segunda-feira, 10 de maio de 2010

COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO DA ES


 

LIÇÃO 7

 

DESCANSO E RESTAURAÇÃO

 

Verso para Memorizar: "Havia muita gente indo e vindo, ao ponto de eles não terem tempo para comer. Jesus lhes disse: 'Venham comigo para um lugar deserto e descansem um pouco." Marcos 6:31, NVI, Nova Versão Internacional.

 

LEITURAS BÍBLICAS DA SEMANA: Gênesis 2:2, 3, 15. Êxodo 20:8 a 11. Êxodo 23:12. Isaías 58:13-14. Ezequiel 20:12 e 20. Mateus 11:28 a 30. Marcos 2:27-28. Marcos 6:30-32. Lucas 23:54 a 56.

 

INTRODUÇÃO

 

Nenhum homem é uma máquina. Toda pessoa precisa de descanso, a fim de restaurar as energias –físicas, mentais, emocionais, intelectuais, espirituais –gastas em ação. Quem não se preocupa com isto, possivelmente sofrerá, mais cedo ou mais tarde, as consequências de sua imprudência e falta de inteligência emocional. Muitas vezes, um empresário muito ocupado, gabando-se de trabalhar intensamente, se vangloria, dizendo: "Eu jamais tiro férias!"  E ri muito, como se estivesse fazendo de sua vida algo que deveria ser imitado. No entanto, uma pessoa que vive somente para trabalhar, e não tira o tempo certo para repouso e mudança de rotina e atividade, não é dotado de inteligência emocional que o capacite fazer a coisa certa de maneira consciente. Até as máquinas para manutenção e recondicionamento. O homem inteligente, quer seja empregado, quer seja patrão de si mesmo, é aquele que programa para sua vida uma sequência lógica e inteligente de trabalho e descanso, seguindo este programa: Em cada dia, dormir e descansar pelo menos oito a dez horas, fazendo algo diferente, lúdico e que dê prazer. Em cada semana, para e repousa "um dia". Aconselho o mesmo dia (24 horas) que Deus escolheu: o Sétimo Dia, ao qual Deus deu o nome de SÁBADO. A Bíblia afirma: "Mas o sétimo dia é o SÁBADO [descanso, repouso] do Senhor teu Deus." Êxodo 20:10, interpolação nossa. Em 45 anos que sou guardador do Sábado, repousando neste dia, tenho sido abençoado por agir assim, e louvo a Deus por isto. E, completando o programa anual de descanso, todos devem tirar férias de TRINTA DIAS a cada doze meses (1 ano) de trabalho. Esse programa de trabalho e descanso na hora e tempo certos é de grande importância para a vida de qualquer pessoa neste planeta.

 

A Lição da Escola Sabatina desta semana focaliza este tema. Estude toda a lição e seja abençoado pelas informações que daremos neste comentário.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 09 de maio.

 

SEM TEMPO

 

Leitura Bíblica do Dia: Gênesis 2:15. Marcos 6:30-32, 45 a 46.

 

Milhares de pessoas gostam de dizer: "Não tenho tempo para mais nada. Meu tempo está todo preenchido."

Essa declaração é dita por pais ocupados a seus filhos, quando estes pedem um pouco de atenção de seus pais.

Esta declaração tem sido dita por esposos ou esposas muito ocupadas, evitando discutir a relação conjugal, fugindo da discussão de problemas familiares.

 

Esta declaração tem sido feita por milhares de pessoas em relação à sua vida espiritual e preparo para a vida eterna. As pessoas não têm tempo para Deus, para a Igreja, para o estudo da Bíblia, para dedicar-se à oração, para testemunhar de Cristo, para meditar nas coisas transcendentes. Mas sempre encontram tempo para jogar conversa fora com os amigos; para ficar diante de uma televisão vendo os programas preferidos; para ir ao estádio torcer por seu time de coração; para frequentar os barzinhos com os amigos e passar horas em bebedeiras e conversas fúteis; têm tempo para uma infinidade de coisas que têm menos profundidade e menos importância para a vida, do que as coisas espirituais, familiares e que constroem bons relacionamentos.

 

"Não tenho tempo para mais nada!", tornou-se a frase-símbolo de uma geração de pessoas estafadas, estressadas, irritadas, agressivas, desanimadas, pessoas fugindo até de si mesmas devido ao acúmulo de atividades, algumas delas certamente dispensáveis. E assim cada pessoa usa o tempo, ou a falta dele, como um álibi para fugir de assuntos sérios da vida, ou de assuntos com os quais não querem se comprometer, especialmente os assuntos espirituais, que se referem a Deus e o Reino do Céu. Enquanto Deus, o Senhor do Tempo, dedica todo o tempo a cuidar de nós, os humanos, a maioria dos humanos, até muitos daqueles que se dizem adoradores de Deus, diz que não tem tempo para Deus. Não é estranho isto?

 

E você, meu irmão, está ocupado demais para se relacionar com Deus diariamente, estudando a Bíblia, orando, testemunhando da fé, e vivendo uma vida espiritual coerente? Ou tem cuidado bem de sua agenda espiritual diária? Pense nisso!

 

Jesus viu que os apóstolos estavam ocupados demais com as necessidades das pessoas ao seu redor, e precisavam de um tempo para eles. Por isso, Jesus os convidou para se retirarem a um lugar mais isolado, e ali ficarem por algum tempo aos pés do Salvador.

 

Quem sabe se seu problema espiritual de hoje não está necessitando exatamente disso: Deixar-se ficar por um bom tempo, todo dia, aos pés de Jesus?

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 10 de maio.

 

A NECESSIDADE DE REPOUSO

 

Leitura Bíblica Diária: Gênesis 2:2-3; Êxodo 20:8 a 11 e 23:12. Mateus 11:28 a 30.

 

Como dissemos na Introdução, todos nós necessitamos de repouso: diário, semanal e anual. Quem deseja viver com qualidade de vida não negligencia o devido repouso na proporção certa. O corpo precisa de repouso. A mente precisa de repouso. O intelecto precisa de repouso.

 

Diz a Bíblia: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza; socorro bem presente nas tribulações." Salmos 46:1. E Jesus convida todas as pessoas da Terra, crentes ou descrentes: "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso [repouso] para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." Mateus 11:28 a 30, interpolação nossa.

 

Eu preciso do descanso físico diário. Devo dormir cedo e acordar cedo. Preciso me alimentar corretamente, fugir das tensões, manter-me calmo e senhor de mim, estar em paz com Deus e com minha família, a fim de ter sono tranqüilo à noite, e repousar o suficiente. Preciso de descanso mental. Preciso de descanso emocional. Não devo me envolver em esportes agressivos, que lancem excesso de adrenalina em minha corrente sanguínea. Devo praticar exercícios físicos leves e úteis. Preciso realizar diariamente meus exercícios espirituais: orar, ler a Bíblia, testemunhar de Jesus, evitar consciente e inteligentemente as coisas más, que perturbam a minha alma. Isto também me traz paz interior e repouso emocional e espiritual. Preciso descansar e repousar no sétimo dia, o Sábado, como Deus me ensinou na Bíblia. Isto me deixará em paz com Deus e em paz comigo mesmo. Eu preciso tirar férias do trabalho todos os anos, viajando com minha família para um lugar diferente, e viver cenas, atitudes diferentes, fora da rotina anual, convivendo com  a natureza, tomando banho de mar, descontraindo e me esquecendo por um bom tempo das preocupações do trabalho diário e semanal. Eu e minha família precisamos disso todos os anos. Nas férias passadas, viajei com meus filhos e meus netos para a praia, para o Recife, para João Pessoa e Natal. Preguei em vários lugares e dei um curso para pregadores a quatro irmãos bem simples, que cuidam de um grupinho adventista em Tamandaré, perto de Porto de Galinhas, em Pernambuco. Foram férias maravilhosas e proveitosas em todos os sentidos. Isto fez bem a toda a família. Faça você também um programa anual de férias com toda a família. Não diga, como muitos o fazem: "Eu não preciso disto!"  Precisa, sim, e precisa muito. Quem fala assim é quem mais precisa de repouso, pois revela uma mente estressada e emocionalmente afetada.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 11 de maio.

 

DESCANSO NA PRESENÇA DE DEUS

 

Leitura Bíblica Diária: Isaías 58:13-14. Ezequiel 20:12 e 20. Mateus 11:28 a 30. Marcos 2:27-28. Lucas 23:54 a 56. Hebreus 4:9 a 11.

 

A vida sem Deus é vida de tribulação e angústia. Pessoas há que vivem inquietas, ansiosas, sempre esperando que lhes aconteça o pior. Pessoas há cuja mente não descansa nunca, e não têm repouso nem de dia, nem de noite. Pessoas há que não conseguem dormir à noite, a não ser à custa de medicamentos.

Quando você começa a conversar com determinadas pessoas, logo sente e descobre que tal pessoa não tem paz interior. O tempo todo, essa pessoa fala de doença, sofrimento, perseguição, violência, insegurança, medo, falta de esperança, falta de confiança em relação ao presente e ao futuro, tribulações, perseguições, sofrimentos, maus tratos, e coisas negativas. É o tipo de pessoa que pensa negativamente e vive negativamente. Você percebe, na conversa, que tal pessoa precisa de paz, interior e exterior; paz com Deus, paz consigo mesma e paz com seus semelhantes. Muita gente vive em permanente estado de guerra: em casa, no trabalho, na escola, na vizinhança, na igreja e por toda parte. Falta-lhe repouso, sossego, tempo para dedicar-se à meditação, à oração, ao altruísmo e serviço pelos outros. Pessoas que precisam urgentemente deixar-se ficar aos pés de Jesus. Às vezes essas pessoas estão na Igreja, mas a Igreja não está nelas. Dizem-se seguidoras de Cristo, mas não gastam tempo aos pés de Cristo, repousando e meditando em Sua Pessoa e em Sua Palavra. Especialmente para tais pessoas Jesus faz o convite de amor: "Vinde a mim...e Eu vos aliviarei." Mateus 11:18. Porém muitos insistem em não ir a Jesus. Preferem continuar cansados, aflitos, perturbados, angustiados, famintos espirituais. A distância que existe, de sua vida atribulada e sem paz, para uma vida calma, sossegada e em paz, é simplesmente se achegarem a Jesus e se deixarem abraçar por Jesus. Somente Jesus pode dar esse abraço que acalma, que sossega, que traz paz e descanso na presença do Senhor. Experimente agir assim! Repousar corretamente no Sábado do sétimo dia, cada semana, ajuda muito a encontrar essa paz interior de que tanto nós necessitamos.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 12 de maio.

 

DESCANSO DIÁRIO

 

Leitura Bíblica Diária: Salmos 37:5. Salmos 23. Salmos 46:1.

 

Cada dia, precisamos de descanso. Esse descanso deve ser programado. Para cada quatro horas de trabalho, tire pelo menos meia hora para repousar, física e mentalmente. Saia um pouco do local onde trabalha; caminhe, mexa-se, respire bem, exercite-se um pouco, ria, converse com alguém sobre assuntos variados. Volte ao trabalho com corpo e mente mais descansados. Evite aborrecimentos. Mantenha-se calmo. Evite pensamentos impuros. Fuja de sentimentos negativos, tais como vingança, ciúme, retaliação, atos desonestos, e outros semelhantes a estes. Conserve sempre um bom relacionamento com todos ao seu redor: família, amigos, colegas de estudo, colegas de trabalho, vizinhos, patrão, empregados, esposa, filhos, etc. Não leve aborrecimentos do trabalho, nem o próprio trabalho, para casa. Evite estresse no trânsito, mesmo que este seja lento e estressante. Ao chegar em casa, abra um sorriso e fale com todos. Como algo leve, à noite, e durma cedo. Evite ver programas de TV que falem e apresentem violência, sexo promíscuo, mentiras, roubo, adultério e morte. Leia para seus filhos alguma história interessante. Se eles sabem ler, peça-lhes que leia algo para você. Converse com seus filhos e esposa (ou esposo) de modo calmo, descontraído e lúdico. Isto o fará dormir bem e se manter em paz e sossegado.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 13 e 14 de maio.

 

.DESCANSO SEMANAL

 

Leitura Bíblica Diária: Gênesis 2:2-3; Êxodo 20:8 a 11; Isaías 58:13-14; Ezequiel 20:12 e 20. Marcos 2:27 e 28. Lucas 23:54 a 56.

 

Até Deus DESCANSOU no "dia sétimo"! Por que nós, humanos, não fazemos o mesmo? Se Deus fez assim, é porque é bom para o ser humano. Deus criou todo o ecossistema terrestre em seis dias (Gênesis 1) e, no sétimo dia, "descansou". E o que o Senhor Deus fez mais no "sétimo dia", conforme Gênesis 2:2 e 3? Ele "abençoou" e "santificou" o "dia sétimo". Isto foi coisa de Deus. Partiu da mente santa do Senhor. Ele disse que o SÁBADO é dEle (Êxodo 20:10).

 

Quando Deus estabeleceu que o "dia sétimo" fosse o SÁBADO, isto é Graça de Deus para nós todos. Deus criou a raça humana para ser feliz. E ninguém é feliz vivendo estressado, angustiado, perturbado, e sem paz interior. Que fez Deus, então? Usando de Sua Graça para conosco, Deus separou o "dia sétimo" (esta é a ideia de santificar, separar para uma finalidade santa, sagrada, de louvor e culto a Deus) para que fosse uma ferramenta, uma estratégia pedagógica divina para nos ensinar a ser felizes, e viver em paz com Deus, em paz com nós mesmos e em paz com nossos semelhantes. O SÁBADO é instrumento da Graça divina para causar isto. É o EVANGELHO – "boa notícia" – de Deus para a raça humana, antes que se falasse em Evangelho. Mais tarde, depois do pecado de Adão e Eva, a humanidade fugiu para longe de Deus, para longe do repouso em Deus. A humanidade preferiu seus caminhos tortos, cheios de violência, mentira, sujeira moral e espiritual, apostasia e morte. Até Israel, os descendentes de Abraão, se esqueceu de Deus. Escravos no Egito, deixaram quase de adorar a Deus. Somente um "remanescente fiel" restou no Israel cativo. Este pequeno grupo de fieis manteve a chama da fé de Abraão acesa, e cultuavam ao Deus Eterno, esperando em Suas promessas de libertação e paz. E Deus veio ao encontro deles e os libertou do cativeiro egípcio. Mas Israel ainda pensava como escravo e agia como escravo. Saíram do Egito, mas o Egito com toda a sua carga de maldição e pecado não saiu de dentro deles. Então o Deus da Graça lhes deu a LEI MORAL, a qual deveria corrigir os desvios morais de Israel, e lhes mostrar o caminho certo a ser seguido, como povo salvo pelo Deus Eterno, o Criador. E o que o Senhor pôs no coração e centro da Lei Moral? Um mandamento, o QUARTO, que exigia de Israel que se lembrasse de santificar o Sábado do sétimo dia, toda semana. Deus queria dar DESCANSO a Seu povo, Israel. Descanso de centenas de anos de cativeiro, servindo a Faraó e sofrendo o peso do chicote dos feitores egípcios. Mas o povo insistia em pecar, em viver vida agitada, atribulada, cheia de sofrimento causado, agora, por eles mesmos, tanto a si mesmos como também a seus semelhantes. Mais uma vez Deus usa o SÁBADO, como descanso semanal, didático, estratégia pedagógica para conduzir Israel ao maior dos descansos: Descansar na certeza de que a promessa de Deus, feita em Gênesis 3:15, se cumpriria mediante a chegada de um "Descendente" de mulher que iria nascer em Israel, na tribo de Judá, na cidade de Belém Efrata (Miqueias 5:2). Este "Descendente" de mulher seria o "Ungido" do Senhor (leia Daniel 9:24 a 27 e Lucas 4:16 a 21), isto é, o Messias (para os judeus), o Cristo (para os gentios), o qual daria DESCANSO definitivo e pleno a Israel, e ao mundo todo. Paulo entendeu essa linguagem do Êxodo e a promessa divina quando escreveu aos cristãos da Galácia: "Porque a Lei nos serviu de AIO [pedagogo, professor] para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé" Gálatas 3:24, interpolação nossa. E na Carta aos Romanos, Paulo completa o raciocínio teológico da pedagogia da Lei e do Sábado, afirmando: "Justificados, pois, mediante a fé, TEMOS PAZ COM DEUS [repouso, descanso em Deus], por meio de nosso Senhor, Jesus Cristo." Romanos 5:1, interpolação, grifos e comentário nossos. Logo, nosso DESCANSO SEMANAL, no sétimo dia, chamado SÁBADO, é parte integrante do Grande Plano da Redenção que Deus preparou para toda a raça humana, antes mesmo que esta existisse e caísse em pecado e morte. Era a Graça de Deus sendo derramada sobre nós, humanos, em forma de uma bênção especial chamada SÁBADO, um dia todo na presença do Senhor, vivendo em culto de louvor, adoração e serviço ao Senhor. Isto antes da presença do Pecado na Terra. Mas depois que o Pecado arruinou todas as coisas, Deus, em Sua Graça, nos deu a Lei Moral para nos corrigir, e, por Sua Graça, pôs o mandamento para santificação do SÁBADO no coração e centro da Lei, para que jamais nos esquecêssemos que somente teríamos DESCANSO E PAZ se seguíssemos o Plano da Graça de Deus para nós. E felizes são todos os crentes em Jesus que, no SÁBADO do sétimo dia, a cada final de semana, se lembram de Deus e do Seu santo Sábado, e gozam, em plena certeza de fé, das bênçãos da Graça de Deus, reservadas para nós em cada SÁBADO. Para gozar assim o DESCANSO do Sábado, você precisa ter a compreensão de que o mandamento do Sábado é, antes de tudo e acima de tudo, o EVANGELHO da Graça de Deus em forma de mandamento, visando nossa felicidade, mesmo aqui, em um planeta cheio de pecado, dor e morte. Portanto, em Jesus, o Cristo, alegre-se e regozije-se com a bênção semanal do DESCANSO DO SÁBADO DO SENHOR. 

 

Um Feliz Sábado para todos!

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 

 

 

 



 


EM 2009 ACONTECERAM 250.362 FRAUDES NA INTERNET. CLIQUE PARA LER DICAS DE SEGURANÇA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário