domingo, 29 de maio de 2011

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 10



 

LIÇÃO  10

 

AS ROUPAS NOVAS DO PRÓDIGO

 

Verso para Memorizar: "Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado." Lucas 15:31.

 

Leitura Bíblica da Semana: Gênesis 4:1 a 8; 25:25 a 34; Lucas 15:4 a 32; João 11:9 e 10; Romanos 5:12 a 20.

 

INTRODUÇÃO

 

A Lição desta semana tem seu enfoque na Parábola do Filho Pródigo, citada em Lucas 15.  Jesus contou essa Parábola para ensinar aos judeus o que aconteceu com o homem, quando este pecou, abandonando a fé e dependência do seu Criador, e se bandeando para longe do Pai Eterno. Fala também do retorno desse pecador, da alegria do Pai em vê-lo retornar ao seio da família; fala também como o "irmão mais velho", ou seja, os judeus (Israel), reagiu ao retorno do "filho pródigo", os gentios que estavam se voltando para Deus. Paulo afirma, em Romanos 11, que os judeus tiveram ciúmes dos gentios que se convertiam e se voltavam para Deus, através da fé em Jesus Cristo. E que ele, Paulo, orava por eles intercessoriamente, para que também eles, como o "filho pródigo", também voltassem para Deus, mediante a fé em Jesus, e a aceitação da Nova Aliança. 

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 29 de maio.

 

OS MESMOS PAIS, O MESMO ALIMENTO

 

Leitura Bíblica do Dia: Gênesis 4:1 a 8; 25:25 a 34. Lucas 15:12.

 

Toda a história da tragédia humana começa com Adão e Eva (leia Gênesis 3:1 a 24). Depois, a tragédia se propaga na família deles, na experiência de seus dois filhos: Caim e Abel. Esses dois filhos, nas decisões espirituais que tomaram, representam as duas vertentes, ou caminhos, que toda a raça humana seguiram. Ambos eram filhos do mesmo pai e da mesma mãe, mas cada um deles seguiu um caminho diferente. Caim escolheu o caminho da justiça própria, construindo sua vida religiosa na areia movediça de suas próprias opiniões, no ACHISMO (eu acho, eu penso). Ele rejeitou o absoluto de Deus, que se expressava no ato de crer na provisão divina para a salvação deles pela fé no Deus Criador, e seguiu o caminho do RELATIVISMO, aquela filosofia que afirma que qualquer coisa serve para nossa adoração, desde que o façamos de coração. Abel, por outro lado, apegou-se, pela fé aos absolutos de Deus. Construiu sua vida religiosa sobre a ROCHA de um "assim diz o Senhor", e nisto ficou firme. Aceitou de Deus a JUSTIÇA PELA FÉ no Deus Criador. Viveu e agiu pela fé; sempre pela fé. Rejeitava toda filosofia de vida alternativa, relativista. Sentia-se seguro ao seguir e confiar nos absolutos divinos. Abel, hoje, é posto diante de nós como modelo de crente (leia Hebreus 11); Caim é colocado diante de nós como modelo de descrente e apóstata. Quem é seu modelo? Que filosofia de vida você decidiu seguir? O relativismo que toma o ACHISMO como fundamento? Ou os absolutos divinos, que se firma sempre nu "assim diz o Senhor", ou num "está escrito..."?

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 30 de maio.

 

ABRINDO AS ASAS

 

Leitura Bíblica do dia: Lucas 15:11 a 32.

 

Personagens da Parábola acima citada:

 

O filho mais jovem

O pai

O filho mais velho

 

Havia em certa roça um ratinho que jamais saída do buraco. Sua mãe lhe dizia sempre que não saísse de perto dela. Mas o ratinho cresceu, ficou adolescente, e passou a ter muita curiosidade com o mundo lá de fora do buraco onde ele vivia. Certo dia, a mãe se descuidou, e ele, desobedecendo aos pais, correu para fora do buraco. Em ali chegando, subiu num montinho de terra, e olhou tudo o que sua vista conseguiu captar na linha do horizonte. Logo ele correu para perto da mãe e, ofegante, contou –lhe: "Mãe, eu subi no monte mais alto da Terra, e vi a Terra toda". A partir daquele dia, esse ratinho passou a ser conhecido como o rato que viajou pelo mundo todo, conhecendo a Terra toda.

 

A história acima é uma fábula. No entanto, ela ilustra muito bem a curiosidade que toma conta do coração humano em certo momento de sua vida. Ele se cansa da rotina, da repetição, de ver e fazer a mesma coisa todo dia, e anseia por coisa nova, diferente, que cative sua curiosidade.

 

Isto aconteceu ao "filho mais jovem" desta parábola citada em Lucas 15:11 a 32. Mas uma parábola é uma metáfora. A linguagem usada é figurativa de algo real, concreto. Na vida real da humanidade sobre a Terra, quem são esses três personagens principais?

 

1.    O Pai – Deus, Criador dos humanos.

2.    O FILHO MAIS JOVEM – os gentios, os quais entraram em Aliança com Deus somente a partir da chegada do Messias à Terra, Jesus Cristo. Em Efésios 2, Paulo declara deles: "Naquele tempo [nos tempos de Adão até Jesus]m estáveis sem Cristo [sem ligação com Deus, o Eterno], separados da comunidade de Israel e estranhos [alienados, indiferentes, afastados] às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. Mas, AGORA [nesses dias messiânicos e pós-messiânicos], em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe [longe do Pai Eterno e da Aliança feita entre IAVÉ e Israel, conforme Êxodo 19:1 a 8], fostes aproximados [viestes para perto de Deus, pela fé] pelo sangue de Cristo [o sangue derramado, que ratifica a Nova Aliança]. Efésios 2:12 e 13, interpolações e comentários nossos. Somente a partir de Jesus, o Messias-Cristo, e mais ainda depois do Pentecoste, é que os gentios foram melhor atendidos em suas necessidades espirituais, através das pregações dos Apóstolos de Jesus (leia Atos 10 a 15). Eles representavam, pois, o FILHO MAIS JOVEM da parábola acima citada.

 

3.    O FILHO MAIS VELHO – O povo de Israel. Desde os tempos de Abraão, o pai étnico da nação chamada Israel, o Senhor Deus o chamou para uma jornada de fé (Gênesis 12 a 22), e ele aceitou o convite divino. Deus fez uma Aliança de pertencimento com Abraão, e a renovou com seu filho Isaque, e com seu neto, Jacó/Israel. No deserto, conforme Êxodo 19 a 24, o Senhor Deus faz uma Aliança de Pertencimento, pela primeira vez, com toda uma nação da Terra. Paulo pergunta: "Qual, pois, a vantagem do judeu (israelita)?" E sua resposta é inequívoca: "Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos [as revelações divinas, a Lei e os Profetas] de Deus" Romanos 3:1 e 2, interpolações nossas. E quando isto foi feito? Se contarmos desde o chamado de Abraão, essas ALIANÇAS divinas já duravam cerca de dois mil anos, contando-se de Abraão até Jesus. Por isso, em relação ao relacionamento com Deus e às muitas Alianças que Deus fez no passado com os homens, Israel era o FILHO MAIS VELHO DE DEUS, aquele a quem o Senhor primeiro Se revelou e fez aliança de pertencimento.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 31 de maio.

 

VOCÊ PODE VOLTAR PARA CASA

 

Leitura Bíblica do Dia: Lucas 15:18 a 32.

 

Na Aliança feita entre Deus e Israel, o Senhor revelou: "Vós me sereis REINO DE SACERDOTES e nação santa." Êxodo 19:6. O que significa isto? É que Deus não queria que Se povo fosse um reino de conquistadores e dominadores de povos e nações, pelo poder da espada, dominando o mundo todo pela força e pela guerra, como o fizeram Babilônia, Media-Pérsia, Grécia e Roma. Israel deveria ser UM REINO DE INTERCESSORES (uma das funções do sacerdote israelita), trabalhando pela redenção espiritual de povos e nações. Em outras palavras, Israel deveria ser um REINO MISSIONÁRIO, e cada israelita deveria ser um EVANGELISTA aos gentios (aos demais povos, as gentes em geral). Mas Israel, por ciúmes de seu Deus, nomeou IAVÉ como sendo o DEUS DE ISRAEL, e não o DEUS DE TODA A TERRA (Salmo 24:1). Nessa confusão de papéis, Israel errou bastante, deixando os gentios na indigência espiritual. Por isso, aquela mulher cananeia, que foi até Jesus com sua filha possessa para ser curada, e Jesus lhe disse que não era bom tomar o pão dos filhos (os judeus) e o dar aos cachorrinhos (os gentios), respondeu: "É que os cachorrinhos (os gentios) comem das migalhas [o pouco que sobra das bênçãos e favores de Deus a Israel] que caem da mesa dos filhos (leia Mateus 15:21 a 28). Hoje, na Nova Aliança, a IGREJA deve ser um REINO DE INTERCESSORES, em favor dos que ainda não aceitaram Jesus como Salvador pessoal.

 

Especialmente a partir da visita de Pedro à casa do centurião romano Cornélio (Atos 10) é que, de maneira mais aberta e abundante, o EVANGELHO da Salvação no e pelo Messias-Cristo Jesus de Nazaré é apresentado aos gentios, e estes começam a receber o pão do Céu com fartura. Com o ministério exclusivo de Paulo (um judeu fanático convertido em servo de Jesus – leia Atos 9), é que os GENTIOS são convidados com maior intensidade a voltar ao lar paterno, à Casa do Pai, à família cósmica de Deus, abraçando, pela fé, a Nova Aliança, feita no sangue de Jesus, "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" João 1:29. Enquanto o "filho mais moço", os gentios, entrou na casa do Pai e gozou do banquete da Graça, o "filho mais velho", os judeus, ficou de fora da NOVA ALIANÇA, somente criticando o Pai, porque Ele recebera em paz o "filho mais moço" gastador.

 

Por extensão, todos nós, gentios na carne, não geração étnica de Abraão, somos esse FILHO MAIS NOVO da parábola. Nós somos convidados a voltar para a Casa de Deus, sua Igreja visível na Terra, e para a Família Cósmica de Deus, Sua Igreja invisível no Céu. Diga SIM e AMÉM ao convite da Graça divina! O PAI DO CÉU CONTINUA ESPERANDO SUA VOLTA DO MUNDO E DA PERDIÇÃO. VOTE JÁ E SEJA FELIZ PARA SEMPRE.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 01 de junho.

 

A MELHOR ROUPA

 

Leitura Bíblica do Dia: Lucas 15:22 a 24.

 

"O pai, porém, disse aos seus servos: 'Trazei depressa a melhor roupa; vesti-o; ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés."  Lucas 15:22.

 

Quando eu era criança, lá no interior de Pernambuco, possuía poucas roupas. Muitas delas já estavam bem gastas pelo uso, e com muitos remendos. Mas minha mãe, em seu zelo pela igreja, separava sempre a melhor das poucas roupas que eu tinha, para eu ir ao templo no Sábado, adorar a Deus. Ela educou seus filhos com a ideia de que a melhor roupa (ou o melhor de tudo o que temos) devemos usar na Casa de Deus, no dia de Deus, o Sábado. Hoje, ensino a mesma coisa a meus filhos e netos.

 

O "filho mais moço" foi ao fundo do poço. Desceu na escada social, moral e espiritual. Viveu no meio de porcos (simbolizando os imundos pecadores, que vivem em sua sujeira moral e espiritual, afastados de Deus e da Casa de Deus), comendo comida de porcos (as ideias, filosofias, comidas reais, bebidas imundas, vícios diversos, promiscuidade sexual, etc.), vivendo como porco. Aquele não era seu mundo. Ele sabia donde viera e sabia o quanto se sujara entre os porcos. Agora, estava ali, vivendo vida de porco. Vivendo na sujeira, na podridão moral. Suas vestes de justiça própria estavam rotas, imundas, contaminadas.

 

No fundo do poço, ele se lembra de sua origem e de seu pai. É o pecador caindo em si, acordando do torpor moral e espiritual em que se meteu, que começa a desejar retornar ao seu passado na Casa do Pai, Deus. Uma volta às origens. Isto é arrependimento e conversão. Ele acorda para o seu erro, e dá meia volta, retornando aos braços do Pai. Como reage o pai ao retorno do filho? Ele não o acusa; ele não o xinga; ele não volta as costas para o filho rebelde e sujo. Ele corre em direção ao filho andrajoso e sujo, e o abraça afetuosamente, e cobre sua nudez e sujeira com roupas limpas e cheirosas. Ele põe-lhe no dedo o anel, símbolo de aceitação outra vez no círculo familiar. Ele o calça com sandálias novas, as quais representam o EVANGELHO da paz, isto é, a mensagem da Graça, da aceitação, conforme Efésios 6:15. Toda esta cena da parábola revela o quão desejoso está Deus de nos receber de volta, depois de nossa longa jornada pelo mundo, pelo pecado, pela imundície. Jesus afirmou: "E a vontade de quem Me enviou [Deus, o Pai] é esta: que nenhum Eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, Eu o ressuscitarei no último dia" João 6:39, interpolação nossa. NÃO DEMORE A RETORNAR PARA DEUS E PARA A CASA DO PAI.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 02 e 03 de junho.

 

AS ROUPAS DO PAI

 

Leitura Bíblica do Dia: Lucas 15:11 a 32.

 

"O pai, porém, disse aos seus servos: 'Trazei depressa a melhor roupa; vesti-o; ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés."  Lucas 15:22.

 

Essa "MELHOR ROUPA" que os nossos andrajos (Isaías 64:6) é a JUSTIÇA DE DEUS (leia Romanos 3:21 a 31).

 

Deus aconselha aos cristãos laodiceanos: "Aconselho-te que de Mim [do próprio Deus] compres [adquiras] OURO REFINADO PELO FOGO [uma fé provada e confirmada], para te enriqueceres; VESTIDURAS BRANCAS [a imaculada JUSTIÇA PERFEITA de Jesus] para te vestires [e cobrires tua nudez de alma (leia Romanos 3:23)]; e COLÍRIO [o Espírito Santo]para ungires os teus olhos, a fim de que vejas" Apocalipse 3:18, interpolações, grifos e comentários nossos. E Deus, em Sua mensagem de amor aos indigentes laodiceanos, lhes declara amor e zelo: "Eu repreendo e disciplino a quantos amo. SÊ, POIS, ZELOSO E ARREPENDE-TE" Ap 3:19, grifos nossos.

 

Quando Adão e Eva pecaram, eles "percebendo que estavam nus [acordando para sua situação espiritual], coseram folhas de figueira [sua autojustificação, sua justiça própria, humanista, os trajes rotos de uma vida de pecado] e fizeram cintas para si" Gênesis 3:7, interpolações nossas. Deus veio Se encontrar com Seus filhos desobedientes, ouviu as explicações e autojustificações de cada um deles, e lhes fez promessa de perdão e salvação através de um Homem-substituto, o "Descendente" da mulher (Gênesis 3:15). Depois, "fez o Senhor [obra gratuita de Deus, conforme Efésios 2:8 e 9] vestimentas de peles [de cordeiro] para Adão e sua mulher, e os vestiu" Gênesis 3:21, interpolações nossas. Deus não aceitou as desculpas e racionalizações e autojustificações de Adão e Eva sobre o pecado deles. Então Deus lhes deu SUA JUSTIFICAÇÃO. Cobriu-os com o manto sagrado de Sua justiça, para que eles pudessem continuar vivos.

 

Que erro cometeu Israel e cometem até hoje as pessoas que insistem em se autojustificar diante de Deus? Paulo declara: "Porquanto, desconhecendo [ou não levando em conta, rejeitando] a JUSTIÇA DE DEUS, e procurando estabelecer a sua [justiça] própria, não se sujeitaram [não se sujeitam até hoje] à [justiça] que vem de Deus" Romanos 10:3, com grifos, interpolações e comentários nossos.

 

Está você, quando peca, insistindo no erro de esconder seu pecado, ou caindo no erro de autojustificá-lo? Você está cometendo a maior loucura, pois não está dando a Deus a chance de perdoar seu erro, e de o cobrir com o puro manto da JUSTÇA DE CRISTO, para sua justificação e salvação. Muitos na nossa igreja (e nas outras também) pecam, e passam anos racionalizando, dando explicações e justificativas, sem contudo assumir que errou. Fogem da verdade e da justiça, e se cobrem com o sujo e enganoso manto da justiça própria, humanista. Perdem muito tempo vivendo na lama, na sujeira, rodeado de porcos, comendo comida de porco, vivendo como porco. Só pela teimosia de não querer assumir que errou, e confessar isto a Deus e às pessoas contra quem pecou. De que adianta para você viver esta tensão, esse medo, esse jogo de esconde-esconde em relação ao seu pecado? Não seria melhor se você o confessasse logo a Deus e se visse livre desse peso, dessa angústia mortificante? Seja inteligente, irmão. Abra seu coração a Deus, como o fez o Filho Pródigo da parábola. Diga a Deus com toda veracidade de alma: "EU PEQUEI". E clame: "Perdoa, Senhor, o meu pecado e me salva de mim mesmo!" Você tem dúvidas de que Deus vai atender a esta sua oração? Não duvide, tão somente creia que Ele lhe perdoará o pecado. Estou orando por você.

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 

 

 

 

 


2 comentários:

  1. Olá Companheiro. Lindo resumo. Eu também tive a mesma ideia e já faço há mais de um ano. Visite o meu blog: http://temasbblicos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu sou José Santiago sou membro da IASD Jd Arpoador SP.Eu acompanho os comentários da lição no site.
    Pastor,tira-me uma duvida,Jesus não foi duro demais com aquela mulher cananeia ou finicia?
    Mat (15:26). Foi assim que abriu a porta para a salvação aos gentios?

    ResponderExcluir