segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

LIÇÃO 1 - "PELOS SEUS FRUTOS"



COMENTÁRIO DA LIÇÃO 1

                                          

LIÇÃO 1

 

"POR SEUS FRUTOS..."

 

Verso para Memorizar:  "Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis." Mateus 7:20.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Lucas 13:7 a 9; João 11:4; 12:28; 15:1 a 10; II Timóteo 3:5.

 

INTRODUÇÃO

 

Estamos iniciando um novo ano, e, com ele, um novo trimestre, e, com este, uma nova Lição da Escola Sabatina, cujo tema geral é: "O FRUTO DO ESPÍRITO".  A lição desta semana (26/12/2009 a 02/01/2010), traz o título: "POR SEUS FRUTOS...", tendo como verso-chave Mateus 7:20.

Milhares e milhares de pessoas, no mundo inteiro, se declaram cristãs, e declaram pertencer a alguma denominação religiosa que segue o Cristianismo. Católicos-romanos e Protestantes são as duas maiores comunidades cristãs do Ocidente. Cada um desses dois grandes grupos cristãos tem maneiras específicas de interpretar e viver o Cristianismo, cada um deles se afirmando verdadeiro intérprete da religião fundada e iniciada por Jesus Cristo. No entanto, tanto católicos-romanos como protestantes em geral têm cometido erros grosseiros na vivência do Cristianismo bíblico, evangélico. O Cristianismo como ensinado e vivido por Jesus Cristo não tem sido seguido na íntegra pelos cristãos. Como posso saber que é assim? Pelos frutos que vemos esses cristãos produzirem. Eles parecem sempre estar dizendo uns aos outros: "Façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço." Suas obras diárias (os frutos) não correspondem à sua profissão de fé pública.

A lição desta semana enfoca este tema interessante. Fique atento ao estudo deste comentário.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 27 de dezembro.

 

"Cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto."  Lucas 6:44.

 

Seria espantoso para qualquer pessoa, ao acordar pela manhã, e descobrir que o pé de laranja, no quintal de sua casa, estava produzindo jaca. Seria algo assombroso, motivo de curiosidade, e provocaria uma verdadeira romaria até à casa onde este fato espetacular estivesse ocorrendo. Cada fruteira produz o fruto que lhe corresponde, "segundo a sua espécie" (Gênesis 1:11). Se este processo natural, criado por Deus desde o princípio das coisas na Terra, não seguir seu curso normal, algo anormal estaria ocorrendo.

O mesmo se pode dizer de um cristão. Sempre se espera que um cristão pense como cristão, aja como cristão e viva como cristão, produzindo obras correspondentes à vida de um cristão. Este deve ser o modo natural, comum, a todos os cristãos. Quando isto não ocorre, e os cristãos pensam, agem e vivem como se não fossem cristãos, estão produzindo um fruto estranho ao Cristianismo; isto é, o fruto não corresponde à árvore. Vê-se, de imediato, que algo não está correto na vida e obra desse cristão. Ele não está produzindo o fruto certo, mas um fruto estranho, um mau fruto. Suas obras não correspondem a tudo o que Jesus ensinou na Bíblia. É preciso que este cristão se arrependa de sua obra má, e se converta em verdadeiro discípulo de Jesus, produzindo o fruto que lhe seja próprio.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 28 de dezembro.

 

"Sem mim nada podeis fazer"  João 15:5.   Leia João 15:1 a 5. 

 

Se você deseja ser um cristão vitorioso, que produz boas obras permanentes, só existe um caminho para isto: Unir-se a Jesus Cristo, e nEle permanecer para sempre. A palavra predominante em João 15 é o verbo "PERMANECER". Alguns "ficam" com Jesus por algum tempo, mas logo O abandonam para seguir seus próprios desejos malignos de um coração não convertido. Muitos querem a Salvação que Jesus oferece, mas rejeitam o discipulado. O que se vê na vida desses pseudos cristãos? Fracasso, ruína e apostasia. Não conseguem ter uma vida cristã vitoriosa, pois não permanecem continuamente em e com Jesus. Querem ser cristãos autônomos, por conta própria, sem maior comprometimento com Jesus. Que "frutos" (obras) esse cristão produz?  Coisas das quais deveria sentir vergonha e asco. Essa declaração definitiva de Jesus: "Sem mim nada podeis fazer" precisa ser levada mais a sério pelos cristãos. Nisto reside o segredo do êxito de qualquer cristão. Permanecer em Jesus é a chave para uma vida cristã útil, produtiva e vitoriosa. Experimente seguir esta receita!

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 29 de dezembro.

 

"Nisto é glorificado meu pai"  João 15:8.  Leia também João 11:4 e 12:28.

 

Paulo escreveu aos cristãos: "Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus." I Coríntios 10:31.  DAR GLÓRIA A DEUS!  Eis a razão maior do viver de um cristão. Uma pessoa crente em Jesus não vive para si mesma. O objetivo-chave de sua vida é glorificar a Deus com tudo o que é e com tudo o que tem. Jesus viveu na Terra glorificando sempre a Seu Pai Celeste. Ele conduzia os humanos de volta para o Pai, levando-os a glorificar a Deus, o Grande Doador da Vida. Ninguém existe por si mesmo. A vida que temos é dom de Deus. Tudo o que possuímos somente se fez possível pela Graça divina. É justo, pois, que a vida do cristão seja um constante e permanente festival de louvor a Jesus Cristo, a Deus-Pai e ao Espírito Santo. Viver assim, glorificando a Deus, é a melhor e mais excelente expressão do ato de ser cristão bíblico.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 30 de dezembro.

 

"Para que produz mais fruto ainda"  João 15:2.

 

Pela leitura de João 15, o leitor descobre que fomos criados para produzir bons frutos. Paulo corrobora esta mesma idéia quando escreve aos efésios: "Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus, de antemão, preparou para que andássemos nelas." Efésios 2:10. Deus nos criou para sermos bons e fazermos sempre o bem. Foi a entrada do PECADO no coração humano que perverteu o propósito de Deus para a raça humana. O termo grego "ramartia", traduzido como "pecado", significa "errar o alvo". E foi exatamente o que aconteceu. O Pecado fez o homem se desviar do "alvo", do "propósito", do "objetivo" original de Deus para ele. Esta é também a idéia de "apostasia", a qual significa um afastamento, um distanciamento de um objetivo anteriormente proposto.

Muitos cristãos, hoje, produzem bons frutos. No entanto, por sermos todos imperfeitos, produzimos muito menos do que poderíamos produzir para o Reino do Senhor. No entanto, se nos ligamos completamente a Deus, à semelhança da união que existe entre um galho e seu tronco, produziremos "mais fruto ainda", isto é, uma grande abundância de frutos bons. Deus, o Supremo Agricultor, quer nos limpar, treinar, motivar e inspirar, para que sejamos muito produtivos para o Reino Eterno. Permitamos, pois, que Deus faça em nós Sua obra benfazeja, preparando-nos para maiores e melhores conquistas.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 31/12/2009 e 01/1/2010.

 

"Se vier a dar fruto, bem está; se não..."  Lucas 13:9.

 

Para que foram criadas as árvores? Resposta lógica: Para dar frutos.

Para que foi criada a raça humana? Resposta: Para dar glória a Deus, mediante boas obras de justiça.

Se uma árvore não produz o seu respectivo fruto, está ocupando o lugar de uma outra árvore que deveria estar produzindo os frutos. Esta árvore infrutífera não cumpre o propósito de Deus para ela. Logo, deve ser cortada, e outra árvore, frutífera, deve ser plantada em seu lugar.

Se um cristão não vive para produzir boas obras, mas procede de maneira má e indigna, não cumpre o propósito de sua criação. Não alcança o ideal de Deus para ele. Vive para si mesmo, age de maneira autônoma, alienada e independente de Deus. Resultado: produz obras más, e desonra o nome de Deus na Terra.

Que fará Jesus quando vier como Juiz de todos? Recolherá para a Casa do Pai, o Céu, todos os que foram cristãos produtivos, todos os crentes que viveram para glorificar a Deus na Terra. Destinará ao fogo eterno toda árvore má, que produziu frutos maus, não dando glória a Deus. Este será o destino eterno dessa árvore improdutiva, ou que produziu maus frutos.

Como você, adventista do sétimo dia, se situa a si mesmo em relação a este assunto? Você acha que é um cristão assumido e comprometido com a ética e os valores do Reino de Deus? Suas obras glorificam a Deus? Suas obras desonram a Deus? Quem é você neste contexto?  A resposta fica com você. Dê essa resposta a Deus. Ele é seu Juiz e Senhor.

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho




Quer conexões de rede mais fácil? Clique e conheça o Windows 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário