segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO


 

LIÇÃO 6

 

BONS PENSAMENTOS

 

Verso para memorizar: "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." Filipenses 4:8.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Salmos 19:14; Marcos 7:21 a 23; Lucas 6:45; Atos 14:2; 15:24; Romanos 8:5 a 8; Gálatas 3:1; Colossenses 3:1 a 17.

 

Quem dominar sua mente domina você, pois o corpo faz o que a mente ordena. Este é um princípio que jamais deve ser esquecido ou negligenciado pelos cristãos, pois se não estiverem atentos a isto poderão se envolver em muitas confusões éticas, morais e espirituais. Portanto, muito cuidado e muita vigilância em relação àquilo que vai ocupar sua mente, seus pensamentos, durante cada dia de vida seu aqui na Terra.

 

A Lição desta semana chama sua atenção para este assunto. Procure entender bem o conteúdo de seus ensinos. Tome o verso para memorizar, Filipenses 4:8, e o memorize, e o aplique em seu dia a dia.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 30 de janeiro.

 

PENSAMENTOS: A RAIZ DO COMPORTAMENTO.

 

Leitura Bíblica do Dia: Marcos 7:21 a 23; Lucas 6:45; Romanos 8:5 a 8.

 

"Porque de dentro do coração [da mente] dos homens é donde procedem os maus desígnios [propósitos, ideias, objetivos], a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos esses males vêm de dentro [do ser humano] e contaminam o homem." Marcos 7:21 a 23, com interpolações nossas.

 

Todas essas coisas más estão dentro da mente humana e povoam os pensamentos do ser humano pecador. Podemos dizer, usando a linguagem de Gênesis 3:1 a 6, que eles são "o veneno da serpente", Lúcifer/Satanás. Essas coisas más, perversas, que contaminam e poluem a mente e a alma humanas, estão facilmente ao alcance de qualquer ser humano, à distância de um pensamento e de sua aceitação. Se você se deixar envolver e contaminar por essa "lama" moral, ética e espiritual que está à sua disposição, possivelmente viverá como promotor, divulgador e praticante dessa sujeira moral. Em menor ou maior grau, todos nós, humanos, temos sido afetados por essas coisas moralmente recusáveis. Por isso, é preciso que cada cristão exerça vigilância sobre sua mente, seus pensamentos, e aprenda e se autodisciplinar no uso das ideias e pensamentos que vêm à mente. Se você não tiver MENTE SELETIVA em relação a essas coisas más, possivelmente se tornará mais uma ingênua vítima delas. Isto serve para jovens e adultos.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 31 de janeiro.

 

PENSAMENTOS COMO FONTE DE ANGÚSTIA

 

Leitura Bíblica do Dia: Atos 14:2 e 15:24; Gálatas 3:1.

 

Fazer correto uso das ideias e dos pensamentos deve ser o sério propósito de todo bom cristão. Com boas ideias e bons pensamentos, você pode edificar vidas no caminho do bem; você pode incentivar e motivar pessoas a buscarem um elevado objetivo na vida. As boas ideias e os bons pensamentos têm uma incrível força para o bem, para a realização de sonhos acalentados por anos a fio. Devemos trabalhar com as ideias (e com as palavras) de maneira positiva e construtiva, edificando caracteres, salvando pessoas do desastre moral e espiritual, fazendo tais pessoas alcançarem seus objetivos.

 

Porém existe o outro lado da moeda. Existem ideias e pensamentos que trazem dor, sofrimento e angústia para a alma. Inveja, ciúme, cobiça, pensar de forma errada sobre outra pessoa, expressar sentimentos de rancor e rejeição contra alguém; usar de falso testemunho e de vãs suspeitas contra o próximo; tudo isto causa transtornos em nós mesmos, e provoca na vida de outras pessoas terríveis constrangimentos, arruinando muitas reputações, separando amigos, causando rutura entre cônjuges e brigas entre irmãos. Somente o fato de você ter mau pensamento sobre alguém já envenena as relações entre você e essa pessoa. E quando sua mente fica cheia dessas coisas malignas, sujas, viciosas, seus pensamentos se tornam putrefatos, exalando horrível odor moral e espiritual. E como adventistas, devemos fugir e evitar esses pensamentos maus, sujos, imorais. Devemos evitar angústias e sofrimentos futuros para nós mesmos e para nossos semelhantes.

 

Quando os amigos de Jó vieram "consolá-lo", ao saberem de sua enfermidade, disseram-lhe palavras duras, muitas delas acusando Jó de ser o único culpado pelos males que o estavam afetando. Depois de os ouvir, Jó lhes disse: "Vede que conheço os vossos pensamentos, e os injustos desígnios [propósitos] com que me tratais." Jó 21:27. A fala deles foi para Jó como se alguém jogasse pimenta em suas feridas. Foram ideias e palavras que acentuaram seu sofrimento, em vez de o confortarem como bálsamo suave.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 01 de fevereiro.

 

PENSAMENTO SAUDÁVEL

 

Leitura Bíblica do Dia: II Pedro 3:1 e 2. Filipenses 4:8.

 

O salmista estava consciente de que Deus conhece todos os nossos pensamentos. Ele declarou: "De longe penetras os meus pensamentos" Salmos 139:2.

 

O sábio rei Salomão escreveu: "Os pensamentos dos justos são retos..." Provérbios 12:5. Isto significa que o justo, isto é, o crente fiel a Deus, pensa de maneira justa, reta, santa e correta. Pensa de forma saudável, positiva e construtiva.

 

O que significa ter um "pensamento saudável"?.............................................................

 

Filipenses 4:8 é uma resposta bem adequada a esta pergunta:

 

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento."

 

É impossível a uma pessoa se conservar moralmente puro se seus pensamentos vivem ocupados com o lixo moral e ético que dominam a mídia em geral. Somente quando a mente de uma pessoa está ocupada com ideias e pensamentos saudáveis, ou sadios, é que essa pessoa tem ações e atitudes moralmente sadias. Quem ocupa a mente com sujeira moral refletirá certamente em suas palavras e atos a sujeira moral que lhe domina a mente, os pensamentos. Se sua mente é povoada por lascívia, mentira, roubo, adultério, cobiça, inveja, ira, ódio, vícios diversos, é lógico e bem natural que dessa fonte suja vai jorrar água suja, que contamina as pessoas com quem entra em contato. Você se torna refém de seus pensamentos, de suas ideias. Por mais que você tente esconder essa sujeira moral, mas é impossível esconder tudo; sempre vai deixar escapar parte dessa sujeira, revelando assim o que verdadeiramente o motiva.

 

Siga, pois, o conselho de Paulo, conforme está escrito em Filipenses 4:8. Está é a fórmula bíblica para todo cristão inteligente e fiel a Deus. Nunca se esqueça de que "tudo o que o homem semear, isto também colherá.".

 

Fica, aqui, um alerta a respeito do uso da Internet. Você pode ter bons estudos, bons lucros e bom material de pesquisa na Internet, e deve se aproveitar dessas facilidades. Porém, ao mesmo tempo, jorra um mar de lama por trás de centenas de sites de pedofilia, pornografia, imoralidade em vários sentidos. Se você gastar tempo nesses sites, e se deter a os examinar, é possível que as imagens ali vistas farão muitos estragos em seus valores morais, levando você a pensamentos e atitudes que ferem sua fé e seu relacionamento com Deus. Evite tais sites, pois o contato com eles lhe trarão muita dor de cabeça, muita angústia e até muita culpa. Seja seletivo no uso da Internet. Aproveite o que é bom e evite o que é moralmente sujo.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 02 de fevereiro.

 

OS PENSAMENTOS DE NOSSO CORAÇÃO

 

Leitura Bíblica do Dia: Josué 24:14 e 15; I Reis 8:39; I Reis 18:21; Salmos 19:14; Salmos 119:9 e 11; I Crônicas 28:9; I Samuel 16:7.

 

"De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a Tua Palavra." Salmos 119:9.

 

"Guardo no coração as Tuas palavras, para não pecar contra ti." Salmos 119:11.

 

"Bem-aventurado [feliz] o homem que não anda no conselho dos ímpios; não se detém no caminho dos pecadores; nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na Lei do Senhor, e na Sua Lei medita de dia e de noite. Ele [tal homem] é como árvore plantada junto à corrente de águas, e que no devido tempo dá o seu fruto [um bom fruto], e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz é bem sucedido." Salmos 1:1 a 3, com interpolações nossas.

 

Deus ou Lúcifer/Satanás, quem ganhar sua mente ganha você para o seu lado. Vivemos todos nós envolvidos em um Grande Conflito Cósmico entre o Bem e o Mal; entre a Luz e as Trevas; entre a Justiça e a Injustiça. De um lado está Deus, o qual deseja nos ter do Seu lado, e tudo tem feito para que sejamos bons e felizes. Do outro lado está Lúcifer/Satanás, operando todos os sistemas de comunicação deste mundo, visando nos convencer a aceitar e seguir suas ideias sujas, injustas e não éticas. No entanto, temos a liberdade de escolher a quem seguir. Quem – Deus ou Satanás – vamos escolher seguir e servir? Quem permitiremos que controle nossa mente? Quem desejamos que nos diga o que seremos, o que pensaremos, o que comeremos, o que vestiremos, o que beberemos, de que maneira nos divertiremos? Quem vai dominar nossa mente, nossos pensamentos, nossos ideais de vida? Quem? Deus ou Satanás? Tudo depende da escolha que fazemos.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 03 e 04 de fevereiro.

 

A PAZ DE CRISTO EM NOSSO CORAÇÃO

 

Leitura Bíblica do Dia: Colossenses 3:1 a 17.

 

"Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da Terra; porque morrestes [na morte de Jesus, para o mundo] e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a vossa vida, se manifestar [Se revelar publicamente em glória, na Segunda Vinda], então vós também sereis manifestados com Ele, em glória [sereis revelados publicamente como filhos da glória]. Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena [a natureza carnal, pecaminosa]: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria. Por estas coisas é que vem a ira de Deus [conforme Romanos 1:18 a 32] sobre os filhos da desobediência. Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro temo [antes de vossa conversão a Cristo], quando vivíeis nelas. Agora [já convertidos a Jesus], porém, despojai-vos [afastai de vós; separai-vos dessas coisas] igualmente de tudo isso: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar [palavrões; conversas imorais, libidinosas]. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem [pela fé e pelo batismo, tornando-se novas criaturas] com seus feitos, e vos revestistes do novo homem [um homem nascido de novo, espiritual], que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem dAquele que o criou [segundo a imagem de Deus, o Criador]; no qual não pode haver grego nem judeu [distinção de pessoas], circuncisão nem incircuncisão [judeus ou não judeus, pois ambos podem ser crentes em Cristo, pela fé], bárbaro, cita, escravo livre [em Cristo, pela fé, somos um só povo, batizados e nascidos da água e do Espírito, para o discipulado de Cristo Jesus]. Porém Cristo é tudo em todos [ou para todos]. Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus [escolhidos de Deus, um povo eleito], santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade [leia Gálatas 5:21 e 22, os frutos do Espírito]. Suportai-vos uns aos outros; perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou [em Cristo Jesus], assim também perdoai vós. Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo [o elo, a marca, a identidade] da perfeição. Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração [para que julgueis com sabedoria, escolhendo o que é justo e bom], à qual, também, fostes chamados em um só corpo [a Igreja, o Povo de Deus]; e sede agradecidos. Habite ricamente em vós a palavra de Cristo [as coisas que Jesus ensinou]. Instrui-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais [que edificam o espírito], com gratidão em vosso coração. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai."  Colossenses 3:1 a 17, com interpolações e comentários nossos.

 

Precisa falar mais alguma coisa?

 

Leia todo o texto dez vezes. Procure entender o que significa ser um cristão, salvo pela Graça de Deus, justificado pela fé em Jesus, vivendo um processo diário de santificação, e caminhando a passos largos para a santificação. Este é você, meu irmão adventista do sétimo dia, se você seguir os passos ensinados por Paulo no texto acima. Esta é a caminhada de um CRENTE neste mundo. Se procedermos segundo o texto acima, "somos mais do que vencedores, em Cristo Jesus, nosso Senhor." 

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário