segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO



LIÇÃO 7

 

ESPERANÇA CONTRA A DEPRESSÃO

 

 

Verso para memorizar: "Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado; e salva os de espírito oprimido." Salmos 34:18.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Salmos 42; 31:10; 39:2 a 7; 32:1 a 5; I João 1:9; Miqueias 7:1 a 7; Apocalipse 21:2 a 4.

 

INTRODUÇÃO

 

Qualquer ser humano pode passar por um período de depressão. As mulheres, por serem emocionalmente mais sensíveis [não mais frágeis] que os homens, são mais tendentes a ter depressão. Na verdade, confirma-se que a depressão tem sido o mal de nosso século, pois afeta milhões de pessoas, em todos os continentes e ilhas.

Existe muito misticismo sobre a depressão. Também existem muitos mitos. Além disso, cada religião acrescenta seus próprios conceitos e interpretações sobre o assunto, dando-lhe um enfoque religioso e espiritual. Por causa disso, duas perguntas se tornaram bem frequentes: (1) Depressão é igual a PECADO? (2) Pode uma pessoa crente em Jesus, salvo pela Graça de Deus, justificado pela fé, sofrer de depressão?

Tudo isto é relativo. As causas da depressão variam de pessoa para pessoa. Cada caso é um caso individual, e precisa ser analisado separadamente dos demais. A depressão pode ser causada por fatores físico, ou psíquico-emocionais, ou religiosos-espirituais. Pode ser uma questão hormonal.

Há esperança para as pessoas que sofrem de depressão? Em que sentido a palavra ESPERANÇA está sendo usada? (1) Esperança de cura física? (2) Esperança de cura espiritual?  Ou esperança em ambos os sentidos?

A Lição desta semana vai analisar este assunto desde a perspectiva bíblica.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 6 de fevereiro.

 

ABATIMENTO

 

Leitura Bíblica do Dia: Salmo 42.

 

Leia todo o Salmo 42. Observe como ele inicia e como termina.

 

Nem todo abatimento produz depressão; porém um abatimento prolongado e potencializado gera depressão. O abatimento momentâneo, temporário, é salutar quando produz uma reflexão para a vida eterna. Muitas pessoas se empolgam de tal maneira com seu sucesso pessoal, e entram numa rotina tão acentuada de festas, alegria, risos, abraços e êxito profissional, que não tomam tempo para pensar a vida numa dimensão espiritual. Não param para refletir sobre vida, salvação, relacionamento com Deus, estudo da Bíblia, oração, testemunha da fé aos amigos. Não têm tempo para essas coisas. Jesus advertiu sobre isto, em Lucas 21:33 a 36. Por esse motivo, Salomão escreveu que "melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete [festa, alegria], pois naquela se vê o fim de todos os homens [vê-se como tudo acaba]; e os vivos que o tomem em consideração [que façam uma reflexão sobre isto]" Eclesiastes 7:2, com interpolações e comentários nossos. E ele diz ainda, que é "melhor é o fim das coisas [como tudo vai terminar], do que o seu princípio..." Eclesiastes 7:8. Pensando assim, nem todo abatimento é negativo para nossa vida. Paulo afirma que "a tristeza segundo Deus [ou o abatimento segundo a vontade de Deus] produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar. Mas a tristeza do mundo [o abatimento causado pelo mundo] produz morte." I Coríntios 7:10 com interpolações e comentários nossos. O abatimento, ou tristeza, segundo o propósito de Deus produz esperança de redenção e restauração. É como dizem por aí: "Fulano precisa baixar a bola." Precisa passar por algum tipo de crise, de abatimento, para poder parar e fazer uma reflexão mais profunda sobre a vida e suas consequências.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 7 de fevereiro.

 

CONSEQUÊNCIAS DO DESÂNIMO

 

Leitura Bíblica do Dia: Isaías 38:14; Salmos 31:10; 77:4; 10s:4 e 5. I Reis 19:4.

 

O rei Ezequias, de Judá, passou por uma fase escura em sua vida. Ele adoeceu de uma enfermidade, e Deus mandou dizer-lhe que sua enfermidade seria para a morte. Isto causou profundo desânimo em Ezequias. Ele entrou em depressão. Chorou, orou e clamou a Deus por misericórdia. Deus mandou uma mensagem para Ezequias, por meio do profeta Isaías, dizendo-lhe que ele teria um tempo de vida de quinze anos. Rapidamente a tristeza se foi, dando lugar a um cântico de livramento. Ezequias, entre muitas coisas que disse em seu cântico, escreveu: "Como a andorinha ou o grou, assim eu chilreava e gemia como a pomba; os meus olhos se cansavam de olhar para cima. Ó Senhor, ando oprimido, responde tu por mim." Isaías 38:14.

 

O rei Davi, de Israel, em meio a suas tristezas e desânimo, sentindo o peso de sua culpa por haver pecado com Bate-Seba, cantou ao Senhor: "Gasta-se a minha vida na tristeza, e os meus anos, em gemidos; debilita-se a minha força, por causa da minha iniquidade, e os meus ossos se consomem." Salmos 31:10. Foi um canto quase fúnebre. Uma tristeza real se abateu sobre Davi. Ele ansiava pelo perdão de Deus. Ele queria sentir-se, pela fé, restaurado ao favor de Deus. Também o salmista Asafe, não sabemos qual o motivo de seu abatimento e desânimo, cantou ao Senhor: "Não me deixas pregar os olhos; tão perturbado estou, que nem posso falar." Salmos 77:4. Um outro salmista, não citado no texto, declarou: "Ferido como a erva, secou-se o meu coração; até me esqueço de comer o meu pão. Os meus ossos já se apegam à pele, por causa do meu dolorido gemer." Salmos 102:4 e 5. E tem também o caso de Elias. Depois de tanto êxito espiritual diante dos israelitas, Elias foi ameaçado de morte pela perversa e idólatra rainha Jezabel, e fugiu para longe, para o deserto. Ali, assentado debaixo de uma pequena árvore, ele "pediu para si a morte; e disse: Basta! Toma, agora, ó Senhor, a minha alma [minha vida], pois não sou melhor do que meus pais [que já morreram e vivem em repouso]" I Reis 19:4, com interpolações e comentários nossos.

 

Todos os personagens acima viveram momentos de desânimo. Porém sua busca pela direção divina; o diálogo deles com Deus, em busca de uma solução para seu problema resultou em esperança e certeza. Elias, no fim, foi arrebatado aos céus ainda vivo, e vive eternamente na presença do Deus Eterno. Davi se tornou o "pai" genético do Messias, Jesus de Nazaré, o Salvador dos humanos. Assim também nós, os crentes, passamos por fases e momentos de tristeza, abatimento e desânimo. Isto é normal neste mundo. Jesus nos advertiu: "No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo [e vocês o vencerão comigo]" João 16:33, com comentários nossos. No entanto, tenha muito cuidado com o desânimo. Não permita que o mesmo se prolongue por muito tempo. Isto é perigoso para sua alma e perigoso para sua saúde física. "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará." Salmos 37:5.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 08 de fevereiro.

 

ALÍVIO DA DEPRESSÃO

 

Leitura Bíblica do Dia: Salmos 39:2 a 7.  I João 9.

 

"Dá-me a conhecer, Senhor, o meu fim e qual a soma dos meus dias, para que eu reconheça a minha fragilidade. Deste aos meus dias o comprimento de alguns palmos; à tua presença, o prazo da minha vida é nada. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é pura vaidade. Com efeito, passa o homem como uma sombra; em vão se inquieta; amontoa tesouros e não sabe quem os levará. E eu, Senhor, que espero? TU ÉS A MINHA ESPERANÇA!" Salmos 39:4 a 7, com grifos nossos.

 

Maldito o homem que põe toda a sua confiança e certeza em homens mortais e em coisas perecíveis: casa, carro, dinheiro, bens – móveis, imóveis e automóveis. Maldito o homem que põe toda sua esperança e confiança em si mesmo, naquilo que sua própria força ou inteligência pode conquistar. Nenhum homem ou coisa possui imortalidade. Tudo é perecível. Tudo que conseguimos neste mundo podemos perder do dia para a noite. No entanto, Deus é Eterno. Confiar em Deus; entregar-se a Deus; depender de Deus, são atitudes e decisões das quais não tem o homem de se arrepender. Somente em Deus há certeza de futuro, de eternidade. Somente em Deus a esperança se torna certeza. Somente em Deus encontramos segurança em relação ao amanhã. Você está deprimido porque perdeu um filho/a? seu cônjuge? Seu emprego? Seus bens? Sua saúde física? Toda perda causa tristeza. Mas não deixe que a tristeza o/a leve ao abismo da depressão. Decida seguir em frente, bem firmado/a no Senhor, mantendo firme sua fé em Deus, e tendo sua esperança renovada a cada dia. Se for preciso buscar ajuda de um profissional de saúde, busque sem medo, de preferência um profissional cristão. Se for prescrito por este profissional algum medicamento, tome-o. Mas recuse-se a ficar na dependência do profissional e do medicamento por muito tempo. Rebele-se contra a depressão, e faça guerra contra o desânimo. Jogue-se todo/a nos braços do Senhor, e parta para a luta com esperança renovada. O Senhor será contigo e te dará a vitória.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 9 de fevereiro.

 

A NECESSIDADE DE PERDÃO

 

Leitura Bíblica do Dia: Salmos 32:1 a 5. I João 1:8 e 9.

 

"Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniquidade e em cujo espírito não há dolo. Enquanto calei os meus pecados, envelheceram-se os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais te ocultei. Disse: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado." Salmos 32:1 a 5.

 

Esta se tornou uma passagem clássica na Bíblia, especialmente quando se estuda CULPA, CONFISSÃO, PERDÃO e JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ.

 

Todo mundo sabe o que aconteceu entre Davi, Bate-Seba e Urias. A depressão de Davi era por razões espirituais, por sentimento de culpa real. Davi era um homem crente no Deus Eterno. Era também um ungido, ministro, do Senhor. Quando um crente sincero, que ama verdadeiramente a Deus, comete um pecado tão grave como o fez Davi, sua alma entra em desassossego. Um tremendo e profundo sentimento de culpa real se apodera de sua alma. Desânimo, medo e pavor o dominam. Nada mais o apetece: comida, música, divertimentos, mulheres, amigos; tudo lhe parece sem graça, sem sentido, sem razão de ser. Davi viveu todas essas emoções verdadeiras, profundas e que lhe abateram o espírito. Tristeza por haver agido contra a Lei do Senhor, que ele tanto amava e exaltava (vide Salmos 1:1 a 3 e Salmos 19 e 119). O grande erro de Davi foi não procurar imediatamente o Senhor para confessar-Lhe seu erro. Ele viveu seu drama e o sentimento de culpa o levou à depressão. Medo de ver seu pecado se tornar de domínio público, e ele perder a autoridade diante de seus filhos e de seus súditos. Medo de não mais alcançar o favor de Deus; medo de não ser perdoado. Davi entrou em depressão. Foi preciso entrar em cena o profeta Natã, repreendendo-o por seu pecado grave, para Davi buscar de forma definitiva o perdão de Deus. Ele se declarou culpado do grave pecado de que o profeta o acusou. E o profeta lhe disse que o Senhor aceitara sua confissão e o perdoara. Somente quando Davi se sentiu perdoado e restaurado ao favor de Deus foi que ele se sentiu em paz, embora tivesse de sofrer pelo resto de sua vida as consequências morais e sociais de seu grave pecado.

 

"Bem-aventurado" significa FELIZ. O sentimento de culpa traz medo, desânimo, frustração. Não é verdadeiramente feliz a pessoa que vive em estado de culpa. Para voltar a ser feliz, é preciso que a pessoa culpada confesse o seu erro e o elimine da vida. É estupidez manter-se em permanente estado de culpa. Se você sabe que há saída para o seu erro e sua culpa, por que insiste em permanecer no erro e na culpa? Não seja estúpido, mas crente fiel. Seja um "bem-aventurado" do Senhor, pessoa perdoada, livre da culpa, pessoa que sorri para a vida, pois sua esperança está no Senhor.

 

O primeiro grande erro de uma pessoa que cometeu um pecado é não querer reconhecer seu erro e sua culpa. João escreveu: "Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos e a verdade não está em nós" I João 1:8. Que precisamos fazer? João sugere: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." I João 1:9. Isto, sim, nos traz alívio à alma e verdadeira paz interior. Saber-se perdoado traz paz à alma. Portanto, siga esta receita divina e seja também um "bem-aventurado" do Senhor. Seja justificado pela fé no Deus que perdoa, salva e justifica.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 10 e 11 de fevereiro.

 

ESPERANÇA CONTRA A ANGÚSTIA

 

Leitura Bíblica do Dia: Miqueias 7:1 a 7. Isaías 65:17. II Pedro 3:13. Apocalipse 21:2 a 4.

 

"Eu, porém, olharei para o Senhor e esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá." Miqueias 7:7.

 

Este mundo está cheio de almas angustiadas, sentindo-se prostradas por causa de seus erros e pecados. Sentir-se culpado quando erra; angustiar-se pelos seus pecados; tudo isso é coisa normal para um crente sincero. No entanto, ficar angustiado o tempo todo não é o que Deus quer para Seus filhos.

 

Existem algumas igrejas pentecostais que motivam essa angústia contínua de alma. Alguns cristãos passam noites seguidas em oração, angústia e choro, lamentando uma culpa da qual nunca se libertam. Estão sempre lamentando o erro, chorando, clamando e se angustiando. Alguns desses cristãos têm entrado em desespero, e alguns deles chegam ao suicídio, pois não conseguem lidar positivamente com o sentimento de culpa. A angústia sadia, normal, acontece na vida de qualquer cristão. Mas deve ser uma angústia real, não imaginária. E essa angústia de alma deve cessar logo que a pessoa culpada confesse seu erro e o deixe. A Bíblia nos ensina, através do ritual do santuário hebreu, um a grande lição. A pessoa que pecava, em Israel, um pecado que requeria sua ida ao santuário, para a devida confissão e os arranjos espirituais para receber o perdão de Deus, deveria confessar O PECADO que cometeu. Essa pessoa não deveria acumular pecados em sua vida. Muitas vezes, oramos a Deus de forma genérica, não consciente, dizendo: "Senhor, perdoa os meus pecados". E repetimos isso sempre em nossas orações. No entanto, nossa confissão a Deus deve ser específica. Devemos mencionar diante de Deus, em nossa confissão, o PECADO que está incomodando nossa consciência e nos trazendo angústia. E depois de confessar ESTE PECADO, devemos abandoná-lo e não o ficar repetindo em nossa vida. Se o fizermos outra vez, repetimos a Deus a confissão específica. Pecado confessado e abandonado deve ser aceito como pecado perdoado, pela fé. Salomão ensinou: "O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as CONFESSA e DEIXA, alcançará misericórdia." Provérbios 28:13. Você pecou? Vá a Deus, em oração, e confesse seu pecado perante o Senhor. Se for preciso fazer reparação do seu erro, faça a devida reparação. Deixe o pecado que confessou a Deus. Você foi honesto? Sua confissão foi real e sincera? Então sinta-se perdoado por Deus e restaurado à comunhão do Senhor. Não fique repetindo diante de Deus um pedido de perdão por um pecado específico que você já confessou e o abandonou. Cada pecado cometido deve ser tratado como um assunto específico a ser levado diante de Deus em confissão sincera.

 

Muitas vezes, seu pecado deve sofrer a penalidade eclesiástica. A Igreja define que alguns pecados dos seus membros batizados são passíveis de disciplina visível, como forma pedagógica de ensinar correto proceder a todos os crentes. Essa disciplina pode vir em forma de repreensão pública, suspensão de um a 12 meses ou desligamento provisório do rol de membros batizados. Se você pecou, não fique se fazendo de vítima. Seja honesto em tudo. Confesse seu pecado e busque o perdão de Deus. Fale com seu pastor, reconheça seu erro e aceite a disciplina que sua igreja irá propor. Faça a coisa certa e receba a bênção de Deus. Seja sempre um "bem-aventurado" do Senhor. E o "bem-aventurado" do Senhor não é aquele que nunca peca, pois este humano não existe (leia Eclesiastes 7:20 e I João 1:7 e 8). O "bem-aventurado" do Senhor é aquele crente que quando comete pecado o lastima, confessa-o diante do Senhor e abandona seu pecado, sendo perdoado por Deus e restaurado ao favor do Senhor. É o crente que conta à sua igreja que agir de forma errada, e aceita a disciplina eclesiástica que o caso requer. É o crente que anda na presença do Senhor e da Igreja com consciência limpa e procede de maneira honesta, pura e leal.

 

Passar muitas noites chorando e lamentando o pecado, ou o fato de ser pecador, e não dar os passos que o Senhor requer para o perdão e a cura da alma, somente acentua a angústia e aumenta a depressão, sem resolver o problema real do pecado. Portanto, seja inteligente e coerente. Siga os passos que a Bíblia ensina para alcançar o perdão de Deus e a paz interior (Colossenses 3:1 a 17; Romanos 12:9 a 21).

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário