segunda-feira, 13 de setembro de 2010

COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO 12 DA ESCOLA SABATINA



LIÇÃO  12

 

AMOR E LEI

 

Verso para Memorizar: "Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."  Romanos 12:2.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Romanos 12 e 13.

 

INTRODUÇÃO

 

Depois de focalizar questões teológica relativas à justificação e salvação de gentios e judeus (Romanos  1 a 11), Paulo, agora, começa a mostrar como as pessoas salvas pela Graça de Deus e justificadas pela fé em Jesus podem viver neste mundo de maneira tal que o Senhor Deus seja honrado e glorificado em suas vidas. A Justificação pela fé e a Salvação não devem ficar apenas no campo da teoria religiosa. A vida é para ser vivida. A fé deve ser aplicada na vida diária. Os resultados práticos, vivenciais, da justificação e da salvação terão que se revelar publicamente na vida do crente em Jesus. Religião que é somente de teoria, sem estabelecer marcas definitivas na vida e obra de um cristão, não é a religião ensinada por Jesus e pelos Apóstolos.

 

A Lição da ES desta semana focaliza os capítulos 12 e 13 de Romanos.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 12 de setembro.

 

SACRIFÍCIOS VIVOS

 

Leitura Bíblica do Dia: Romanos 12:1 e 2.

 

Paulo escreveu:

 

"Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."  Romanos 12:1-2.

 

Note você que Paulo está fazendo um apelo aos crentes. Ele está pedindo, "pelas misericórdias de Deus", que os crentes, já justificados pela fé em Jesus, agora apresentem a Deus seu "corpo" como um "sacrifício vivo, santo e agradável a Deus". E ele chama esse ato de entrega total a Deus como sendo "o vosso culto racional", ou seja, a coisa mais inteligente e lógica que o crente em Jesus precisa e deve fazer. Uma entrega total, corpo e mente, a Deus. Um culto consciente. Muitos oferecem dinheiro a Deus. Outros oferecem serviço a Deus. Paulo pede aos crentes que se ofereçam a Deus como um todo psicossomático. A totalidade do ser entregue "por sacrifício vivo, santo e agradável".

 

Um outro apelo que Paulo faz aos crentes, no texto acima, é: "Não vos conformeis com este século", isto é, com "este mundo", como dizem outras versões, ou, ainda, "com esta era". O termo "conformar-se" significa "adaptar-se a uma forma", ou "encaixar-se numa forma".  O "mundo" tem sua forma própria, e os que são do "mundo" se encaixam, ou se adaptam, a esta forma mundana. Deus tem Sua "forma", e os que são de Deus conformam-se, isto é, se encaixam, ou se enquadram, na "forma" de Deus. Cada uma na sua forma própria. Paulo incentiva os crentes, também, a que se deixem "transformar", isto é, passar de uma forma –o mundo e seus velhos vícios e posturas – para uma nova forma – a ética e as posturas ensinada por Deus na Bíblia, a "forma" do Céu (leia também João 3:3 e 5 e II Coríntios 5:17). Se você, meu irmão em Cristo, atender ao apelo de Paulo, você vai EXPERIMENTAR  a "boa, agradável e perfeita vontade de Deus". Nesse caso, sua vida cristã deixa de ser apenas uma teoria religiosa, para se transformar em uma experiência religiosa positiva, firmada em Deus e na Palavra de Deus. Você vai se sentir bem, feliz, por estar enquadrado na "FORMA" de Deus. Então, EXPERIMENTE SER CRISTÃO.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 13 de setembro.

 

PENSANDO EM SI MESMO

 

Leitura Bíblica do Dia: Romanos 12:3 a 21.

 

O que você pensa de você mesmo? Como você "se acha"?

 

Há dois enfoques errados quando pensamos sobre nós mesmos:

 

  1. BAIXA AUTOESTIMA. Muitos pensam de si mesmos de forma negativa, e não se valorizam como devem. Acham-se derrotados, um fracasso, incapazes de produzir alguma coisa boa. Pessoa que pensam assim estão sempre "para baixo". Nada empreendem, pois sempre imaginam que serão derrotados em tal empreendimento. São pessoa negativas e perdedoras.
  2. AUTOESTIMA EXAGERADA. Por outro lado, há pessoas que pensam de si mesmas de forma exagerada, achando-se superior e melhor do que todas as demais pessoas. Muitos inflam sua vaidade, seu orgulho pessoal, e se sentem invencíveis, capazes de dominar o mundo inteiro. Sempre exageram quando falam de suas qualidades pessoais.

 

Paulo ensinou: "Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que NÃO PENSE DE SI MESMO ALÉM DO QUE CONVÉM [nem para menos, nem para mais]; antes, pense com moderação [equilíbrio, bom senso], segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um." Romanos 12:3, com grifos e interpolações nossos.

 

Na sequência do capítulo 12 – versos 4 a 21 – Paulo aconselha a prática de algumas virtudes cristãs, o que irá revelar, na experiência de vida de cada crente se, de fato e verdade, ele foi justificado pela fé em Jesus, e vive, hoje, um tempo de santificação. A principal virtude é o AMOR, a Deus e ao próximo. Bondade, mansidão, domínio próprio, hospitalidade, partilhar o que tem, ser uma bênção para as demais pessoas, evitar a vingança e o ciúme, não pagar o mal que recebe com o mal que se faz, não ser orgulhoso, mas humilde e bom; ser um crente que "se alegra com os que se alegram e chora com os que choram"; viver em paz com todas as pessoas; fazer tudo com dignidade, com zelo e fazer bem feito; ser um doador liberal de suas ofertas a Deus; não deixar que a raiva o domine. São todas virtudes divinas, atributos do caráter de Deus, e que o Senhor quer ver reproduzidas em nosso caráter de cristãos salvos pela Graça e justificados pela fé em Jesus (leia Gálatas 5:22 e 23).

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 14 de setembro.

 

RELACIONAMENTO COM OS GOVERNANTES

 

Leitura Bíblica do Dia: Romanos 13:

 

Paulo ensina a todos os crentes:

 

"Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por Ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação." Romanos 12:1 e 2.

 

Esta é a ÉTICA DE DEUS, ensinada aos crentes em Jesus.

 

A maior autoridade do Universo é DEUS, o Altíssimo. Daniel declarou a Nabucodonosor, o rei mais destacado daquele tempo: "Tu, ó rei, rei de reis, a quem o Deus do Céu conferiu o reino, o poder, a força e a glória; a cujas mãos foram entregues os filhos dos homens, onde quer que eles habitem, e os animais do campo e as aves do céu, para que dominasses sobre todos eles..." Daniel 2:37 e 38. Deus CONCEDE AUTORIDADE a pessoas que são investidas do poder, quer seja para ser rei, presidente, governador, prefeito, pastor, pai, mãe, presidente de empresa ou instituição, etc. Agora, o que essa pessoa vai fazer com a autoridade e o poder nos quais está investido é de escolha dele, ou dela. Ele pode governar em seu círculo de poder visando promover o BEM e a JUSTIÇA, segundo o propósito de Deus; ou pode governar este mesmo círculo de poder visando promover o MAL e a INJUSTIÇA, rejeitando a vontade e os propósitos de Deus. O que você costuma fazer com o PODER e a AUTORIDADE que Deus lhe confere no círculo onde você atua? Quem é você? Um pai? Uma mãe? Um Pastor de Igreja? Um Presidente da República? Um Governador de Estado? Um Prefeito municipal? Um Presidente de uma empresa ou instituição? Um Presidente de Associação/Missão, ou de União, ou da Divisão, ou da Conferência Geral dos ASD? Um Ancião de igreja local? Um Diretor de Departamento da Igreja? Um Reitor de Universidade? Um Diretor de Escola, Colégio ou Faculdade? Quem é você exatamente? Como você faz uso do PODER e da AUTORIDADE que lhe são confiados, e nos quais você está investido? Você sempre os usa para promover o BEM e a JUSTIÇA? Ou você costuma ser um promotor do MAL e da INJUSTIÇA? Pense seriamente nessas coisas!

 

Se uma pessoa se acha corajosa o suficiente para desafiar a autoridade de alguém investido de autoridade, deve também ser corajoso o suficiente para sofrer a pena por sua desobediência à autoridade constituída, em qualquer nível. Sempre há uma penalidade pela desobediência. Isto faz parte das normas legais e do Direito.

 

"Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra." Romanos 13:7.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 15 de setembro.

 

RELACIONAMENTO COM NOSSOS SEMELHANTES

 

Leitura Bíblica do Dia: Romanos 13:8 a 10.

 

Paulo ensina:

 

"A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o AMOR com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a Lei [esta é a ética presente nos Mandamentos 5, 6, 7, 8, 9 e 10, conforme Êxodo 20:3 a 17]."   Romanos 13:8, com grifos, interpolações e comentários nossos.

 

"O AMOR NÃO PRATICA O MAL CONTRA O PRÓXIMO; de sorte que O CUMPRIMENTO DA LEI É O AMOR."  Romanos 13:10, grifos nossos.

 

As declarações paulinas sobre a ética de Deus para Seus filhos são tão claras e simples que não precisamos comentar mais nada. Vá, e proceda como Paulo ensinou, inspirado pelo Espírito Santo.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 16 e 17 de setembro.

 

"JÁ OUVIMOS OS PASSOS DE UM DEUS QUE SE APROXIMA"

 

Leitura Bíblica do Dia: Romanos 13:11 a 14.

 

Que planos você está fazendo para sua vida nos próximos vinte anos?

 

Quanta coisa material você está acumulando no presente, pensando em usufruí-las ainda por muitos anos?

 

Até aonde você está envolvido em projetos pessoais, e na luta por adquirir bens –móveis, imóveis e automóveis – na tentativa de ser feliz segundo o mundo? 

 

Quanto dessas coisas você vai levar para o Céu ou para o Inferno de fogo?

 

Se Paulo declarou que, em seu tempo, por volta do ano 57AD, quando esta Carta aos Romanos foi escrita, "já é hora de despertardes do sono, porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando, no princípio, cremos"; o que diremos aos crentes que estão vivendo neste início do Século 21? Quão próximo para nós está próxima a Vinda do Senhor Jesus? Pense nisto com seriedade e equilíbrio.

 

"Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz" (13:12).

 

"Andemos [procedamos] dignamente, como em pleno dia [praticando as obras da Luz]; não [vivendo] em orgias e bebedices; não em impudicícias [impurezas morais diversas] e dissoluções [procedimentos condenados pelo Senhor]; não em contendas e ciúmes." (13:13, com interpolações e comentários nossos).

 

"Revesti-vos [sede cobertos com a justiça de Cristo] do Senhor Jesus Cristo, e nada disponhais [não façam planos] para a carne, no tocante [no que se refere a] às suas concupiscências [cobiças, desejos]" Romanos 13:14, com interpolações e comentários nossos.

 

Para aqueles que não crêem nas promessas divinas, ou Jesus jamais voltará à Terra, ou, se vier, virá daqui a milhares de anos. Alguns cristãos adventistas vivem de tal maneira, nesse tempo final, como se a Segunda Vinda de Jesus ainda fosse demorar centenas de anos. É bom e conveniente tais adventistas repensarem essas suas ideias sobre a Parousia. Podem ser apanhados de surpresa, e triste será seu fim.

 

Tudo o que Paulo está ensinado nos capítulos 12 e 13 de Romanos é a ÉTICA DO CÉU, vinda de Deus. É a LUZ que deve iluminar a vida de todo crente em Jesus. Logo, "andar na luz" significa proceder de acordo com essa ética bíblica, divina, aqui ensinada por Paulo. Ele está fazendo eco ao SERMÃO DO MONTE, citado em Mateus 5 a 7. A ÉTICA DO CÉU é única, e os que são de Jesus a amam e a obedecem com alegria.

 

FELIZES SÃO AQUELES QUE SE CONFORMAM COM ESTA ÉTICA DIVINA.

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário