segunda-feira, 25 de abril de 2011

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 5 DA ESCOLA SABATINA



Este COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA é uma cortesia do seu site missionário www.averdaderevelada.com.br, sempre no propósito de oferecer a todos uma visão clara da VERDADE REVELADA por Deus aos homens através da Bíblia. Faça cópias deste comentário, quantas quiser, gratuitamente, e as distribua em sua igreja, escola e vizinhança. Dê também aos professores da ES que não têm acesso à Internet. Este é um excelente trabalho missionário.

 

Pr. Otoniel de Carvalho

Diretor do Site

 

___________________________________

 

LIÇÃO 5

 

AS VESTES SACERDOTAIS DA GRAÇA

 

Verso para memorizar: "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes dAquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz." I Pedro 2:9.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Êxodo 25:8; Êxodo 28; 32:1 a 6; Levítico 21:7 a 24; 22:1 a 8; Hebreus 4:14 a 16; Apocalipse 21:12 a 14.

 

INTRODUÇÃO

 

Nesta semana, a Lição da Escola Sabatina põe em destaque as vestes dos sacerdotes hebreus, especialmente as vestes do sumo sacerdote. Este personagem era uma figura tipológica de Jesus como nosso Sumo Sacerdote celestial. Cada detalhe das vestes sacerdotais apontavam para algum significado da obra de Jesus. Nada ali foi posto por acaso. Deus pensou em tudo. Vamos estudar a lição e descobrir como as coisas funcionavam.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 24 de abril.

 

A ANTIGA ALIANÇA DA GRAÇA

 

Leitura Bíblica do Dia: Êxodo 25:8; Êxodo 32:1 a 6.

 

Duas eram as funções principais do sacerdote em Israel: (1) Oferecer sacrifícios; (2) fazer intercessão pelo povo diante de Deus.

 

Deus fez com Israel uma Aliança de Pertencimento (leia Êxodo 19 a 24). O princípio geral nesta aliança era: "EU SEREI O VOSSO DEUS E VÓS SEREIS O MEU POVO". Este era um acordo, um concerto, uma aliança que vinha sendo firmada entre Deus e o homem, desde a era patriarcal. Abraão firmou esta aliança com Deus. Depois, a mesma aliança foi firmada com Isaque e com Jacó/Israel. Depois do Êxodo (saída) de Israel do Egito, Deus firma com Israel, agora uma nação com cerca de dois milhões de pessoas, a mesma Aliança de Pertencimento. A Lei, ou seja, a Torá, foi dada a Israel neste contexto. A Lei preservava Israel dentro da aliança. Violar a Lei (Torá) significava violar a Aliança.

 

Quando os israelitas desobedientes e sem escrúpulos exigiram do sacerdote Arão que este lhes fizesse uma imagem de ouro em forma de bezerro, uma imitação do deus boi-Ápis que era adorado no Egito, e que muitos em Israel o adoraram quando ali viveram em cativeiro, eles estavam violando, quebrando e traindo a Aliança que fizeram com IAVÉ, o Deus de Israel. Era o povo de Deus dizendo "Não" a Deus, e sim à idolatria politeísta. Arão, que fora tão honrado por Deus antes disto, agora se acovarda, e, temendo pela própria vida, cede às pressões dos idólatras e funde o bezerro de ouro para eles. Além do erro de ter feito o bezerro de ouro, Arão cometeu outro erro ao anunciar ao povo rebelde e traidor: "Amanhã será festa ao Senhor" Êxodo 32:5. Como se faz uma "festa ao Senhor" diante de um altar erigido em honra de um deus pagão? Não fora isto o que a Lei proibira nos Dez Mandamentos, conforme Êxodo 20:3 a 17? E o povo pecou contra Deus de forma aberta e vergonhosa. Enquanto isto acontecia no acampamento de Israel, Moisés estava no cume do Sinai, entre nuvens, falando com IAVÉ, e recebendo dEle as duas tábuas de pedra onde a Lei fora escrita pelo dedo de Deus.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 25 de abril.

 

O SACERDÓCIO

 

Leitura Bíblica do Dia: Levítico 21:7 a 24; 22:1 a 8.

 

Leia os textos acima com muita atenção nos detalhes das vestes sacerdotais, e também nas responsabilidades éticas, morais e espirituais de um sacerdote em Israel. São informações preciosas. Não precisa de muito comentário, pois a leitura atenta já põe você informado dos fatos. O que se destaca em tudo, é que o sacerdote hebreu precisava ser um homem completamente consagrado ao Senhor. Também deveria ser cuidadoso com sua casa: sua família e seus filhos, para que estes não pusessem a perder a obra santa que o pai realizava. O mesmo se pode afirmar do pastor de igreja e do ancião hoje. Devem ser homens completamente consagrados a Deus, pois lidam com as coisas sagradas de Deus. E o Senhor não terá por inocentes tais pessoas, quando estas se desviam do caminho certo e não cumprem todo o mandado do Senhor. O erro de um homem na posição de Arão e na posição dos pastores e anciãos de hoje tem um reflexo negativo muito grande na comunidade que lideram, pois eles são vistos pelo povo como homens santos de Deus, realizando a santa obra do Senhor. É bom que todos, pastores e anciãos pensem bem neste assunto, antes de agirem impensadamente em determinados momentos.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 26 de abril.

 

VESTES SACERDOTAIS

 

Leitura Bíblica do Dia: Êxodo 28.

 

"Faze também vir para junto de ti Arão, teu irmão, e seus filhos com ele, dentre os filhos de Israel, para me oficiarem como sacerdotes, a saber, Arão e seus filhos Nadabe, Abiu, Eleazar e Itamar. Farás vestes sagradas para Arão, teu irmão, para glória e ornamento." Êxodo 28:1 e 2.

 

Todo filho de pastor adventista precisa se lembrar que seu pai é um homem privilegiado. Ele é "o homem de Deus" perante o povo de Deus. Mas seus filhos não têm o direito de dizerem cinicamente: "Quem é pastor é meu pai, eu não!" Geralmente, os filhos de pastor que dizem isto estão se desculpando antecipadamente pelas coisas erradas que pretendem fazer, imaginando-se sem culpa por não serem eles pastores. Mas todo filho e esposa de pastor precisa se lembrar de que toda a família do ministro do Senhor exerce o ministério junto com seu pai. Os erros e quedas morais dos filhos do pastor são atribuídos ao pastor, pois ele é acusado de não saber governar bem a sua casa. Isto aconteceu com o sumo sacerdote Eli, nos dias de Samuel (leia I Samuel 1 a 7), pois seus filhos estavam causando vexame e vergonha para o ministério do pai, e Deus repreendeu Eli por isto, punindo-o severamente por sua falta de acompanhamento das más ações dos filhos. Um filho de pastor, ou de ancião de igreja, que não respeita o ministério de seu pai traz desonra para este ministério e para este ministro de quem ele ou ela é filho ou filha. Simplesmente tirar o corpo fora, lavando as mãos como Pilatos o fez, e dizer: "Nada tenho a ver com isto", não deixa tais filhos livres para agirem contra as ordens do Senhor.

 

Aquelas vestes sacerdotais que Arão e seus filhos usariam eram vestes que simbolizavam a Graça de Deus. Ao oferecerem sacrifícios e fazerem intercessão pelo povo de Israel, trazendo o nome deles perante o Senhor, os sacerdotes em Israel estavam fazendo uma intermediação entre os pecadores e o Deus que perdoa pecados. Sacrifícios e orações eram oferecidos ao Senhor pelo povo de Israel, mas a figura do sacerdote, fazendo a mediação, estava sempre presente. Na economia do santuário hebreu, a figura do sacerdote era indispensável, assim como na economia da Igreja de Cristo a presença de Jesus como nosso Mediador no Céu é totalmente indispensável. Aquele sumo sacerdote era uma figura tipológica de Jesus em tudo o que fazia e nas vestes que trazia em seu corpo.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 27 de abril.

 

O PEITORAL DO JUÍZO

 

Leitura Bíblica do Dia: Êxodo 28:15 a 30; Apocalipse 21:12 a 14.

 

"Farás também o Peitoral do Juízo de obra esmerada, conforme a obra da estola sacerdotal o farás; de ouro, e estofo azul, e púrpura e carmesim, e linho fino retorcido o farás. Quadrado e duplo, será de um palmo o seu comprimento, e de um palmo a sua largura. Colocarás nela engaste de pedras, com quatro ordem de pedras... As pedras serão conforme os nomes dos filhos de Israel; doze, segundo os seus nomes ...Também porás no Peitoral do Juízo o URIM e TUMIM, para que estejam sobre o coração de Arão, quando entrar perante o Senhor. Assim Arão levará o Juízo dos filhos de Israel sobre o seu coração diante do Senhor continuamente." Êxodo 28.  Leia o texto completo 28:1 a 30.

 

Quando Arão comparecia diante do Senhor, dentro do Santuário, com aquela veste, ele estava levando consigo todas as tribos de Israel, de quem era mediador. Quando o Senhor respondia a Arão alguma coisa, fazia isto pelas doze tribos de Israel. Arão representava toda uma comunidade de pessoas em Aliança com IAVÉ. Nem sempre as respostas de Deus a Israel eram-lhes favoráveis, pois nem sempre Israel correspondia aos anseios de Deus como povo em aliança de pertencimento.

 

Em Sua Graça, Deus permitiu que Arão chegasse até Sua presença, quando ele entrava no Santuário, lugar onde o Senhor Se encontrava com Seu povo (Êxodo 25:8). E Arão fazia este link, esta intermediação. Grande, muito grande era a responsabilidade deste homem, tanto diante de Deus, como também diante do povo a quem ele representava no Santuário.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 28 e 29 de abril.

 

JESUS, NOSSO SUMO SACERDOTE

 

Leitura Bíblica do Dia: Jeremias 31:31 a 33; Hebreus 4:14 a 16; Hebreus 8:10 a 13.

 

"Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande Sumo Sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi Ele [Jesus] tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, pois, confiadamente, junto ao Trono da Graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos Graça para socorro em ocasião oportuna." Hebreus 4:14 a 16.

 

"Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel depois daqueles dias [possivelmente uma referência aos dias do cativeiro de Israel em Babilônia por setenta anos. Depois deste cativeiro de 70 anos, Israel retornou à sua pátria, e nova profecia foi feita, através de Daniel (leia Daniel 9:24 a 27) de que o Senhor estaria dando a Israel 70 semanas proféticas (70x7=490), ou seja, 490 anos, até que o Rei Messias, o "Ungido, viesse a Israel e firmasse com Israel uma NOVA ALIANÇA DE PERTENCIMENTO, agora não mais ratificada pelo sangue de cordeiro, mas pelo sangue do "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo", Jesus, o Messias-Cristo], diz o Senhor: Na sua mente imprimirei as minhas leis; também sobre o seu coração as inscreverei; e EU SEREI O SEU DEUS, E ELES SERÃO O MEU POVO." Hebreus 8:10, citando Jeremias 31:31 a 33, com grifos, interpolações e comentários nossos.

 

Deus estava anunciando a Israel que a Antiga Aliança, feita com todo o povo quando este saiu do cativeiro egípcio rumo a Canaã estava chegando ao seu final; não por causa de Deus, que Se mantivera sempre fiel aos termos da Aliança, mas por causa das muitas transgressões e infidelidades de Israel, o qual não se cansava de desobedecer ao Senhor, violando diariamente esta Aliança (leia II Crônicas 36:14 a 16 e Daniel 9:1 a 20). Agora, estava o Senhor afirmando, cerca de seiscentos anos antes que o fato ocorresse, que estaria o Senhor firmando com "a casa de Israel" (o reino do norte) e com "a casa de Judá" (o reino do sul) uma "nova Aliança". Uma Aliança melhor para todos eles. Uma Aliança que seria ratificada pelo sangue do "Ungido", do Rei Messias-Cristo, que viria a Israel alguns anos no futuro. Uma Aliança melhor, na qual a pessoa do MESSIAS seria o destaque maior, pois Ele viria a Israel como "SENHOR, JUSTIÇA NOSSA" Jeremias 23:5 e 6. E todo o Israel, se quisesse ser perdoado, aceito, justificado e salvo, teria de fazer a PASSAGEM de Moisés para Jesus Cristo; da Velha Aliança para a Nova Aliança. Israel teria de NASCER DE NOVO (João 3:3 a 5) através do RENOVO, Jesus, o Messias. O velho Israel era árvore velha, improdutiva. Israel se renovaria e voltaria a produzir bons frutos através do Renovo de Justiça, o "Ungido" do Senhor, o Rei Messias-Cristo, Jesus de Nazaré. Mas Israel teria de fazer a passagem, pela fé em Jesus, do velho para o novo; de Moisés para Jesus. Este é o significado de Jesus como nossa Páscoa: A PASSAGEM do velho para o novo; da morte para a vida; da perdição para a salvação; da velha Aliança para a nova Aliança. E quem não crer em Jesus, e, por falta de fé, não fizer essa PASSAGEM, ficará de fora das bênçãos da Graça, através da Nova Aliança, e não será salvo nem terá vida eterna. Todos têm de fazer essa passagem. Todos, sem exceção. Se é israelita carnal, precisa passar de Moisés para Cristo, pela fé; da Velha Aliança que tem como base visível a Lei (Tora), para a Nova Aliança que tem como base visível o Messias e Sua Obra perfeita de Justiça e Redenção consumadas. Se é gentio, ou seja, não israelita étnico, mas "oliveira brava", no dizer de Paulo em Romanos 11, tem de fazer, pela fé em Jesus, o Cristo, a passagem da "oliveira brava" para a "oliveira verdadeira", o Israel espiritual, a Igreja, a qual tem como pai espiritual a Abraão, segundo Romanos 4. Todos têm de "nascer de novo", disse Jesus; ou seja, todos têm de começar tudo de novo, se quiserem ter Salvação e Vida Eterna. E esse novo começo tem de ser "EM CRISTO JESUS", segundo II Coríntios 5:17.

 

Que todos nós, cristãos já batizados, sigamos o conselho de Hebreus 12:1 e 2: "...Corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta [lá no Céu], suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia [de todas as coisas más que fizeram a e com Ele], e está assentado à destra do trono de Deus." Interpolações e comentários nossos.

 

Siga este conselho e seja o melhor cristão da Terra.

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário