segunda-feira, 16 de maio de 2011

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 8



Este COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA é uma cortesia do seu site missionário www.averdaderevelada.com.br, sempre no propósito de oferecer a todos uma visão clara da VERDADE REVELADA por Deus aos homens através da Bíblia. Faça cópias deste comentário, quantas quiser, gratuitamente, e as distribua em sua igreja, escola e vizinhança. Dê também aos professores da ES que não têm acesso à Internet. Este é um excelente trabalho missionário.

 

Pr. Otoniel de Carvalho

Diretor do Site

__________________________________

 

LIÇÃO  8

 

VESTES DE ESPLENDOR

 

Verso para memorizar: "É grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois Ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto de justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote; qual noiva que se enfeita com joias." Isaías 61:10, NVI.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Isaías 1 a 5; 6:1 a 8; 51:5 a 8; 61; Lucas 4:16 a 20.

 

INTRODUÇÃO

 

Isaías foi profeta no reino de Judá durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias. Ele é conhecido como "profeta messiânico", por ser ele o profeta que, no Antigo Testamento, mais profetizou sobre a chegada do Messias a Israel, e a obra que Ele aí realizaria quando chegasse. Por causa disso, Isaías fala muito sobre a Salvação de Deus para Israel, e para a humanidade em geral. Na Lição desta semana, vamos focalizar algumas de suas profecias, que Deus lhe deu.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 15 de maio.

 

NÃO TRAGAM MAIS SACRIFÍCIOS INÚTEIS

 

Leitura Bíblica do Dia: Isaías 1 a 5.

 

"Quando vindes para comparecer perante Mim, quem vos requereu o só pisardes os meus átrios? Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para Mim abominação, e também as festas da Lua Nova, os Sábados, e a convocação solene da congregação; NÃO POSSO SUPORTAR INIQUIDADE ASSOCIADA AO AJUNTAMENTO SOLENE. As vossas festas da Lua Nova e as vossas solenidades, a Minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer. Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade dos vossos atos de diante de Meus olhos; cessai de fazer o mal. Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça; repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão; pleiteai as causas das viúvas." Isaías 1:12 a 17, grifos nossos.

 

Que tipo de adoração você presta a Deus? Como você costuma vivenciar as horas sagradas do Sábado? Suas orações são sinceras, ou apenas rotineiras, para cumprir um ritual?

 

Muito do que estava acontecendo em Judá, nos dias de Isaías, está acontecendo hoje na Igreja Adventista do Sétimo Dia, e nas demais igrejas que se dizem cristãs: um culto formal, sem os adoradores colocarem o coração e a alma no que fazem. Vão ao templo como quem vai cumprir um compromisso qualquer, para desencargo da consciência. Alguns vão ao templo para namorar; outros, para fazerem negócios; outros, para ouvirem e verem as novidades; outros, para um encontro apenas social; outros, para marcarem o evento esportivo e social do sábado à noite; outros, para exibir as novas roupas e a nova maquiagem. Poucos são aqueles que vão ao templo com o único propósito de adorar a Deus, de coração e alma abertos para o Senhor (leia melhor sobre isto em meu livro: "QUE TIPO DE IGREJA VOCÊ FREQUENTA?", onde analiso o que ocorre em nossas igrejas hoje. Peça-o pela Internet, mandando e-mail para otoniel.carvalho@hotmail.com  ).

 

Deus declara a Israel, por meio do profeta Jeremias: "Então me invocareis, passareis a orar a Mim, e Eu vos ouvirei. Buscar-Me-eis e Me achareis quando Me buscardes de todo o vosso coração." Jeremias 29:12 e 13. Falta exatamente isto na maioria dos que vão ao templo para adorar a Deus.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 16 de maio.

 

LÁBIOS IMPUROS

 

Leitura Bíblica do Dia: Isaías 6.

 

"No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de Suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dEle; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto; com duas cobria os seus pés; e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a Terra está cheia da Sua glória. As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa [o templo] se encheu de fumaça. Então disse eu: Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos. Então um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniquidade foi tirada, e perdoado o teu pecado. Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:1 a 8.

 

Isaías teve uma visão do trono de Deus, muito parecida com a visão que João teve em Patmos e a revelou no Apocalipse (leia Ap 4 e 5). Este é um privilégio muito grande, e poucos o tiveram. Isaías, vendo a glória de Deus, sentiu o quanto indigno ele era de estar ali. Ele sabia que era um pecador, e que o Senhor odeia o pecado, embora ame o pecador. Ele viu muitos serafins voando ao redor do trono de Deus. Era um ambiente de glória e pureza. Ele teve medo de ser fulminado por ser um impuro pecador. Deus o confortou. Deus mandou que um dos serafins tirasse do altar do sacrifício uma brasa, e com ela tocasse os lábios impuros de Isaías. Aquela brasa representava o Espírito Santo, o qual surge como fogo purificador (leia Atos 2). Sentindo-se perdoado e purificado, Isaías ficou em paz. E quando ele ouviu Deus procurando alguém para levar uma mensagem especial a todos em Judá, Isaías imediatamente se coloca à disposição de Deus e se oferece para ser mensageiro de Deus a Israel. E Deus aceita o serviço voluntário e espontâneo de Isaías, e faz dele um profeta diante de seus irmãos. Conversão e missão devem estar sempre vinculadas na vida do cristão. Quem se converte em servo de Jesus deve de imediato se converter em mensageiro do Evangelho de Jesus Cristo.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 17 de maio.

 

VESTES QUE NÃO DURAM

 

Leitura Bíblica do Dia: Isaías 51:6 a 8.

 

Lemos em Gênesis 3:1 a 10, que Adão e Eva, ao pecarem, descobriram que estavam nus, e providenciaram para si vestes de folhas de figueira. Ora, folhas murcham e secam. Aquelas roupas estariam rotas em pouco tempo, e eles teriam de fazer outras vestes, e mais outras. O profeta Isaías afirma que a justiça do pecador é semelhante a vestes feitas de trapos imundos, que para nada servem.

 

Apesar dessas declarações bíblicas, ainda assim nós, humanos pecadores, continuamos a fazer para nós vestes rotas, nos cobrindo com uma justiça falha que nós mesmos fabricamos. E muitos são os que confiam em sua própria justiça. Mas esta não é aceita diante de Deus. É preciso, primeiro, que o pecado que há em nós seja perdoado e afastado de nossa vida, e que sejamos purificados pelo sangue de Cristo (I João 1:9) e pelo fogo purificador da presença do Espírito Santo em nossa vida (Atos 2; Romanos 8:9). Enquanto as pessoas salvas pela Graça de Deus, mediante a fé em Jesus, estão vestidas da JUSTIÇA DE DEUS, uma veste santa e gloriosa, os não salvos insistem no equívoco de se vestirem de trapos imundos e insistem em permanecer na imundície de seu caráter e procedimento.

Alguns confiam em sua cultura; outros, em sua riqueza; outros, em sua sagacidade nos negócios; outros, em cargos que ocupam na igreja; outros, no domínio e poder que exercem sobre as pessoas; outros, na fama que têm; outros, no apoio de amigos tão pecadores quanto eles mesmos. Todas essas coisas formam uma colcha-de-retalhos de justiça própria, humanista, que não esconde a nudez de alma e a impureza moral dos pecadores, quer estejam numa igreja ou fora dela. Veste rotas de justiça própria e impureza moral deixarão bilhões de pessoas fora do Céu e do Reino do Senhor.  Essas vestes rotas não duram para sempre e já têm data fixada por Deus para serem queimadas.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 18 de maio.

 

VESTES DE ESPLENDOR

 

Leitura Bíblica do Dia: Isaías 52.

 

"Desperta, desperta, reveste-te da tua fortaleza, ó Sião [Jerusalém]; veste-te das tuas roupagens formosas, ó Jerusalém, cidade santa; porque não mais entrará em ti nem incircunciso nem imundo."  Isaías 52:1.

 

Jerusalém, a capital do reino de Judá, viveu altos e baixos espirituais. Há na Bíblia muitas repreensões divinas contra os pecados que estavam sendo cometidos em Jerusalém. Ali, Davi reinara por mais de três décadas. Salomão reinou por quatro décadas. Muitos reis perversos levaram os moradores de Jerusalém ao pecado, à idolatria, à quebra da Aliança. Jeremias chorou por Jerusalém (leia Jeremias 8 e 9). Isaías lamentou o que se passou em Jerusalém. Mais tarde, Jesus chorou diante da cidade de Jerusalém: "Jerusalém, Jerusalém, quantas vezes quis Eu ajuntar teus filhos, como a galinha junto debaixo de suas asas seus pintinhos, mas vós não quisestes! Eis que a vossa casa vos ficará deserta!" Mateus 23:37 e 38.

Jerusalém fora parcialmente destruída nas invasões babilônicas, no sexto século antes de Cristo. Agora, Jesus estava chorando pela sorte de Jerusalém, pois a cidade seria outra vez destruída, e com ela seu belo templo. E isto veio a acontecer no ano 70AD, quando os exércitos romanos invadiram a cidade e a destruíram junto com o templo, incendiando a ambos.

 

Hoje, Jerusalém continua de pé. Foi reconstruída em parte pelos árabes, na Idade Média. Depois, os judeus a transformaram em cidade moderna, depois da formação do novo Estado de Israel, a partir de 1948. Muitos cristãos evangélicos, que seguem uma interpretação dispensacionalista das profecias bíblicas, afirmam que a atual cidade de Jerusalém voltará aos seus dias de glória, e essas e outras profecias de Isaías e dos outros profetas se cumprirão em sua plenitude, quando o Messias-Cristo Jesus voltar para assumir um reinado de glória em Jerusalém, depois da conversão total dos judeus a Jesus.

 

No entanto, a profecia de Isaías 52 (bem como Isaías 65) tem uma dupla aplicação. Jerusalém voltaria a seus dias de glória e se revestiria de esplendor e formosura, caso os judeus tivesse recebido bem a Jesus de Nazaré, aceitando-O como Rei e Messias de Israel. Os judeus nacionais, étnicos, geração carnal de Abraão, rejeitaram a Jesus e a Nova Aliança no sangue de Jesus. Escolheram César como seu rei. Agora, todas as profecias do Antigo Testamento que apontavam para uma Jerusalém cheia de glória e esplendor se transferem para o dia em que o Reinado glorioso do Messias se transferir para a Terra, e com Ele vier a NOVA JERUSALÉM, cidade luz, de brilho e de glória, conforme Apocalipse 21 e 22. Não será a velha Jerusalém de nossos dias, mas uma NOVA JERUSALÉM, construída toda por Deus, conforme Apocalipse o relata. Na Nova Jerusalém, não mais entrará ali o imundo, pois pecado não mais existirá (leia Apocalipse 21:4 e 27).

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 19 e 20 de maio.

 

AS VESTES DA SALVAÇÃO

 

Leitura Bíblica do Dia: Isaías 61.

 

"Regozijar-me-ei muito no Senhor; a minha alma se alegra no meu Deus; porque ME COBRIU DE VESTES DE SALVAÇÃO e ME ENVOLVEU COM O MANTO DE JUSTIÇA, como o noivo que se adorna de turbante, e como noiva que se enfeita com as suas joias." Isaías 61:10, grifos nossos.

 

Fazendo uso do paralelismo hebraico, no qual a ideia da primeira oração é repetida na segunda, Isaías fala da SALVAÇÃO como sendo VESTES e como sendo MANTO. São ideias sinônimas; ambas indicam que a humanidade estava nua, sem a glória de Deus, por causa de seu pecado; possivelmente trajando as rotas vestimentas de justiça própria, conforme Isaías 64:6, as quais não cobrem a nudez de alma. Somente em Deus há JUSTIÇA PERFEITA. Somente em Deus há SALVAÇÃO para os humanos pecadores, perdidos e mortos em delitos e pecados.

 

Deus nos encontra perdidos, alienados, confusos, cegos, nus, miseráveis e estende para nós Seu MANTO DE JUSTIÇA. Ele nos oferece SUA JUSTIÇA. Deus nos oferece JESUS CRISTO, "SENHOR, JUSTIÇA NOSSA", conforme a profecia de Jeremias 23:5 e 6. Quem tem Jesus como Seu Salvador tem a vida eterna. Quem recusa aceitar, pela fé, a Jesus Cristo como sua única JUSTIÇA PERFEITA e salvadora, terá morte eterna (I João 5:11 e 12). É como Jesus ensinou: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo. Quem, porém, não crer, será condenado." Marcos 16:15 e 16. Não há caminho alternativo para a SALVAÇÃO. Só Jesus é SALVAÇÃO (Atos 4:11 e 12). Por que insistir no erro de confiar em rotas vestes de justiça própria? Por que insistir em recusar depender somente da JUSTIÇA DE DEUS em Cristo?

 

Que o Espírito Santo consiga convencer sua mente e converter seu coração a Jesus Cristo, o Único Salvador.

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 

 

 

 

 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário