segunda-feira, 15 de março de 2010

COMENTÁRIO TEOLÓGICO DA LIÇÃO 12



 

LIÇÃO 12

 

O FRUTO DO ESPÍRITO É... VERDADE

 

Verso para Memorizar: "Buscar-me-ei e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração."  Jeremias 29:13.

 

LEITURAS BÍBLICAS DA SEMANA: II Crônicas 25:2; Salmos 51:17; Salmos 119:142; Jeremias 29:13; João 7:16 e 17; 8:32; 14:6; 17:3; 18:37; I Timóteo 3:15. I João 1:6 e 2:4 a 6; III João 4.

 

INTRODUÇÃO

 

Jesus declarou: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." João 8:36.

E falou de Si mesmo: "Eu sou... a VERDADE..." João 14:6, grifo nosso.

 

O primeiro texto afirma que a Verdade é...LIBERTADORA!

O segundo texto afirma que a Verdade é uma Pessoa: Jesus, o Messias-Cristo.

 

A VERDADE é matéria-prima por excelência do caráter de Deus. Em todo Seu falar e agir, o Senhor Deus faz sempre uso da Verdade, sempre em sentido absoluto. Sempre que a VERDADE procede de Deus tem valor eterno e absoluto.

 

Dois aspectos importantes da Verdade: (1) Verdade objetiva, está fora de mim, é um fato em si mesmo, um axioma, algo irrefutável. (2) Verdade Subjetiva, a verdade como eu a percebo, como eu a aceito, como eu a pratico. Minha maneira de viver a verdade. Para ser subjetivamente verdadeiro, tenho que me basear em fatos reais, Em elementos que se provam objetivamente, elementos que se comprovam, que se demonstram, que existem independente de mim. Elementos que, através do tempo e da História se têm mostrado sempre como Verdade. São verdades universais, eternas.

 

A Lição desta semana vai ampliar um pouco o conhecimento deste assunto.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 14 de março.

 

"EU SOU...A VERDADE..."

 

Leitura Bíblica: João 8:32.  João 14:6. João 17:3.

 

Jesus declarou de Si mesmo: "Eu sou...a Verdade..." João 14:6. 

 

Existe da parte de milhares de pessoas uma busca pela VERDADE. Há milhões de pessoas sendo enganadas, iludidas, ludibriadas por alguns sistemas de valores fundamentados na mentira, no engano, na fraude, na arte de esconder o que é certo. E as pessoas agregadas a esses sistemas enganosos e mentirosos vivem uma ilusão, uma mentira, imaginando, em sua ignorância, que sabem o que é a verdade e que estão seguindo a verdade. Nesse campo da religião e da crença, muita mentira tem sido dita e mantida diante do povo como se verdade fosse. Há muito ensino mentiroso sobre a Criação do homem, sobre sua Salvação, sobre a Vida e sobre a Morte, sobre Deus-Pai, sobre Jesus Cristo, sobre o Espírito Santo. Há muita mentira sobre Fé, sobre Perdão, sobre as Escrituras Sagradas. E essas mentiras têm enganado e desviado da Verdade absoluta milhões e milhões de pessoas. Todo esse castelo de mentiras se iniciou no Éden, quando Lúcifer-Satanás, travestido de serpente, enganou Eva com a mentira: "Certamente não morrereis". Deus dissera a Adão, em relação ao fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal: "...mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comeres certamente morrerás." Gênesis 2:16-17. Qual era a VERDADE ABSOLUTA neste assunto? O que DEUS, o Criador, dissera a Adão? Ou o que Lúcifer-Satanás disse a Eva? Eram ideias antagônicas, conflitantes, em oposição uma à outra. Deus estava dizendo a Adão que a desobediência à ordem que Ele dera causaria sua morte. Satanás afirmou que Eva e Adão não morreriam por causa disso. Eva ficou perguntando para si mesma: "Morre ou não morre? Onde está a verdade?

 

Quando Jesus (Deus) afirma: "Eu sou a Verdade", Ele está convidando as pessoas a crerem nEle e ficarem do Seu lado, pois não irão se decepcionar com o que Ele é, diz ou faz. Todo o Seu modo de ser, pensar e agir estão integrados à Verdade Absoluta. Ele nunca mente, engana ou trapaceia. Pode confiar!

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 15 de março.

 

O ESPÍRITO E A VERDADE

 

Leitura Bíblica: João 16:13.

 

Como o Universo é regido por uma Divindade Triúna, formada por Três Pessoas distintas, o que se afirma sobre uma das Pessoas da Divindade deve e pode ser afirmado de cada uma das outras Duas Pessoas. Deus-Pai é Verdade. Deus, o Filho, é Verdade. Deus, o Espírito Santo, é Verdade. Não existem conflitos de personalidade, nem de caráter, na Divindade Triúna. Jesus, que a Si mesmo declarou ser "a Verdade", falou do Deus Espírito Santo aos Apóstolos, dizendo-lhes: "Quando vier, porém, o ESPÍRITO DA VERDADE [ou: o Espírito, que é "a Verdade"], ele vos guiará a toda verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido [no Céu, entre os Membros da Divindade Triúna], e vos anunciará as coisas que hão de vir" João 16:13, grifos, interpolações e comentários nossos. O Espírito Santo daria continuação à Obra de Revelação que Jesus começara a fazer aos discípulos e Apóstolos, sobre o Céu, sobre a Verdade, sobre a própria Divindade Triúna, para que "Te conheçam a Ti mesmo [ó Pai] com a glória que Eu tive junto de Ti, antes que houvesse mundo" João 17:3, interpolação nossa. Por que, ou em que sentido, o Espírito Santo iria guiar os crentes em "toda a Verdade"?  Jesus disse algumas vezes aos discípulos: "Tenho muita coisa para vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora" (João 16:12). O Espírito Santo, entre muitas coisas que faria, continuaria a revelar essa "verdade" que, antes, os apóstolos e discípulos não podiam suportar, nem compreender.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 16 de março.

 

DE TODO O CORAÇÃO

 

Leitura Bíblica: Deuteronômio 6:4 a 6. II Crônicas 25:2. Jeremias 29:13.

 

Um coração dividido entre dois valores em conflito, em oposição, não age com integridade. Por isso, Jesus afirmou: "Ninguém pode servir a dois senhores...". Neste caso, a "Verdade" está associada à fidelidade, à integridade, ao todo do ser humano. O cristão não deve ser verdadeiro somente em algumas coisas. Ele deve ser sempre verdadeiro. O fundamento de suas crenças e valores deve ser sempre a Verdade absoluta, plena, total. Nenhum pensamento, ideia ou ação onde a mentira e a falsidade penetram deve ser aceita  e crida pelo cristão fiel a Deus. Jesus declarou a Pilatos: "Os que são da Verdade ouvem a minha voz..." João 18:37, última parte. Jesus disse aos fariseus incrédulos e impenitentes, que O rejeitavam: "Vós sois do Diabo, que é vosso pai...quando ele [o Diabo] profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." João 8:44, interpolação nossa. Aí estão DOIS PARTIDOS: (1) O Partido da Verdade, aprovado por Deus; e o (2) Partido da Mentira, aprovado por Satanás. Quem é de Deus, ouve a voz de Jesus e O segue com inteireza de coração; quem é de Satanás segue a mentira, a falsidade, um coração dividido, a corrupção moral e espiritual, o dolo, a incoerência de pensar e agir.

 

Jeremias, inspirado por Deus, e falando em nome de Deus, disse ao povo de Israel: "Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração." Jeremias 29:13. Esta é uma busca de verdade. Você, nessa busca por Deus, por conhecer os propósitos de Deus para sua vida, empenha-se com a mente, com a alma, com todas as suas energias. Você não se conforma com "a verdade" que lhe dizem, mas procura saber, na Bíblia Sagrada, que Verdade Deus revela, e a esta se apega de todo coração e alma. Portanto, irmão, não se conforme em acreditar e seguir "a verdade" de outra pessoa, ou que outra pessoa conta para você. Vá à fonte da Verdade; vá até Deus, por meio da Palavra Revelada, a Bíblia, e descubra qual é a Verdade de Deus para sua vida. Não fique sendo crente de segunda mão, comento alimento que os outros digeriram.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 17 de março.

 

CONSCIÊNCIA ENDURECIDA

 

Leitura Bíblica: João 7:16 e 17. I Timóteo 4:2. Tito 1:15. Hebreus 5:14.

 

Diz um certo pensamento:

 

"Errar é humano, mas permanecer no erro é satânico."

 

Há pessoas que negam a Verdade, em crenças, palavras e obras porque não receberam o conhecimento da Verdade no lar, na escola, na igreja e na comunidade. Receberam alguns lampejos da Verdade, mas não a receberam como um todo. No entanto, quando a LUZ DA VERDADE ABSOLUTA brilha na mente dessas pessoas, duas atitudes podem ocorrer: (1) Aceitar a Verdade, e se regozijar com ela; (2) Rejeitar a Verdade, odiá-la e perseguir os que a defendem.

 

Jesus disse: "A LUZ [verdade absoluta] resplandece nas trevas [ignorância, desconhecimento da verdade absoluta], e as trevas não prevalecem contra ela [contra a Luz]" João 1:5, interpolação nossa.

 

Disse mais Jesus: "O julgamento é este [ou seja, o mundo será julgado – e condenado – por isto]: Que a Luz [Jesus, Verdade] veio ao mundo, e os homens [a raça humana] amaram mais a s trevas do que a Luz, porque as suas obras eram más [não eram fundamentadas na Verdade]" João 3:19, interpolação e comentários nossos.

 

Milhões de pessoas, diariamente, entram em contato com a Luz da Verdade. Ouvem sobre Jesus e a Verdade que Ele veio implantar na Terra. Mas, o que faz a humanidade pecadora: Escolhe as trevas da mentira, do engano, da falsidade, da corrupção dos valores e costumes, da religião corrompida e falsa, da política desonesta, cheia de mentira e roubalheira, do ministério pastoral que visa o lucro financeiro e manter os membros da igreja enganados, para se lucrar com a ignorância deles. Há milhões de pessoas que sabem estar vivendo uma mentira – em casa, na igreja, na escola e na comunidade – mas preferem insistir na mentira e no erro, fugindo e negando a Verdade que Deus lhe revela na Bíblia Sagrada. Isto ocorre também entre os membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Isto se chama dureza e impenitência de coração. Pessoas que sabem estar no erro e não o renunciam, buscando a verdade plena, absoluta, que em Deus se encontra. O fim de tais pessoas não será nada bom.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 18 e 19 de março.

 

ANDANDO NA VERDADE

 

Leitura Bíblica: João 8:32. João 14:6. I Timóteo 3:15. I João 1:6 e 2:4-6. III João 4.

 

Esses textos acima são muito especiais para quem deseja viver segundo a Verdade Absoluta, como revelada nas Escrituras Sagradas.

 

  1. A Verdade é libertadora (João 8:32).
  2. A Verdade é Jesus, uma Pessoa, Deus! (João 14:6).
  3. A Igreja de Deus é "Coluna e baluarte [um sustentáculo ou pilar de sustentação] da Verdade" (I Timóteo 3:15, interpolação nossa).
  4. Não podemos dizer que amamos a Verdade, e proceder como se não a conhecêssemos (I João 1:6). Isto é pecado contra Deus.
  5. Não podemos dizer que conhecemos a Jesus –"Caminho...Verdade e Vida –e procedermos contra ou de maneira diferente da maneira como Ele procedeu. Isto é uma incoerência, um pecado grave (I João 2:4 a 6).
  6. A maior alegria de um pai cristão e de uma mãe cristã? "Ouvir que meus filhos andam na Verdade" de Deus (III João 4).

 

Meu irmão e minha irmã em Cristo, membros de minha amada igreja: Vivam de tal maneira neste mundo, que as demais pessoas acreditem que você ama a Verdade, fala a Verdade, honra a Verdade, conhece a Verdade, defende a Verdade e vive a Verdade!

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 

 



Fale com seus amigos do Messenger direto da Caixa de Entrada do Hotmail. Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário