terça-feira, 22 de dezembro de 2009

CIDADES DE REFÚGIO

Verso para Memorizar: "Nós, que nos refugiamos nEle para tomar posse da esperança a nós proposta. Temos esta esperança como âncora da alma."  Hebreus 6:18 e 19, NVI.

 

ESTUDO BÍBLICO DA SEMANA: Números 33 a 36; Josué 20:1 a 7; Efésios 2.

 

INTRODUÇÃO

 

A conquista de Canaã, pelos israelitas, foi obra especial de Deus. IAVÈ havia prometido a Abraão, Seu amigo: "Dar-te e à tua descendência a terra das tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em possessão perpétua, e serei o seu Deus."  Gênesis 17:8. Agora, quando Israel, a descendência carnal de Abraão, estava chegando a Canaã para dela tomar posse em nome do Senhor de toda a Terra, as promessas divinas estavam sendo cumpridas, e Deus Se mostrava verdadeiro mais uma vez, e completamente fiel à promessa feita. Deus, não Israel, conquistou Canaã. E Israel deveria reconhecer que Canaã lhe era uma dádiva do Senhor. A Graça divina estava favorecendo Israel com aquela conquista. Israel não tinha méritos nisso, pois se mantivera, a velha e a nova geração, rebelde contra a Lei e o Governo de Deus.

 

A Lição desta semana vai tratar da conquista de Canaã, pelo poder de Deus, e sobre as "cidades de refúgio" que o Senhor mandou Moisés separar por todo o Israel. É um estudo interessante e bem enriquecedor. Fique atento aos detalhes.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 20 de dezembro.

 

LIÇÃO DA HISTÓRIA

 

Leitura Bíblica: Números 33.

 

Duas coisas muito interessantes se destacam da leitura de Números 33:

 

  1. Deus manda Moisés e Josué prepararem um relatório geral de toda a caminhada de Israel do Egito para Canaã, para que ficasse como registro histórico para as futuras gerações de israelitas, a maneira como Deus conduziu Seu povo desde a escravidão no Egito até à liberdade em Canaã. Tudo deveria estar anotado neste relatório. A jornada completa. Onde acamparam, o que aconteceu a eles enquanto estavam acampados, os momentos críticos, os momentos grandiosos, as perdas e os ganhos. Tudo precisava ficar anotado para a posteridade, como um documento histórico fidedigno. As futuras gerações de israelitas precisavam ter conhecimento desse jornadear, e de todas as dificuldades enfrentadas por eles. As futuras gerações precisavam saber que fora o Deus de Israel, IAVÉ, quem dera Canaã aos israelitas, como dádiva graciosa, em cumprimento de uma antiga promessa feita a Abraão, o amigo de Deus. O Senhor foi fiel em todas as coisas e cumpriu a palavra dada a Abraão, mais de quatrocentos anos antes do Êxodo.
  2. Deus ordena a Israel que lance fora as nações que ali habitavam, pois seus moradores haviam ultrapassado, com seus pecados, a medida da graça divina para eles. Israel não deveria morar na mesma terra que aqueles grandes pecadores, para que não fossem contaminado pela cultura politeísta e sexualmente promíscua que eles seguiam. Israel era povo "santo", isto é, separa das demais nações da terra para adorar e servir ao Senhor (Deuteronômio 6:4 a 7). Cada uma daquelas nações que ocupava o território de Canaã deveria ser vencida e destruída pelos israelitas. Esses moradores deveriam não somente ser expulsos dali, mas completamente destruídos. Todos os seus ídolos e os altares destes deveriam ser destruídos, tornados em pó (Números 33:50 a 56). Era ordem divina e deveria ser executada logo. Não deveria haver mistura entre Israel, um povo consagrado a IAVÉ, o Deus Único, e as demais nações, politeístas e cultuadores do demônio. Esta é uma grande lição para a Igreja de Deus, hoje, e que deve ser contextualizada dentro dos parâmetros contemporâneos, com respeito à lei civil de cada país.

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 21 de dezembro.

 

CIDADES DOS LEVITAS

 

Leitura Bíblica: Números 35.

 

A tribo de Levi fora escolhida por Deus para ser a responsável pelas coisas sagradas em Israel. Os filhos de Levi cuidariam de tudo o que se referia ao Santuário e seus serviços. A família de Arão cuidaria do Altar e do oferecimento das ofertas ao Senhor. Esta foi uma escolha divina e não poderia ser alterado por nenhuma pessoa. Quando Israel tomasse posse de Canaã, os levitas não receberiam porção separada de terra, como as demais tribos. Eles deveriam receber possessões em meio a todas as tribos de Israel. Ao todo, "quarenta e oito cidades" (Números 35:1 a 8), com os seus arredores. Essas cidades dos levitas deveriam estar situadas dentro do território das onze tribos de Israel. Eram proporcionalmente distribuídas. Isto quer dizer que cada tribo deveria separar, em seu território, cidades para os levitas morarem. Eles eram os professores e pastores, líderes e conselheiros espirituais em Israel. Nenhuma tribo podia se negar a fazer esta cessão de terras e cidades aos levitas.

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 22 de dezembro.

 

CIDADES DE REFÚGIO

 

Leitura Bíblica: Números 35.

 

Das cidades que os levitas receberam para morar no meio das tribos de Israel, seis delas deveriam servir como "cidades de refúgio" para casos especiais de homicídio. Em algumas situações, uma pessoa poderia ferir ou matar alguém, sem que tivesse o propósito de o fazer. Até que essa pessoa fosse julgada em definitivo, poderia correr e refugiar-se em uma dessas seis cidades escolhidas, cidades de levitas. Caso não se refugiasse ali, o "vingador do sangue" de seu parente poderia o encontrar e matar, vingando o sangue derramado. Ele só estava livre para sair dessa "cidade de refúgio" em ano de jubileu, ou quando da morte do sumo sacerdote em exercício. Isto não era um apoio ao crime, mas um tempo de reflexão e de investigação, para que não se cometesse injustiça em Israel. Disse o Senhor; "Escolhei para vós outros cidades que vos sirvam de refúgio, para que nelas se acolha o homicida que matar alguém involuntariamente. ...para que o homicida não morra antes de ser apresentado perante a congregação para julgamento." Nm 35:11 e 12. Esta foi uma bela lição que Deus estava ensinando a Israel. Em sentido teológico, Jesus é o nosso refúgio. Somos todos pecadores, culpados diante de Deus. Em Sua Graça, Deus provê para nós Salvação somente em e por meio de Jesus Cristo. Quem se refugia em Jesus, e a Ele confessa seus pecados, pedindo-lhe, pela fé, perdão, aceitação e restauração, recebe graciosamente essas bênçãos da Graça divina (leia Mateus 11:28 a 30).

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 23 de dezembro.

 

CIDADES DE REFÚGIO

 

Leitura Bíblica: Números 35:22 a 34.

 

Leia todo o texto indicado acima com muita atenção aos detalhes, e verifique que Deus na\o brinca com o pecado de ninguém. Estas cidades de refúgio não serviam de abrigo para assassinos confessos, aqueles que voluntária e espontaneamente mataram alguém. Pessoas que agiram propositadamente, na determinação de matar outra pessoa. As cidades de refúgio era lugar para abrigar somente homicidas que haviam matado alguém não propositadamente, mas acidentalmente. Em muitos desses casos, havia dúvidas se a pessoa agiu de propósito, querendo realmente matar seu próximo, ou se o que ocorrer foi um acidente. Até que tudo fosse devidamente esclarecido, e os juízes tivessem certeza de que o fato ocorrido não fora proposital, mas acidental, o homicida tinha direito de abrigar-se nessas cidades. O vingador do sangue não podia invadir a cidade e o matar ali dentro. Porém, se o homicida saísse da cidade, por conta própria, desobedecendo a ordem de permanecer ali, o que acontecesse com ele fora da cidade não era responsabilidade dos juízes, mas do próprio homicida. Ele levaria sobre si toda a culpa e responsabilidade por seus atos.

 

A LEI MORAL DE DEUS,  NOSSA CIDADE DE REFÚGIO (Êxodo 20:3 a 17).

 

Deus pôs diante de todos nós os DEZ MANDAMENTOS. Agir conforme estes mandamentos divinos ensinam significa ficar dentro dos parâmetros de Deus para nossa vida. Quando desobedecemos a Deus, e agimos de forma contrária à Lei Divina dos Dez Mandamentos, a culpa é nossa e a responsabilidade pelo erro também é nossa. Nós deixamos a "cidade de refúgio" que Deus estabeleceu para nós, Seu povo, e agimos contra Suas determinações. Toda a responsabilidade por tudo o que acontecer conosco, vivendo fora da Lei, ou contra a Lei, é nossa. Não podemos acusar Deus de ser culpado pela nossa irresponsabilidade; por agirmos como fora-da-lei. Deus estende a cada um de nós, culpados pecadores, Sua Graça do perdão, da aceitação, da salvação. Um retorno à Lei e à Ordem estabelecidas por Deus. Esse perdão divino para nós só é legalmente possível porque Jesus, o Filho de Deus, viveu e morreu em nosso lugar e em nosso favor, em sacrifício vicário, substituinte. Jesus afirmou a todos nós: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos." João 14:15. Isto é, "se vocês me amam verdadeiramente, vocês escolherão viver dentro dos limites da Lei Moral, os Dez Mandamentos que dei para vocês. Esta é Minha 'cidade de refúgio' que estabeleci para vocês neste mundo onde o pecado domina."

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 24 e 25 de dezembro.

 

CRISTO, NOSSO REFÚGIO

 

Leitura Bíblica: Números 35. II Samuel 22:3. Salmos 19:7 a 11.

 

"Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave e meu fardo é leve."  Mateus 11:28 a 30.

 

"Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." João 14:6.

 

"Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos." Atos 4:11 e 12.

 

"E o testemunho é este: Que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no Seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida eterna." I João 5:11 e 12.

 

Jamais procure segurança e refúgio em coisas ou em pessoas, a não ser em Deus, o Pai, e em Seu Filho, Jesus Cristo. Deus é a nossa segurança, nossa certeza de que tudo vai acabar bem. Não ponha seu refúgio e segurança em dinheiro, ou na posse de bens materiais: casas, carros, poupança, nome famoso, e coisas semelhantes a estas. Essas pessoas e coisas jamais podem salvar você do Pecado e da Morte, dando-lhe vida eterna e paz perene. Somente Deus pode fazer isto. Portanto, corra imediatamente para Deus e nEle se refugie.

 

Neste Natal, faça de seu coração uma manjedoura, e deixe Jesus nascer em você. Neste Natal, faça de seu coração uma hospedaria, e deixe Jesus morar em você!

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

O Novo Windows 7 funciona como você quer. Clique para conhecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário