segunda-feira, 3 de maio de 2010

COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO 6


 

 

 

 

LIÇÃO 6

 

FÉ E CURA

 

Verso para Memorizar: "Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme, porque ele confia em Ti." Isaías 26:3.

 

LEITURAS BÍBLICAS DA SEMANA: Gênesis 3:8 a 10; Salmos 37:5; Salmos 18:6; Provérbios 17:22; Mateus 6:27 a 34; Hebreus 13:6; I João 4:18.

 

INTRODUÇÃO

 

A Lição da Escola Sabatina desta semana focaliza um tema que tem sido motivo de muita discussão e questionamento: Fé e Cura. Pergunta-se: A fé tem efeitos curativos? E até aonde vai o efeito curativo da fé? Este efeito curativo da fé funciona para todas as enfermidades, quer sejam físicas, quer sejam mentais-emocionais? Ter uma fé curativa deve levar uma pessoa a abandonar a medicação prescrita por um médico ao paciente? Qual é a origem das enfermidades de uma forma geral? Quando o ser humano começou a ficar enfermo? Há diferença entre fé salvadora e fé curativa? Fé e crendice são coisas semelhantes?

Todas as religiões, cristãs ou não cristãs, fazem uso da fé como elemento curativo. Se se trata de uma religião hebraico-cristã, como o judaísmo e o cristianismo, as pessoas são ensinadas a crer em IAVÉ, no Senhor Deus, o Único Senhor, e (para os cristãos), em Jesus, o Cristo, o Salvador dos humanos pecadores. Religiões não cristãs, mas monoteístas, como o islamismo, ensinam fé em Alá, como o Único Deus, para que as pessoas encontrem a cura de seus males. Religiões não cristãs, como o hinduísmo, o budismo, o confucionismo, a Nova Era, o espiritismo, e os cultos afros apelam para uma multidão de divindades, guias, gurus, profetas, santos, mestres, sensitivos, espíritos da flores, cristais, pirâmides, cartas, búzios, chás estranhos, raízes curativas, e outros processos alternativos de cura, todos voltados para a ligação da pessoa com esses personagens espiritualistas, mas não cristãos, um politeísmo revivido, muito comum no paganismo antigo e nos cultos aos demônios. Todos dizem que a fé, de uma maneira geral, tem efeito curativo, muitas vezes em proporção maior do que os medicamentos apontados pelos médicos. Às vezes funciona; outras vezes não funciona. Com os medicamentos também acontece o mesmo: às vezes cura a doença, às vezes não cura a doença. Como deve um cristão proceder neste sentido?

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 02 de maio.

 

O FATOR MEDO

 

Leitura Bíblica: Gênesis 3:8 a 10.

 

Qual é a origem das doenças? Em primeiro lugar, sabemos pela Bíblia que Deus fez Adão e Eva perfeitos, de corpo e de mente. Não havia neles nenhuma enfermidade, nem do corpo, nem da mente. Eles eram perfeitamente sadios. Com a entrada do Pecado na vida e no mundo de Adão e Eva, abriu-se uma porta e a possibilidade de eles adoecerem, tanto do corpo como da mente. O primeiro sinal de enfermidade, sentido por Adão e Eva, foi o MEDO. E eles confessaram isto a Deus, quando se encontraram com o Senhor. Deus chamou por Adão: "Onde estás?"  Adão respondeu ao Senhor: "Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, TIVE MEDO, e me escondi." Gênesis 3:10, grifo nosso. Adão e Eva começaram a adoecer emocionalmente, pois já haviam adoecido espiritualmente quando pecaram contra Deus. Depois veio o MEDO, a ansiedade, o temor doentio pela presença do Senhor. Deixou de ser temor reverente, e se tornou em temor doentio, ou medo. E foi tremendo de medo, apavorados, que Adão e Eva, agora pecadores, se aproximaram de Deus. Com o medo vem a ansiedade, o estresse e a depressão. A autoestima se esvai, o sentimento de valor pessoal diminui muito, e o sentimento de incapacidade de enfrentar os desafios diários que a vida oferece torna-se gigantesco. E a pessoa se prostra em autopiedade, negativismo e sentimento de perda constante. Como somos um todo psicossomático, essa atitude mental afeta o corpo, e este começa a definhar, tornando-se também enfermo. A mente de uma pessoa pode afetá-la para o bem ou para o mal. Você pode ficar enfermo de forma imaginária, condicionada pelos pensamentos e sentimentos que tomam posse de sua mente, levando-o (a) a cair de cama e precisar de ajuda profissional; ou você pode também ficar curado de forma imaginária, pelo uso positivo da mente, mediante a inoculação de pensamentos positivos, sentimentos positivos, atitudes positivas. Você pode pensar que está enfermo, sem estar em realidade; e você pode pensar que está curado de uma enfermidade, sem o estar verdadeiramente. O MEDO cria doença e o medo cura doença, se tudo for imaginário, produto da mente. Tudo conduzido pela mente. O que você precisa fazer é retornar ao equilíbrio entre RAZÃO e EMOÇÃO, de tal maneira que sua mente seja sadia, justa e equilibrada na maneira como encara cada situação em que você está envolvido. Você está enfermo de verdade, comprovadamente enfermo de alguma doença, quer do corpo, quer da mente, ou de ambos? Analise a situação com equilíbrio, bom senso, sabedoria, sem extremismos, sem fanatismos religiosos, sem anormalidades, e veja qual é o caminho mais apropriado a seguir em relação à cura de sua enfermidade. Não se deixe dominar pelos excessos emocionais, nem pela frieza racional, desprovida de emoção. Fé bíblica não é um sentimento. Fé bíblica, como vivida por Abraão, Isaque, Noé, Moisés, Daniel e outros, conforme Hebreus 11, é uma firme e plena confiança na Pessoa de Deus, e uma plena certeza na Palavra de Deus. Deus não afirma, na Bíblia, que vai curar cada enfermidade de cada pessoa, em qualquer tempo e lugar, neste presente mundo de pecado e injustiça. Todo o projeto divino para a Terra e para a raça humana, no sentido de solução final e retorno à perfeição original, edênica, depois da entrada do Pecado no mundo, está focado em "um novo céu e uma nova terra, onde habita a justiça" (II Pedro 3:13. Leia também Apocalipse 20 a 22). Deus declara para depois do escaton, do fim: "Eis que faço novas todas as coisas" (Ap 21:5), e poderia afirmar com certeza: "Eis que faço novas todas as pessoas" que creem em mim (isto se afirma em I Coríntios 15:51 a 55). Medo, dor, enfermidade de corpo e mente, sofrimento, perda, morte, tudo vai se acabar, quando Deus fizer novas todas as coisas, conforme Ap 21:4.

Se você orou a com intensidade de fé, para ser curado de alguma doença que o atribula, e não recebeu a cura, não desanime, nem desista de Deus, nem da fé em Deus. Ele jamais afirmou que iria curar sua doença em especial. Ele pode curar ou não curar. Paulo, apóstolo do Senhor, orou a Deus com pranto e fé, pela cura de uma doença pessoal, mas Deus lhe respondeu. Deixemos que ele conte sua experiência com Deus: "Por causa disso [de sua enfermidade] três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então Ele [Deus] me disse: A minha Graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza." II Coríntios 12:8 e 9, interpolações nossas. Desistiu Paulo de sua fé em Deus, pelo fato de não ter sido curado? Abandonou ele a Igreja por não ter sido curado? Não! Jamais. Veja o que ele afirma no fim da vida: "Combati o combate; completei a carreira; guardei a fé [conservei-me firme na fé]..." II Timóteo 4:7, interpolação e comentário nosso. Mesmo tendo fé bem firmada em Deus, Paulo nunca foi curado, e morreu com sua enfermidade. Abandonou Deus a Paulo? Não, jamais. Todo o maravilhoso plano de Deus para Paulo é o mesmo plano de Deus para todos os crentes, ressuscitando-os dentre os mortos e os levando para o Céu, para um estágio de mil anos e, depois, a vida eterna aqui na Terra, então renovada, feita nova pelo poder divino, um novo Éden. Leia Salmos 37:5 e espere sempre no Senhor.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 03 de maio.

 

"NÃO TEMAS..."

 

Leitura Bíblica: Gênesis 15:1; Gn 26:24; Êxodo 14:13; Josué 8:1; Salmos 118:6; Provérbios 3:5-6; Isaías 35:4; Lucas 12:6 e 7; Romanos 8:38-39.

 

A leitura atenta da Bíblia nos revela algo muito interessante: sempre que o Senhor Deus chamava alguém para o desempenho de uma função difícil, dizia-lhe: "Não temas". Isto é: Não tenha medo. No chamado de Deus aos cristãos, no Novo Testamento, Jesus afirmou: "Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir...Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros [como o fazem os humanos]. Contudo vosso Pai celeste as sustenta. Porventura não valeis vós muito mais que as aves?" Mateus 6:25 e 26, interpolação nossa. Portanto, não fique com medo!

Deus pôs em cada um de nós as condições próprias e necessárias para trabalharmos e ganharmos de forma honesta o pão de cada dia, nosso e de nossa família. Deus pôs na natureza a riqueza e as bênçãos necessárias para o nosso cotidiano. Cada um, pois, usando a sabedoria que Deus lhe dá, deve ser dedicado e operoso para ver em tudo isto a provisão divina e aproveitar com plena certeza de fé dessa provisão que Deus nos faz. Inclusive nessa provisão divina estão os profissionais de saúde, tais como médicos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, dentistas, psicoterapeutas, psiquiatras, e outros, ao quais estudaram com afinco as ciências da saúde, visando curar pessoas e salvar vidas. Isto é uma dádiva de Deus também. Não se esquecendo dos farmacêuticos, bioquímicos e pesquisadores na área da saúde, os quais estão intensamente envolvidos em pesquisas, anos a fio, e toda uma vida, pensando em como alcançar o conhecimento do corpo humano, e das doenças que afetam o homem, para chegar à fabricação de medicamentos que curem pessoas e salvem vidas humanas, e também dos animais. Tudo isto é dádiva de Deus. Quantos milhares de crianças são salvas da paralisia e de uma vida vegetativa, e morte ainda na infância, por causa dos estudos que descobriram a cura para a doença de pólio? E de outras doenças? Tudo isto devemos agradecer a Deus. Mesmo que grande parte dos médicos e cientistas da saúde sejam deístas, racionalistas e ateus, mesmo sem saberem por que o são, agradecemos a Deus por lhes haver dado sabedoria para que, em seus estudos e pesquisas, chegassem a essas descobertas que têm salvado corporalmente milhões de pessoas no mundo todo. Às vezes os médicos erram, e até erram feio, tanto no diagnóstico como na cura. Mas precisamos deles para tratar nossas doenças. Assim como precisamos de Deus sempre, para que Ele cure nossa alma enferma pelo pecado, e cure também muitas doenças físicas, mentais e emocionais que nos afligem. Não sejamos fanáticos religiosos, achando que o fato de sermos cristãos evangélicos nos obriga a dispensarmos os recursos que a Medicina e a Ciência pôs à nossa disposição para curar doenças físicas e emocionais. Precisamos de Deus sempre, para a cura de nossos males espirituais e também emocionais, mas precisamos dos profissionais de saúde para nos ajudar a curar as doenças do corpo e da mente. Nossa relação com Deus é de confiança de que somente em Deus temos SALVAÇÃO e VIDA eternas. Nossa confiança nos médicos e demais profissionais de saúde é que Deus os habilitou para que pudessem cuidar de nossas enfermidades corporais e emocionais, tornando nosso pouco tempo de vida neste mundo menos aflitivo e menos penoso. Uma coisa não dispensa a outra. E uma coisa não pode nem deve ocupar o lugar da outra. Deus é sempre Deus e agirá como Deus. E precisamos dEle como nosso Eterno Deus. Os profissionais de saúde são humanos, bem formados, preparados para cuidar de nosso corpo e de nossa mente, até um certo limite possível, e precisamos deles durante todos os dias de vida que tivermos na Terra. Eles jamais ocupam o lugar de Deus para um cristão equilibrado, não fanático, e de bom senso. Um cristão bem informado em questões de teologia bíblica.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 04 de maio.

 

O PODER DA FÉ

 

Leitura Bíblica: Salmos 37:5; Provérbios 17:22.

 

Muitos são os relatos sobre cura pela fé. Pessoas que estiveram vivendo momentos de quase morte, já se lhes apagando a última chama da vida, e que conseguiram sobreviver pelo poder da fé. Orações que foram feitas em favor de alguém, e essas pessoas foram completamente curadas. Médicos que não creem em Deus, nem nas orações dos crentes, e que ficam espantados e admirados com as curas que presenciam e atestam junto ao leito de alguns enfermos. O que curou determinadas pessoas? Foi sua fé em Deus? Foi seu pensar positivo sobre uma situação negativa? O que reverteu a situação, fazendo com que um estado de enfermidade quase-morte se transformasse em um estado de cura e vida sã? Foi Deus que efetuou a cura? Se foi Deus, por que Ele cura algumas pessoas e deixa outras pessoas morrerem? Somente são curadas as pessoas que têm fé em Deus? Somente são curadas as pessoas que são obedientes à Lei de Deus? E por que pessoas que não são crentes, e nem seguem a Lei de Deus são curadas milagrosamente? Por que pessoas são curadas depois de pagarem algumas promessas a alguns ídolos, tanto no catolicismo-romano como também em cultos afros? Foi Deus quem curou tais pessoas, embora essas pessoas vivam e ajam como inimigas de Deus? Satanás também cura? As pessoas que seguem Satanás também falam de curas maravilhosas? A quem eles atribuem suas curas? São questões a serem discutidas, comentadas, analisadas, aceitas, rejeitadas, repudiadas, amadas, mas os fatos estão aí. Como nós, humanos, sabemos muito pouco ou quase nada da esfera espiritual, e sabemos pouco do efeito da mente sobre o corpo, pouco podemos explicar sobre determinadas curas, quer sejam em cristãos fieis a Deus, como também em cristãos infieis e em não cristãos. As curas maravilhosas têm ocorrido em todos os campos religiosos. Sua fé em Deus tem levado você a que experiências neste assunto? Você tem sido alvo de uma cura milagrosa, daquelas que os médicos já não lhe dão mais esperança alguma de vida? Você tem um parente que tem passado por uma experiência dessas? Partilhe isto em sua Classe da Escola Sabatina, em sua igreja local. A Bíblia menciona muitas experiências de cura, tanto no Antigo como também no Novo Testamentos.  Uma coisa interessante sobre o ministério de cura exercido por Jesus. Ali, junto ao poço de Betesda, Ele curou um só paralítico, conforme o relato de João 5. Mas havia no local, possivelmente, dezenas de outros aleijados, cegos e coxos. No entanto, a Bíblia não menciona que Jesus os tenha curado naquele mesmo dia. Se o fez em outro dia, não sabemos. Nem todos os doentes, cegos e aleijados da Palestina foram curados por Jesus. Todos os que Jesus curou tinham fé em Jesus? Creio que não, pois muitos deles nem sabiam quem era Jesus. Mesmo assim foram curados por Ele. Por que isso, se eles não criam em Jesus, nem O reconheciam como Messias e Filho de Deus? É assunto para se discutir na classe de estudo da ES. Há diferença entre a fé como pensamento positivo, que motiva superação pessoal e vitória sobre o fracasso; e a fé como firme fundamento em Deus e na Palavra de Deus, que conduz à salvação espiritual do homem, mediante Jesus Cristo? Ou tudo é a mesma coisa?

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 05 de maio.

 

O ESTRESSE

 

Leitura Bíblica: I Reis 19:1 a 18; Mateus 11:1 a 6.

 

A palavra "estresse" é muito mencionada nos dias de hoje. Nomeia uma situação-limite, um esgotamento físico, ou psico-emocional, ou ambos. Uma pessoa sente que está chegando ao seu limite, em sua capacidade de suportar determinadas exigências físicas ou mentais, ou ambas, e declara sobre si mesma: "Estou ficando estressado!"

 

O corre-corre da vida diária, especialmente nas grandes cidades, e as exigências competitivas no mercado de trabalho, têm levado milhares de pessoas a um esgotamento físico, mental-emocional, e até espiritual. Dá a nítida impressão que todas as suas energias foram sugadas, e você não se sente animado para coisa alguma. Vem o desânimo, o medo de enfrentar o desafio diário pela vida, a preguiça mental, a vontade de chutar tudo para cima, e ficar inerte, sem fazer coisa alguma. Outra doença irmã-gêmea do estresse é a depressão, muito comum nesse tempo.

 

Muitos casamentos têm fracassado devido ao estresse. Um dos cônjuges, ou ambos, chegam em casa esgotados física e emocionalmente, depois de enfrentarem um duro dia de trabalho, o trânsito moroso, a agressividade de muitas pessoas ao redor, e não sentem ânimo nem disposição para oferecer ao seu parceiro uma gostosa noite de amor e carinho. Deita-se, e logo adormece, morto de sono e cansaço, vivendo seu limite. No dia seguinte, tem de começar tudo outra vez, e isto já estressa, só de pensar. A convivência do casal é quase nada. A vida sexual deles é quase nada. O convívio pais e filhos é quase nada, ou um nada total. Resultado: surgem as brigas, as separações, os divórcios. Nenhum dos cônjuges queria isto, mas a vida estressante e competitiva pelo pão de cada dia, e para pagar as contas da família, os levou a esta situação, muito comum nas cidades grandes, nas metrópoles.

 

Jovens se sentem estressados e amedrontados com os desafios diante deles: estudos, preparo para um emprego decente, namoro, busca por autoafirmação pessoal, o perigo da violência urbana, as drogas que rondam por perto, a bebida alcoólica, o fumo, os amigos que não são amigos, a competição pela vida, as exigências e expectativas dos pais em relação ao futuro deles, tudo junto tem levado muito jovem de boa família ao estresse, à depressão, e até ao suicídio. Também os jovens cristãos passam por todos esses enfrentamentos, todas essas competições sociais. Enfrentam os mesmos perigos e desafios para serem vitoriosos como pessoas, como profissionais, e, ainda, como cristãos fieis. É uma carga pesada, e somente uma fé bem firmada em Deus ajuda a vencer a batalha, sem ir ao desespero, sem buscar perigosas saídas alternativas.

 

Os cristãos ficam estressados e entram em depressão? Ou somente os não cristãos sofrem essas coisas? A Bíblia afirma que o profeta Elias ficou estressado com tudo o que ocorrera no monte Carmelo, e, logo depois, entrou em depressão, inclusive pedindo a Deus que o matasse (leia I Reis 18 e 19). Deus o tirou do estresse e da depressão, e o levou para o Céu. João Batista, na prisão, ficou confuso e estressado, inseguro e ansioso sobre se tudo o que ele anunciara sobre Jesus era verdade, e se ele havia crido corretamente em Jesus. Jesus mandou dizer-lhe que ele fizera um bom trabalho, e tudo o que pregara era a verdade, pois os sinais da presença do Messias em Israel já se faziam sentir: os cegos viam, os surdos ouviam, os doentes eram curados, e o Reino de Deus estava sendo anunciado em Israel (Mateus 11:1 a 6).

 

Para os que são adventistas do sétimo dia – mas não somente para eles, mas para toda pessoa fiel a Deus – e que enfrentam as mesmas batalhas diárias pela vida, existe o repouso do sétimo dia, o Sábado. Para os adventistas, o Sábado é uma excelente válvula de escape ao estresse semanal. É o dia santo de Deus, dia de repouso solene, de mudança de rotina. No Sábado, a cada final de semana, os adventistas param seus trabalhos rotineiros da semana, e se entregam a um estado de bem-estar físico, mental, emocional e espiritual. Passam mais tempo em família; fecham suas empresas, abandonam seus livros escolares e a sala de aula, desligam a TV de coisas seculares e rotineiras, e se entregam nas mãos de Deus para o repouso do dia do Senhor. Neste sentido, o Sábado é para cada adventista do sétimo dia uma bênção que se repete a cada final de semana. Quando um adventista começa sua semana de trabalho, no domingo ou segunda-feira, dependendo em que você trabalha, já deve se preparar para o próximo sábado. Deve, inclusive, planejar em família e com a família o que eles farão juntos no Sábado seguinte. Juntos irão ao templo, para a Escola Sabatina e o Culto Divino; juntos almoçarão, inclusive convidando alguém para partilhar com eles a bênção do Sábado; e juntos saem à tarde para alguma atividade missionária, para testemunhar da fé a alguém, ou fazer uma visita de caráter espiritual, e, depois, sair um pouco para passear em algum lugar tranqüilo, arborizado, tirando lições da natureza criada por Deus. Agir assim significa se automedicar contra o estresse, seguindo o roteiro de vida que Deus planejou para nós. Quer você, que não é adventista, experimentar esse programa de vida semanal não estressante?

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 06 e 07 de maio.

 

A FÉ E AS CURAS MIRACULOSAS

 

Leitura Bíblica: Mateus 7:21 a 23; Mateus 12:9-13; Lucas 13:11 a 13; 14:1-4; 22:47-42.

 

As pessoas estão à procura de quem cure seus males, especialmente os males físico-emocionais, como as doenças de uma maneira geral. E para a grande maioria das pessoas, geralmente mal informadas e não ensinadas na cultura da Bíblia, não importa se quem está curando é Deus ou o Diabo. O que elas querem é receber a cura. De quem vem essa cura, eles nem querem saber. É a cura pela cura.

 

Sabendo que é assim, muitos líderes religiosos, católicos, protestantes, espíritas, e de outros grupos espiritualistas, primam em enfatizar que sua igreja, ou seita, ou grupo religioso é aquele que oferece cura de todo tipo de doença. E fazem dessas curas religiosas o carro-chefe de sua religião. Então as pessoas, que não sabem pensar as questões religiosas e, por isso, não agem com a razão, mas com a emoção, se deixam levar para essas comunidades religiosas, e ali se submetem aos mais estranhos rituais e processos de cura. Exorcismos, curas espetaculares, êxtase, choro, água benta, água milagrosa, cristais, sopas, pirâmides, amuletos, rituais, uso de sangue, ossos, benzeções, e uma infindável quantidade de ensinamentos e simpatias completam essas curas "miraculosas". Geralmente não seguem o ensino da Bíblia. A maioria deles atribuem a Deus, ou ao Seu Filho, Jesus Cristo, ou ao Espírito Santo, sua cura. E com isso as igrejas se enchem, e a emoção e o êxtase rolam soltos, fazendo as pessoas acreditarem que Deus está ali operando aqueles milagres. É bom que todos prestem atenção nas advertências de Jesus, para não terem de enfrentar sérias decepções futuras: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia [o dia do Juízo, dia da Segunda Vinda de Jesus], hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura não temos nós profetizado em teu nome; e em teu nome não expelimos demônios; e em teu nome não fizemos muitos milagres [muitas curas miraculosas]? Então lhes direi explicitamente [com toda clareza]: Nunca vos conheci! Apartai-vos de mim, malditos, os que praticais a iniqüidade." Mateus 7:21 a 23, interpolações e comentários nossos. Que coisa espantosa! É o próprio Jesus, Aquele que curou centenas de pessoas, que está afirmando que vai agir assim com aqueles que usaram a religião para enganar as pessoas, fingindo estar curando pelo poder que vem de Deus, quando, na verdade, estavam agindo como mensageiros e curandeiros de Satanás, visando enganar uma humanidade tola, que não busca melhor a razão das coisas, e se deixa levar pelo emocionalismo, pelo êxtase e por curas. Segundo a Carta aos Hebreus, Fé "é a certeza de coisas que se esperam, e a convicção de fatos que não se veem" Hebreus 11:1. Ora, se você está vendo as curas que fazem por aí, e passa a crer a partir de um fato visível, isto não é fé, pois você está crendo em algo que vê. A Bíblia está afirmando que a fé que Deus aprova é aquela que tem "certeza das coisas que se esperam", porque são coisas que Deus prometeu. Então, a fé bíblica é fé em Deus, o Deus que faz a promessa. Não é fé em coisas, mas numa Pessoa: Deus. Não é fé em homens, mas em um só Homem: Jesus Cristo.

 

No Antigo Testamento, os Profetas de Deus operaram muitas curas, e até ressuscitaram mortos. No Novo Testamento, Jesus e os Apóstolos, incluindo nesse grupo o Apóstolo Paulo, operaram curas e praticaram a ressurreição de mortos. Todos eles, profetas e apóstolos, eram servos de Deus, ungidos, separados para servirem a Deus, capacitados pelo Espírito Santo de Deus para aquela obra, e para outras obras. Eles falavam com autoridade em nome de Deus, ou em nome de Jesus, o Filho de Deus, porque Deus lhes autorizou a usarem Seu nome. Nada eles fizeram contra Deus, nem contra as Escrituras Sagradas. Toda a vida e obra desses homens de Deus estavam de acordo com a Bíblia. Jamais atribuíram a si mesmos a capacidade de fazerem os milagres e curas que fizeram. Jamais tiraram proveito financeiro ou material dessas curas e milagres. Jamais cobraram um centavo sequer por essas curas e milagres. De graça receberam, e de graça deram aos necessitados. Nenhum deles morreu rico, possuindo um grande patrimônio, adquirido com sua obra de profeta e apóstolo.

 

Em relação às curas miraculosas citadas na Bíblia, a maioria delas foi feita por Jesus, anunciando com isto a chegada da era messiânica. Foi a maneira que Deus escolheu para comunicar a Israel, o povo em aliança com IAVÉ, que a Era Messiânica, prometida já por tanto tempo, havia chegado a Israel. Eles, os israelitas, deveriam receber essa Nova Era de Deus com alegria e louvor. Mas, o que aconteceu? Jesus "veio para o que era Seu [para os Seus, Israel], e os Seus não O receberam." João 1:11, interpolações e comentários nossos. E houve cidades em Israel nas quais Jesus operou mais milagres do que em outras, e, ainda assim, a maioria dos seus moradores se demonstrou incrédula, fria, indiferente ao Messias recém-chegado.

 

Que a mesma coisa não aconteça com você. Talvez você esteja rejeitando a Jesus como Salvador e Senhor pelo fato de não ter visto ainda um grande milagre acontecer em sua vida e em seu lar. Não espere que seja assim. Confie, creia plenamente em Jesus, mesmo que os milagres e curas miraculosas não estejam ocorrendo em sua vida e em sua casa. Deixe Deus ser Deus em sua vida, mesmo que você não veja milagres acontecerem hoje em sua família.




 


Quer transformar suas fotos em emoticons para o Messenger? Clique aqui e veja como.

Nenhum comentário:

Postar um comentário