segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

COMENTÁRIO DA LIÇÃO DA ESCOLA SABATINA



LIÇÃO 3

 

ESTRESSE

 

 

Verso para memorizar: "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei." Mateus 11:28.

 

Leitura Bíblica da Semana: I Reis 17:2 a 4, 15 e 16; 19:1 e 2; Marcos 6:31 a 34; Gálatas 6:2; João 15:13.

 

INTRODUÇÃO

 

A emoção humana que a Lição 3 focaliza é o ESTRESSE. Qualquer pessoa está sujeita a ficar estressada. Vários são os fatores que podem levar uma pessoa a ficar estressada, vivendo no limite de suas emoções negativas. O estresse é uma emoção negativa, e deve ser tratado corretamente, a fim de que não conduza a uma depressão profunda. O estresse, em si mesmo, já é o começo de uma depressão. Fatores como trabalhar sob pressão ou cobranças excessivas por resultados imediatos, trabalhar sob uma chefia que persegue o funcionário, sofrer uma grande perda – de um filho (a), de um cônjuge, de um irmão (ã), perder pai ou mãe, ou ambos ao mesmo tempo, perder o namorado (a), noivo (a) – descobrir ser portador de uma doença incurável, viver sob ameaça de alguém, viver com sentimento de culpa por causa de algo errado que você praticou, mas evita confessar e corrigir, ter de enfrentar diariamente um trânsito que não flui normalmente, coisas semelhantes a estas são elementos geradores de estresse. A sabedoria consiste em se buscar corretas estratégias de enfrentamento do estresse. E a Bíblia é uma fonte dessas corretas estratégias de enfrentamento do estresse. Vamos estudar algumas delas na lição desta semana.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 9 de janeiro.

 

EVENTOS EXCITANTES DA VIDA

 

Leitura Bíblica do Dia: I Reis 17:2 a 4, 15 e 16; 18:23 a 39 e 45; 19:1 e 2.

 

A vida de cada pessoa é algo dinâmico. Nenhuma pessoa é uma estátua, parada e inerte. Cada pessoa vive uma história de vida; e no desenrolar diário dessa história, os eventos vão ocorrendo, alguns bons e construtivos, outros maus e destrutivos. Nesse viver minha própria história diária, tenho de lidar com minhas emoções: algumas delas positivas, que me põem para cima; e algumas delas negativas, que me põem para baixo. É essa espécie de gangorra em que a vida humana diária se transforma, ora subindo, ora descendo, que faz de nossa vida algo dinâmico. Cada dia que passa traz sempre novas lições para nossa vida; e precisamos aprender essas lições, para que tenhamos condição de viver com qualidade e quantidade de vida. Quem deseja quantidade de vida precisa necessariamente de buscar viver com qualidade de vida.

 

Os textos acima lidos focalizam os altos e baixos da vida do profeta Elias, de Israel, o qual viveu por volta do ano 800 antes de Cristo. Elias era um homem de fortes emoções. Ele era um pregador de linguagem forte, que chamava o pecado pelo nome próprio, e proclamava uma reforma espiritual e religiosa na vida de seus patrícios, os israelitas do norte, nos tempos em que os ímpios Acabe e Jezabel governavam o reino. Elias desafiou o rei, seus nobres e os israelitas em geral a se definirem espiritualmente. A quem eles queriam verdadeiramente adorar e cultuar: a IAVÉ, o Deus de Israel, ou a Baal, o deus fenício da fertilidade, muito cultuado em Israel nesse tempo de apostasia coletiva. O rei, a rainha e o povo de Israel tinham uma religião sincrética: misturavam no mesmo culto elementos do culto a IAVÉ e elementos do culto a Baal. Elias, falando em nome de IAVÉ, pediu a todo o Israel que se definisse em relação a quem queriam mesmo cultuar a adorar, pois o sincretismo religioso que eles praticavam não agradava a IAVÉ, e era pelo Senhor tido como apostasia e idolatria. Elias conduziu o povo de Israel ao cume do Monte Carmelo, e, junto com eles, mais de oitocentos profetas e sacerdotes do culto a Baal. Ali, IAVÉ Se apresentou como único DEUS verdadeiro. Baal foi desmascarado e se provou uma farsa. Baal não era nada mais do que o fruto da imaginação das pessoas. Era só uma estátua, nada mais. E o povo gritou e proclamou sobre IAVÉ: "Só o SENHOR é Deus!" Elias conduziu os israelitas à matança dos profetas e sacerdotes de Baal, para que estes não mais desviassem o povo de Israel da fé verdadeira. Foi uma grande vitória de Deus, por intermédio do ministério de Elias.

 

Quando a rainha Jezabel, adoradora e sacerdotisa de Baal, sou o que Elias fez, e como comandou a morte de todos os profetas e sacerdotes de Baal, jurou vingança; jurou que não sossegaria enquanto não matasse o profeta Elias. Ele soube da notícia e entrou em pânico. Passou da euforia da vitória para o medo do fracasso e da morte. Estressado, desanimado, Elias fugiu para longe, e foi esconder-se em uma caverna. Elias entrou em depressão, e pediu a Deus que o matasse logo. Deus veio, falou com Elias, e lhe perguntou: "Que fazes aqui, Elias?"  Então ele contou a Deus seus verdadeiros sentimentos: sentia-se sozinho, abandonado por todos, sem amparo e ameaçado de morte por uma rainha cruel e violenta. Deus, então, revela a Elias que ele não estava sozinho em Israel como adorador de IAVÉ. Havia em Israel, mesmo em meio à apostasia coletiva, "sete mil que não dobraram seus joelhos a Baal". Sete mil fiéis cultuadores de IAVÉ, um REMANESCENTE FIEL. Deus manda que Elias se retire da caverna, volte para Israel, e faça três coisas em especial: (1) Ungir Jeú como novo rei para Israel, em lugar de Acabe; (2) Ungir Hazael como rei para a Síria; (3) Ungir Eliseu um novo profeta para Israel, em lugar do próprio Elias. Ocupado com todas essas tarefas, Elias não mais teve tempo para ter piedade de si mesmo. A ocupação que Deus lhe deu foi como terapia para seu estresse. E Elias se manteve ocupado com seu ministério profético até que o Senhor Deus o arrebatou para o Céu.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 10 de janeiro.

 

EVENTOS AMARGOS DA VIDA

 

Leitura Bíblica do Dia: I Reis 19:1 a 4.

 

Na vida de uma pessoa nem tudo são flores. Há certamente espinhos pelo caminho. Vivemos em um mundo imperfeito, e sempre teremos de lidar com fatos desagradáveis. Assim foi a vida e obra do profeta Elias. Assim é a vida de um pastor, ministro a serviço do Senhor Deus.

 

Depois de haver alcançado retumbante vitória ideológica sobre o culto a Baal, no Monte Carmelo, confirmando aos olhos de todo o Israel que "só o Senhor é Deus", Elias passou desse ato grandioso, retumbante, expressivo, para um outro ato, dentro do mesmo contexto, mas sem tanta glória: a matança dos profetas e sacerdotes do culto a Baal. Esses homens, a mando do rei Acabe e da rainha Jezabel, vinham já por anos seguidos desviando o povo de Israel do verdadeiro culto a IAVÉ, o Deus de Israel (leia Êxodo 20:3 a 6). Deus havia proibido a Israel a adoração de qualquer divindade pagã, pois essas "divindades" na verdade não eram nada, apenas fruto do imaginário de pessoas que se recusavam a adorar o Deus único. Deus também proibiu a Israel cultuar a Ele através de representação gráfica, pictórica e visível, por meio de estátuas, quadros, ou imagens que simbolizassem a Deus ou os elementos da natureza. Mas Israel não obedeceu a Deus. Continuou adorando ídolos pagãos, politeístas. Muitas vezes, os israelitas proclamavam um culto a IAVÉ, mas faziam uso de ídolos, imagens de deuses dos pagãos, realizando um culto sincrético, misturado, confuso. Foi esse tipo de culto sincrético que Elias viu ser realizado no reino de Israel do norte, nos tempos de Acabe e Jezabel. Elias, cheio do poder de Deus, e falando em nome de IAVÉ, como Seu profeta que era, decidiu erradicar de Israel do norte o culto a Baal. Elias era um reformador. Era um homem determinado a fazer mudanças radicais na vida religiosa de Israel. E Deus esteve sempre com ele nessa tarefa. A vitória de Elias era a vitória de IAVÉ. Mas a vitória, em termos da cultura de seu tempo, somente estaria completa quando os profetas e sacerdotes de Baal estivessem mortos. Eles não deveriam mais perturbar os israelitas com suas práticas e ensinos diabólicos. Então Elias, cheio do Espírito Santo, comandou a matança dos mais de oitocentos profetas e sacerdotes do culto a Baal.

 

No tempo de Elias, política e religião andavam juntas. Israel era uma teocracia. O Deus de Israel era o dirigente máximo da nação. Somente um tipo de culto deveria ser permitido em Israel: o culto monoteísta a IAVÉ, o Deus Único. Cultuar e adorar deuses pagãos, do culto politeísta, em Israel, seria punido com pena de morte. Esse culto politeísta, ou o sincretismo religioso, era tido como traição a IAVÉ, o Deus Único. Era apostasia. Era culto ao demônio, a Satanás. Esse tipo de culto precisava ser banido de Israel, tanto no norte como também no sul. Elias, um profeta-reformador, severo, intransigente com a apostasia, foi o homem a quem Deus escolheu para realizar essa difícil e perigosa missão, pois iria confrontar-se com as pessoas mais influentes e poderosas do reino do norte: o rei, a rainha, os nobres do reino. A chamada elite do reino do norte estava completamente envolvida na adoração a Baal. Logo, Elias teve de se confrontar com pessoas poderosas, pessoas que mandavam em Israel. E isto lhe era perigoso, pois certamente ele seria jurado de morte, como o foi. Somente IAVÉ poderia livrar Elias de uma morte violenta nas mãos dessa elite apóstata. E Deus fez mais do que isto pelo Seu servo fiel. Deus não somente o livrou da morte violenta nas mãos dessas pessoas más, como também o exaltou acima de todos: Deus o arrebatou para o Céu, ainda em vida. Jamais Acabe e Jezabel conseguiram humilhar e matar Elias. Deus não permitiu isto, pois tal fato seria uma vitória de Satanás sobre o próprio Deus, a quem Elias tão fielmente representou. A vitória sempre vem do Senhor.

 

Os pastores adventistas, hoje, também têm espinhosas missões a cumprir. Um pastor tem a gostosa tarefa de alimentar o rebanho com suas eficientes e valiosas pregações, mas precisa também repreender o erro e disciplinar os culpados, para que o mal não se alastre e domine na Igreja do Deus vivo (I Timóteo 3:15). Muitas vezes, adventistas ricos e poderosos tentam dominar a Igreja com suas práticas imorais e pecaminosas, trazendo para o rebanho costumes mundanos e uma cultura fora dos padrões bíblicos. Pessoas liberais e liberadas, sem maior comprometimento com a Bíblia e com o Deus da Bíblia, tentam levar a igreja local para um estilo de vida mais semelhante ao mundo, separado dos ensinos da Palavra de Deus. E quando o pastor local repreende tais pessoas e rejeita suas práticas libertinas, o servo de Deus é rejeitado, humilhado e alienado. Muitas dessas pessoas libertinas, mas ricas, contam com o apoio dos presidentes de Associações e Uniões, e usam isto como ameaça ao zeloso pastor local, humilhando-o e ameaçando trabalhar por sua transferência, caso ele não se sujeite aos famosos "donos da igreja". Isto é prática comum e corrente hoje em nossa igreja, no Brasil e no mundo. Se Elias fosse um dos nossos pastores hoje, possivelmente seria demitido da Obra, ou viveria sendo humilhado por esses "donos da igreja" e pelos pastores-presidentes que apóiam os errados, e não o servo de Deus. O erro do passado de Israel se repete na Igreja de Deus no presente. Até quando será assim?

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 11 de janeiro.

 

TERAPIA DE DEUS

 

Leitura Bíblica do Dia: I Reis 19:5 a 9.

 

Elias estava estressado, cansado, desanimado. Por algum tempo, Elias deixou de olhar e esperar por IAVÉ, e centrou o problema em sua pessoa. Elias teve medo de morrer pelas mãos de Jezabel. Ele chegou a pensar que a vitória sobre os profetas e sacerdotes de Baal, no Monte Carmelo, nada significara. Ele chegou mesmo a pensar que Deus Se esquecera dele. Ele via Jezabel o ameaçar, e parecia que Deus nada fazia a Jezabel. Ele havia esperado que Deus matasse Jezabel e Acabe, os reis mais ímpios que Israel já teve, e acabasse logo com aquela apostasia coletiva. Mas Deus não matou logo Acabe e Jezabel, como Elias e seu grupo acabaram com os profetas e sacerdotes de Baal. Elias sabia que enquanto Acabe e Jezabel vivessem e reinassem em Israel, o culto a Baal não se acabaria, pois eles providenciariam novos profetas e novos sacerdotes. O silêncio de Deus a respeito desse questionamento de Elias o confundiu e o deixou com um sentimento amargo, próprio dos estressados, de que nada do que você faz parece ter sentido, utilidade e propósito. É como se Elias perguntasse a si mesmo: "De que adianta tudo isso que fiz, se Deus não mata logo essa gente má e acaba com o mal pela raiz? De que adianta tanto esforço, tanto gasto de energia humana, se Deus não faz a parte dEle no processo?"  Elias estava tendo pena de si mesmo. Ele estava tendo autocomiseração. Elias estava se sentindo vítima da Obra de Deus. Fizera tanto para Deus, e não via as coisas acontecerem como ele esperava que ocorressem. Acabe continuava a reinar junto com Jezabel, e ele, Elias, o servo de Deus, é que teria de fugir e se esconder, para não morrer. Onde estava Deus que não via esta injustiça? Não seria melhor morrer do que viver sob um estresse desse? Foi com tais sentimentos que Elias andou durante quarenta dias e se refugiou em uma caverna no deserto, pedindo a Deus que o matasse. Elias estava em estado de depressão forte.

 

Deus apareceu a Elias num vento suave e calmo. Deus sabia que aquele não era um momento para barulho, mas para acalmar Seu servo, contendo-lhe os temores. E nada melhor para curar Elias, um homem acostumado a grandes missões na Obra de Deus, e que agora estava parado e escondido, do que lhe dar o que fazer. Deus sabia que a melhor terapia para Elias, naquele momento, era lhe dar trabalho para fazer, e nele se ocupar. Seria uma terapia ocupacional. E funcionou. Elias voltou à ativa, concluiu a obra que Deus lhe deu para fazer, e foi arrebatado para o Céu. Deus nunca Se esquece para sempre dos Seus, embora o silêncio de Deus em alguns momentos deixe perturbado aqueles que esperam no Senhor e pelo Senhor. 

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 12 de janeiro.

 

O MÉTODO DE JESUS PARA ADMINISTRAR O ESTRESSE

 

Leitura Bíblica do Dia: Mateus 21:17; Marcos  6:31 e 11:11.

 

Qualquer pessoa pode ter estresse e depressão. Como você lida com o estresse, quando ele ocorre em sua vida? Lembre-se de que o estresse em pequena medida é salutar, pois é uma reação natural do corpo, dando-lhe algum aviso sobre seu estado físico e mental. O que não é bom é o estresse prolongado, agudo, que não é tratado a tempo, gerando depressão.

 

Alguns pastores de determinadas igrejas neopentecostais, os quais trabalham com curas milagrosas, costumam dizer às pessoas que o estresse que elas vivem é obra direta do diabo na vida delas, sugerindo que tais pessoas estão tendo uma possessão demoníaca. Assustadas com isto, e se sentindo culpadas, muitas dessas pessoas pioram em seu estado de saúde mental, e entram em depressão. Esses pastores se aproveitam da tragédia que muitas vezes eles mesmos criaram, e passam a prometer curas maravilhosas, tirando de tais pessoas grandes somas de dinheiro. Assim, muitos desses pastores e suas igrejas ficam ricas explorando a crendice ingênua das pessoas, especialmente pessoas pouco esclarecidas. Isto é pecado. Esses pastores estão sendo falsos profetas, falsos mestres da Palavras, pois estão a serviço de Satanás, escravizando pessoas simplórias em suas falsas premissas, visando ter lucro financeiro com o medo delas. Deus está observando tudo isto e não deixará esses pastores sem o justo julgamento que eles merecem.

 

Jesus quer curar todos os que se acham estressados e deprimidos. Ele convida a todos para virem espontaneamente a Ele:

 

"Vinde a Mim todos os que estais cansados e sobrecarregados; e Eu os aliviarei." Mateus 11:28.

 

Ou como ensinou o salmista: "Entrega o teu caminho [tua vida, teu destino] ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará." Salmos 37:5, com interpolações nossas.

 

Pode ser que seu estresse seja causado pelo sentimento de culpa que o atormenta dia e noite. Você cometeu algum pecado, contra Deus ou contra seu semelhante, e sabe que agiu de maneira errada, e isto não o/a deixa em paz. Então você tem insônia, não sente fome, já não sente ânimo e alegria em viver. Para pessoas cujo estresse foi causado por um erro, por desobedecer a uma lei divina conhecida, a solução que a Bíblia propõe é muito clara e não deixa margem a dúvida: "Se confessarmos [a Deus, e/ou ao próximo, contra quem pecamos] os nossos pecados, Ele [Deus] é fiel e justo para nos perdoar o pecado, e nos purificar [livrar, limpar, deletar] de toda injustiça." I João 1:9, com interpolações e comentários nossos. Não existe pecado que não encontre perdão. "Todo pecado"  será perdoado "aos homens" (Mateus 12:31). Com uma única condição: CONFESSE SEU PECADO E DEIXE DE COMETÊ-LO. Quem "CONFESSA" e "DEIXA" seu pecado, seu procedimento pecaminoso, "alcançará misericórdia [Graça, favor, perdão]" Provérbios 28:13, interpolação nossa. Quando você confessar, a Deus e/ou ao próximo, o pecado que cometeu, creia que Deus lhe perdoa. Você vai se sentir bem interiormente, e uma paz interior tomará conta de você, pois a confissão e o perdão são curas para a alma aflita e estressada.

 

Jesus ofereceu a todos o Seu PERDÃO e Sua ACEITAÇÃO como cura para a vida de todas as pessoas. "VINDE A MIM TODOS..." disse Jesus: aflitos, desesperados, estressados, endividados, alienados, rejeitados, enfermos, perdidos, desorientados, agredidos, incompreendidos, injustiçados, etc. Qual é o seu problema? Venha com fé a Jesus, confie nEle, e confesse-lhe sua dor, sua angústia. Certamente Ele vai ensinar a você como ser curado de seu mal. Venha sem duvidar. Venha em plena certeza de que será recebido e aceito. Receba a cura de suas emoções em conflito, diretamente de Jesus. Ele é o médico dos médicos. Mas se seu caso precisa de ajuda de um profissional médico, psicólogo, psiquiatra, procure o melhor deles e busque a cura física e emocional. Mas se você já sabe que seu estresse foi causado por um erro seu, por um pecado seu, então somente Jesus cura a doença provocada pelo pecado. E a cura passa inevitavelmente pela CONFISSÃO e ABANDONO DO ERRO. Daí vem o perdão de Deus e a paz interior. Tenha coragem de pedir perdão, a Deus ou a próximo, ou a ambos, se for o caso.

 

Uma maneira que Jesus usava para superar seu estresse e cansaço era buscar a companhia de pessoas amigas (Mateus 21:17 e Marcos 11:11). Conviver com pessoas amigas, confiáveis, é sempre uma cura para o estresse. Ter e manter boas amizades é elemento curativo do estresse. Levar vida calma, evitando irritar-se. Falar baixo, calmamente. Orar honestamente a Deus. Estudar a Bíblia diariamente. Evitar comidas e bebidas excitantes. Beber água em boa proporção. Praticar esportes não radicais e fazer caminhadas ou natação. Frequentar o templo e adorar na companhia de outras pessoas da mesma fé. Tudo isto ajuda na superação do estresse.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 13 e 14 de janeiro.

 

LEVANDO ALÍVIO AOS OUTROS

 

Leitura Bíblica do Dia: Atos 10:38. Gálatas 6:2. Filipenses 2:4. João 15:13.

 

Pedro declarou que Jesus "andou por toda parte fazendo o bem..." Atos 10:38.

 

Paulo ensina: "Levai as cargas uns dos outros..." Gálatas 6:2.

 

Ele ensinou aos crentes de Filipos: "Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu [egoísmo], senão também cada qual o que é de outros [altruísmo]" Filipenses 2:4.

 

E Jesus ensinou a todos nós: "Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos." João 15:13.

 

Um dos elementos causadores da depressão é a autopiedade. Se você começa a se achar o coitadinho, e que ninguém gosta de você, ou procura você para ser amigo, certamente este sentimento egoísta vai levar você ao estresse e à depressão. A "síndrome do coitadinho" provoca autopiedade e autocomiseração. Você se acha o centro do mundo, e pensa que todos estão contra você e são seus inimigos. Então começa a se afastar de todos, viver alienado dos parentes e dos amigos, sentindo pena de si mesmo, sentindo-se vítima inocente de todos, um coitadinho de quem se deve ter pena e misericórdia. Se você está pensando assim sobre você mesmo, e está alimentado desses sentimentos emocionais egoístas e negativos, você já está em depressão. Sabe como ficar curado? É muito fácil. Deixe de sentir pena de você mesmo. Deixe de se sentir um coitadinho. Comece a pensar que a vida é uma luta diária, e entregue-se a essa luta. Saia de você mesmo, desse seu mundinho egoísta, pequeno demais, limitado só a você, e vá em direção a seus semelhantes. Não suplique pela piedade deles. Ofereça-lhes algo que você tem para dar; algo que você retém com você somente por egoísmo. Escolha alguém que esteja necessitado de ajuda, apoio emocional e material, compreensão, motivação, e comece a dar o melhor de você mesmo por essa pessoa. É agindo em favor dos semelhantes que nos esquecemos de nós mesmos. É trabalhando pela necessidades dos outros que esquecemos de nossas próprias necessidades, quer sejam elas reais ou imaginárias. Saia de você mesmo e avance em direção ao próximo. Não espere que alguém o/a procure para ser amigo/a. Ofereça-se para ser amigo de alguém. Crianças, adultos; homens ou mulheres; pessoas sadias e pessoas enfermas; pessoas idosas; todos precisam de seu apoio e de seu amor. Faça como Jesus: Ele gastou Sua vida na Terra trabalhando pelos outros. Faça isso, sem descuidar de si mesmo/a. Cuide de sua saúde física, mental, emocional e espiritual. Não descuide jamais de sua fé em Jesus, e de sua vida religiosa. Integre-se ao programa de sua igreja, tomando parte nas programações e na missão, evangelizadora e social. Exercite-se pelo menos trinta minutos a cada dia, especialmente fazendo caminhadas. Alimente-se com correção. Busque ter qualidade de vida física, emocional e espiritual. Sua depressão vai sumir sem você notar. Mas precisa começar a agir. Saia de onde está. Saia de sua caverna, onde você se meteu para se esconder de tudo e de todos. Supere seus inimigos imaginários. Vença. Seja feliz. Faça boas leituras. Se possível, adote uma criança abandonada e dê o melhor de si para ela. Estarei orando por você.

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário