segunda-feira, 5 de abril de 2010

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 2 DA ES



LIÇÃO 2

 

O PODER DA ESCOLHA

 

Verso para Memorizar: "Resolveu Daniel, firmemente, não se contaminar com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia."  Daniel 1:8.

 

LEITURAS BÍBLICA DA SEMANA: Gênesis 2:16 e 17; Gn 31:1 a 13; Deuteronômio 30:10 a 19; Salmos 119:11; Colossenses 3:2; Hebreus 11:8 a 10.

 

INTRODUÇÃO

 

Deus criou Adão e Eva como seres inteligentes, racionais, pensantes e com plena liberdade de escolha, bem como com responsabilidade moral pelas escolhas feitas. Isto significa que cada pessoa se torna responsável pelas coisas que escolhe. Todo direito que nos é dado corresponde a uma responsabilidade requerida de nós. Não pode haver uma sociedade humana onde as pessoas tenham somente "direitos", e nada de responsabilidade. Isto seria uma monstruosidade legal.

 

O destino de cada pessoa não é resultado do acaso nem de um destino cego e coxo; nem está escrito nas estrelas nem nas palmas das mãos. Cada pessoa define seu próprio destino mediante as escolhas que faz na vida. Isto quer dizer que nossas escolhas diárias vão construindo, ao longo do tempo e de nossa história de vida neste planeta Terra, nosso destino neste mundo. "Aquilo que o homem semear, isto também ceifará" Gálatas 6:7. Este é o famoso "efeito bumerangue", e uma lei da vida.

 

A Lição da Escola Sabatina desta semana focaliza nossa liberdade de escolha e a responsabilidade moral diante de Deus pelas escolhas que fazemos.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 04 de abril.

 

A REALIDADE DA LIBERDADE

 

Leitura Bíblica do Dia: Gênesis 2:16 e 17 e 3:1 a 6.

 

Os dois textos bíblicos acima mencionados indicam a determinação de Deus (uma lei, um estatuto, uma ordem, Gn 2:16-17) e como Adão e Eva lidaram com isso (Gn 3:1-6).

 

Desde pequenos lidamos com escolhas. Recebemos informações, instruções, ordens, proibições, aprovação de nossos pais, professores, autoridades constituídas, líderes religiosos e pessoas mais velhas do que nós, e temos de processar tudo isto, configurar mentalmente e decidir o que é BOM e o que é MAU; o que é CERTO e o que é ERRADO; o que é JUSTO e o que é INJUSTO fazer. Para termos certeza de que estamos fazendo a coisa certa e rejeitando a coisa errada, precisamos conhecer qual é a VERDADE ABSOLUTA sobre cada coisa. Não a minha verdade pessoal, subjetiva, construída por mim mesmo; mas a verdade em si mesma, objetiva e real. Tenho de lidar com realidades, com certezas, com objetividade.

Deus veio até ao Jardim do Éden, e disse a Adão, o cabeça e início da raça humana: "De toda árvore do jardim [do Éden] comerás livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal [do certo e do errado] não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." Gênesis 2:16 e 17, interpolação nossa.

 

Essa ordem, ou lei, divina gerou para Adão e Eva uma responsabilidade moral. Eles tinham de perguntar a si mesmos: "Faço ou não faço essa coisa?"; "Obedeço a Deus ou desobedeço?" "Cumpro a lei ou transgrido a lei?" Adão e Eva sabia que, a partir dessa lei dada por Deus, a vida eterna ou a morte eterna estava em suas mãos. Eles iriam decidir, por si mesmos, se queriam viver para sempre ou morrer para sempre. Como Supremo Juiz Moral do Universo, e Executor da Lei, Deus aplicaria a sentença final de recompensa ou punição, de acordo com a escolha que eles fizessem. Gênesis 3:1 a 6 conta que eles escolheram a MORTE ETERNA. Adão e Eva fizeram a escolha errada e causaram a destruição de si mesmos. Tudo fruto de uma escolha errada. Uma escolha errada consciente e livre.

 

Você culpa a quem por suas escolhas erradas? Você tem coragem de fazer o mal, mas é covarde para assumir a responsabilidade moral por seus erros? Como você age quando sabe que errou? Costuma assumir seu erro e as consequências dele?

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 05 de abril.

 

CONSEQUÊNCIAS:  CULPA E MEDO

 

Leitura Bíblica do Dia: Gênesis 3:7 a 13.

 

Gênesis 3:1 a 6 narra como Satanás, o anjo rebelado que fez uso mediúnico da inocente serpente edênica, tentou e conseguiu levar Eva a agir contra a lei de Deus (Gn 2:16-17); e narra como Eva tentou Adão, seu marido, e conseguiu levá-lo a fazer a mesma escolha errada, transgredindo a lei divina.

 

Tudo parece flores e sorrisos quando se está para cometer um erro. O erro não parece tão feio e tão drástico assim, antes de ser cometido, e quando temos atração pela coisa errada. No entanto, quando o erro é cometido, e ficamos frente-a-frente com nossa consciência moral culpada, transgressora, e tomamos consciência das conseqüência que advirão de nosso erro, é aí que as coisas mudam de figura. Acomete-nos um terrível medo do castigo proposto na lei, e um aterrador sentimento de culpa se apodera de nossa mente e alma. Leia os salmos 32 e 51, escritos por Davi, depois que ele adulterou com Bate Seba, e preste atenção nos termos que ele usa ao falar do terror que se abateu sobre ele ao tomar consciência plena das consequências de seu erro fatídico. Medo, culpa, auto-estima rebaixada, ansiedade, noites sem dormir, mentiras para esconder o erro que tinha feito, dissimulação, tédio, confusão mental, síndrome do pânico, com medo de que outras pessoas tomem conhecimento do seu erro e o desmascarem publicamente, vergonha, etc. Assim ficaram Adão e Eva depois de escolherem seguir Satanás, abandonando o governo de Deus para a vida deles.

 

Depois de tudo, vieram as perdas materiais e espirituais: perderam a ligação espiritual com Deus; perderam o diálogo face-a-face com Deus, perderam a vida eterna, perderam o Jardim do Éden, perderam a paz, perderam a pureza de alma, perderam a tranqüilidade, e muitas outras perdas, em todos os sentidos. Isto eles não pensaram antes de cometer o erro. Seus olhos se abriram depois que pecaram. Agora, era tarde demais.

 

Sempre é melhor prevenir do que tentar remediar. Isto serve para a vida em todos os sentidos.

 

Quando você estiver numa situação dessa, de culpa por um erro cometido, não fique atirando em todas as direções, buscando pessoas para culpar por sua escolha errada. Antes de cometer o erro, você não buscou o conselho de ninguém; achou que era adulto e esperto o suficiente para fazer suas próprias escolhas. Agora que fez a escolha errada, e foi na direção contrária à vontade de Deus, seja maduro o suficiente para assumir a culpa e a responsabilidade por seus erros. Não fique culpando pessoas e circunstâncias pelo seu erro, num processo negativo de transferência de culpa. Adão e Eva fizeram assim, quando se encontraram com Deus, depois de terem pecado (leia Gn 3:7 a 13). Deus não aceitou a justificativa deles, e os expulsou do Éden. Deus não se deixa enganar por ninguém, pois Deus conhece nossa mente e coração.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 06 de abril.

 

ESCOLHAS:  BOAS ou MÁS!

 

Leitura Bíblica do Dia: Gênesis 16; Gênesis 21:9 a 14. Salmos 119:9 e 11. Filipenses 4:8. Colossenses 3:2.

 

A escolha é BOA quando você escolhe algo bom. Esse "bom" é absolutamente "bom" quando Deus definiu que é "bom". Em Deuteronômio 28, Moisés anotou uma lista de coisas consideradas "boas", dentro do critério moral aprovado por Deus; e também fez uma lista de "coisas más", também dentro de um critério moral aprovado por Deus. As "coisas boas", se escolhidas, trariam BÊNÇÃOS para quem as escolheu; as "coisas más" atrairiam MALDIÇÕES para quem as escolheu. É interessante que você leia todo o capítulo, observando cada detalhe do que Deus mandou Moisés dizer aos israelitas. Em Êxodo 20:3 a 17 há uma lista de "dez mandamentos" que Deus gostaria de ver a humanidade cumprindo e obedecendo. Em Mateus 5 a 7, Jesus mencionou uma lista de "Bem-aventuranças" que deveriam ser escolhidas pelas pessoas que pretendem ser cidadãos do Reino do Céu. Paulo tem uma lista dessas em Romanos 12:9 a 21 e outras em diversas cartas suas. Tudo isto é uma tentativa de Deus, dos profetas, de Jesus Cristo e dos Apóstolos de nos convencer a fazer escolhas boas e certas, segundo o critério avaliador de Deus. E felizes são aqueles que constroem sua vida moral, ética e espiritual sobre esta ROCHA que jamais afunda ou desaba (leia Mateus 7:24 a 27). Quem rejeita ou negligencia fazer essas escolhas aprovadas por Deus, certamente fará as escolhas condenadas e reprovadas por Deus. Como espera tal pessoa ser feliz e viver eternamente, se escolheu coisas que o levam à morte eterna? Pense nisso!

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 07 de abril.

 

ESCOLHAS, E A PRÓXIMA GERAÇÃO

 

Leitura Bíblica do Dia: Deuteronômio 30:10 a 19. Eclesiastes 12:13 e 14. Roamanos 14:12. II Coríntios 5:10.

 

"De tudo o que se tem ouvido, a suma [a síntese, o resumo] é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos, pois isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo [há de julgar moral e eticamente] todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más." Eclesiastes 12:13 e 14, interpolações nossas.

 

Todas as nossas escolhas serão julgadas por Deus. Ele, sendo o Juiz Moral do Universo e Executor da Lei Moral, avaliará cada escolha nossa pelo crivo da Verdade e da Justiça. E cada um receberá, depois desse julgamento, a recompensa própria da escolha feita. Se você fez as escolhas certas, conforme a Verdade e a Justiça divinas, então você terá vida eterna e será recolhido ao Reino do Céu (leia Mateus 25:31 a 46). Se fez as escolhas erradas, contrárias à Verdade e à Justiça divinas, será recompensado com a condenação eterna, a morte eterna e o retorno ao eterno nada. A escolha é sua.

 

Uma coisa importante a ser dita: as escolhas que fazemos hoje influência nossa geração e as gerações posteriores. A escolha errada de Adão e Eva, lá no Éden, nos afeta até hoje, milhares de gerações depois. As escolhas erradas que fazemos – comendo coisas erradas, vestindo a roupa errada, escolhendo a religião errada, o trabalho errado, a esposa ou esposo errados, os amigos errados, as recreações erradas, as leituras erradas, etc – certamente influenciarão nossa pessoa, nossos filhos e filhas, nossa geração e as gerações posteriores a nós. O mesmo se dá com as escolhas certas que fazemos.

 

Diante disto, surge a pergunta que não quer calar: Que escolhas você está fazendo hoje em sua vida? Que escolhas você está ensinando seus filhos fazerem? E que influência, para o bem ou para o mal, você exerce em sua escola, em seu lar, em sua igreja, em seu lugar de trabalho e na comunidade onde você vive?  Pense nisto com carinho!

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 08 e 09 de abril.

 

ESCOLHA E ACASO

 

Leitura Bíblica do Dia: Salmos 87:5 e 6. Mateus 7:1 e 2.

 

Nada acontece por acaso neste mundo onde vivemos. Tudo o que ocorre é resultado de alguma escolha que alguém fez. Você pode ser afeta por suas próprias escolhas e também pode ser afetado por escolhas que outras pessoas fazem. Você sofre as consequências de escolhas que você faz e também de escolhas que outros fazem. Os pais afetam muito os filhos com as escolhas que fazem. Os professores também. Um construtor que escolheu usar material de terceira qualidade em um prédio, para ganhar mais dinheiro, afeta uma multidão de pessoas. Alguém que decide fumar afeta a si mesmo e afeta pessoas que estão por perto, e também afetam os filhos que dele (ou dela) nascem. Uma pessoa que escolhe viver na promiscuidade sexual, torna-se presa fácil de uma doença sexualmente transmissível, e certamente afetará esposa/esposo e filhos com essa doença, além de parceiros sexuais. Uma pessoa que decide pelo alcoolismo vai afetar a si mesmo/a e também ao cônjuge, aos filhos e a todos que fazem parte do seu relacionamento, além de causar sérios problemas para a sociedade. Um pai ou mãe que escolhem ser ladrões, corruptos, desonestos, vigaristas, afetam toda a sua família e afeta a sociedade onde vive. Nada é fruto do acaso. Sempre há alguém fazendo alguma escolha errada, e isto afeta a si mesmo e afeta outras pessoas. Uma pessoa que dirige em estado de embriaguês causa vítimas diversas, a partir dela mesma. Em todos os setores e ramos de trabalho e ação, nossas escolham afetam bem mais do que somente a pessoa que faz a escolha errada. Pense sempre nisso quando estiver escolhendo fazer alguma coisa, ou dizer alguma coisa. Suas palavras ou suas ações podem se tornar um furação ou um terremoto moral, ético, espiritual, social, financeiro que causará centenas e milhares de vítimas. Antes de você declarar: "Eu faço o que quero", pense melhor, e pergunte a si mesmo/a: "Eu devo fazer isto que penso fazer?" Se a resposta for de acordo com a Verdade e a Justiça divinas, então faça o que pensou fazer, pois é algo que você deve fazer. Mas se sua resposta for contrária à Verdade e à Justiça divinas, então não diga e não faça o que pensou dizer ou fazer, pois as consequências serão destrutivas para você e para muita gente perto de você.

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 

 

 

 



Veja todos os seus e-mails de diferentes contas com apenas um login. Veja como.

Nenhum comentário:

Postar um comentário