segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

LIÇÃO 6: O FRUTO DO ESPÍRITO É...AMABILIDADE



LIÇÃO  6

 

O FRUTO DO ESPÍRITO É ... AMABILIDADE

 

Verso para Memorizar: "Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade." Colossenses 3:12.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: II Samuel 9:1 a 13; Provérbios 15:1 a 5; 25:11 a 15; Mateus 5:43 a 48; Lucas 6:35 e 38; Colossenses 3:12 a 14.

 

INTRODUÇÃO

 

AMABILIDADE é um termo que engloba um conjunto de ideias sobre a arte de amar o próximo e manter com esse próximo um relacionamento cortês, sincero, bondoso, facilitando sempre o diálogo e a comunicação. Talvez a palavra que melhor traduza "amabilidade" seja cortesia. Mas, você pode ser cortês com alguém, e não amar esse alguém. Pode ser cortês somente por educação e convivência respeitosa, mas indiferente ao ato de amar tal pessoa. No caso da AMABILIDADE é diferente, pois nesta o amor está envolvido e comprometido. Portanto, "amabilidade" pode significar cortesia + amor + mobilidade, o que indicaria amor e cortesia em movimento de conquista pelo coração e alma do outro.

A Lição da Escola Sabatina desta semana focaliza a AMABILIDADE como fruto da obra do Espírito Santo na vida do cristão. Você é uma pessoa naturalmente amável?

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 31 de janeiro.

 

MODELO DE AMABILIDADE

 

Leitura Bíblica: Mateus 5:43-48.

 

O texto acima é parte de um texto mais amplo que lhe serve de contexto, e cita parte do Sermão da Montanha, proferido por Jesus Cristo, registrado em Mateus 5 a 7, o qual define em linhas gerais qual é a Ética do Reino do Céu, ou Reino de Deus. A parte do texto contida em Mateus 5:43 a 48 focaliza o amor aos inimigos. Amar quem nos ama é somente amor retributivo, coisa comum em qualquer comunidade. É comum as pessoas amarem quem os ama, com pequenas exceções. O que torna o ato de amar o próximo um fato muito destacado e único, é quando alguém consegue praticar amor em direção a pessoas más, agressivas, pessoas inimigas, gente que pratica o mal contra nós. Se você aprendeu a amar em tal proporção, chegando ao ponto de amar quem lhe ofende, quem não gosta de você, quem pratica violência contra você e sua família, quem o rejeita e o aliena, então você está provando que aprendeu a amar no nível de Deus. Deus amou dessa maneira? Sim! Olhe para a cruz! Aquele homem chamado Jesus, o Filho do Deus Eterno, está ali pregado, cercado de inimigos por todos os lados, sendo agredido, ferido, injustiçado, maltratado, rejeitado, mas Ele fita aquelas pessoas más e agressivas, que clamavam por Sua morte; depois, levanta os olhos para o Céu, fala com Seu Pai, e Lhe pede: "Pai, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem" Lucas 23:34. Aquele homem, Jesus de Nazaré, o Messias-Cristo, provou, por palavras e atitudes, que é possível a um ser humano amar seus inimigos e orar pelo bem-estar deles. Isto é AMABILIDADE elevada à perfeição. E quando Ele ensina: "Portanto, sede vós perfeitos [no ato de amar] como é perfeito o vosso Pai celeste" (Mt  5:48, interpolação nossa), Ele fala de algo que fez como homem, e que o homem, dominado pelo Espírito Santo de Deus, pode fazer também: amar em tal dimensão, que esse amor seja dirigido inclusive aos inimigos, àqueles que trabalham contra nosso bem-estar e felicidade. Só o Espírito Santo de Deus, operando em nós, pode nos conduzir a tal nível de amor e amabilidade.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 01 de fevereiro.

 

BENIGNIDADE POR UM "CÃO MORTO"

 

Leitura Bíblica:II Samuel 9:1 a 13.  Lucas 7:47.

 

Um dos mais excelentes quadros bíblicos sobre o amor está contido na história do relacionamento amigável e fraterno entre os jovens Davi e Jônatas. Jônatas era filho do rei Saul. Davi era pastor de ovelhas, filho de um agricultor e criador de gado chamado Jessé, morador dos arredores de Belém Efrata, em Israel, por volta de mil anos antes de Cristo. Davi e Jônatas desenvolveram forte amizade. Cada um deles admirava o caráter do outro. Essa amizade se desenvolveu a partir das façanhas de Davi, quando este pelejou contra o gigante filisteu Golias, e o venceu. Jônatas, jovem filho do rei Saul, ficou encantado com a coragem de Davi, e logo o incluiu no rol de seus melhores amigos. Eram amigos de trocar confidências e segredos íntimos. Um até morreria pelo outro. No entanto, Saul, pai de Jônatas, e rei de Israel, ficou enciumado das conquistas militares de Davi, e decidiu persegui-lo até à morte. E essa fúria cresceu muito, especialmente quando Saul soube que o profeta Samuel havia ungido Davi para ser seu sucessor no trono, em lugar de um de seus filhos. Jônatas, filho de Saul, mesmo sabendo que fora preterido por Deus na sucessão real, e que nem ele, nem um de seus irmãos,  subiria ao trono de Israel em sucessão a seu pai, continuou firme em sua amizade pessoal com Davi. Não se afastou de Davi por nada. Jônatas morreu em batalha junto com seu pai Saul. Davi subiu ao trono de Israel. Houve guerra entre Davi e a casa de Saul durante vários anos. Mas Davi jamais esqueceu de seu amigo Jônatas, e chorou muito quando sou de sua morte em batalha.  Davi perguntou a alguém da casa de Saul se existia, porventura, algum filho de Jônatas, para que ele usasse de bondade e amabilidade para com ele. Informaram a Davi que havia um filho de Jônatas chamado Mefibosete, que era coxo, pois, na fuga, sua serva o deixara cair e o menino ficara aleijado, coxeando de uma perna. Davi mandou chamar Mefibosete a palácio, deu-lhe acolhida e uma pensão. Tratou-o com amor, dignidade e amabilidade, como se estivesse tratando diretamente com seu amigo Jônatas. Agora que estava por cima e se tornara rei em Israel, Davi não se envergonhou de Mefibosete por ser este um deficiente físico. Recebeu-o em casa e cuidou dele, quando todos rejeitavam Mefibosete e aclamavam Davi. O amor não se envergonha da pessoa amada, mesmo que tal pessoa seja cheia de defeitos: físicos, mentais e/ou espirituais. Davi mostrou que isto é possível. Mefibosete se achava "um cão morto", "um Zé Ninguém", alguém que não merece ser amado, nem ser cuidado. Davi o viu como pessoa especial, alguém que merecia ser aceito, cuidado e amado. E Davi o amou com intensidade e cuidou dele até ao final da existência.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 02 de fevereiro.

 

PALAVRAS AMÁVEIS

 

Leitura Bíblica: Provérbios 15:1 a 5; 25:11 a 15; Efésios 4:32. Romanos 15:1. I Tessalonicenses 2:7. II Timóteo 2:24 e 25; I João 3.

 

"Como maçãs de ouro em bandejas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo [e da maneira certa]" Provérbios 25:11, interpolação nossa.

 

Muita coisa, boa ou má, pode ser feita com as palavras que proferimos. Há pessoas que passam pela vida e jamais aprendem a usar apropriadamente as palavras. Sempre que abrem a boca para falar, falam coisas duras e agressivas, críticas, contra seus semelhantes, e até contra Deus. Há pessoas, mesmo na igreja, que são mestras em criar inimizades com as palavras que falam. Dificilmente abrem a boca para elogiar, para levantar alguém, para construir pontes para um diálogo. Sempre falam coisas negativas, críticas construtivas, falas que deixam os ouvintes com uma amarga sensação de derrota. Tais palavras duras criam inimizades, separam amigos, trazem dor e amargura para quem ouve, e até revelam que a pessoa que as profere vive dramas pessoais terríveis.

O dom da fala é uma bênção que Deus somente concedeu aos humanos. Animais não proferem palavras que traduzam sentimentos e vontade. O ser humano tem o dom da fala, um dom dado por Deus. No entanto, alguns cristãos não sabem transformar o dom da fala em uma bênção. Muitas vezes pastores e anciãos, do púlpito ou fora dele, proferem palavras que causam dor e sofrimento nas pessoas. Pais agridem com palavras. Filhos desonram seus pais com palavras. Cônjuges se maltratam com palavras. Irmãos se ferem com palavras. Amigos se agridem com palavras. Nesse caso, as palavras proferidas foram uma maldição para quem a proferiu e para quem a ouviu.

 

Quando uma pessoa é guiada pelo Espírito de Deus, suas palavras são ditas de maneira correta e alcançam objetivos elevados. Você pode até pronunciar palavras amáveis por educação e cortesia, mas não amar sinceramente a pessoa a quem você dirigiu tais palavras amáveis. Em sociedade, pessoas há que falam amavelmente quando na presença de alguém, mas dizem coisas horríveis desse alguém quando em ausência dele/dela. No entanto, se alguém é servo de Deus, usado pelo Espírito Santo, falará palavras amáveis sobre alguém tanto em presença como em ausência desse alguém, pois fala com sinceridade e verdade. Nisto reside a diferença entre polidez social e cristianismo autêntico. Muitas vezes, a pessoa é sincera no que fala, mas a maneira como fala com alguém ou sobre alguém não é aprovada por Jesus, nem é inspirada pelo Espírito Santo. Uma maneira errada de falar de alguém ou com alguém não justifica a sinceridade de ninguém. Jesus não dá aos cristãos autoridade e apoio para sua falta de respeito e educação ao falar com alguém ou sobre alguém. Não justifique sua falta de educação e amor fraternal, amabilidade, com a justificativa de que é pessoa "sincera" ao falar certas coisas a alguém ou de alguém, quando está sendo inconveniente, língua solta e mal-educado. É preciso ser cuidadoso e respeitoso ao falar com alguém ou de alguém, mesmo em relação a pessoas que não fazem parte de nosso círculo íntimo de amizade. Se essa regra for seguida, muito aborrecimento futuro será evitado.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 03 de fevereiro.

 

BENIGNIDADE RETRIBUÍDA

 

Leitura Bíblica: Lucas 6:32 a 38.

 

Toda ação nossa causa uma reação nos outros. Nunca se esqueça do chamado "efeito bumerangue". Você envia uma fala/mensagem a alguém, com determinada abordagem, e receberá de volta uma resposta que chegará a você na mesma medida como foi sua fala/mensagem. Se você trata bem as pessoas, de forma educada, respeitos, cortês, é possível que receba de volta atos educados, palavras bondosas e cortesia. Se, pelo contrário, você profere contra alguém palavras duras, agressivas e trata as pessoas com agressividade, falta de cortesia e respeito, é possível (e quase certo) que vai receber uma mensagem/resposta nas mesmas dimensões de agressividade e falta de cortesia. Esta é uma lei da vida. A vida nos ensina, desde cedo, que as coisas funcionam assim em sociedade. E precisamos nos educar para conviver harmoniosamente em sociedade, quer seja a família, a escola, a igreja, a empresa onde trabalhamos ou a comunidade onde moramos. Receberemos em troca a benignidade que oferecemos aos outros. Mas também receberemos em troca a malignidade que causamos às demais pessoas, em qualquer círculo onde vivemos e agimos.

 

Quer você ser bem tratado pelos outros? Aprenda a tratar bem as pessoas. Quer você ser respeitado? Aprenda a respeitar. Quer você ser bem aceito nos lugares onde vive e atua? Aceite também as pessoas e as trate com cortesia e deferência. Quer você ter amigos? Aprenda a ser amigo das pessoas. Quer ser amado? Aprenda a amar as pessoas. É a lei da vida em sociedade. E isso não vai mudar jamais.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 04 e 05 de fevereiro.

 

VISTA A AMABILIDADE

 

Leitura Bíblica: Colossenses 3:12 a 14.

 

Paulo aconselha: "Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros; perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra alguém. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós. Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo [a marca, o selo] da perfeição." Colossenses 3:12 a 14, interpolação nossa.

 

Paulo trabalha aqui com uma série de frutos do Espírito: "...ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade." Ensina também: "...Suportai-vos uns aos outros; perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra alguém." E conclui afirmando que "o AMOR é o vínculo" (isto é, a marca, o símbolo, o selo) da perfeição cristã. Para que esses frutos do Espírito abundem em nossa vida, é preciso aprender a amar. Amar a Deus sobre todas as coisas e amar nossos semelhantes sob quaisquer circunstâncias. Paulo também afirma que "o cumprimento da Lei é o amor". Romanos 13:10.

 

Nunca se disto: NINGUÉM DÁ O QUE NÃO TEM.  Se você não tem educação, não será educado com as pessoas. Se você não tem amor, não amará a Deus e as pessoas. Se você não é amável, não terá amabilidade com as pessoas. Se você não é cortês, não tratará as pessoas cortesmente. Isto é uma lei da vida. No entanto, todas essas graças existem em Jesus. Se nos unirmos a Jesus, pela fé, em tal intensidade e intimidade que essas graças fluam para nós, então o Espírito Santo de Deus as aplicará em nossa vida pessoal, e, de nós, essas graças fluirão para todas as pessoas com quem nos relacionamos. Logo, busque em Jesus essas graças espirituais, e, pela ação do Espírito, permita que elas sejam canalizadas para a vida das pessoas com quem nos relacionamos.

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho




Faça compras on-line com mais segurança. Instale grátis o Internet Explorer 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário