segunda-feira, 24 de outubro de 2011

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 5

 

LIÇÃO 5

 

  E O ANTIGO TESTAMENTO

 

Verso para memorizar:  "Cristo nos resgatou da maldição da Lei, fazendo-se Ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro)"  Gálatas 3:13.

 

LEITURAS BÍBLICAS  DA SEMANA: Deuteronômio  21:22 e 23; Gálatas 3:1 a 14; Romanos 1:2 e 4:3; Gênesis 15:6; 12:1 a 3; Êxodo 17:11; II Coríntios 5:21.

 

INTRODUÇÃO

 

Muitas pessoas pensam que Deus salvou os crentes do Antigo Testamento mediante a guarda da Lei, e salva os crentes do Novo Testamento mediante a Salvação em Jesus. No entanto, a leitura de Hebreus 11 desmente essa maneira de pensar.  Todos os heróis da fé, citados em Hebreus 11, é dito deles que viveram pela fé no Senhor. De Abraão, a Bíblia afirma já em Gênesis 15:6: "Abraão CREU EM DEUS, e isto lhe foi imputado [creditado] como justiça", interpolação e grifo nossos. 

 

Está escrito na Lei de Moisés: "Se alguém houver pecado, passível de pena de morte, e tiver sido morto, e o pendurares num madeiro, o seu cadáver não permanecerá no madeiro durante a noite, mas certamente o enterrarás no mesmo dia.  Porquanto o que for pendurado no madeiro É MALDITO DE DEUS; assim não contaminarás a terra que o Senhor teu Deus te dá em herança." Deuteronômio 21:22 e 23, grifo nosso.

 

Este texto da Lei de Moisés ajudava ainda mais os judeus a rejeitarem a Jesus como sendo o "Ungido" de Deus, o Messias, pois Sua morte na cruz O fazia um "maldito de Deus", conforme a Lei. E para um povo legalista como era o povo judeu, o que a Lei dizia era mais importante do que tudo o que Jesus pregava. Eles não conseguiam compreender como Jesus de Nazaré poderia ser, ao mesmo tempo, o "UNGIDO" de Deus (o Messias) e o "Maldito de Deus". Essa aparente incoerência servia de pedra de tropeço para os mestres em Israel.

 

A Lição desta semana vai tratar da Salvação pela fé, no Antigo Testamento. Fique atento.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 23 de outubro.

 

OS INSENSATOS GÁLATAS

Leitura bíblica do dia: Gálatas 3:1 a 5.

 

Quando Paulo soube que muitos cristãos da Galácia, pessoas a quem ele pregara o Evangelho da Salvação pela Graça de Deus, mediante a fé em Jesus, estavam se deixando convencer, pelos mestres judaizantes, de que precisavam se circuncidar para serem povo de Deus, ficou deveras irritados. Sua frase veemente: "Ó gálatas insensatos...!" pode significar: "Ó Gálatas estúpidos...!"  Eles foram ensinados na Verdade de que a Justificação e a Salvação do homem são dádivas gratuitas de Deus, e que somente podem ser recebidas mediante a fé em Jesus Cristo, e nunca mediante as obras da Lei, isto é, mediante obras religiosas. Agora, com a ausência de Paulo, eles se deixavam enganar pelos mestres judaizantes. Por que eles agiam assim, se foram tão bem instruídos na Verdade?

 

O fato se repete ainda hoje em nossa igreja. Eu fiquei sabendo de um pastor adventista do Nordeste que, agora, está seguindo o espiritismo. Li em uma de nossas mais destacadas revistas semanais que um certo pastor evangélico do Rio de Janeiro se tornou pai-de-santo, e segue o candomblé.  Por que essas pessoas agem de maneira tão estúpida, como se nunca tivessem conhecido os ensinos da Bíblia? Coração humano é muito enganoso. Cuidado, irmão, para que a heresia e o erro não se aposse de sua alma e o leve à perdição, depois de ter participado do conhecimento da Verdade vinda de Deus.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 24 de outubro.

 

FUNDAMENTADO NAS ESCRITURAS

 

Leitura bíblica do dia: Gálatas 3:6 a 14; Romanos 1:2; 4:3; 9:17.

 

Paulo inicia seu arrazoado aos gálatas citando o exemplo de ABRAÃO, o qual era "pai", segundo a carne, de todos os israelitas; e era também "pai" espiritual de todos os que tinham fé em Deus, uma fé semelhante à de Abraão (Gênesis 15:6; Romanos 4). Na Carta aos Romanos, Paulo faz aos judeus algumas perguntas sobre Abraão, tendo por base o que as Escrituras antigas do Velho Testamento afirmam (leia Gênesis 12 a 22): "Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?" Rm 4:1. Então ele cita Gênesis 15:6: "Abraão creu em Deus, e isto lhe foi imputado para justiça" Rm 4:3. Então ele continua com suas perguntas aos judeus: "Como, pois, lhe foi [a justiça de Deus] atribuída? Estando ele já circuncidado ou ainda incircunciso?" E conclui: "Não no regime da circuncisão, e, sim, quando incircunciso. E recebeu o sinal [ou selo de confirmação da aliança feita com Deus] da circuncisão como selo da justiça pela fé que teve quando ainda [era] incircunciso, para vir a ser o pai de todos os que creem, embora não circuncidados [os gentios crentes], a fim de que lhes fosse imputada a justiça. E pai da circuncisão [os judeus], isto é, daqueles que não são apenas circuncisos [na carne], mas também andam nas pisadas da fé [no caminho da fé; na teologia da salvação pela fé] que teve Abraão, nosso pai, antes de ser circuncidado." Rm 4:10 a 12, com interpolações e comentários nossos.

 

Paulo estava dizendo aos gálatas, e também aos mestres judaizantes, com muitas provas tiradas das Escrituras do Antigo Testamento, que Abraão, o pai étnico, racial, carnal, do povo de Israel, foi JUSTIFICADO PELA FÉ EM DEUS, pois confiou plena e totalmente em Deus e em Sua Justiça perfeita. Essa mesma fé que justificou e salvou o pai Abraão no passado, justifica e salva os judeus, povo circuncidado, e os gentios, povos não circuncidados. Pois quando Deus IMPUTOU justiça a Abraão devido ao fato de ele ter tido fé em IAVÉ e nas promessas feitas por IAVÉ, ele era um homem não circuncidado. A circuncisão lhe veio posteriormente à fé, como um selo de confirmação de que Abraão aceitara entrar em Aliança de Pertencimento com IAVÉ. Assim também hoje: É necessário, em primeiro lugar, CRER EM JESUS, e depois disto ser BATIZADO, pois, para os cristãos, o BATISMO nas águas é um SELO, uma confirmação pública e visível, de que aquela pessoa escolheu CRER EM JESUS, aceitando-O como Salvador pessoal. Na Teologia do Novo Testamento, o BATISMO ficou em lugar da CIRCUNCISÃO do Antigo Testamento. Ambos deveriam ser precedidos pela fé no Deus da promessa. Assim ensinam as Escrituras Sagradas.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 25 de outubro.

 

CONSIDERADO JUSTO

 

Leitura bíblica do dia:  Gálatas 3:6 a 14.

 

Existe uma diferença entre as expressões: (1) CONSIDERADO JUSTO;  e (2) FEITO JUSTO.  Essas duas declarações foram motivo de muita discussão religiosa entre Lutero e seus associados, e os teólogos e doutores da Igreja Católica Romana Medieval.  SER JUSTIFICADO diante da Lei é uma coisa. SER JUSTO diante da Lei é outra coisa.

 

JUSTIFICAR é um verbo.  Quem pratica a ação de JUSTIFICAR o pecador é Deus. Mesmo depois de JUSTIFICAR o pecador, Deus sabe que o mesmo não é JUSTO em si mesmo. Deus não o fez justo, quando o declarou justo. Deus não INFUNDIU no pecador crente em Jesus uma determinada quantidade de justiça, como alguém injeta uma certa quantidade de medicamento na veia de alguém. A JUSTIFICAÇÃO que Deus concede aos pecadores que creem em Jesus é por IMPUTAÇÃO e não por INFUSÃO. Deus sabe que aquele pecador salvo continua sendo um pecador em essência, e vai ter de lutar contra o Pecado que nele habita, em sua natureza pecaminosa. A JUSTIÇA que justifica o pecador que crê em Jesus está sempre fora do homem; está em JESUS CRISTO, o Homem Perfeito. E o pecador crente em Jesus precisa, diariamente, voltar seu olhar de fé para Jesus, e, pela fé, tomar posse diária dessa JUSTIÇA PERFEITA que continua sendo ontologicamente de Jesus. Portanto, JUSTIFICAR não significa fazer o pecador justo, por ele ter crido em Jesus; mas declará-lo JUSTO POR IMPUTAÇÃO (Deus credita justiça ao pecador crente, na contabilidade do Céu). Todos os pecadores que creem em Jesus são aceitos no Céu como JUSTOS POR IMPUTAÇÃO, não como ontológica e inerentemente justos.

 

Em II Coríntios 5:21 temos o mesmo processo de IMPUTAÇÃO, feito por Deus-Pai, agora em relação à pessoa de Jesus, o Filho de Deus. Leia com atenção o texto, e a explicação que daremos:

 

"Àquele que não conheceu pecado..." – Jesus não experimentou o pecado. Isto é, "não conheceu pecado" experimentalmente, embora soubesse intelectualmente o que era o Pecado.

 

"Ele [Deus-Pai] O fez pecado por nós..." – Deus-Pai declarou judicialmente o homem JESUS como pecador, por imputação. O Pecado do primeiro Adão Lhe foi imputado, e Ele foi declarado pecador. Ele não foi feito ontologicamente pecador, pois isto seria impossível, e seria um ato de injustiça da parte de Deus. JUSTIÇA significa declarar CULPADO o verdadeiro culpado; e declarar INOCENTE o verdadeiro inocente. Agir diferente disso seria injustiça consumada. Pecado não se transfere. "A alma que pecar, essa morrerá" Ezequiel 18:4. Jesus só foi entregue para morrer porque aceitou voluntariamente receber sobre Si a PENALIDADE que o Pecado humano merecia. Jesus foi dado pelo Pai, e Ele mesmo Se deu, para ser, posto sobre a Cruz, uma OFERTA DIVINA DE EXPIAÇÃO pelo pecado do homem Adão, e de sua geração pecaminosa.  Em Si mesmo, Jesus continuou sendo, ontológica e inerentemente, O JUSTO, por excelência (leia I João 2:1 e 20.

 

"para que nEle fôssemos feitos Justiça de Deus..." – Deus fez JUSTIÇA, isto é, Deus puniu o Pecado cometido por Adão. Mas essa punição recaiu sobre ELE, sobre Jesus, o Segundo Adão; e não sobre o primeiro Adão, o verdadeiro culpado pelo pecado. Adão foi JUSTIFICADO, pois a JUSTIÇA foi feita na Cruz. "Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" Romanos 8:1.  Por causa disso, dessa IMPUTAÇÃO DE PECADO A JESUS, cumprindo o que a Lei e a Justiça exigia que fosse feito, Deus-Pai continua sendo "o JUSTO", e também Se torna "o JUSTIFICADOR" (distribuidor de justiça) daquele que tem fé em Jesus.

 

Assim como a JUSTIÇA DE DEUS foi IMPUTADA aos pecadores; também O PECADO DO HOMEM foi imputado a Jesus. Como conseqüência desse duplo ato de IMPUTAÇÃO, o homem pecador que crê em Jesus é por Deus declarado JUSTIFICADO de seus pecados; e o inocente e puro Jesus de Nazaré é declarado CONDENADO À MORTE. Ele trocou de lugar conosco.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 26 de outubro.

 

O EVANGELHO NO ANTIGO TESTAMENTO

 

Leitura bíblica do dia: Gênesis 3:15; Gênesis 12:1 a 3; Levítico 17:11; Salmos 32:1 a 5; II Samuel 12:1 a 13; Zacarias 3:1 a 4.

 

O primeiro anúncio do EVANGELHO DA SALVAÇÃO por meio de um SUBSTITUTO está relatado em Gênesis 3:15. Seria salvo todo pecador que tivesse fé no Deus que fez a promessa. Quem creu em Deus, se manteve firme em esperar o cumprimento da promessa de Gênesis 3:15. Os que não creram na promessa divina, buscaram caminhos alternativos para a salvação. E muitos foram os caminhos que eles inventaram, mas cada um deles os levava para mais longe de Deus, e para mais longe do paraíso. Todos eles buscaram salvação e vida através do HUMANISMO, que são tentativas humanas de alcançar uma solução para o problema do Pecado do homem. Mas a promessa divina registrada em Gênesis 3:15 afirmava que era DEUS quem iria executar a salvação do pecador. E esse pecador deveria viver e agir à luz da fé nessa promessa de Deus. "O justo pela fé viverá" Romanos 1:17. Foi assim durante todo o tempo, desde o Éden perdido até ao Calvário. Quem se salvou, salvou-se pela fé em IAVÉ, conforme a lista de Hebreus 11. Não existem DOIS CAMINHOS, ou DUAS ALTERNATIVAS de Salvação. Há somente uma, e esta segue o Plano Divino de Redenção por Substituição Legal. Foi assim no Antigo Testamento. É assim no período do Novo Testamento, e até o final do Tempo da Graça.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 27 e 28 de outubro.

 

RESGATADOS DA MALDIÇÃO

 

Leitura bíblica do dia: Gálatas 3:9 a 14. II Coríntios 5:21.

 

Pecado produz maldição e morte eterna. E "o salário do pecado é a morte" Romanos 6:23, primeira parte. Deus disse a Adão que seu pecado resultaria em morte (leia Gênesis 2:16 e 17). E a Bíblia afirma que "todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus" Rm 3:23. Como todos os humanos pecaram, e o pecado produz maldição e morte, todo o planeta Terra se tornou um planeta amaldiçoado, e amaldiçoadas se tornaram todas as pessoas que moram na Terra. Havia necessidade de RESGATE. Toda a humanidade necessitava de ser resgatada do Pecado e da Morte.

 

Quando Jesus veio morar na Terra, Deus feito homem, Ele já sabia que viera para um planeta amaldiçoado, onde Pecado e Morte reinavam absolutos. A Terra se tornara em um imenso campo de concentração dirigido pelo tirano Satanás, o anjo rebelado que fora expulso do Céu e jogado para a Terra (leia Apocalipse 12:7 a 9). Jesus veio travar na Terra uma guerra de vida ou morte com Satanás, visando resgatar de suas mãos malignas toda a raça humana, que Satanás escravizara. Por sua vez, Satanás usou toda a sua maligna técnica de engano, mentira e sedução para enganar a Jesus, e leva-lO a pecar, como fizera com o primeiro Adão (leia Mateus 4:1 a 11). Mas Jesus NUNCA ACEITOU PECAR CONTRA A LEI DE DEUS, nem aceitou SE SUBMETER AO COMANDO DE SATANÁS. Jesus viveu e morreu como um homem totalmente correto, puro, e senhor de Si mesmo. Ninguém conseguiu tirar de Jesus o foco na missão que Ele viera cumprir na Terra. Ele realizou na Terra tudo o que viera realizar, por mais doloroso que fosse o trabalho a ser executado. Leia Filipenses 2:5 a 11, e veja como Jesus Se humilhou, para poder ter o direito (pois o poder Ele já possuía) de exaltar os humanos pecadores, tirando-os do inferno e os colocando na glória. Paulo escreveu: "Ele nos libertou do IMPERIO DAS TREVAS, e nos transportou para O REINO DO FILHO DO SEU AMOR" Colossenses 1:13. Em Jesus, e pela fé, já fomos libertados do império das trevas, e já fomos, pela fé, exaltados e glorificados em Cristo Jesus, pois a presença do Cristo exaltado e vitorioso no Céu representa para todos nós, os que cremos nEle, a certeza e a garantia de que, dentro em breve estaremos com Ele em glória. Hoje, somos parte da família cósmica de Deus, pela fé; amanhã, quando Jesus vier, nos reuniremos a esta família cósmica no Céu, de forma real, concreta e visível. Fomos resgatados do inferno. Estamos sendo diariamente resgatados do inferno. Seremos em breve final e definitivamente resgatados do inferno. Jesus, nosso Grande Comandante, chamado de MIGUEL quando lutas as nossas lutas, já venceu Satanás, o Pecado e a Morte, e já garantiu para nós, os que nEle cremos, a vitória final. Amém!

 

Pastor Otoniel  Tavares de Carvalho

Diretor do Site Missionário: www.averdaderevelada.com.br 

 

 

COMENTÁRIO DA CARTA AOS GÁLATAS (verso-por-verso).

Você pode adquirir nosso Comentário da Carta aos Gálatas, com 220 páginas. Custa somente R$ 30,00, e o enviamos pelo Correio para todo o Brasil.  Peça pelo e-mail: otoniel.carvalho@hotmail.com 

Entre em contato conosco.

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário