energia.  São predadores da natureza querendo corrigir outros predadores. São cegos tentando guiar outros cegos. Todos caem juntos no mesmo buraco fundo da incoerência e transgressão da Lei de Deus.

 

Somente uma pessoa crente em Jesus, plenamente convertida em servo de Deus e discípulo de Cristo voltará a ser um coerente e equilibrado ambientalista, sem, no entanto, cultuar a natureza, mas cultuando com fidelidade o Deus que criou a natureza.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 22 de fevereiro.

 

SÁBADO E MEIO AMBIENTE

 

Leitura bíblica do dia: Êxodo 20:8 a 11. Provérbios 27:20.

 

"...Os olhos dos homens nunca se satisfazem"  Provérbios 27:20, última parte.

 

A filosofia de vida seguida pelos predadores na Terra, costumeiramente, é:

 

"OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS"

 

Toda pessoa que polui e depreda o meio ambiente onde vive e atua profissionalmente costuma ter respostas na ponta da língua para justificar seus crimes ambientais. Sempre procuram alegar um BOM MOTIVO para realizar uma MÁ AÇÃO. Afirma que está fazendo algo sujo, errado, ilegal, por bons propósitos. E, para justificar seus crimes – ambientais ou não – desfilam uma série de argumentos que acreditam ser suficientes para comprovar sua teoria e sua filosofia de vida e ação, de que "os fins justificam os meios". É como se estivessem tentando nos convencer: "O mal que eu faço tem como propósito alcançar um bem para a comunidade".   Falam de trabalho para muitos; falam da renda que os empregados ganham; falam dos lucros financeiros que a cidade, o Estado e o país recebem através de impostos. No fim de seu discurso, ficam contentes, achando que enganaram a todos. No fundo, porém, esses predadores do meio ambiente não convenceram nem a eles mesmos. Eles sabem que se assemelham aos vendedores de armas. Vendem armas sabendo que estão promovendo a morte de milhares, mas se enganam a si mesmos com a explicação de que essas armas vendidas farão o fim da guerra, o que é uma mentira, e eles sabem isso. Maior é a soma gasta com medicamentos e internações hospitalares de pessoas afetadas pela poluição ambiental, do que os ganhos recebidos por municípios, estados e pelo governo federal com os impostos recebidos dos destruidores do meio ambiente. O dinheiro que as instituições recebem dos predadores logo se acaba, e desaparece. As doenças e males causados pela destruição do meio ambiente se prolongam anos a fio, causando prejuízos não só financeiros, mas também na destruição da qualidade de vida das pessoas que aí residem. Não se vence o mal com um mal maior. A vitória sobre o mal só se alcança através do Bem. Fazer a coisa certa é a melhor arma contra o mal e a coisa errada.

 

Quando Deus deu o Mandamento ordenando o DESCANSO e a SANTIFICAÇÃO do sétimo dia, o Sábado, Ele estava cuidando do bem-estar e da felicidade humana. Nem as máquinas devem trabalhar sem cessar. Algumas pessoas tolas, querendo mostrar aos demais que são muito dedicadas ao trabalho, afirmam: "Eu não tiro férias. Trabalho todos os dias e o ano todo." Tal pessoa é tola, louca e insensata. Pensa que está sendo um modelo para os outros, mas está apenas sendo um modelo do que as pessoas não devem fazer. Todos precisam de um período de repouso, depois de uma jornada de trabalho: para o dia, Deus separou a "noite" para repouso; para a semana, Deus separou o "dia sétimo", ao qual Ele chamou de SÁBADO, para descanso. Mas Deus quis mais do que o descanso físico no Sábado. Deus abençoou o "dia sétimo" e o santificou, considerando-o separado para fins sagrados. O SÁBADO não foi separado somente para repouso físico do trabalhador, como o são outros dias feriados. O SÁBADO foi estabelecido por Deus para descanso e CULTO A DEUS. É dia de CELEBRAÇÃO da obra de Deus, quer seja a obra de Criação, quer seja a obra de Redenção. Depois de um ano de trabalho, a legislação trabalhista define um mês (30 dias) de férias, tempo este para o trabalhador descansar o corpo e a mente, tomando tempo para estar mais com a família, despreocupado com o trabalho.

 

O Quarto Mandamento da Lei de Deus, que ordena Descanso no Sábado e a santificação (considerar o Sábado dia santo ao Senhor) do mesmo, traz embutido nesse mandamento uma preocupação social. Deus afirma QUEM DEVE PARTICIPAR DO DESCANSO SABÁTICO: Tu, teu filho, tua filha, teu servo (empregado), tua serva (empregada), teu boi, teu jumento (teu carro, tua van, tuas ferramentas e instrumentos de trabalho, tua moto, etc.), e até a pessoa que está de visita em nossa casa deve ser aconselhada a descansar no sábado e a o considerar como dia santo, em respeito ao dono da casa que o recebe e acolhe. Numa época –cerca de 1500 anos antes de Cristo –em que nada era falado sobre "direitos trabalhistas", ou "direitos da pessoa humana", pois se vivia em um regime tribal, no qual o chefe da tribo definia as leis, definia o "certo" e o "errado" a ser feito, Deus atua nas questões não somente religiosas, mas também trabalhistas e sociais, exigindo do pai e do patrão que respeitem o direito de santificar e descansar no Sábado, do filho, da filha e dos empregados. E ao exigir também que os animais de serviço e de carga deixassem de trabalhar no Sábado, o Senhor Deus estava cuidando deles, e prolongando os anos de existência dos mesmos, além de melhorar a qualidade de vida de homens e dos animais. O que Deus ensinou a Adão e Eva fazerem, "CULTIVAR E GUARDAR" o meio ambiente que de Deus receberam, agora, cerca de 2.500 anos depois da Criação, ao dar a Lei dos Dez Mandamentos, Deus repete aos humanos a necessidade de CULTIVAR E GUARDAR o ecossistema, preservando a natureza, aumentando a qualidade de vida, e prolongando para todos os anos de vida. Este é o Senhor, nosso Deus! Ninguém o iguala em sabedoria e bondade.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 23 e 24 de fevereiro.

 

O DOMÍNIO DA HUMANIDADE

 

Leitura bíblica do dia: Gênesis 1:26 a 28. Salmos 24:1. Salmos 100.

 

No texto de Gênesis 1:26, como já mostramos, Deus, o Criador, dá ao homem a missão de ser o GERENTE e ADMINISTRADOR do planeta Terra. Dá-lhe domínio sobre os animais, todos eles; e lhe dá domínio sobre todas as coisas que há na Terra. No entanto, é curioso que o texto não afirma que Deus deu ao homem domínio sobre outros homens. Esse domínio sobre pessoas pertence ao próprio Deus. Os humanos deveriam se tratar como iguais. Nenhum homem deveria ter domínio e controle sobre outro homem. Os humanos deveriam conviver num plano horizontal, nivelado, no qual um homem vale tanto quanto o outro, perante Deus. Assim quis Deus. Assim fez Deus. Todas as distorções que surgiram depois, que fizeram com que um homem dominasse sobre outro homem, ou sobre muitos homens (humanos), surgiram depois que o PECADO entrou na vida e na história humanas sobre a Terra. O Pecado é elemento gerador de desequilíbrio, de desarmonia, pois o Pecado quebra os relacionamentos entre as pessoas e gera conflitos e guerra. Todos os conflitos, todas as distorções nos relacionamentos, toda falta de entendimento entre as pessoas, tudo isso vem através do Pecado. Adão agiu contra Deus. Adão agiu contra si mesmo. Adão agiu contra o ecossistema. Adão morreu. Por que? Porque Adão pecou contra uma ordem divina (Gênesis 2:16 e 17; 3:1 a 6; 3:8 a 24). Adão deixou de fazer as coisas como Deus lhe ensinara fazer, e começou a fazê-las por meio do ACHISMO: "eu acho que assim é melhor..."; "eu penso que é melhor fazer do meu jeito...". O filho mais velho de Adão, Caim, sabendo do exemplo de seu pai no Éden, fazendo as coisas à sua maneira, e não como Deus ordenara, seguiu os passos de seu pai Adão. Ao fazer um culto a Deus, fora do Éden, Caim decidiu fazer a coisa do seu jeito, seguindo sua intuição, tomando um caminho alternativo ao de Deus (leia Gênesis 4). Caim pecou contra Deus, seguindo o mesmo princípio pecaminoso de seu pai, Adão: Fazer as coisas "do meu jeito", "como eu quero", e não segundo um "assim diz o Senhor...". Caim se tornou assassino de seu irmão. Caim se tornou o primeiro grande predador sobre a Terra. Hoje, a Terra toda está cheia de predadores.  E por que eles existem aos milhões? Porque todos eles decidiram fazer as coisas "do seu jeito", seguindo "sua intuição", ou seguindo os conselhos de outros pecadores, em desafio ao que Deus falara desde o começo do mundo. Resultado: Toda a Terra sofre os efeitos negativos e as consequências más e destruidoras da ação maléfica de um planeta habitado e dominado por predadores: predadores espirituais; predadores sociais; predadores morais; predadores físicos. Todos unidos pela destruição, na Terra, da imagem e semelhança de Deus; unidos pela destruição da Lei de Deus, da Palavra de Deus, do Governo de Deus, e, se for possível, do próprio Deus.

 

Nós, crentes em Cristo, o Filho de Deus, não podemos jamais nos unir com os predadores da Terra, pecando contra Deus como eles pecam. Devemos nos unir a Deus a cada dia, fazendo as coisas – todas as coisas – como Deus mandou que fossem feitas, desde o princípio da vida humana sobre a Terra. Este é o nosso eterno compromisso com Deus. Este é o Evangelho Eterno que devemos anunciar, pela palavra e pelo exemplo de vida, "a cada nação, e tribo, e língua, e povo", dizendo em voz alta a todos os moradores da Terra: "TEMEI A DEUS E DAÍ-LHE GLÓRIA, POIS CHEGOU A HORA DO SEU JUÍZO. E adorai Aquele que fez os céus, a terra, o mar e as fontes das águas." Apocalipse 14:6 e 7, grifos nossos.

 

Façamos chegar essa mensagem a todos os habitantes da Terra; a todos os predadores que destroem a Terra.

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

Diretor do Site Missionário: www.averdaderevelada.com.br 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário