segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 13



 

LIÇÃO  13

 

BARUQUE – Legado em um mundo em pedaços

 

Verso para memorizar: "À lei e ao testemunho! Se eles não falarem dessa maneira, jamais verão a alva."  Isaías 8:20.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Isaías 53:1 a 5; Jeremias 7:1 a 11; 28; 45; Mateus 6:25 a 34.

 

INTRODUÇÃO

 

Chegamos à última lição deste trimestre. Foram focalizadas muitas figuras dos bastidores bíblicos, cada uma delas associada a um personagem principal. Nesta semana, vamos focalizar a vida e obra de Baruque, secretário e redator do profeta Jeremias.

 

Pouco sabemos sobre sua vida. O que dele é informado na Bíblia, é que trabalhou com o profeta Jeremias, sendo o escriba, o redator de algumas das mensagens reveladas por Deus a este profeta, num tempo de crise espiritual no reino de Judá, entre os anos 630 a 605 antes de Cristo, quando Jerusalém foi invadida pelos caldeus.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 19 de dezembro.

 

O MUNDO DE BARUQUE

 

Leitura Bíblica do Dia:  Jeremias 7:1 a 11.

 

Baruque viveu em Judá, num tempo de acentuada apostasia e declínio moral. As coisas não andavam bem em Judá, pois prevalecia a falta de ética nas relações dos judeus com Deus e com seus semelhantes. Matavam, mentiam, roubavam, transgrediam a santidade do Sábado semanal, adulteravam, violavam os direitos dos órfãos e das viúvas, maltratavam os estrangeiros que moravam em Judá e cultuavam a Baal. Depois, vinham ao templo como se nada tivessem feito de errado, confiando que a simples presença deles no lugar mais sagrado de Israel os purificasse de seus graves pecados.

 

Pergunta-lhes Jeremias: "Que é isto? Furtais, matais, cometeis adultério e jurais falsamente; queimais incenso a Baal e andais após outros deuses que não conheceis; e depois vindes, e vos pondes diante de Mim nesta casa que se chama pelo Meu nome, e dizeis: Estamos salvos. Sim, só para continuardes a praticar estas abominações. Será esta casa que se chama pelo Meu nome um covil de salteadores aos vossos olhos? Eis que Eu, Eu mesmo vi isto, diz o Senhor." Jeremias 7:1 a 11.

 

Não é muito diferente hoje em todas as igrejas que a si mesmas se nomeiam igrejas cristãs. Os membros de tais igrejas, inclusive da nossa, praticam todo tipo de pecado durante a semana, sem darem importância à Palavra de Deus, conhecida por eles, e, no Sábado, vêm ao templo sem arrependimento e sem conversão, para assistirem a reuniões religiosas que lhes acalmem a consciência culpada. E poucos são os que vão ao templo com o verdadeiro e honesto intuito de cultuar e adorar a Deus, pois alguns dos chamados "crentes" fazem de tudo no templo, menos cultuar. Existem em nossas igrejas, em dias de culto, especialmente nos sábados, uma outra congregação, a qual se reúne atrás do templo, ou ao lado do templo, ou, ainda, na frente do templo, cultuando a Satanás. É a "Igreja Adventista Movimento do Beco". É formada por adventistas não convertidos, críticos, pessoas do contra, cristãos irreverentes, profanos, vaidosos, que se acham superiores a todos os demais cristãos que adoram dentro do templo. Pode ser que você tenha essa "comunidade" em sua igreja, ou até faça parte dela. Cuidado, irmão! Pode ser esta a porta aberta e o caminho mais curto para a apostasia e para o inferno.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 20 de dezembro.

 

ESCRIBA DE JEREMIAS

 

Leitura Bíblica do Dia: Isaías 8:20; Jeremias 28:7 a 9; 36:4.

 

Jeremias teve de lutar em muitas frentes, defendendo a VERDADE revelada a ele por IAVÉ. Quando Jeremias deu uma forte mensagem de advertência ao rei Zedequias, de Judá, mensagem que aconselhava o rei a entregar-se ao rei da Babilônia, Nabucodonosor, para que não houvesse muitas mortes e grande carnificina em Jerusalém, saiu-lhe ao encontro, em oposição a ele e à mensagem vinda do Senhor, um falso profeta chamado Hananias, o qual contradizia a Palavra de Deus. Veio a Jeremias a Palavra do Senhor, informando que o falso profeta Hananias morreria naquele mesmo ano (Jeremias 28:16). Tudo se cumpriu conforme a Palavra do Senhor a Jeremias, e não segundo a falsa profecia de Hananias. Leia mais uma vez Isaías 8:20.

 

A única segurança para nós, cristãos, é ficarmos decididamente firmados num "assim diz o Senhor". Este é o nosso firme fundamento; nossa rocha inamovível. "À Lei [Pentateuco] e ao Testemunho [as revelações de Deus a Seus profetas, revelações estas que se acham na Bíblia]; se eles [os cristãos que se dizem orientados por Deus] não falarem desta maneira [isto é, conforme "a Lei e os Profetas", ou "a Lei e o Testemunho"], jamais verão a alva [uma referência ao nascer do dia, pois muitos morrem crendo na mentira; ou uma referência à Segunda Vinda de Jesus, o alvorecer de uma nova era para o povo de Deus e para o planeta Terra]" Isaías 8:20, com interpolações e comentários nossos.

 

"Baruque, filho de Nerias" (Jr 36:4), foi chamado por Jeremias para ser o redator de uma mensagem especial que o Senhor Deus lhe revelara. "Escreveu Baruque no rolo, segundo o que ditou Jeremias, todas as palavras que a este o Senhor havia revelado." Jeremias 36:4. Jeremias estava preso. Ao revelar ao rei e ao povo a mensagem vinda de Deus, que todos deveriam se entregar ao rei de Babilônia, Jeremias provocou a ira deles, e foi punido com prisão e privação de mantimentos. Devido a isto, ele teve de solicitar o auxílio de um redator confiável, Baruque, um leal amigo, para que este registrassem em rolo uma nova mensagem vinda do Senhor ao rei e nobres de Judá. E dura era a mensagem.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 21 de dezembro.

 

AMBIÇÕES CONTRARIADAS

 

Leitura Bíblica do Dia: Jeremias 36.

 

"A seriedade da situação finalmente parece ter sido percebida pelo povo de Judá. Em Jeremias 36:9, o povo se reuniu no templo para um dia de jejum diante do Senhor. Por sua ligação profissional com outros escribas, Baruque conseguiu um bom lugar público, na janela de Gemarias na entrada do templo. Ali, Baruque fez a leitura do rolo que havia escrito pelo ditado de Jeremias. Depois que Baruque leu a mensagem, as autoridades lhe pediram que fizesse uma leitura reservada. Depois de investigar de onde vinha a mensagem, os oficiais decidiram levá-la à atenção do rei. Por um breve momento, parecia que poderia haver mudanças em Judá. Para Baruque, esse foi um momento de esperança. Caso as coisas mudassem, seu apoio a Jeremias teria sido compensador. Na possível reforma, ele seria um homem de importância, talvez elevado a uma alta posição no governo." Lição da Escola Sabatina, CPB, na Internet.

 

A mensagem de Deus a Jeremias, que Baruque redigiu, anunciava a todo o reino de Judá que todo o povo devia se entregar ao rei de Babilônia, pois o Senhor Deus já determinara disciplinar o reino de Judá, por causa de seus muitos pecados. Esta disciplina iria durar "setenta anos" (Jeremias 25:11). Deus dissera já a Jeremias, em relação aos judeus: "Tu, pois, não intercedas por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração; nem me importunes, porque Eu não te ouvirei." Jeremias 7:16, grifo nosso. Nem as orações intercessórias do profeta Jeremias pelo povo de Judá, seus co-irmãos, seriam ouvidas por Deus. O Senhor já havia determinado punir o reino de Judá. A insistente rebeldia do rei, dos nobres e do povo, ao continuar resistindo a se entregar nas mãos do rei de Babilônia, somente piorava-lhes a situação. Quando Deus determina algo, isto se cumpre com certeza. Mas a mensagem de Deus a Judá, por meio de Jeremias, contrariava muitos interesses e ambições no reino de Judá. Muitos privilégios seriam cortados. Muita gente sairia perdendo materialmente. Por isso os nobres, que controlavam os negócios e negociatas em Judá, resistiam à mensagem de Deus. Eles se puseram contra Jeremias e contra Baruque, o escriba.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 22 de dezembro.

 

"AI DE MIM!"

 

Leitura Bíblica do Dia: I Reis 19:4. Jó 6:2 e 3. Salmos 55:4. Jeremias 9:1. Jr 36 e 45.

 

"Provera a Deus a minha cabeça se tornasse em águas; e os meus olhos, em fonte de lágrimas! Então choraria, de dia e de noite, os mortos da filha do meu povo!" Jr 9:1.

 

Jeremias desesperou-se e ficou deveras aflito, ao contemplar a dureza de coração do rei, dos nobres e do povo de Judá. Nenhuma mensagem vinda do Senhor, por meio do profeta, lhes parecia demasiado forte para movê-los ao arrependimento. As mensagens vindas do Senhor pareciam ter um efeito contrário: em vez de convencer e converter os judeus ao Senhor, fazia com que eles se afastassem ainda mais do seu Deus. Jeremias já lhes havia clamado dia e noite, e nenhuma reação espiritual positiva surgia. Não havia sentimento de tristeza pelo pecado; não havia arrependimento; não havia conversão. Era povo de dura cerviz e coração de pedra. Certamente eles iriam continuar assim, e a tragédia anunciada a eles certamente se cumpriria. E assim aconteceu.

 

Jeremias, um homem sensível à revelação divina; um homem cheio de amor por Jerusalém, pelo templo e por sua gente, gostaria de vê-los arrependidos e convertidos ao Senhor. Jeremias dava-lhes o melhor de si mesmo, tentando convencê-los a mudar de atitude, mas suas palavras pareciam provocar uma ira ainda maior. Eles ficaram enraivecidos com Jeremias e com Baruque, o posterior redator das mensagens, em um tempo quando Jeremias estivera preso. Jeremias chorava rios de lágrimas em vista dessas coisas. Ele sofria a desgraça espiritual de seu povo. Jeremias se mostrou um excelente pastor de seu povo, os judeus.

 

Jeremias também enviou uma mensagem a Baruque, dizendo-lhe:

 

"Assim diz o Senhor, o Deus de Israel, acerca de ti, Baruque: Disseste: Ai de mim agora! Por que me acrescentou o Senhor tristeza ao meu sofrimento; estou cansado do meu gemer e não acho descanso. Assim lhe dirás: Isto diz o Senhor: Eis que estou demolindo o que edifiquei; e arrancando o que plantei, e isto em toda a terra. E procuras grandezas? Não as procures; porque eis que trarei mal sobre toda a carne, diz o Senhor. A ti, porém, Eu te darei a tua vida como despojo, em todo lugar para aonde fores." Jeremias 45:2 a 5.

 

Baruque não tinha a mesma fibra de Jeremias. Sofrera um pouco com a rudeza dos judeus que o trataram mal, e já se lastimava pelo que havia sofrido. Enquanto Jeremias chorava a sorte de todos os judeus, Baruque chorava sua própria sorte. No juízo de Deus sobre Jerusalém e sobre os judeus, o Senhor Deus assegura a Baruque que ele seria salvo, e sua vida lhe seria dada a ele como despojo. O Senhor recompensa aqueles que Lhe são fieis. Nem Jeremias nem Baruque perderam a vida na tomada de Jerusalém.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 23 e 24 de dezembro.

 

O QUE HÁ PARA MIM?

 

Leitura Bíblica do Dia: Jeremias 21:9; 38:2; 39:18; Jeremias 45.  Mateus 6.

 

Nós, adventistas do sétimo dia, sabemos que dentro de pouco tempo o Senhor Deus abalará toda a Terra.

 

"Porque ainda dentro de pouco tempo Aquele que vem, virá, e não tardará. Todavia, o Meu justo viverá pela fé. Se retroceder, nele não se compraz a Minha alma."  Hebreus 10:37 a 39.

 

Num tempo como este, de severas provas para o povo de Deus, devemos manter o nosso olhar bem firmado em Deus; "olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual em troca da alegria que Lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus." Hebreus 12:2.

 

Jesus ensinou a todos nós: "Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir... Buscai, pois, em primeiro lugar o Seu Reino e a Sua Justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6:25 e 33.

 

Caminhamos em direção ao fim da presente ordem mundial, e ao fim do presente estado de coisas. Dias muito difíceis estão diante de nós, os que cremos em Jesus, e optamos por Lhe ser fiel em todos os sentidos. Deus promete que a nossa vida nos será dada como despojo, assim como o prometeu a Baruque. Toda a tragédia que se abateu sobre o reino de Judá, tanto nos tempos de Jeremias como no primeiro século da Era Cristã, como a destruição de Jerusalém no ano 70AD, são parábolas e figuras do que vai ocorrer a todo o planeta Terra dentro de mais algum breve tempo. Deus afirma que "abalará" toda a Terra. Para o povo que permanece fiel a Deus, a vida lhe será dada como despojo. Para os que não crêem em Jesus, e também para os que apostatam da fé no Senhor, somente lhes resta a morte eterna, num lago cheio de fogo e enxofre (leia Mateus 25:31 a 46; Apocalipse 20:7 a 10).

 

Seja um cristão como Jeremias, que chora e lamenta tudo o que vê acontecer na Igreja e no mundo. Não como Baruque, que pensava somente em si mesmo. Baruque se preocupava com o que ocorreria com ele: "Ai de mim!"  Jeremias, com o que estava ocorrendo e ainda ocorreria com todo o Judá (leia Jeremias 9:1). Precisamos nos interessar pela sorte dos que hoje ainda são ímpios, buscando convencê-los e convertê-los em servos de Deus, para que escapem da tragédia final. Como povo de Deus, somos um "reino de sacerdotes", ou "sacerdócio real" (I Pedro 2:9); ou seja, "embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse [a Igreja e o mundo] por nosso intermédio" II Coríntios 5:20, interpolação nossa.

 

Cumpramos, pois, nossa missão de intercessores, dentro e fora da Igreja!

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário