segunda-feira, 14 de março de 2011

COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO



 

LIÇÃO 12

 

A NATUREZA COMO FONTE DE SAÚDE

 

Verso para memorizar: "Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras de Suas mãos. Um dia discursa a outro dia; e uma noite revela conhecimento a outra noite." Salmos 19:1 e 2.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Gênesis 1:27 a 2:25; Gênesis 3; Jeremias 10:12 e 13; Salmos 19:1 a 7; Mateus 6:25 a 34; Salmos 104.

 

INTRODUÇÃO

 

Deus criou todas as coisas em total perfeição. Não havia desarmonia nem desequilíbrio nas coisas criadas. Os seres animados e inanimados; a natureza como um todo, tudo refletia a perfeição divina ao sair das mãos do Criador. Deus revelou excelente senso artístico e amor ao que é belo e perfeito. A humanidade, criada perfeita, interagia de maneira plena e harmônica com todo o ecossistema criado pelo Senhor Deus.

 

No entanto, as coisas não continuaram assim por muito tempo. O elemento PECADO, extremamente destrutivo e desagregador, provocou um total desequilíbrio no planeta Terra. Com o Pecado veio a Morte, e com esta, a ruína e a destruição da vida, em todas as suas formas: animada e inanimada. Pecado gera desequilíbrio, desarmonia, quebra de relacionamentos. O planeta Terra começou sua fase de ENTROPIA, ou seja, de envelhecimento e morte, a partir da entrada do Pecado e da Morte na vida dos humanos e em toda a natureza criada. Por causa disso, Paulo afirma que "toda a criação [a natureza criada], a um só tempo, geme e suporta angústias até agora" Romanos 8:22, interpolação nossa.

 

A Lição desta semana vai apresentar a natureza como fonte de saúde e cura.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 13 de março.

 

AMBIENTE PERFEITO

 

Leitura Bíblica do Dia: Gênesis 1 e 2.

 

Quando lemos a narrativa de Gênesis 1:2 a 2:3, vemos que existe, por trás de cada ato criativo, uma mente inteligentíssima, com um senso organizacional extremamente apurado e refinado, possuidor de um senso estético jamais visto em pessoa alguma depois disto. Portanto, nota-se que há propósito, vontade, desígnio por trás de cada coisa criada. Nada é criado por acaso, ao sabor da sorte ou do azar. Tudo é organizado de forma que se torne útil e atenda ao fim para o qual o elemento foi criado. Não há desperdício, não há erro, não há deficiência em nada. Cada parte se encaixa no todo, formando um conjunto harmonioso e perfeito, denunciando que existe uma mente inteligente, sábia, perfeita e poderosa guiando cada ato criativo. Árvores, flores, animais, a distribuição do espaço, as camadas de gases que circundam a Terra, clima, temperatura, velocidade dos ventos, distribuição das águas, altura das montanhas, tudo é criado com propósito, com objetivo bem definido, bem posicionado. É a perfeição das perfeições. Nunca, em tempo algum, depois da Semana da Criação, foi criado algo desse nível e dessa qualidade e beleza estética no planeta Terra. Foi uma criação única, perfeita, total. Faria isto o cego acaso? Faria isto um processo evolutivo cego, não inteligente, coincidente? Faria isso o vento, as chuvas, o movimento das marés? Criaria o acaso e as coincidências a temperatura ideal para os seres vivos, de tal maneira que ninguém sentisse excesso de frio ou de calor? Criaria o acaso frutas tão saborosas, tão ao gosto dos seres vivos, os  quais  fazem  os  humanos  se  deliciarem  em  seus banquetes? Não, seria acaso demais para nossa mente inteligente. Não há explicação racional, inteligente, fidedigna para a criação de todos esses elementos mediante longos e enfadonhos processos evolutivos de milhões de anos. O tempo, por mais longo que seja, e o acaso, por mais coincidente que seja, jamais criariam tamanha perfeição de detalhes, tamanha organização dos elementos, tão apurado senso de estética e beleza. 

A criação da raça humana, ou dos "seres viventes" humanos, foi um capítulo à parte, pois tudo o que fora criado até aí somente passou a existir porque Deus traria à existência a raça humana. Em sua criação, Deus usou um "modus operandi" (modo de fazer) completamente diferente do método usado até então para criar os vegetais e os animais. Deus operou de forma especial, com requinte de detalhes, pois estava criando a obra-prima de toda a Sua criação.

O texto bíblico de Gênesis 1:26 a 30, que transcreveremos a seguir, dá uma visão geral da criação do homem e da mulher, sem entrar em alguns detalhes do "modus operandi" divino. Informa apenas que o homem e a mulher foram criados, e que foi Deus quem os criou. Isto quer dizer que o homem e a mulher, como todos os demais seres anteriores, não vieram à existência por longos e demoradíssimos processos de evolução de uma espécie para outra, coisa que Deus jamais determinou, mas por Criação.

"Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio  sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que rasteja sobre a terra. E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra, e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isto vos será para mantimento. E a todos os animais da terra e a todas as aves dos céus e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhe será para mantimento. E assim se fez."  Gênesis 1:26 a 30.

Alguns pontos precisam ser destacados nessa declaração geral a respeito da criação da raça humana:

 

a) Criado "à imagem e semelhança" de Deus. O homem – ser humano, aí incluindo homem e mulher, macho e fêmea – foi criado por Deus "à sua imagem e semelhança". Nenhum dos "seres viventes", ou portadores do sistema chamado "Vida", fora criado dessa maneira, "à imagem e semelhança" do próprio Criador, Deus.

 

b) Criado para dominar animais, vegetais e todas as coisas na Terra, sujeitando-os e sujeitando a própria Ter-

ra. A raça humana foi criada por Deus e lhe foi dado domínio sobre todos os elementos que Deus criara sobre a Terra. O ser humano deveria estar no domínio, no controle de todas essas coisas, sendo superior a todas elas, menos ao Criador, Deus.

 

c) Criado para se reproduzir dentro da espécie. Deus ordenou que os seres humanos fossem fecundos e se reproduzissem em seres da mesma espécie, isto é, humanos gerando humanos. Deus pôs nos seres humanos o processo "Vida", o qual capacitaria os humanos a gerarem outros "seres viventes" a eles semelhantes.

 

d) Criado para ser vegetariano. Deus determinou que os seres humanos fossem vegetarianos. "Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra, e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isto vos será para mantimento."  Deus não incluiu alimento cárneo no regime alimentar da raça humana, em sua criação. A alimentação cárnea pressupõe a morte do animal que servirá de alimento. Porém, até aí, o processo "Morte" não fazia parte dos propósitos criativos do Deus Eterno. Os seres humanos não receberam de Deus, seu Criador, ordem para matar (encerra o ciclo vital) os animais. Deveria dominar sobre eles, sujeitando-os, mas não tinha o direito de matá-los. Encerrar o ciclo vital, que Deus estabelecera, só pertencia a Deus, o Criador.  Ele  os  fez,  Ele  poderia desfazê-los. Aos humanos não foi ordenado matar, nem para se alimentar.

Também foi determinado por Deus que os animais fossem vegetarianos: E a todos os animais da terra e a todas as aves dos céus e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhe será para mantimento."  Nenhum animal comeria a carne de outro animal. Não haveria animal predador, carnívoro, destruidor de "seres viventes". "Vida" é um processo estabelecido por Deus, e Ele não confiou a nenhum outro ser, animal ou humano, o direito e a responsabilidade de encerrar em outro ser vivo o processo "Vida".

"E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã [noite e dia], o sexto dia. Assim, pois, foram acabados os céus e a terra, e todo o seu exército" Gênesis 1:31 e 2:1.

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 14 de março.

 

O PECADO E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA NATUREZA E NO HOMEM

 

Leitura Bíblica do Dia: Gênesis 2:16 e 17; 3:1 a 24.

 

O PECADO trouxe consigo a MORTE, tanto para os seres humanos, seres animados, com vida e movimento, como também para todos os demais seres vivos, embora inanimados. A partir do Pecado e da Morte, o ciclo da existência na Terra, para todos os seres vivos, passou a ser: NASCE-VIVE-CRESCE-REPRODUZ E MORRE.

VIDA e MORTE tornaram-se os dois extremos da existência dos seres vivos. Tudo se inicia com a VIDA e termina na e com a MORTE. Isto foi consequência direta do Pecado.

O mesmo Deus que dotara Adão e Eva, os progenitores da raça humana, do processo "VIDA", e os fizera, então, "alma vivente", ou ser vivente, ou, ainda, seres vivos, agora esta dizendo-lhes que o processo "VIDA", do qual eles foram dotados pelo Criador, poderia lhes ser retirado, sendo instalado neles o processo "MORTE", o qual lhes era, até então desconhecido (Gênesis 2:16 e 17).

Observando esta questão sob a ótica da Teologia, vê-se que os problemas da "VIDA" e da MORTE são problemas teológicos, antes que biológicos. "VIDA", antes de ser artigo para estudo da Biologia, precisa ser estudo da Teologia. A "VIDA" posta em Adão e Eva era teocêntrica: Vinha de Deus, girava em torno de Deus, e o processo "Vida" seria extinto no homem (e nos demais seres vivos) por ordem expressa de Deus. O elemento vivo chamado HOMEM recebeu o processo "VIDA" de Deus, e tornou-se "alma vivente". Deus o fez "alma vivente", ou seja, um ser vivente. Deus quis assim. Deus fez assim. Assim ficou sendo, pela vontade de Deus. Até aí não entrou elemento algum da vontade humana. O homem não existia. Como não existia, não pediu para ser criado. Se foi criado por Deus, como o foi, está ligado moral e espiritualmente ao seu Criador. Pertence a Deus, e deve prestar contas (informações) a Deus de tudo o que faz. Como ser moral livre e responsável por seus atos, precisa prestar contas de seus atos Àquele que o criou, o qual julgará se  as  idéias,  pensamentos  e  ações  do  ser  humano cumprem o propósito para o qual ele foi criado. Caso o homem se rebelasse contra seu Criador, desobedecendo às ordens emanadas de Deus, a sentença já lhe foi revelada: A MORTE. Nesse caso, MORTE significava um processo inverso ao processo VIDA. Se o processo VIDA significou a "construção" de um ser vivente –"alma vivente – que recebeu a alcunha de "homem", o processo MORTE significaria a "desconstrução" – o desfazer ou destruir – da "alma vivente", ou ser vivente. Ambos os processos estariam sob o juízo e comando do Deus Eterno, o Criador. Em Sua Soberania e vontade não influenciada por ninguém acima dEle, pois não existe tal ser, o Deus Eterno criou o homem e pôs nele o processo chamado "VIDA". Não cumprindo o homem o propósito divino para o qual fora criado, o Deus Eterno, supremo Juiz do homem, instalaria o processo "MORTE", e devolveria o homem ao nada, ao pó, donde saíra (Eclesiastes 12:7). Porém somente o Deus Eterno tem o direito sobre ambos os processos: o Deus Eterno deu VIDA; o Deus Eterno tira a VIDA, processo inverso chamado MORTE. Deus é soberano em Sua vontade, e age conforme esta soberania.

Satanás foi vitorioso sobre Adão e Eva no Jardim do Éden. A mentira – "É CERTO QUE NÃO MORREREIS" – prevaleceu sobre a verdade de Deus –"CERTAMENTE MORRERÁS" – inclinando e conduzindo praticamente toda à raça humana, de Adão em diante, para uma contínua e cruel desobediência a Deus. Foi a apostasia coletiva. Uma sessão mediúnica, conduzida pelo diabo, Satanás, convencendo os pais da raça humana a acreditarem numa mentira, num embuste, fez com que a raça  humana  reafirmasse  essa  mentira por milhares de anos. Os humanos passaram a acreditar que eram IMORTAIS, mesmo pecando contra Deus. Pensar que seria imortal, mesmo pecando contra uma verdade divina, significa rejeitar a Deus como Criador, Juiz e Senhor. Significa dizer a Deus: "O Senhor é mentiroso e falso, pois nos negou o conhecimento de uma verdade que Satanás nos deu."  Pensar que é imortal, mesmo praticando todo tipo de pecado, faz o ser humano ser mais afoito e atrevido na arte de desobedecer a Deus. É como se dissesse: "Deus não me mete mais medo com Suas ameaças de morte. Mesmo que eu morra fisicamente, sobreviverei espiritualmente, e logo estarei vivendo em outro corpo. Nunca mais Deus me meterá medo com Suas ameaças de morte."  Satanás ri às escâncaras, ao ouvir os pecadores assim confiantes em si mesmos, envolvidos no pecado completamente.

Ao longo de toda a história da raça humana sobre a Terra, desde Adão até os nossos dias, essa mentira tem prevalecido. No Oriente, no Ocidente, no Norte e no Sul, essa mentira de Satanás – "É CERTO QUE NÃO MORREREIS" – tem seus milhões de seguidores no espiritismo, no catolicismo romano, em quase todas as correntes e denominações protestantes, no budismo, no confucionismo, no hinduísmo, na Nova Era, em todos os movimentos espiritualistas, no panteísmo, no animismo, em praticamente todas as correntes de pensamento, quer sejam filosóficas, quer sejam religiosas, essa mentira prevalece até hoje sobre a declaração divina: "É CERTO QUE MORRERÁS". Mesmo tendo uma Bíblia na  mão  afirmando que Satanás mentiu a Adão e Eva, muitos católicos romanos e protestantes insistem na mentira de Satanás, dizendo que quando o homem morre, morre apenas o corpo físico, mas permanece imortal, viva para sempre, uma entidade independente que sai do homem nessa hora, chamada "ALMA", para alguns, e chamada "ESPÍRITO", para outros. Dizem, também, que essa identidade, por ter vida própria, vai imediatamente para um lugar de glória e prazer, chamado Céu ou paraíso, se a pessoa realizou boas obras; ou para um lugar de purgação e aperfeiçoamento, se foi mais ou menos bom. E por aí vão as explicações mentirosas, confusas, filosóficas, religiosas, todas elas fundamentadas na grande mentira de Satanás, em rejeição da verdade de Deus. Toda essa gente que acredita nessa mentiras de Satanás é formada por mensageiros de Satanás, discípulos de Satanás, professores de Satanás, que se deixam usar pelo diabo como fantoches, visando passar adiante a grande mentira, a qual tem iludido e enganado bilhões de pessoas por milhares de anos.

 

O profeta Ezequiel escreveu: "A ALMA QUE PECAR ESSA MORRERÁ" Ezequiel 18:4. E o apóstolo Paulo declara: 'TODOS PECARAM..." Romanos 3:23, primeira parte. Conclusão: Todos morrem por causa do Pecado. Se o elemento PECADO não existisse no planeta Terra, também não existiria o elemento MORTE. Pense nisso antes de cometer algum tipo de pecado.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 15 de março.

 

DONS DE DEUS PELA NATUREZA

 

Leitura Bíblica do Dia: Romanos 1:19 a 25. Salmos 19:1 a 7. Jeremias 10:12 e 13.

 

"Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras de Suas mãos. Um dia discursa a outro dia; e uma noite revela conhecimento a outra noite." Salmos 19:1 e 2.

 

"O Senhor fez a Terra pelo Seu poder; estabeleceu o mundo por Sua sabedoria e com a Sua inteligência estendeu os céus. Fazendo Ele ribombar o trovão, logo há tumulto de águas no céu, e sobem os vapores das extremidades da Terra; Ele cria os relâmpagos para a chuva e dos Seus depósitos faz sair o vento." Jeremias 10:12 e 13.

 

"Porquanto o que de Deus [ou sobre Deus] se pode conhecer é manifesto [está revelado visivelmente] entre eles [todos os humanos], porque Deus lhes manifestou [Deus lhes fez tais revelações públicas e visíveis]. Porque os atributos invisíveis de Deus [as qualidades morais e éticas de Deus, tais como amor, verdade, justiça, graça, bondade e santidade], assim também o Seu eterno poder [Deus revelou Seu poder na Criação, no Dilúvio, nas dez pragas que caíram sobre o Egito, na abertura do Mar Vermelho, na doação da Lei no Sinai, etc.], como também a Sua própria Divindade [Deus Se mostrou "divino", ao revelar aos humanos fatos e palavras que estão acima e além da compreensão humana, finita], claramente se reconhecem [podem ser reconhecidas com facilidade, desde que haja boa vontade e interesse nesse conhecimento sobre DEUS], desde o princípio do mundo [desde a criação do homem, único ser inteligente e que raciocina da causa para o efeito, tirando conclusões lógicas], sendo percebidos [sendo vistos e entendidos] por meio das coisas que foram criadas [assim como afirmou o salmista no Salmo 19:1 a 7]. Tais homens [que insistem em recusar reconhecer a Deus como DEUS para sua vida pessoal], são, pois isso, indesculpáveis [não têm como se desculpar de seus erros, alegando desconhecer a existência e a ação de Deus na natureza e na história humana sobre a Terra]. Porquanto [conclusão inteligente, lógica], tendo conhecimento de Deus, não O glorificaram como DEUS, nem lhe deram graças [louvor, honra, reconhecimento, adoração]; antes [em lugar disso], se tornaram nulos em seus próprios raciocínios [a maneira de pensar deles não os leva ao verdadeiro conhecimento, ou ao conhecimento da verdade sobre Deus], obscurecendo-se-lhes [tendo-se tornado escuro, negro, sem a luz do entendimento, da compreensão] o coração [a mente, a razão] insensato [não sábio, estulto, estúpido]. Inculcando-se por sábios [pondo na cuca, ou na mente, a ideia de que são sábios, doutos, cultos ao pensarem como pensam a respeito de Deus e da Criação], tornaram-se loucos [pois "o temor do Senhor é o princípio da sabedoria", conforme Provérbios 1:7]" Romanos 1:19 a 21, com grifos, interpolações e comentários nossos.

 

A NATUREZA, isto é, todas as coisas criadas por Deus, revela a existência e a ação de Deus. No entanto, Deus não está dentro da Natureza criada, como acreditam e pregam os panteístas. Ele não é uma energia que perpassa cada fibra e átomo das coisas criadas. Deus é [existe e age] antes de toda a Natureza criada; Deus criou a Natureza, ordenando sua existência, o que significa que Deus estava FORA DA NATUREZA criada. Por isso, a NATUREZA revela o Deus Criador, mas não contém o Deus Criador, pois Deus está fora, além e acima de todo elemento por Ele criado. Quando você entende a revelação de Deus através da natureza, da maneira como expusemos acima, você se livra da enfermidade de falsas filosofias e ideologias filosóficas. Isto também é cura para sua alma especulativa e questionadora. Essa REVELAÇÃO de DEUS na Natureza é um dom de Deus aos humanos inteligentes, os quais especulam sobre a existência de Deus e Sua atuação na história e na vida do homem sobre a Terra. Uma revelação cheia de sabedoria e de Verdade.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 16 de março.

 

COMUNHÃO COM DEUS NA NATUREZA

 

Leitura Bíblica do Dia: Mateus 6:25 a 34.

 

Adore sempre ao DEUS CRIADOR DA NATUREZA. Mas nunca adore a Natureza criada por Deus. Sua comunhão é com Deus, não com a Natureza.

 

Existem hoje milhões de pessoas espiritualistas que adoram o deus das florestas, o deus do sol, o deus da lua, o deus das águas, o deus dos ventos, etc. São os ANIMISTAS, adoradores de espíritos que se movem pela natureza. Isto significa adorar o demônio e seus anjos rebelados. Duendes, fadas, espíritos da floresta, tudo isso faz parte do culto espiritualista e da Nova Era. Os cristão devem rejeitar esse tipo de adoração. Tais pessoas adoram a Natureza, em todas as suas formas, por serem animistas e panteístas. O termo PANTEÍSMO é formado pela palavra grega "PAN", que significa "todo", "toda", "tudo"; pela raiz "TEO", que significa "deus"; e o sufixo "ISMO", formador de sistemas, filosofias, cultos, etc., tais como cristianismo, comunismo, populismo, deísmo, ateísmo, etc. Daí PANTEÍSMO significar a crença de que Deus é uma energia que está dentro de todos os elementos da natureza, incluindo os humanos. Já mostramos que Deus criou a Natureza de dentro para fora. Deus não entrou nas coisas criadas. O salmista afirma como Deus procedeu na criação: "Pois Ele [Deus] falou e tudo se fez; Ele ordenou, e tudo passou a existir." Salmos 33:9. Conclusão lógica e inteligente, a partir daquilo que o texto afirma: (1) Deus existe antes da coisa criada; (2) Deus ordenou que as coisas fossem feitas, mas não entrou nelas. Sua ordem fez com que elas existissem. Não era uma "energia" penetrando as coisas; era uma PESSOA ordenando, de fora delas, a existência de tais coisas, seguindo critérios e propósitos bem definidos pela Pessoa de Deus. As coisas criadas em nada influenciam a Deus, o Criador; não O fazem nem melhor, nem pior, pois DEUS É, de forma plena, total e absoluta, sem necessitar de acréscimos ou mudanças que Lhe venham de fora. Deus é completo e perfeito em Si mesmo. Ele declarou de Si mesmo: (1) "EU SOU O QUE SOU" – Êxodo 3:14. (2) "Porque EU, o Senhor, NÃO MUDO..." Malaquias 3:6, grifos nossos. Enquanto isso, todos os elementos criados, animados ou inanimados, são (1) mutáveis; (2) sujeitos a variações; (3) finitos; (4) incompletos; (5) mortais. Se Deus, o Eterno e Imutável, estivesse dentro dos seres e das coisas criadas, como uma energia que a tudo perpassa, todos os seres e todas as coisas da natureza seriam eternas e imutáveis, além de perfeitas, como Deus o é. E todos nós sabemos que as coisas não são assim.

 

Por esse motivo, nós, os adventistas do sétimo dia, devemos ser bons cidadãos, cuidando com zelo e carinho da Natureza, de todo o ecossistema que nos abriga. Isto é uma questão de cidadania. No entanto, JAMAIS devemos nos aproximar da Natureza criada com um senso de culto, veneração, idolatria. A Natureza não é Deus. Somente ao SENHOR DEUS adorarás e prestarás culto. Paulo denunciou o pecado de culto à Natureza, que havia em seu tempo no mundo gentílico, pagão. Leia Romanos 1:18 a 32 e veja o que ele escreveu.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 17 e 18 de março.

 

SALMO 104

 

Leitura Bíblica do Dia:  Salmo 104.

 

Sua tarefa hoje será ler todo o Salmo 104. Pegue uma caneta e marque todos os versos deste salmo que mais lhe chamarem a atenção.

 

Todo o salmo 104 é um cântico de louvor e ação de graça ao Deus Criador. O salmista exalta e louva ao Senhor, o Deus de toda a Terra, por haver Ele criado a própria Terra e tudo o que nela existe. Ore, antes de ler este salmo.

 

A VIDA e a MORTE estão nas mãos do Senhor. Ele é Soberano. Nada foge ao Seu domínio e conhecimento. Ele faz cada coisa em seu devido tempo, e com propósito bem definido.

 

Leia o Salmo 104. Delicie-se com sua leitura. Aprenda com esta leitura. Chame toda a sua família para ouvir esta leitura. Leia-o em família no culto do pôr-do-sol, na sexta-feira, no início do Sábado. Cada membro da família lê uma parte. Peça a seus filhos que comentem o que leram. Faça perguntas a eles sobre a leitura feita. Extraia deste salmo o máximo de verdade teológica que puder extrair.  Louve ao Senhor, cantando algum hino conhecido que fale sobre Deus como Criador. Depois, ajoelhem-se e orem, como família, agradecendo a Deus pela Criação e pela Redenção.

 

FELIZ SÁBADO PARA TODA A SUA FAMÍLIA!

 

 

Pastor Otoniel de Carvalho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário