segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 1 DA ESCOLA SABATINA



TEMA GERAL DO TRIMESTRE: 

A BÍBLIA E AS EMOÇÕES HUMANAS

--------------------------------------------------------------------------------------

 

LIÇÃO  1

 

EMOÇÕES

 

Verso para memorizar: "Em verdade, em verdade Eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria." João 16:20.

 

LEITURAS BÍBLICAS DA SEMANA: II Samuel 13; Lucas 19:41 a 44; João 16:20; Gálatas 5:22; Colossenses 3:12 a 14.

 

INTRODUÇÃO

 

Chegou um novo trimestre de estudos da Lição da Escola Sabatina. Por causa disto, iniciamos agora um novo caderno e ciclo de lições. O tema geral das lições deste primeiro trimestre de 2011 é: A BÍBLIA E AS EMOÇÕES HUMANAS. Vamos, pois, estudar algo que todas as pessoas possuem: EMOÇÕES.

As emoções humanas podem ser POSITIVAS, quando nos põem para cima e nos ajudam a vencer problemas e superar obstáculos; ou podem ser NEGATIVAS, quando nos põem para baixo e nos levam a ter sentimentos de derrota, de frustração, de que somos perdedores, não importando o que façamos.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 26 de dezembro.

 

EMOÇÕES NEGATIVAS

 

Leitura Bíblica do Dia: II Samuel 13.

 

O estudo do texto bíblico acima nos põe em contato com uma história na qual as emoções negativas levaram o jovem Amnom, filho do rei Davi, a cometer o indigno ato do estupro. Uma paixão avassaladora tomou conta do coração deste moço. Ele apaixonou-se por TAMAR, uma irmã sua por parte de pai. Ele usou de mentira, engano, sedução, violência, trapaça e outras atitudes mesquinhas para alcançar seus sujos intentos. Amnon se deixou dominar por Satanás, e usou contra Tamar as mesmas armas que Satanás usou no Éden. Ele não amava Tamar. Ele foi tomado por uma paixão de momento. Uma emoção perigosa, que, não sendo corretamente administrada, pode gerar conseqüências destruidoras para a alma e para a vida humana de maneira geral. E foi o que aconteceu. Amnon estuprou sua meia-irmã, e depois de abusar dela sexualmente, expulsou-a de sua casa e de sua vida. A conseqüência final é que ele foi morto por seu meio-irmão, Absalão, irmão pleno de Tamar. Foi um crime de vingança. Absalão matou Amnon como vingança pelo que ele fizera a sua irmã.

Muitas são as loucuras cometidas por pessoas que se deixam tomar por fortes emoções negativas, tais como raiva, medo, frustração, fúria, sentimentos de vingança, paixões irracionais, violência, alienação de Deus. Paulo fala dessas emoções negativas em Gálatas 5:19 a 21, como sendo AS OBRAS DA CARNE, ou os frutos da carnalidade humana. Evite ser dominado por emoções negativas. Deixe que emoções positivas dominem sua mente, sua alma. Uma pessoa com emoções negativas é um construtor de muros e destruidor de pontes. É uma pessoa egoísta, cheia de sentimentos de vingança, retaliação, dominação sobre seus semelhantes. Estar na presença de uma pessoa assim significa ser afetado negativamente.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 27 de dezembro.

 

EMOÇÕES POSITIVAS

 

Leitura Bíblica do Dia: Gálatas 5:22.

 

As emoções positivas, tais como união com Deus, fé, amor, paz, mansidão, paciência, generosidade, hospitalidade, gentileza, cortesia, aceitação do próximo, amizade, companheirismo, ajuda ao próximo, são como alavancas para a alma humana: estão sempre colocando você em um estado emocional positivo, construtivo e sólido. As emoções positivas fazem você sorrir mais, ser mais amigo das pessoas, ser ajudador, caridoso, gentil, gostar de gente, fortalecer laços de amizade. Faz bem à nossa alma estar na companhia de pessoas que pensam de forma positiva, que têm emoções positivas, e que sempre estão pensando em apoiar, ajudar e fortalecer a outrem. As emoções positivas fazem de você uma pessoa altruísta e muito mais feliz. Você ri mais, vive a vida numa perspectiva de vitória, pensa mais em construir  amizades. Uma  pessoa tomada por emoções positivas é um construtor de pontes para facilitar o diálogo e a convivência entre os semelhantes. Evita levantar muros de discórdia e de separação entre pessoas. Leia I Coríntios 13; Romanos 12:9 a 21.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 28 de dezembro.

 

AS MANIFESTAÇÕES EMOCIONAIS DE JESUS (Parte I)

Ou: A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DE JESUS

 

Leitura Bíblica do Dia: Marcos 1:40-41; 6:34; 8:1 a 3.

 

Jesus declarou certa vez: "Todo o que vem a mim, de maneira nenhuma o lançarei fora." João 6:37. Jesus estava dizendo que receberia e aceitaria toda pessoa que O procurasse, solicitando ajuda e apoio. O verbo "REJEITAR", especialmente quando se referia a pessoas, não era conjugado por Jesus. Isto revela Sua elevada inteligência emocional. Pessoas simples, pobres, doentes, cegos, aleijados, pessoas com sentimentos de perda, pessoas perdidas, confusas, desorientadas, alienadas, desprezadas, rejeitadas, todos estes encontravam em Jesus um abrigo, um apoio, uma palavra de encorajamento. Todos encontravam salvação em Jesus. Todos se achavam a si mesmos em Jesus.

"Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas." Marcos 6:34. Jesus sabia acolher pessoas e orientar pessoas. Ele amava pessoas, e cuidava delas como ninguém. E as pessoas encontravam em Jesus, e junto a Jesus, amizade, acolhimento, salvação, abrigo, apoio, confiança, segurança, amizade sincera, amor verdadeiro. Jesus os alimentava. Jesus lhes ensinava a Verdade. Jesus curava as doenças deles. Jesus curava as emoções deles. Jesus lhes dava esperança e uma segura perspectiva em relação ao futuro.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 29 de dezembro.

 

A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DE JESUS (Parte II)

 

Leitura Bíblica do Dia: Mateus 26:37 e 38. Marcos 3:5. 8:12. 11:15 e 16. João 11:32 e 38.

 

Jesus também lidava com Suas próprias emoções negativas; Sua hora decisiva estava-se aproximando, quando Ele teria que dar Sua vida santa como pagamento do resgate da vida de todos os moradores da Terra. Vida dada por vidas. Aquela Sua luta com as emoções negativas no horto do Getsêmani, quando a tristeza, a angústia e o medo de Se ver separado de Deus se abateram sobre Ele, Jesus declarou aos apóstolos: "Então lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui, e vigiai comigo." Mateus 26:38. Ele nunca havia Se separado do Pai, mesmo estando na Terra. Mas Ele iria tomar sobre Sua santa pessoa o pesado fardo da culpa e punição que deveria vir sobre os humanos pecadores. E o pecado "causa separação entre nós e o nosso Deus" (Isaías 59:2). Essa alienação do Pai; essa separação do Pai, que os punha em campos opostos no Grande Conflito, pois, devido ao Seu Sacrifício Vicário, substituinte, a Lei de Deus o pôs na posição de PECADOR, e como tal merecedor das penalidades da Lei, Ele jamais sofrera. Mesmo vivendo no planeta Terra, Jesus Se mantinha em total e diário contato e ligação com o Pai, que ficara no Céu. Agora, no Getsêmani, quando a decisão de caminhar rumo à Cruz estava para ser efetivada, Jesus já sentia as negativas emoções do medo, da perda, da alienação de Deus, da violência humana, e tudo o que isto representava para Ele. Jesus pediu a Seus apóstolos apoio e ajuda naquela hora decisiva. Jesus lhes pediu que orassem com Ele e por Ele; que eles vigiassem em oração constante ao Pai. Mas eles não conseguiram ficar acordados. Eles não vigiaram em oração por Jesus. Ele teve de, sozinho, tomar a decisão final. Esta foi a Sua maior batalha na Terra, contra as forças do mal, e contra sua própria emoção negativa de medo e angústia. Ele era humano, como nós o somos, exceto em relação aos atos pecaminosos.

Jesus chorou diante da tumba de Lázaro. Chorou, não por sentimentalismo ou emocionalismo. Chorou ao ver que o tempo de Seu retorno ao Céu se aproximava, e Seu povo, os judeus, se achava ainda em total ignorância sobre Sua Pessoa, sobre o fato de que o MESSIAS, o "Ungido" do Senhor, já por três anos estivera no meio deles sem ser corretamente identificado. Chorou ao ver que Seu povo, a quem viera salvar, se mantinha incrédulo em relação à Sua capacidade de os salvar. Um povo sem fé no seu Messias e Salvador. E um povo assim, sem fé, não pode ser salvo, nem do diabo, nem de sua própria ignorância e indiferença. É preciso crer, confiar no Salvador, pensar positivamente sobre Ele, e dEle se aproximar em plena certeza de que, nEle, achará salvação (Atos 4:11 e 12; Atos 16:31).

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 30 e 31 de dezembro.

 

O PLANO DE DEUS PARA NOSSAS EMOÇÕES DOLOROSAS

 

Leitura Bíblica do Dia: João 16:20 a 24.

 

As emoções negativas, tais como medo, ansiedade, tristeza, dor, sentimento de perda, ira, etc., não são pecaminosas em si mesmas, mas são perigosas para a alma. Se elas não forem corretamente administradas, podem causar grande e eternos estragos à alma humana. Se corretamente administradas, podem ser alavancas para se chegar às emoções positivas e às vitórias pessoais. Toda pessoa neste planeta Terra tem emoções positivas e emoções negativas. Isto é comum entre os humanos pecadores. O que fazemos dessas emoções, ou a maneira como lidamos com elas, é que vai determinar se seremos pessoas doentes das emoções, ou pessoas curadas pelas emoções. Tudo depende de como lidamos com as emoções. Nunca se esqueça desse detalhe.

Jesus advertiu a todos nós, Seus discípulos e apóstolos, do passado e do presente, que iríamos lidar com nossas emoções, positivas e negativas, e que também seríamos vitimados pelas emoções negativas de pessoas ao nosso redor, incluindo pessoas de nosso círculo mais íntimo de relacionamento, a família. Seu ensino a como deveríamos lidar com essas emoções foi:

"Em verdade, em verdade vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará [rirá do nosso sufoco, sofrimento]; vós ficareis tristes [com medo, ansiosos, preocupados], mas a vossa tristeza se converterá em alegria." João 16:20, com interpolações nossas. Então Jesus ilustra como isto funciona. Ele afirmou que isto é semelhante a uma mulher que, estando grávida, sente já as dores do parto. São dores fortes, que a fazem sofrer, gemer, chorar. Mas quando a criança nasce e as dores cessam, sua alegria em ver seu filho ou filha vivo e bem de saúde, recém-nascido dela, supera todo o sofrimento anterior.

Com essa breve ilustração, Jesus queria nos dizer que todo sofrimento e angústia que soframos um dia vai passar. Medo, tristeza, ansiedade, angústia, tudo passará. Logo chegarão dia em que nossa tristeza se tornará em alegria, pois veremos Jesus voltando para nos buscar e efetivar nossa redenção, nos tirando deste planeta em maldição, a Terra, e nos levando para o Céu, a Casa do Pai, onde a felicidade é total. Nossa tristeza de hoje se transformará na maior alegria de nossa vida. Vale a pena confiar em Jesus e perseverar firme nesta bendita esperança do breve retorno de Jesus à Terra. Certamente Ele virá (João 14:1 a 3). Paulo falou dessa espera em meio à angústia (leia Romanos 8:18 a 25).

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário