segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

COMENTÁRIO DA LIÇÃO 9 DA ESCOLA SABATINA



LIÇÃO 9

 

O FRUTO DO ESPÍRITO É...MANSIDÃO

 

Verso para Memorizar: "Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a Terra"  Mateus 5:5.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Gênesis 50:20; Salmos 37:11; Mateus 5:5; 11:29; Romanos 12:3; Gálatas 6:1; Filipenses 2:2 e 3; I Pedro 3:4.

 

INTRODUÇÃO

 

MANSIDÃO não é um fruto do Espírito apreciado pela humanidade em seu estado natural. Geralmente se confunde "mansidão" com subserviência, gostar de ser dominado por outros. Por esse motivo, torna-se cada vez mais difícil ser "manso" neste mundo cheio de violência e pessoas que fazem questão de se auto-afirmar como senhores de si mesmos e de seu próprio destino. Existem pessoas de temperamento brando por natureza. São pessoas mansas, pacificadoras, mesmo que a mansidão dessas pessoas não seja um fruto direto do Espírito. Há também pessoas temperamentais, naturalmente agressivas, dominadoras por natureza. Para essas pessoas, é mais difícil tornar-se manso; o que somente ocorre por obra do Espírito Santo.

 

A lição desta semana tem muito a nos ensinar sobre este assunto.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 21 de fevereiro.

 

"MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO"

 

Leitura Bíblica: Mateus 11:28 a 30. Romanos 12:3.

 

"Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." Mateus 11:28 a 30.

 

Além de ser nosso Substituto, Jesus Cristo é também nosso modelo, nosso paradigma de MANSIDÃO. Para passar pelas coisas que Ele passou, a fim de conseguir nossa Salvação, Jesus teve de Se submeter às mais difíceis provas. Ele foi testado até ao limite do suportável. Sua paciência, bondade e MANSIDÃO ficaram sob prova contínua. Jesus teve de Se dominar para não retribuir na mesma medida o que fizeram com Ele. Ele Se deixou prender, torturar e morrer numa infame cruz, como se fora o mais perigoso dos assassinos sobre a Terra. Os homens mais violentos de Sua geração e de Sua nação, além dos violentos soldados romanos, O submeteram a suplícios, zombarias, escárnios e torturas diversas. Sua colocação, quando sob tortura, foi: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem." Jesus tinha nas mãos "todo o poder" (Mt 28:18), que lhe fora concedido pelo Pai Eterno. Podia fazer o que quisesse com esse poder que tinha à Sua disposição. Muitos usariam esse poder para dominar sobre seus semelhantes, subjugando-os a seus caprichos e vontades. Jesus usou o "poder" para curar, para restaurar vidas e para salvar pessoas perdidas, pecadores que precisavam de toda ajuda possível. Nunca usou esse "poder" em benefício de Si mesmo. E quando ele afirmou que era "manso e humilde de coração", falava de algo que Lhe era muito próprio e comum. E todos ao Seu redor comprovaram a veracidade dessas afirmações. Somente o Espírito Santo pode nos transformar de tal maneira que possamos copiar o modelo de Mansidão que Jesus foi para nós. Somente nos submetendo à ação do Espírito Santo seremos transformados à imagem e semelhança de Jesus.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 22 de fevereiro.

 

MODELOS DE MANSIDÃO

 

Leitura Bíblica: Gênesis 13:8 e 9; Gênesis 45; Números 12; Mateus 11:28 a 30.

 

Mesmo vivendo em um planeta dominado por Satanás, pelo Pecado e pela Morte, onde os humanos, escravizados por Satanás, sofrem os horrores da violência de um contra o outro, ainda assim a Bíblia Sagrada menciona exemplos de homens que, submetidos ao Espírito Santo de Deus, se tornaram mansos e humildes. Abraão, Noé, José, Moisés, Samuel, Jó, e muitos outros crentes anônimos alcançaram um padrão de MANSIDÃO que estava acima da média geral. Eles chegaram a isso não por si mesmos, mas por obra do Espírito Santo. No entanto, eles se entregaram à ação do Espírito Santo e permitiram, mediante submissão total a Deus, que seu temperamento fosse mudado para melhor. Portanto, se você deseja ter um temperamento brando, calmo, dominado pelo equilíbrio das emoções, entregue-se completamente à ação do Espírito de Deus em você. Sem essa entrega total; sem sua permissão e vontade de mudar; sem sua busca por mudança, nada irá acontecer. Você será um cristão batizado, mas não será um cristão manso. Não tente se comparar com seus pais, amigos, vizinhos ou membros da Igreja. Faça de Jesus o seu modelo de mansidão, e deixe Jesus ser Senhor de sua vida e de suas ações. Dessa maneira, as mudança para melhor ocorrerão em você. Seu desequilíbrio emocional, que leva você a ser grosseiro e agressivo, será tirado e lhe será dado um bom equilíbrio emocional, o qual fará de você uma pessoa mansa, equilibrada e de bom senso, não mais dado à violência e à agressividade.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 23 de fevereiro.

 

A IMPORTÂNCIA DA MANSIDÃO

 

Leitura Bíblica: Sofonias 2:3. Tiago 1:21. I Pedro 3:15 e 16.

 

Mesmo vivendo em uma sociedade humana agressiva e violenta, onde prevalece a cultura do domínio de uma pessoa pela outra, e onde gentileza, bondade, mansidão, paciência e cortesia são tratadas como tolice e coisas de pessoas bobas e sem ação afirmativa, ainda assim esses valores morais, obra do Espírito Santo, devem e precisam ser cultivados pelos cristãos. Se a Igreja falhar na vivência desses valores, quem os levará adiante?

 

Numa sociedade onde as pessoas se mostram em sua maioria desequilibradas e desajustadas emocionalmente, nada melhor do que se contar com o equilíbrio e o bom senso de cristãos guiados pelo Espírito Santo, os quais põem em prática esses valores morais e espirituais, tornando o mundo bem melhor. Se todos forem agressivos? Se todos foram desajustados e desequilibrados emocionais? Se todos agirem com violência nas relações interpessoais? O que vai suceder com nossa sociedade? Jesus disse que os cristãos devem ser "luz" e "sal" para os moradores da Terra. Se os cristãos também forem violentos e agressivos? Se os cristãos forem também desajustados e desequilibrados emocionais? Se os cristãos também agirem com descortesia e falta de gentileza? Como será nossa sociedade? Onde estaria a diferença entre "o mundo" e "a Igreja"? Como poderiam ser notados os efeitos da "luz" e do "sal" na sociedade humana que se autodestrói?  Pense nisso, você que é adventista do sétimo dia.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 24 de fevereiro.

 

PRATICANDO O FRUTO DA MANSIDÃO

 

Leitura Bíblica: Mateus 5:39. Mateus 18:21 e 22. Gálatas 6:1. II Timóteo 2:24 e 25. Tito 3:2. Filipenses 2:2 e 3.

 

Ser manso não significa ser fraco de mente, espírito e caráter. Pelo contrário, ser manso revela um espírito sob controle consciente. O cristão deve ser conscientemente manso. Deve subjugar seu temperamento à ação do Espírito Santo. Brabeza, agressividade e violência de temperamento revelam desequilíbrio e desajuste emocionais. Revela que tais pessoas não exercem controle e domínio sobre seu próprio espírito, se deixando levar pelo instinto, como se fora um animal fora de controle. Quanto mais se pratica a arte de exercer domínio sobre os sentimentos, as emoções e os instintos naturais pecaminosos, submetendo-se ao domínio do Espírito Santo de Deus, mais vitorioso será o cristão na vivência da bondade, do amor, da mansidão, da paciência e de outros valores morais e espirituais. No geral, as pessoas se deixam levar pelos instintos naturais, ou pelas emoções descontroladas, desequilibradas, pela raiva irracional, e causam para si e para seus semelhantes terríveis estragos, muitos deles irreparáveis. No entanto, quando razão e emoção são guiadas pelo Espírito de Deus, as ações são determinadas e motivadas pelo equilíbrio emocional, racional. Até a ira é controlada na vida de uma pessoa guiada pelo Espírito de Deus. Haveria mais paz e melhor convivência entre os irmãos, em nossa igreja como um todo, se cada um dos membros da igreja permitisse que suas emoções e sua razão fossem controladas pelo Espírito de Deus. Mas não é isto o que vemos nas relações entre pastores e membros; entre anciãos e membros; entre membros e membros da igreja. Há muita briga, muito bate-boca, muita agressividade, muito gesto brusco, muita falta de paz interior e exterior na igreja. Temos muito o que aprender em relação à mansidão, à paciência, à cortesia e à bondade em nossas relações interpessoais como pastores e membros da igreja.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 25 e 26 de fevereiro.

 

A RECOMPENSA DA MANSIDÃO

 

Leitura Bíblica: Salmos 22:26; 25:9; 37:11; 147:6; Isaías 29:19; Mateus 5:5.

 

"Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a Terra." Mateus 5:5.

 

Toda violência e agressividade, de homens e de animais, bem como das chamadas "forças da natureza" cessarão um dia. O reinado eterno do Messias é anunciado como sendo um reino de mansidão e paz. Todos os moradores desse "Novo Céu e Nova Terra" viverão e paz total. Não haverá animais violentos (Isaías 35), nem seres humanos violentos; "...a morte já não existirá. Já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram."  Apocalipse 21:4. Todos os animais serão mansos e viverão pacificamente uns com ou outros e com os humanos. Todos os humanos viverão em perfeita paz com Deus e com seus semelhantes. Brigas, conflitos, agressões, guerras, lutas pelo poder e pelo domínio, nada disso existirá ali. "Bem-aventurados", ou seja, FELIZES, são "os mansos" de hoje, cuja mansidão é fruto da obra do Espírito Santo na vida, pois eles "herdarão [para sempre] a Terra", interpolação nossa. No Reino Eterno do Messias-Cristo não há lugar para pessoas violentas, agressivas, brabas, desequilibradas e desajustadas emocionais, que não exercem domínio e controle sobre suas emoções e sentimentos. Farão parte do Reino Eterno do Messias-Cristo aqueles que, pela fé, aceitaram Jesus Cristo como seu Salvador e Senhor, e se deixaram mudar, transformar, pelo poder do Espírito Santo. Ninguém herdará a "Nova Terra" com os mesmos defeitos de caráter que possuem aqui, hoje, nesse velho mundo. Tudo tem de mudar, antes que partamos para morar com Jesus e com Seus anjos, primeiro no Céu, por Mil Anos, e, depois, na Terra, renovada e restaurada pelo poder de Deus (leia Apocalipse 20, 21 e 22). Mas as transformações das emoções, dos sentimentos, dos instintos interiores têm de acontecer enquanto estamos vivos na Terra. Após nossa morte, haverá a ressurreição final. Nosso caráter tem de ser santificado enquanto estamos vivos, na Terra. Mortos não sabem de nada. Mortos não louvam ao Senhor. Mortos não se arrependem de seus erros. Mortos não pedem perdão a Deus. Mortos não reatam relacionamentos partidos. Tudo tem de ser feito agora, enquanto vivemos. E "HOJE" é o tempo próprio para você deixar que o Espírito Santo execute as necessárias  mudanças de caráter em você, para que você se torne habilitado para morar na companhia de Jesus e dos santos anjos do Céu. É isso o que você quer para você, hoje?

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

 

 





Quer navegar na Internet sem medo? Instale grátis o Internet Explorer 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário