domingo, 19 de junho de 2011

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 13

LIÇÃO  13

 

REVESTIDOS DE CRISTO

 

Verso par Memorizar: "Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências" Romanos 13:14. 

 

TEXTOS BÍBLICO PARA LEITURA SEMANAL: Gálatas 3:26 a 29; Rm 6:1 a 6; Colossenses 3:1 a 10; Efésios 4:22 a 24; I Coríntios 15:19 a 55; II Coríntios 5:1 a 4 e 17.

 

INTRODUÇÃO

 

Chegamos à última lição do segundo trimestre de 2011. Nesta lição, Jesus Cristo é mais uma vez destacado como personagem principal da História da Salvação. Como pessoas convertidas em discípulos de Jesus, somos instados e convidados a imergir nosso EU em Jesus Cristo, permitindo que Ele viva em nós, para que sejamos cristãos santificados e vitoriosos. O MUNDO, com toda a sua filosofia e cultura, tenta nos aculturar a um ensino e a um estilo de vida que nos distancia de Deus e do Céu. Satanás é o "príncipe deste mundo", e opera todos os seus poderes malignos para nos atrair de volta ao MUNDO e ao Pecado. O segredo de nosso êxito espiritual é PERMANECERMOS EM CRISTO, pela fé, vivendo o EVANGELHO ETERNO.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 19 de junho.

 

HERDEIROS CONFORME A PROMESSA

 

Leitura Bíblica do Dia: Romanos 6:1 a 6. Gálatas 3:26 a 29.

 

A fé em Jesus nos levou até ao BATISMO por imersão em águas, o qual tem um tríplice simbolismo: (1) Morte; (2) Sepultamento; (3) Ressurreição. Primeiro, nossa união com Cristo, pela fé, provocou a morte do "velho homem" escravizado ao pecado; segundo, quem morre precisa ser sepultado; o batismo nas águas representou o "sepultamento" do velho homem; em terceiro lugar, a "ressurreição" para uma nova vida está simbolizada no ato de sair das águas nas quais fomos imersos. Paulo declara: "Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas antigas passaram, eis tudo se fez novo" II Coríntios 5:17. Jesus disse a Nicodemos: "Importa-vos NASCER DE NOVO" (João 3:3).  Isto implica na morte do velho, para que o NOVO nasça. Não há o "novo nascimento", ou nascimento espiritual, se não acontecer antes a morte do "velho homem" viciado em pecar. Estas são realidades espirituais que obrigatoriamente têm de acontecer na vida de todo ser humano que deseja ser salvo e ir para o Céu quando Jesus vier.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 20 de junho.

 

NENHUMA PROVISÃO PARA A CARNE

 

Leitura Bíblica do Dia: Romanos 6:11 a 13. Romanos 13.

 

Em nosso viver aqui na Terra, todos nós fazemos uma espécie de POUPANÇA em relação ao futuro. Existem dois tipos de "poupança" que podem ser feitos. Paulo declara sobre a "poupança" espiritual que os ímpios e infiéis fazem para o futuro deles: "Segundo a tua dureza e coração impenitente [sem conversão, sem fé em Jesus, sem arrependimento], ACUMULAS CONTRA TI MESMO IRA PARA O DIA DA IRA e da revelação do justo juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento" Romanos 2:5-6, interpolações e grifos nossos. Esta é uma poupança maldita que os descrentes, injustos e infiéis fazem em relação ao seu próprio futuro. Quanto aos crentes, justos pela fé em Jesus e obedientes ao Evangelho Eterno, Paulo afirma que a "poupança" deles é "A VIDA ETERNA, aos que PERSEVERANDO [continuando em; permanecendo em, como em João 15:1 a 5] EM FAZER O BEM, procuram glória [dar glória a Deus], honra [louvor e honra a Deus] e incorruptibilidade [uma vida santificada, afastada da imoralidade e impureza moral]" Romanos 2:7, interpolações e grifos nossos.

 

A pessoa verdadeiramente crente, convertida em discípulo de Jesus, não faz provisões (planejamento, projetos) para a "carne", isto é, que alimentem a pecaminosidade da natureza carnal. Não planejam pecar mais e de maneira mais refinada e astuta. Não agem com malícia e maldade, fazendo planos para proceder de maneira pecaminosa. Pelo contrário, à medida em que o tempo passa, o crente faz planos e votos de se santificar mais ainda, "pois vem chegando o dia" da Segunda Vinda de Jesus, para nos buscar e levar para o Céu. Nosso olhar e esperança devem estar fixados no CÉU e não no MUNDO, dois "universos" completamente opostos entre si. Dois "universos" em conflito, em guerra.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 21 de junho.

 

DESPIR E VESTIR

 

Leitura Bíblica do Dia:  Romanos 13:11 a 14. Efésios 4:22 a 24.

 

"Deixemos, pois, as obras da trevas [deste mundo em trevas, que não segue a luz do Evangelho] e revistamo-nos das armas da luz [de obras iluminadas, obras aprovadas pelo Céu, os frutos do Espírito, conforme Gálatas 5:22 e 23: o amor, a fé, a esperança, a oração, a prática do bem, a renúncia ao pecado, etc.]" Romanos 13:12, com interpolações e comentários nossos.

 

"No sentido de que, quanto ao trato passado [ou em relação ao vosso passado como viciados em pecar], vos despojeis [vos livreis, como quem tira uma veste suja e dela se livra] do velho homem [do velho e pecaminoso estilo de vida que tínheis no passado], que se corrompe conforme as concupiscências [cobiças] do engano, e vos renoveis [nascer de novo, ser uma nova pessoa em procedimento e filosofia de vida] no espírito [ter uma mentalidade nova, um novo modo de pensar] do vosso entendimento; e vos revistais do novo homem [nascer de novo, ser um novo ser moral, espiritual, ético], criado segundo Deus [pelo Espírito de Deus, conforme "imagem e semelhança" de Deus], em justiça e retidão procedentes da verdade." Efésios 4:22 a 24, com interpolações e comentários nossos.

 

Jesus proclamou: "Não se põe remendo novo em vestidos velhos". O que Deus propõe fazer em nós não é um "remendo" espiritual, ético e moral. Jesus promete construir em nós uma "nova criatura", através de um "nascer de novo" (João 3:3). É um homem totalmente novo, completamente diferente do "velho homem", vendido à escravidão do pecado.

 

Não se deve ter apenas uma capa de cristão. Deve-se assumir a fé em Cristo com todo o compromisso ético, moral e espiritual que essa decisão exige. Ter apenas uma "capa" de cristão, vivendo um cristianismo superficial, de aparência, não conduz ninguém ao Céu. É enganar-se a si mesmo. Tem de se despir completamente do que é velho, sujo, podre, e se revestir do que é novo, limpo, bem cheiroso. Mudança total.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 22 de junho.

 

NUM PISCAR DE OLHOS

 

Leitura Bíblica do Dia: I Coríntios 15:19 a 55 (leia com atenção este texto).

 

Coisas maravilhosas e espantosas estão para acontecer a todos os que são de Jesus, salvos pela Graça, justificados pela fé. Paulo fala de uma transformação instantânea e total de nosso corpo físico, nosso todo psicossomático, no dia da Segunda Vinda de Jesus.

 

"Eis que vos digo um mistério [algo ainda não totalmente revelado, mas que está para acontecer]: Nem todos [nós] dormiremos [morreremos], mas transformados seremos todos [nós]; NUM MOMENTO, NUM ABRIR E FECHAR DE OLHOS [instantaneamente, com a velocidade da luz], ao ressoar [ao se ouvir o som] da última trombeta [da trombeta final, anunciando que o Rei Jesus está chegando à Terra]. A trombeta [ou as trombetas tocadas pelos anjos que acompanham Jesus] soará, os mortos [salvos em Jesus, e que morreram antes desse evento glorioso] ressuscitarão [esta será a primeira ressurreição] incorruptíveis [corpo perfeito, imortal], e nós [os salvos que não tiverem morrido até o dia da Segunda Vinda de Jesus] seremos transformados [nosso corpo mortal, corruptível, será mudado em corpo perfeito, incorruptível, semelhante ao dos salvos que ressuscitam nesse mesmo dia]. Porque é necessário que este corpo corruptível [nosso corpo de hoje] se revista [seja absorvido por] da incorruptibilidade [torne-se incorruptível], e que o corpo mortal [nosso corpo natural de hoje] se revista [seja absorvido por] da imortalidade. E quando [no tempo em que] este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então se cumprirá [uma antiga promessa divina em Ezequiel 37:11 a 14; leia também João 3:16] a palavra que está escrita: 'Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?" I Coríntios 15:51 a 55, com interpolações e comentários nossos.

 

Todos nós, crentes em Jesus, vivos ou mortos, aguardamos a chegada desse DIA especial, o dia da Segunda Vinda de Jesus, o ponto-limite de nossa esperança; nossa "bendita esperança" (Tito 2:13).

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 23 e 24 de junho.

 

NOSSA HABITAÇÃO CELESTIAL

 

Leitura Bíblica do Dia: II Coríntios 5:1 a 4.

 

Dentro em breve, todos os eventos mencionados acima, conforme I Coríntios 15:19 a 55 irão acontecer. Nossos olhos espirituais estão fixados nesses eventos escatológicos e gloriosos. Será a glória para todos os crentes, quer do tempo que antecedeu a Cruz, quer dos tempos posteriores à Cruz de Cristo. Será a reunião de todo o POVO DE DEUS, salvo pela Graça, justificado pela fé em Jesus. Será a reunião dos redimidos, de todos os tempos e lugares, parte da IGREJA CÓSMICA de Deus, a qual subirá para o Céu, para conhecer e conviver com a IGREJA CÓSMICA de Deus, que já se encontra no Céu, conforme Hebreus 12:22 a 24. Uma só FAMÍLIA de Deus, reunida em um só lugar, não mais separada pelo tempo e pelas distâncias geográficas, nem pelas confusões e misturas étnicas e sociais.

 

Nosso CORPO ESPIRITUAL será perfeito, incorruptível, completo. A MORTE já não mais existirá. Não haverá doenças. Não haverá separações de familiares. O Pecado já não existirá (leia Apocalipse 21:4). Será um corpo adaptado para viver no Céu, e para, depois do milênio (Ap 20), viver na Nova Terra perfeita (leia Ap 21 e 22). Tudo será nosso, dado por Deus, nosso Pai, como herança eterna (Romanos 8:17).

 

Nada das riquezas deste mundo se compara à riqueza sem limites que Deus tem preparada para dar aos salvos em Jesus, no Céu e na Terra. Vale a pena renunciar a tudo o que o mundo oferece, para se ganhar a riqueza que somente Deus oferece: a Vida Eterna, sem pecado, sem dor, sem morte.

 

Qual é a sua escolha? O Céu? Ou a Terra?  A Vida Eterna ou a Morte Eterna? Somente você pode tomar essa decisão e fazer essa escolha. Oro a Deus para que você seja tão inteligente que escolha a VIDA ETERNA.

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário