segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 13



NESTE NATAL, FAÇA DO SEU CORAÇÃO UMA

MANJEDOURA, E DEIXE JESUS NASCER EM VOCÊ!

 

NESTE NATAL, FAÇA DO SEU CORAÇÃO UMA

HOSPEDARIA, E DEIXE JESUS MORAR EM VOCÊ!

 

FELIZ NATAL E UM ANO NOVO CHEIO DE GRANDES REALIZAÇÕES

 

São os votos do Pr. Otoniel de Carvalho e do Site Missionário www.averdaderevelada.clom.br 

 

 

 

 

LIÇÃO 13

 

O EVANGELHO E A IGREJA

 

Verso para memorizar: "Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé." Gálatas 6:10.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Gálatas 6:1 a 10. Mateus 18:15 a 17. I Coríntios 10:12. Romanos 15:1. João 13:34. Lucas 22:3.

 

INTRODUÇÃO

 

Na seção ética de sua Carta aos Gálatas, Paulo procura ensinar os crentes a tornarem em atuação prática, ou "práxis teológica", toda a teoria da justificação e salvação pela Graça de Deus, mediante a fé em Jesus. Se nossa vida religiosa é somente resumida a um conjunto teórico de doutrinas sobre a salvação, jamais conseguiremos viver a religião na qual cremos. É preciso que toda a teoria religiosa da qual nos orgulhamos ser possuidores seja transformada em prática religiosa. E se isto não acontecer em nossa vida como adventistas do sétimo dia, nossa religião ficará somente no terreno das boas intenções, somente na teoria da verdade, negando-lhe, entretanto, a prática cotidiana dessa verdade que nos é, aparentemente, tão preciosa.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, 18 de dezembro.

 

RESTAURANDO OS CAÍDOS

 

Leitura bíblica do dia: Gálatas 6:1. Mateus 18:15 a 17.

 

"Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado." Gálatas 6:1.

 

Seis pastores adventistas se achavam trancados em uma sala interna de uma determinada Associação no Brasil, visando discutir como proceder em relação a um pastor distrital que havia agido, segundo eles, de maneira faltosa. Estavam ali o pastor presidente da Associação, o Secretário, o Ministerial, o pastor presidente da União e o Departamental de Mordomia da União, além do pastor distrital que estava sendo julgado. Este pastor distrital havia escrito uma carta ao pastor presidente da Associação, pedindo-lhe perdão e desculpa pelo erro cometido, e se colocando a sua disposição para reparar o erro, pois não gostaria de ser retirado do ministério pastoral. Irado e furioso, o presidente da Associação balançava a carta do pastor distrital, e dizia a todos os presentes: "Vejam essa carta [e lia trechos da carta], não acredito em nada do que tu estás dizendo aqui, pastor. Tu estás somente tentando escapar de tua punição." O Departamental de Mordomia da União pediu a palavra, e disse: "Creio que o caso desse pastor é simples de ser resolvido. Já vi questões piores e mais difíceis serem solucionadas entre nós, quando há boa vontade." O presidente da Associação ficou irado com a colocação do Departamental da União, e lhe disse palavras bem grosseiras. Por causa de tais palavras, o Departamental da União pediu licença e se retirou da reunião pastoral. Dando prosseguimento a sua ira, o presidente da Associação decidiu sozinho que iria demitir do ministério o pastor que lhe pedira perdão. E assim o fez.

 

Aquele pastor presidente de Associação sabia tudo sobre a doutrina da Igreja Adventista do Sétimo Dia, pois realizava até séries de conferencia. Mas ele nada sabia sobre a prática da verdadeira religião cristã. Ele não seguia os passos de Jesus, de quem ele dizia ser servo, pois Jesus ensinou que quando alguém nos pede perdão, devemos dar esse perdão pedido, sem julgamentos prévios precipitados, pois não somos juízes de nosso próximo. A Deus cabe o julgamento, se o pedido de perdão foi sincero, ou não. Aquele pastor presidente continua presidente, mesmo sem saber perdoar e praticar a religião da qual esnoba conhecimento teórico. E assim se multiplicam os casos em nossa igreja, envolvendo todos os membros.

 

Irmãos, procuremos viver a religião que pregamos, para não nos tornarmos cristãos desacreditados, sem relação com a prática religiosa. Teoria religiosa não salva ninguém.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 19 de dezembro.

 

CUIDADO COM A TENTAÇÃO

 

Leitura bíblica do dia: II Samuel 11 e 12. I Coríntios 10:12. Mateus 26:34. II Samuel 12:1 a 7.

 

Tentação não é pecado. Jesus foi tentado em todos os sentidos (Hebreus 4:14 a 16), mas nunca aceitou pecar. A tentação se torna, ou se transforma em, pecado quando a pessoa tentada começa a aceitar a tentação como sendo um caminho possível para sua vida neste mundo. O ato de aceitar a tentação, de fazer uma parceria com Satanás, seguindo um caminho sugerido pelo de Diabo, significa pecar contra si mesmo e contra Deus. Pecado é um ato de aceitação, de tomar o pecado como um modo viável de ser e viver, como uma solução possível para os problemas da vida. Sendo o Diabo quem é, insidioso, persistente e mestre na arte de seduzir, é fácil para ele levar um ser humano pecador a cometer pecado. E toda vez que pecamos nos tornamos parceiros do Diabo, pois com ele (ou a ele) nos associamos em um projeto alternativo para nossa vida. Deixamos de lado o projeto de Deus (ou propósito de Deus) para nossa vida, e aceitamos viver e agir segundo o projeto do Diabo. Quando isto ocorre, negamos a Deus o Seu senhorio sobre nós, e escolhemos o Diabo como nosso novo senhor. Por isso, como cristãos que somos, devemos ter muito cuidado com as tentações que o Diabo lança sutilmente (e nem sempre de forma sutil) sobre nós. Tiago afirma: "Cada um é tentado pela sua própria cobiça [desejo], quando esta o atrai e seduz." Tiago 1:14. Então ele aconselha aos crentes: "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós." Tiago 4:7. A tentação vem de Satanás. Mas cabe a cada crente resistir a essa tentação, no poder do Espírito, e dizer "não" ao Pecado. Se não fizer isto, certamente vai pecar e desobedecer a Deus.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 20 de dezembro.

 

LEVANDO OS FARDOS DOS OUTROS

 

Leitura bíblica do dia: Gálatas 6:2 a 5. Romanos 15:1. Mateus 7:12.

 

Eis aí um desafio para o crente!

 

De maneira geral, nós temos preguiça e enfado de levar até mesmos nossos próprios fardos; temos ojeriza de levar nossa cruz. O fato real é que ninguém gosta de sofrer. Somente pessoas loucas e masoquistas gostam de impor sofrimentos a si mesmas. No entanto, a vida nos coloca diante do sofrimento. Vivendo neste mundo, é praticamente impossível a um cristão viver cem por cento livre de algum tipo de sofrimento ou enfado. Cada pessoa tem seus próprios fardos para carregar pela vida a fora. Doenças, perdas familiares, separações, pobreza, violência externa e interna, desajuste familiar, perseguições, humilhações, luta pelo emprego, fracassos pessoais, erros pessoais e de terceiros, desprezo de familiares ou de terceiros, e muitas outras coisas más e negativas que tornam a vida humana um fardo difícil de ser carregado. Além de nossos próprios erros e fracassos, temos de conviver e lidar com pessoas más, pessoas violentas, pessoas traidoras, arrogantes, zombeteiras, enganadoras, traidoras, etc. Se não nos apegarmos a Deus, pela fé, aceitando Sua Graça benfazeja e redentiva, além de restauradora, certamente cairemos prostrados em um profundo estado de depressão e negativismo.

 

O elemento fundamental para o crente é o AMOR:  Amar a Deus sobre todas as coisas, e amar ao próximo como a si mesmo. Ninguém jamais criou uma fórmula melhor e superior a esta, para se tornar vencedor em um mundo que atrai todas as coisas e pessoas para baixo. Somente o AMOR em sua dimensão correta nos põe para cima, eleva-nos para junto de Deus, e nos faz semelhantes a Jesus, nos capacitando a amar as pessoas não amáveis, e nos dando poder para ajudá-los a carregar seus pesados fardos. Leia Mateus 11:28 a 30. Faça de Jesus seu paradigma de uma vida de serviço ao próximo, servindo a Deus e aos homens com alegria.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 21 de dezembro.

 

A LEI DE CRISTO

 

Leitura bíblica do dia: Gálatas 6:2 a 5. Gálatas 5:14. 6:2. João 13:34.

Mateus 22:34 a 40.

 

Paulo escreveu: "O amor não pratica o mal contra o próximo. De sorte que o cumprimento da Lei é o amor."  Romanos 13:10.

 

Esta é uma lei para a vida de toda pessoa. É um princípio bíblico, divino, que não deve ser esquecido nem negligenciado pelos cristãos adventistas do sétimo dia.

 

Vivendo já por quase cinquenta anos como adventista do sétimo dia, posso testemunhar do apego de nossos irmãos à Lei de Deus. Eles amam a Lei, falam na Lei, pregam sobre a Lei e compõem belos hinos sobre a Lei. Mas não tenho visto o mesmo em relação ao AMOR entre nós. Na nossa prática religiosa, o AMOR não tem sido tão evidenciado entre nós. Entre nossos pastores, anciãos e detentores de cargos na igreja, o AMOR nem sempre tem sido o elemento motivador das ações. Há muita pregação bonita de nossos pastores e anciãos sobre o amor, mas essas pregações bonitas nem sempre se transformam em ações bonitas em favor até mesmo dos irmãos na fé. Faz-se necessário transformar em ação prática as belas palavras de amor que são destacadas nos sermões. A história real que narrei no início deste comentário, envolvendo um grupo de destacados pastores nossos, revela o quão ausente anda o AMOR de nossa prática religiosa. E cada pastor, e cada membro, pode relatar algo a respeito da falta da prática do amor entre nós, povo que tanto evidencia a Lei. Nosso erro reside no fato de não entendermos que o mais excelente cumprimento da Lei de Deus é praticar a arte de amar, a Deus e a nossos semelhantes. Sem isso, ficamos falando num vazio, pregando no vácuo, pregando a pessoas a quem não amamos, somente para o cumprimento legalista de mandamentos contratuais. Israel fez assim e se complicou diante de Deus e diante das nações ao redor. Caímos no mesmo perigo hoje.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 22 e 23 de dezembro.

 

SEMEAR E COLHER

 

Leitura bíblica do dia:  Gálatas 6:6 a 10. Atos 5:1 a 5. Lucas 22:3. Daniel 1:8. Mateus 4:1.

 

"Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne, da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito, do Espírito colherá vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé." Gálatas 6:7 a 10.

 

A lei da SEMEADURA e da COLHEIRA é uma lei que funciona na e para a vida de qualquer pessoa, seja crente ou não crente. Diz o provérbio popular: "Quem semeia ventos colhe tempestades". Sua vida neste mundo é o resultado de tudo aquilo que você semeia, diante de Deus e diante dos homens. Se você é educado e gentil com as pessoas, em casa e fora de casa, certamente colherá os benéficos frutos desse modo correto de agir. Mas se, pelo contrário, você é arrogante, violento e dominador, em casa ou fora de casa, certamente receberá em troca atitudes de grosseria e violência. E Deus deixa você provar do próprio veneno que destila conta seu próximo. Deus deixa você viver para experimentar em sua própria vida aquilo que você faz aos outros. Portanto, se você quer que as outras pessoas, dentro ou fora da igreja, tratem você bem, procure tratar bem e educadamente a todos os demais. Este é o chamado EFEITO BUMERANGUE.

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

Diretor do Site Missionário www.averdaderevelada.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário