segunda-feira, 15 de novembro de 2010

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 8 DA ESCOLA SABATINA



 

 

LIÇÃO 8

 

JOABE:  O FRACO VALENTE DE DAVI

 

Verso para memorizar: "Todo caminho do homem é reto a seus próprios olhos; mas o Senhor sonda os corações." Provérbios 21:2.

 

LEITURAS DA SEMANA: II Samuel 2:17 a 23; 3:23 a 27; 11:15 a 25; 20:7 a 11; I Reis 1.

 

INTRODUÇÃO

 

O nome "JOABE" vem do hebraico e significa "Jeová é pai".

 

Se por um lado Joabe foi um grande guerreiro a serviço de Davi e de Israel, por outro lado, Joabe se tornou uma grande dor de cabeça para Davi. Há pessoa que quando se acham com muito poder nas mãos seu caráter se transforma. Joabe tornou-se arrogante, prepotente, achando-se acima do bem e do mal. O fato de ter sido um general vitorioso, comandante-geral do exército de Israel, um guerreiro destemido e vencedor, tudo isto levou Joabe a se achar dono da verdade, capaz de definir quem deveria morrer, e quem deveria continuar vivo. Joabe também tinha sob seu domínio as atitudes sujas e imorais de Davi, o rei de Israel. Joabe sabia coisas demais sobre os erros de Davi. No pecado de Davi contra Bate-Seba e contra Urias, Joabe foi quem acobertou o erro de Davi, pondo Urias em lugar perigoso da batalha, para que ele morresse, como Davi ordenara. Davi, sendo o rei de Israel, passou a temer as atitudes arrogantes de Joabe. No episódio envolvendo Joabe e Abner, dois grandes comandantes militares, Joabe revelou toda a violência de sua alma. Joabe matou Abner de maneira cruel e covarde, para vingar a morte de seu irmão em luta aberta. Vamos estudar a lição e tirar nossas conclusões.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 14 de novembro.

 

QUESTÕES FAMILIARES

 

Leitura Bíblica do Dia: I Crônicas 2:13 a 17. II Samuel 2:17 a 23; 3:23 a 27.

 

Zeruia, irmã de Davi, teve três filhos: Abisai, Joabe e Asael (I Crônicas 2:13 a 17). Logo, eles eram sobrinhos de Davi, o qual se tornou rei de Israel. E Davi constituiu a Joabe como, seu sobrinho, como comandante-chefe do exército de Israel. E seus outros sobrinhos, Abisai e Asael se tornaram "valentes de Davi", homens corajosos, destemidos no campo de batalha, e que estavam dispostos a morrer em defesa de Davi, seu tio, e rei de Israel. Portanto, as questões envolvendo Davi e esses três sobrinhos militares eram questões familiares. Abner era filho de Ner, um tio de Saul. Logo, Abner era primo de Saul (I Samuel 14:50). Quando se tornou rei, Saul fez de seu primo Abner o comandante-chefe do exército de Israel. Essas escolhas se baseavam em confiança mútua, e em laços de família.

 

Quando Saul morreu, e Davi assumiu o trono, continuou havendo guerra entre os seguidores de Saul e os seguidores de Davi. Durante sete anos, Davi reinou somente sobre as tribos de Judá e Benjamim. As demais tribos continuaram seguindo a casa de Saul, na pessoa de seus descendentes. E Abner continuou fiel a Saul, lutando contra os exércitos de Davi. Foi numa dessas batalhas, já quando a casa de Saul estava em seu final, que aconteceu um batalha entre o exércitos de Saul, comandado por Abner, e o exército de Davi, comandado por Joabe. Asael, irmão de Joabe, era excelente corredor. Ele, então, decidiu correr atrás de Abner, para o matar. Vendo-o Abner, pediu-lhe que se desviasse, pois ele estava muito próximo de sua lança, e estava sem armadura de soldado. Asael se recusou a se afastar, e, em defesa da própria vida (legítima defesa), Abner matou Asael, o que provocou grande ira em Joabe e Abisai, irmãos de Asael. Eles juraram que se vingariam de Abner. Vendo Abner que a tendência de todo o Israel era seguir a Davi como rei, ele foi até Davi e fez com este uma aliança, prometendo que, a partir de então, não haveria mais guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi. Davi aceitou esta aliança, e fez as pazes com Abner e com a casa de Saul. Então Davi passou a reinar sobre todo o Israel. Quando Joabe soube que o rei Davi fizera aliança com Abner e com a casa de Saul, ficou irado; e ainda mais irado ficou quando soube que Davi recebera Abner em palácio, e lhe dera um banquete e fizera com ele aliança. Joabe, irado, decidiu matar Abner, em vingança da morte de seu irmão Asael. Davi despedira em paz a Abner e este se foi para sua casa. Joabe entrou em palácio cheio de ira, e repreendeu a Davi com veemência, não respeitando o fato de que ele, Davi, era o rei de Israel, e não deveria ser repreendido daquele jeito. Então Joabe saiu dali ainda furioso, e mandou alguém ao encalço de Abner, convidando-o a retornar ao palácio, com a mentira de que o rei tinha algo em especial para lhe falar. Abner confiou no que lhe disseram e retornou até Davi. Mas antes que ele chegasse a Davi, Joabe o interceptou, chamou-o a um lugar à parte, e o assassinou traiçoeiramente, fora do campo de batalha. Abner matara Asael em campo de batalha. Joabe matou Abner em tempo de paz, de forma traiçoeira. Davi chorou a morte de Abner, e jurou que, em um futuro governo, Joabe não mais seria o comandante do exército de Israel. E assim aconteceu.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 15 de novembro.

 

O CUSTO DO PECADO

 

Leitura Bíblica do Dia: II Samuel 11:15 a 25. II Samuel 18:5 a 15.

 

Davi, no passado, usara Joabe como instrumento de iniqüidade. Davi mandou Joabe punir Urias. Isto mostra que Joabe sabia muita coisa suja de Davi, e cooperou com este para abafar seu pecado. Davi, até certo ponto, temia Joabe. Ele tinha medo que seu sobrinho Joabe abrisse a boca e tornasse público o pecado do rei. Sabedor de coisas tão obscuras sobre seu rei, Joabe se sentiu por cima, achou que tinha o rei em suas mãos e, dessa maneira, poderia fazer o que bem quisesse, e o rei ficaria calado, pois ele dominava o segredo sujo do rei. Um protegeria o outro. Esse era parte do preço que Davi teria de pagar pelo erro que cometera. Note você que Joabe assassinou Abner bem antes de Davi cometer adultério contra Bate-Seba e matar Urias. Davi ficou refém de seus próprios pecados.

 

Quanto custa seu pecado escondido. Aquele pecado que você cometeu em oculto, e vive a escondê-lo de sua esposa, ou esposo; de seus filhos, ou de seus pais. A quanto lhe tem levado a farsa de parecer um crente honesto, fiel, puro? Que preço você já pagou, em dividendos morais e espirituais, pelas constantes mentiras e desculpas que você tem dado, no esforço continuado de esconder seus pecados ocultos de todos, mas não de Deus? Até quando você vai manter essa farsa? Até quando você vai preferir pagar esse elevado preço da mentira e da falsidade? De que você tem medo? O que mais o assusta? Que consequências haverá se seu(s) pecado(s) oculto (s) for (em) revelado (s)? O que lhe custa mais: manter seu pecado – ou sua vida de pecado – oculto, sem revelação, sem confissão, sem pedido de perdão; ou confessar a Deus e às pessoas ofendidas o seu pecado oculto, e se livrar de uma vez por todas dessa culpa que o está destruindo e matando aos poucos? O que vai lhe destruir mais cedo: a ocultação do pecado; ou a revelação do pecado oculto? É uma séria decisão que você vai ter de tomar na vida. Estou orando desde já por você em relação a isto. Escolha o que for melhor para sua alma e seu destino eterno! Leia os salmos penitenciais 32 e 51, escritos por Davi, mencionando como se sentiu com seus pecados ocultos.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 16 de novembro.

 

JOABE,  O POLÍTICO

 

Leitura Bíblica do Dia: II Samuel 13. II Samuel 14.

 

Amnom era o filho mais velho de Davi. Absalão era o segundo na linha sucessória. Amnom tinha um péssimo caráter. Ele se apaixonou pela irmã de seu irmão Absalão, filha de seu pai, mas não filha de sua mãe, e tramou uma maneira de tê-la junto a si, no intuito de manter relações sexuais com ela, fora do casamento. Tamar era irmã de Amnom, por parte de pai somente. Ele fingiu-se enfermo e declarou que gostaria de ter sua sobrinha Tamar cuidando dele. A jovenzinha veio, pensando que estaria fazendo um excelente favor ao tio. Amnom se aproveitou da presença da sobrinha e a estuprou, repudiando-a em seguida. Um crime hediondo, em qualquer sociedade humana, em qualquer época. Tudo isso estava acontecendo no seio da família real, a família de Davi. Tamar saiu dali arrasada. Então ela clamou por justiça: "Tomou cinza sobre a cabeça, rasgou a túnica talar de mangas compridas que trazia, pôs as mãos sobre a cabeça e se foi, andando e clamando." II Samuel 13:19. Absalão a encontrou nesse estado desesperador, perguntou-lhe se ela estivera com Amnom, e lhe pediu que se calasse, pois ele vingaria a honra dela. Isto significava que Absalão iria matar seu irmão Amnom. Dois motivos tinha Absalão  ao decidir isto: (1) Vingar sua irmã Tamar; (2) livrar-se de seu irmão mais velho, Amnom, o primeiro na linha sucessória ao trono de Israel. E assim o fez. Absalão matou Amnom, vingou sua irmã, e ficou sendo o primeiro da linha sucessória ao trono de Israel. Davi soube de tudo isso e lamentou muito o que ocorrera, mas não agiu com maior firmeza nessas questões. Absalão fugiu da presença de Davi, e, durante três anos, viveu em Gesur, um reino amigo de Israel.

 

"Percebendo, pois, Joabe, filho de Zeruia, que o coração do rei [Davi] começava a inclinar-se para Absalão, mandou trazer de Tecoa uma mulher sábia, e lhe disse: Finge que estás profundamente triste, põe vestidos de luto, não te unjas com óleo, e sê como mulher que há já muitos dias está de luto por algum morto. Apresenta-te ao rei e fala-lhe tais e tais palavras. E Joabe lhe pôs as palavras na boca." II Samuel 14:1 a 3. Joabe estava fazendo uma "ponte" entre o rei Davi e seu filho Absalão. Joabe queria que Davi perdoasse Absalão, e o aceitasse de volta a Jerusalém. Joabe, de maneira inteligente, e também sabendo que já não gozava de fácil acesso a Davi, tramou com uma certa mulher estrangeira uma dramatização, a fim de conquistar o coração do rei para receber Absalão de volta. E o esquema deu certo, embora Davi tenha visto na dramatização o dedo de Joabe, o que a mulher confirmou. Davi chamou Joabe a palácio, e disse-lhe, em conclusão: "Atendi ao teu pedido; vai, pois, e traze o jovem Absalão." II Samuel 14:21. Mas Davi estabeleceu uma condição para Absalão voltar: "Torne para sua casa e não veja a minha face. Tornou, pois, Absalão para sua casa, e não viu a face do rei." (v. 24).

 

O perdão que você dá a alguém tem de ser completo. Davi não perdoou a Absalão de forma completa. Ele permitiu o retorno do filho, mas o proibiu de comparecer à presença do pai. Continuou a existir uma barreira entre pai e filho. Foi um perdão pela metade. E isto não costuma dar certo. Ou você perdoa alguém, ou não perdoa. Perdão pela metade não faz a obra de restauração que o perdão se propõe fazer. Absalão não podia falar com o rei, seu pai. Eles não voltaram a dialogar. Isto criou em Absalão, um jovem de caráter fraco, e tendente ao exibicionismo público, uma motivação a mais para se rebelar contra o rei, pois desejava muito o trono. Absalão começou a conquistar o coração do povo, fazendo-lhes promessas políticas de apoio, justiça, amizade, compreensão de suas necessidades. Absalão, parecendo um político brasileiro de hoje, conseguiu conquistar a amizade, a atenção e o apoio de muita gente em Israel. De tal maneira, que muitos já amavam mais a Absalão do que a Davi, e estavam dispostos a contestar e enfrentar o rei ao lado de Absalão. E isto ocorreu certamente.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 17 de novembro.

 

VIVENDO PELA ESPADA

 

Leitura Bíblica do Dia:  II Samuel 20:1 a 10.

 

Davi constituiu a Amasa novo comandante-chefe do exército de Israel, em lugar de Joabe, estando este ainda vivo. E Joabe soube que fora descartado pelo rei. Tudo isto aconteceu depois da revolta e morte de Absalão. Nesse episódio negro, Joabe ficou do lado de Davi, contra Absalão, e não ficou comovido com a morte deste. Ele até chegou a repreender Davi, pelo fato de um rei estar chorando demais a morte de um filho rebelde e traidor, o qual, na primeira oportunidade que tivesse, teria matado o pai para se apossar do trono de Israel. Disse Joabe a Davi, ao ver o rei chorando copiosamente: "Hoje, envergonhaste a face de todos os teus servos que livraram hoje a tua vida e a vida dos teus filhos e de tuas filhas, e a vida de tuas mulheres e de tuas concubinas. Amando tu os que te aborrecem, e aborrecendo os que te amam. Porque, hoje, dás a entender que nada valem para contigo príncipes e servos. Porque entendo, agora, que se Absalão vivesse e todos nós, hoje, fôssemos mortos, então estarias contente. Levanta-te, pois, agora, e fala ao coração dos teus servos..." II Samuel 19:5 a 7. E o rei obedeceu ao pedido de Joabe, e voltou a apresentar-se em público. Mas Davi tomou uma decisão perigosa em relação às questões militares e políticas. Aborrecido com o excesso de autoridade de Joabe, e com as constantes pressões que este lhe fazia, quase dominando sobre o rei, Davi escolheu publicamente a Amasa para ser o novo comandante-chefe dos exércitos de Israel, em lugar de Joabe (19:13). Joabe logo sentiu o golpe, e reagiu como costumava reagir até então: matou seu sucessor de forma traiçoeira. Davi ordenou a Amasa que convocasse as tropas de Israel, para perseguirem e matarem Seba, um inimigo público de Davi, seguidor de Saul, e que amaldiçoara Davi quando este fugia humilhado de seu filho Absalão. Este Seba convocou a casa de Saul para uma nova guerra contra a casa de Davi. Amasa demorou nessa convocação. Então Davi pediu a Abisai, irmão de Joabe, que cuidasse deste assunto, e sufocasse a rebelião de Seba. E Abisai fez isto, junto com seu irmão Joabe. Quando Joabe se encontrou com Amasa, que fora escolhido para o suceder na chefia do exército de Israel, tomou-o à parte, beijou-o na face, e o assassinou friamente, assim como, antes, assassinara a Abner. Era assim que Joabe se livrava de seus concorrentes. A linguagem que ele sabia falar era a da violência, do assassinato. Ele já não mais sabia fazer diferença entre o certo e o errado. Perdeu completamente a noção de ética e justiça. Seu negócio era matar qualquer um que lhe fizesse sombra. Joabe seguia a filosofia que declara que "os fins justificam os meios". Ele foi um homem que viveu para matar.

 

Mesmo na Igreja, hoje, há cristãos cujo temperamento violento, trazido do passado, ainda não foi submetido ao controle e domínio do Espírito Santo. Muitos cristãos usam da violência em suas relações comerciais, familiares e até eclesiásticas. E até muitos pastores da Igreja, em diversos níveis e funções, também agem assim. Muitos matam todos os que lhe fazem sombra e ameaçam tomar sua função. Muitos são os que humilham, perseguem, maltratam e destroem a vida de seus irmãos, mediantes posturas e atitudes violentas em relação a seus irmãos em Cristo. E a Igreja sofre muito com essa violência disfarçada de religiosidade autoafirmativa. Joabe não pode ser o referencial mais apropriado para a vida de um bom e fiel cristão.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 18 e 19 de novembro.

 

A ÚLTIMA PARADA DE JOABE

 

Leitura Bíblica do Dia: I reis 1.

 

Com a morte de Absalão, outra vez veio à discussão quem seria o sucessor de Davi no trono de Israel. Davi já estava velho e cansado, e não declarara publicamente quem seria seu sucessor. Aproveitando-se disto, Adonias, "filho de Hagite", uma das muitas esposas de Davi, "se exaltou e disse: Eu reinarei. Providenciou carros, cavaleiros e cinqüenta homens que corressem adiante dele. Jamais seu pai o contrariou..." I Reis 1:5 e 6. Seu pai, Davi, não se opôs. Calou-se. E Adonias, aproveitando esse vazio de autoridade, montou seu esquema pessoal para se apossar do reino de Israel, e ali reinar em lugar de seu pai, Davi. Davi não moveu guerra contra Adonias. Cansado, velho e acamado, Davi já não mais se sentia disposto a guerrear contra o filho, nem a fugir de Jerusalém. Ele simplesmente cruzou os braços, e nada fez, deixando a revolta de Adonias prosperar.  E quem tomou partido por Adonias? O sacerdote Abiatar, muito amigo de Davi; e Joabe, o poderoso e perigoso comandante do exército. O povo viu Abiatar e Joabe, dois companheiros de Davi, seguindo a Adonias, e entendeu que realmente Adonias seria o novo rei de Israel. Tudo dava a entender ao povo que assim seria. Mas nenhuma mensagem, de aprovação ou de repreensão, fora dada pelo rei Davi, já vivendo seus últimos dias de vida. Joabe se pôs à cabeça da revolta. Isto era muito perigoso, pois Davi, mesmo velho e acamado, ainda era o rei, e todos deviam ser obedientes e fieis a ele. Agir de forma diferente representava trair o rei e o reino. Todos tinham de esperar as decisões vindas de Davi. Joabe e Abiatar não esperaram. Agiram de forma independente, sem ouvir a Davi. O que aconteceu, então?

 

Salomão foi declarado o sucessor legal de Davi. Nesse caso, Adonias foi declarado um inimigo do reino, e deveria ser punido como traidor e rebelado. E assim aconteceu. Adonias foi morto um pouco depois disso, e sua revolta foi sufocada. Joabe foi morto por ordem de Salomão. E o novo rei expulsou Abiatar do sacerdócio, tornando-o exilado em Anatote, uma cidade habitada pelos levitas. Joabe foi morto à espada. Ele fez, mais uma vez, a escolha errada, e morreu em consequência dessa escolha. Assim terminou a vida de um homem que viveu para matar. Um homem que perdeu a noção dos limites, da ética e da moral. Um homem que teve tanto poder em Israel, que já não mais soube fazer diferença entre o bem e o mal; entre o certo e o errado; entre a justiça e a injustiça. Um homem que perdeu seus referenciais, seus próprios limites, mesmo servindo ao exército do povo de Deus.

 

Fica um alerta aos que, hoje, militam na "obra de Deus", pastores, anciãos, diáconos, e obreiros em geral. Trabalhar profissionalmente na "obra de Deus" não é garantia de que tal pessoa está agindo segundo a vontade e os propósitos de Deus. Os exemplos, do passado e do presente, estão aí, e todos nós podemos aprender com eles. Nenhum obreiro está acima do bem e do mal, e está livre para fazer tudo o que quer e pensa. Há limites éticos, morais e espirituais que jamais devem ser ultrapassados e violados. E, mais cedo ou mais tarde, quem se acha no direito de violar esses valores e ultrapassar esses limites, se defrontará com a Justiça de Deus, não de forma vindicativa, como em Romanos 1:16 e 17; mas de forma punitiva, como em Eclesiastes 12:13 e 14; Romanos 14:12; II Coríntios 5:10 e Apocalipse 22:12. Pense nisso, amigo "obreiro", quando tomar suas decisões, em nome da "obra de Deus". Que Deus o ajude a fazer a coisa certa, segundo a Justiça e a Verdade. Amém.

 

 

 

Pr. Otoniel Tavares de Carvalho

Um comentário:

  1. Boa noite Pastor Otoniel!
    Para mim é um prazer muito grande em lhe conhecer mesmo que seja por aqui!
    Gostei muito dos seus comentários da escola sabatina da liçaõ 08.
    Foi pelos seus comentários minuciosos que pude compreender tudo que estava ocorrendo ali naquele momento.
    Pastor foi uma benção estudar a lição esta semana atraves de seus comentarios.
    Peço ao nosso Deus que continue a lhe abençoar para que o senhor seja canal de bençãos para nossas vidas.
    Fique na paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir