segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 2

LIÇÃO  2

 

PROVISÃO DIVINA PARA A ANSIEDADE

 

Verso para memorizar: "Lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade, pois ele tem cuidado de vós." I Pedro 5:7.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Gênesis 3:6 a 10; 15:1 a 3; João 14:1 e 2; Mateus 6:25 a 34; 18:3; Filipenses  4:11 e 12.

 

INTRODUÇÃO

 

A humanidade, de uma maneira geral, sofre de ansiedade, vivendo na expectativa de que algo mal está para ocorrer. Trata-se de uma expectativa negativa, que traz para as pessoas sentimentos e pensamentos negativos. Somente a presença de Jesus na vida humana pode fazer com que as expectativas negativas e a ansiedade se transformem em esperança positiva. Todos nós precisamos de Jesus, pois todos nós precisamos de ter esperança.

A Lição da Escola Sabatina desta semana mostra como as pessoas que crêem em Jesus e vivem na dependência dEle conseguem viver mais e melhor, pois possuem uma viva esperança.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 2 de janeiro.

 

A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE TEMOR

 

Leitura Bíblica do Dia: Gênesis 3:6 a 10.  Salmos 23:4. Provérbios 1:33. Ageu 2:5. I Pedro 3:14. I João 4:18 e 19.

 

Deus criou a raça humana perfeita, sem nenhuma enfermidade. Não havia medo, temor ou ansiedade em Adão e Eva. Essas coisas negativa lhes vieram como conseqüência imediata ao pecado. Quanto mais a humanidade peca contra Deus e contra seus semelhantes, mais o medo e a ansiedade se apoderam dela. Por se envolverem demais com o pecado, o qual é transgressão da Lei de Deus, mais o sentimento de culpa e o medo se apoderam da mente de uma humanidade culpada. Adão e Eva nos lembram essa verdade. Antes de pecarem, eles amavam a Deus e se sentiam seguros e felizes ao se encontrarem com o Senhor, o Criador deles. Mas depois que pecaram, sentiram muito medo, pois o sentimento de culpa e a expectativa do juízo divino os deixava ansiosos e angustiados. E essas emoções negativas de medo, culpa e ansiedade eles passaram para todos os seus descendentes. No entanto, Deus Se oferece a todos nós como solução para nossos temores e ansiedades. Ele é o "Pastor" que nos por águas tranqüilas e pastos verdejantes. Ele é refúgio contra o medo e a insegurança. Seu Espírito habita entre nós e nos dá segurança. Podemos lançar sobre Ele toda a nossa ansiedade, pois Ele cuida de nós. Acima de tudo, precisamos aprender a amar a Deus, pois o amor lança fora o medo.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 3 de janeiro.

 

NÃO TENHA MEDO

 

Leitura Bíblica do Dia: Gênesis 15:1 a 3. Deuteronômio 3:1 a 8. II Crônicas 20:17. Lucas 21:9. João 14:27.

 

"NÃO TEMAIS" – Esta é uma expressão que se repete muitas vezes na Bíblia. Deus nos coloca diante de desafios, alguns deles muito grandes, que exigem de nós total e completo envolvimento e comprometimento. Mas Ele costuma nos dizer: "NÃO TEMAIS!" Ele falou isto para Abraão, para Josué, para Moisés e para muitos outros servos Seus, quando lhes havia confiado difíceis missões para serem desempenhadas. Esta é uma mensagem encorajadora, fortalecedora, motivadora. Ele falou aos Apóstolos, depois de lhes confiar a missão de evangelizar toda a Terra: "Eis que estarei convosco todos os dias..." Mateus 28:20. Essa presença contínua de Jesus na vida e obra de Seu povo transmite coragem, ousadia no agir, ânimo no realizar a obra. Essa presença de Jesus lança fora o medo do fracasso. Portanto, se Deus lhe confiou uma obra para fazer, faça-a sem medo. Lembre-se do que Ele afirma: "NÃO TEMAS!"

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 4 de janeiro.

 

CONFIANÇA CONTRA A ANSIEDADE

 

Leitura Bíblica do Dia: João 14:1 e 2. João 13:33 a 38. Salmos 118:8 e 9. Mateus 18:3.

 

A uma comunidade de discípulos preocupados com o futuro dessa mesma comunidade, Jesus lhes disse:

"Não se turbe [perturbe, angustie] o vosso coração. Credes em Deus, credes também em Mim..." João 14:1, interpolação nossa.

Depois destas palavras de conforto, nas quais Ele procurou transmitir coragem e confiança a Seus apóstolos e discípulos, Jesus lhes fez uma das mais excelentes promessas, na qual eles deveriam confiar sempre: "Na Casa de Meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, Eu vos teria dito. Pois vou [para] vos preparar lugar [na Casa do Pai, no Céu]" João 14:2, interpolações nossas. Por causa dessa promessa que Jesus fez, de que iria para o Céu e voltaria, em algum tempo no futuro, para buscar Seus discípulos fieis, todos os servos de Deus olham para o futuro com confiança e certeza. Pela fé, já podem até ouvir os passos de um Deus que Se aproxima. Quem crê em Jesus não tem medo em relação ao futuro. Não existe na mente e na alma de um discípulo de Jesus aquela ansiedade doentia, aquele medo de que o pior está para acontecer. O cristão fiel firma-se na Palavra que Jesus proferiu, e sobre esta palavra constroi sua vida espiritual, como quem edifica sobre uma rocha inamovível. O salmista costumava dizer: "Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala." Salmos 125:1.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 5 de janeiro.

 

PÁSSAROS E LÍRIOS

 

Leitura Bíblica do Dia: Mateus 6:25 a 34. Filipenses 4:11 e 12.

 

"Por isso vos digo: Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento? E o corpo mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem nem ajuntam em celeiros; contudo vosso Pai celeste as sustenta. Porventura não valeis vós mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam; Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. ...Buscai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a Sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6:25 a 34.

Há pessoas, mesmo dentro de nossa Igreja, que vivem uma angustiosa expectativa pelo dia de amanhã, e também em relação ao comer, ao beber, ao vestir-se... e também em relação a outros assuntos materiais. Muitos adventistas não conseguem dormir tranqüilos e em paz; não conseguem dormir bem, pois estão o tempo todo ansiosos e com medo do que está para ocorrer. É um medo imaginário, psicológico, fruto de uma imaginação doentia. Tais adventistas precisam mudar de postura. Devem confiar total e plenamente no Deus Eterno.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 6 e 7 de janeiro.

 

UM DIA DE CADA VEZ

 

Leitura Bíblica do Dia: Mateus 6:34. Filipenses 4:11 e 12.

 

"Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados. Basta ao dia o seu próprio mal." Mateus 6:34.

 

Cada dia é um novo dia. Cada dia a Graça de Deus provê para os humanos nova porção de bênção. Só precisamos crer no Deus de toda Graça, e aproveitar as bênçãos que o Senhor tão bondosamente nos proporciona.

Jeremias escreveu:

 

"As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não têm fim; renovam-se a cada manhã. Grande é a Tua fidelidade." Lamentações de Jeremias 3:22 e 23.

 

Cada dia nos oferece sua própria cota de desafios a serem superados. Não somemos a esta cota diária preocupações com o dia que ainda não chegou, o famoso "amanhã". Nada sabemos sobre o amanhã. Não devemos, pois, antecipar medos, ansiedade e angústia sobre o dia que ainda não chegou. Isto põe sobre nós um fardo de ansiedade muito pesado para ser carregado. A doentia preocupação com o amanhã traz para nossa vida muitas doenças psicossomáticas. Devemos inteligentemente evitá-las, procurando viver um dia por vez.

Um certo cidadão estava trabalhando como limpador de vidraças de um grande edifício. Uma certa pessoa, vendo ele trabalhar, e impressionada com a quantidade de vidraças que aquele operário teria de limpar, perguntou-lhe: "Amigo, como você consegue limpar todas essas vidraças?" Então o operário, do alto do andaime, lhe respondeu: "Eu me preocupo em limpar uma só vidraça por vez. Não me deixo dominar pela ansiedade de ter de limpar todas as vidraças."

Que bela lição de vida esse humilde operário nos dá! Ele concentra toda sua preocupação naquilo que está fazendo, sem ficar ansioso e angustiado em relação às coisas que ainda tem para fazer. Ele vivia um dia por vez. Isto já é mais do que suficiente para qualquer pessoa inteligente e que quer viver bem. Lembre-se você disso.

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário