domingo, 20 de novembro de 2011

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 9



LIÇÃO  9

 

O APELO PASTORAL DE PAULO

 

Verso para memorizar: "Eu lhes suplico, irmãos, que se tornem como eu, pois eu me tornei como vocês. Em nada vocês me ofenderam." Gálatas 4:12, NVI.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Gálatas 4:12 a 20; I Coríntios 11:1; Filipenses 3:17; I Coríntios 9:19 a 23; II Coríntios 4:7 a 12.

 

INTRODUÇÃO

 

Paulo foi um excelente pastor de Igreja. Ele evangelizou multidões em muitas regiões conhecidas de seu tempo, tanto na Ásia Menor (região da atual Turquia) como também em partes da Europa. Milhares de judeus e gentios se tornaram discípulos de Jesus através de suas pregações. Em cada cidade onde ele evangelizava e pessoas se convertiam, Paulo fundava ali uma nova comunidade de cristãos. Ele estabelecia uma liderança mínima possível, a qual iria dirigir a Igreja local recém-fundada. Paulo foi um evangelista plantador de igrejas. Mas Paulo era mais do que isto. Ele era excelente teólogo e dedicado pastor. Estava continuamente preocupado com os crentes. Queria sempre receber notícia deles. Operava, por meio de cartas, visando motivá-los a permanecerem firmes na fé em Jesus. Viajava centenas de quilômetros através de oceanos bravios e de estradas desertas, para visitar os irmãos em Cristo, e para abrir novas comunidades cristãs em lugares onde ninguém havia chegado ainda com a mensagem da salvação somente em Jesus.

Por meio da leitura das cartas paulinas, descobrimos que duas regiões ou cidades por ele evangelizadas lhe deram maiores preocupações: (1) Corinto, por haver ali muitas facções e divisões entre os irmãos, e pela promiscuidade sexual que ameaçava os membros da igreja local; e (2) a região frígio-gálata, onde mestres judaizantes operavam ativamente no sentido de desviar da fé bíblica, evangélica, os gentios dali convertidos ao Cristianismo. Isto motivou uma forte reação do Apóstolo e pastor Paulo, pois as Cartas aos Gálatas e aos Coríntios são as duas cartas paulinas nas quais ele faz uso de linguagem mais forte, ao repreender as condutas erradas presentes nessas duas comunidades de cristãos.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 20 de novembro.

 

O CORAÇÃO DE PAULO

 

Leitura bíblica do dia: Gálatas 4:12 a 20.

 

"É bom ser sempre zeloso pelo bem, e não apenas quando estou presente convosco, meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós. Pudera eu estar presente, agora, convosco e falar-vos em outro tom de voz; porque me vejo perplexo a vosso respeito." Gálatas 4:18 a 20.

 

Paulo abre seu coração aos irmãos da Galácia. Depois de os repreender severamente por sua pusilanimidade, por facilmente se deixarem enganar pelos mestres judaizantes, Paulo limpa as feridas emocionais fazendo uso de palavras agradáveis, expressando as razões que o levaram a falar de forma até certo ponto grosseira com eles. Paulo se considera o "pai espiritual" deles. Fora ele, Paulo, quem primeiro lhes pregara o EVANGELHO da salvação somente em Jesus. Eles foram gerados espiritualmente pela pregação de Paulo. Nasceram para o Reino de Deus através da pregação de Paulo. E este apóstolo tinha ciúmes deles, tinha zelo por eles. Ficara por algum tempo bravo por haver alguns deles abandonado a Justificação e Salvação somente pela fé em Jesus, para se bandearem para as ideias da Justificação pelas obras da Lei, mensagem pregada pelos mestres judaizantes, legalistas. Agora, mais calmo, Paulo volta a lhes falar de forma agradável, insistindo em que os amava muito, e tudo faria para vê-los salvos pela fé em Jesus. Paulo estava oferecendo aos pastores e líderes de igreja de seu tempo, e de todos os tempos, qual é a maneira correta de lidar com o rebanho do Senhor, a Igreja do Deus vivo. E farão um grande bem à Igreja, hoje, pastores e anciãos que decidam imitar o exemplo de ação pastoral oferecida por Paulo.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 21 de novembro.

 

O DESAFIO DA TRANSFORMAÇÃO

 

Leitura bíblica do dia: Gl 4:12; I Cor. 11:1; Filipenses 3:17; II Tessalonicenses 3:7 a 9; Atos 26:28 E 29.

 

"Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo" I Coríntios 11:1.

 

Somente uma pessoa de elevada estatura moral e espiritual, como foi o Apóstolo Paulo, poderia fazer declaração semelhante a esta. E quando estudamos a vida de Paulo como Apóstolo e servo de Deus, verificamos que ele viveu o que pregava. Paulo foi um mestre teórico-prático do Evangelho. Coisa muito diferente do que vemos hoje na maioria dos chamados líderes cristãos, do Brasil e do mundo, os quais parece seguirem a filosofia do "faça o que eu digo MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO".

 

Aos cristãos de Tessalônica, Paulo escreveu: "Pois vós mesmos estais cientes do modo por que vos convém imitar-nos, visto que nunca nos portamos desordenadamente entre vós, nem jamais comemos pão à custa de outrem; pelo contrário, em labor e fadiga, de noite e de dia, trabalhamos, a fim de não sermos pesados a nenhum de vós. Não porque não tivéssemos esse direito, mas por termos em vista oferecer-vos exemplo em nós mesmos, para nos imitardes." II Tessalonicenses 3:7 a 9. Este era Paulo. Quem, dos líderes cristãos de hoje, tem coragem de lhe imitar o exemplo?  Fica, aí, o desafio! Quem se habilita?

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 22 de novembro.

 

EU ME TORNEI COMO VOCÊS

 

Leitura bíblica do dia: Gálatas 4:12; I Cor. 9:19 a 23; Atos 17:16 a 34; I Cor. 8:8 a 13; Gálatas 2:11 a 14.

 

"Porque sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível. Procedi para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus; para os que vivem sob o regime da Lei, como se eu mesmo assim vivesse, para ganhar os que vivem debaixo da Lei, embora não esteja eu debaixo da Lei. Aos sem Lei, como se eu mesmo o fosse, não estando [eu] sem Lei para com [ou diante de] Deus, mas [estando eu] debaixo da Lei de Cristo [debaixo do senhorio de Cristo], para ganhar os que vivem fora do regime da Lei. Fiz-me fraco para com  os fracos, com o fim de ganhar os fracos; fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns. Tudo faço por causa do Evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele." I Coríntios 9:19 a 23, interpolações nossas.

 

Isto se chama INTELIGÊNCIA EMOCIONAL do evangelista. Ele se nivelava àqueles a quem queria ganhar para Jesus, a fim de os elevar ao nível dos princípios e valores cristãos. Paulo, como evangelista e líder, não se fechava nem se ilhava em uma redoma, usando o chavão "EU" e "ELES".  Foi dessa divisão das pessoas em categorias isoladas, atomísticas, que se formou a divisão dos crentes em "CLERO" e "LEIGOS". Os do CLERO eram de uma categoria distinta, especial e iluminada. Os do POVO (do grego, laos) eram ignorantes, sem iluminação, desconhecedores de certos "mistérios" relativos ao Evangelho ou à Salvação, o que faz deles, na cosmovisão deles mesmos, uma categoria à parte, privilegiada. No entanto, essa cosmovisão elitista, atomística e não bíblica prevaleceu na Igreja Católica Romana Medieval, e está ainda presente em muitos corpos ministeriais de muitas igrejas evangélico-protestantes. Paulo rejeitou essa perversa divisão, pois ele defendia a ideia de UM SÓ MINISTÉRIO PARA TODOS OS CRENTES, quer sejam obreiros assalariados e de tempo integral, quer sejam obreiros voluntários, não assalariados:  "De sorte que somos [todos nós, os crentes em Cristo] EMBAIXADORES EM NOME DE CRISTO, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus." II Coríntios 5:20, grifos e interpolações nossos. Paulo viva no meio do povo, e era povo junto com eles.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 23 de novembro.

 

NAQUELE TEMPO E AGORA

 

Leitura bíblica do dia: Gálatas 4:13. Romanos 8:28. II Coríntios 4:7 a 12. II Coríntios 12:7 a 10.

 

"E vós sabeis que vos preguei o Evangelho a primeira vez por causa de uma enfermidade física. E, posto que a minha enfermidade na carne vos foi uma tentação, contudo não me revelastes desprezo nem desgosto. Antes, me recebestes como anjo [mensageiro] de Deus, como o próprio Cristo Jesus. ...Pois dou-vos testemunho de que, so possível fora, teríeis arrancado os próprios olhos para mos dar." Gálatas 4:13, 14 e 15, segunda parte.

 

Por tudo que o texto acima afirma, é claro que Paulo sofria seriamente da vista. É possível que ele fosse portador de catarata ou glaucoma, doenças ainda não devidamente diagnosticadas em seu tempo. Também é possível que a cegueira temporária que lhe foi causada na estrada para Damasco (leia Atos 9), no dia de sua conversão do judaísmo ao Cristianismo, de forma traumática, e que foi curada alguns dias depois, tenha lhe deixado seqüelas, uma espécie de "espinho na carne", ou deficiência física na visão, para que ele jamais se esquecesse do seu passado, para não se ensoberbecer no futuro. Paulo faz novas considerações sobre isto em II Coríntios 12:7 a 10.

 

Conheci, em minha infância e adolescência, um servo de Deus, na IASD, que passou por experiência semelhante. Ele se converteu em meio a uma enfermidade (sífilis alojada na espinha) que o deixou sobre uma cadeira de rodas. Esse homem foi meu instrutor na classe batismal, e meu conselheiro espiritual por muitos anos. Ele era um ancião de igreja, firme, zeloso, dedicado. Ele era retirado de sua cadeira de rodas e era levado ao púlpito para pregar. Certa vez eu lhe perguntei: "Irmão Avelino, o que o senhor sente em relação às dores físicas quando está em fé, ao púlpito?" Sua resposta foi: "Eu sinto como se minhas carnes estivessem sendo rasgadas de alto a baixo por um prego afiado. Sinto dores horríveis, lancinantes." Anos depois, tornei-me gerente de uma gráfica, e o irmão Avelino era o empacotador da gráfica. Ele trabalhava sentado no chão, e fazia os melhores pacotes que alguém pode fazer." Tudo o que ele fazia era bem feito, com zelo e capricho. As Semanas de Oração que ele realizava em nossa pequena igreja de Garanhuns, no interior de Pernambuco, e em dezenas de igrejas pelo interior do Nordeste, eram sempre as melhores, repletas de efeitos especiais, todos saídos da fértil e útil mente do irmão Avelino. Na adolescência, eu havia por várias vezes empurrado sua cadeira de rodas de sua casa até à igreja, numa distância de quatro quilômetros. Anos mais tarde, deixei a gráfica, e fui estudar Teologia. Formei-me, assumi meu primeiro distrito pastoral em Casa Amarela, região norte do Recife, e logo escrevi uma carta para meu conselheiro espiritual, o irmão Avelino, para que ele me ensinasse a ser um bom pastor. Ele me respondeu, aconselhando-me: "Se você conseguir unir HUMILDADE COM AUTORIDADE, então você será um bom pastor". Sábias palavras. Cinco anos depois de iniciar-me no ministério pastoral, fui designado pastor da igreja na qual o irmão Avelino era ancião. Desde o tempo em que o conheci, em 1963, e empurrei sua cadeira de rodas, até quando fui seu pastor, em 1984, vinte e um ano se passaram. O irmão José Avelino de Souza continuava vivo, continuava ancião e conselheiro espiritual da igreja e dos pastores. Mais uma vez precisei de sua liderança, agora como seu pastor dele. Em todo esse tempo, o irmão Avelino serviu a Deus e à Igreja de maneira fervorosa, zelosa e dedicada. Em meio a dores, angústias, sofrimentos e pobreza. Mas nunca perdeu a fé em Jesus. Nunca blasfemou de Deus. Nunca perdeu a esperança da breve volta de Jesus.

 

Naquele tempo, Paulo é um exemplo para nós todos. Nos tempos atuais, José Avelino de Souza foi meu modelo de cristão e de líder. Qual é o seu modelo de líder ontem e hoje? Que tipo de líder você foi ontem? E que tipo de líder deseja ser a partir de agora?  Pense bem no que vai responder.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 24 e 25 de novembro.

 

FALANDO A VERDADE

 

Leitura bíblica do dia:  Gálatas 4:16; João 3:19; Mateus 26:64 e 65; Jeremias 36:17 a 23.

 

"Tornei-me, porventura, vosso inimigo, por vos dizer a verdade?" Gálatas 4:16.

 

"E conhecereis a VERDADE e a VERDADE vos libertará." João 8:32.

 

"Todo aquele que é da VERDADE ouve a minha voz." João 18:37.

 

"...E não se achou MENTIRA na sua boca; não têm mácula." Apocalipse 14:5.

 

"Para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na Igreja do Deus vivo, COLUNA E BALUARTE DA VERDADE." I Timóteo 3:15.

 

"O julgamento é este: que a Luz [Jesus] veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas [o pecado, o diabo] do que a Luz; porque as suas obras eram más." João 3:19, interpolações nossas.

 

A IGREJA de Deus na Terra, nós, os crentes em Jesus, salvos pela Graça de Deus e justificados pela fé em Jesus, temos um compromisso firme com a VERDADE. A IGREJA do Deus vivo, afirma Paulo, tem de ser "COLUNA E BALUARTE DA VERDADE". Ou seja, é a IGREJA DO DEUS VIVO que sustenta a VERDADE diante dos homens. E se a Igreja falhar nessa obra, não é mais a "Igreja do Deus vivo".

 

Tendo em vista essas declarações da Bíblia, qual é seu atual compromisso e comprometimento com a VERDADE? Você é um crente que ama a verdade? Ou é um crente que tem medo da verdade? Se você é um líder da Igreja, pastor, ancião, ou outro tipo de liderança, como você lida com a VERDADE em momentos decisivos? Quando alguém o procura à espera de uma correta decisão sua, você SEMPRE LHE FALA A VERDADE? Ou você costuma usar meias-verdades, ou a mentira completa? Como você costuma agir? Qual é o fundamento de sua ação como líder da Igreja: a mentira ou a verdade? As pessoas que são lideradas por você sabem que você é um líder totalmente comprometido com a VERDADE? Ou você é para eles um líder escorregadio, que manipula as coisas, fazendo com que a mentira pareça verdade? Como seus liderados vêem você? Sua liderança é contestada ou bem aceita? Seus liderados acreditam no que você lhes diz? Não se esqueça de que você é LÍDER na "IGREJA DO DEUS VIVO", a qual é, diante do mundo em geral, "COLUNA E BALUARTE [SUSTENTÁCULO] DA VERDADE". Você acha que com suas mentiras administrativas merece continuar ainda sendo dirigente da Igreja de Deus? Não se esqueça jamais de que DEUS JULGARÁ VOCÊ! Será você aprovado por Deus como líder? Será você aprovado no Juízo Celeste? Pense nisso, antes de mentir aos liderados, ou a outras pessoas fora de sua liderança.

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

Diretor do site www.averdaderevelada.com.br 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário