terça-feira, 8 de setembro de 2009

TEMAS IMPORTANTES EM I JOÃO

Verso para Memorizar:  "Amados, agora somos filhos de Deus; e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque haveremos de vê-lO como Ele é." I João 3:2.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA:  Mateus 5:13; João 14:6; Efésios 4:25 a 5:21; I Timóteo 3:15;

I João (toda a carta).

 

INTRODUÇÃO

 

A lição da Escola Sabatina desta semana faz uma revisão geral de toda a Primeira Carta de João. Os temas principais estudados até aqui são revisados e apresentados em uma nova roupagem. João fala de muitas coisas importantes para a vida do cristão, e é bom que o leitor fique atento a tudo o que ele diz e ensina. Nesta lição, será feita menção à DIVINDADE, à IGREJA, à SALVAÇÃO, ao COMPORTAMENTO CRISTÃO e a VERDADES E MENTIRAS. Vamos, pois, estudar esses temas relevantes de I João e tirar para nós todos lições muito preciosas.

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 06 de setembro.

 

A DIVINDADE

 

Leitura Bíblica: I João 2:1-2; 2:27; 3:8; 4:8-10; 5:11 e 14.

 

João crê em uma DIVINDADE TRIÚNA, formada por três pessoas distintas: Deus, o Pai; Jesus Cristo, o Filho de Deus; e o Espírito Santo. Logo, João é TRINITARIANO. João escreve: "Ora, a nossa comunhão é com o Pai (Deus-Pai) e com Seu Filho, Jesus Cristo." I João 1:3, última parte. "Pois há três que dão testemunho: O Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um [uma Divindade]" I João 5:7, interpolação nossa. Leia também os capítulos 14 e 16 do Evangelho de João, onde ele destaca a vinda do Espírito Santo, como sendo "outro Consolador", bem como Sua obra entre os humanos.

João cria que a DIVINDADE mantém "comunhão" (grego: koinonia) com os homens (1:3); cria que "Deus é luz" (1:5); Que Jesus é "Advogado" para o crente (2:1) e que Ele é Justo ontologicamente (2:1); que Jesus é nossa "propiciação" –2:2 (sacrifício de expiação); João destaca que "Deus é amor" (4:8), e que todos os que se associam a Deus, e a Jesus Cristo, pela fé, devem viver e praticar o amor em todas as suas relações, quer verticais (com Deus), quer horizontais (com seus semelhantes). João reafirma a idéia da encarnação do "Verbo", mencionada em João 1:1 a 3 e 14, testemunhando de que o "Verbo se fez carne e habitou entre nós" (João 1:14), pois "o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos...e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida" (I João 1:1) é real e verdadeiro, um homem real, em sua plenitude, e não uma aparência de homem, como declaram os gnósticos docetistas. João sabia o que dizia, pois tinha estado com Jesus de Nazaré, o "Verbo" que "Se fez carne e habitou entre nós". 

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 07 de setembro.

 

A IGREJA

 

Leitura Bíblica: Mateus 5:13; I Timóteo 3:15; Efésios 2:21 e 22; I Coríntios 3:16; I João 2:9 a 11; 2:13-14; 2:12 e 18; 3:1; 4:7 e Apocalipse 21:2.

 

Na Bíblia, a IGREJA é comparada, em forma de analogia, com muitas coisas: (1) SAL (Mt 5:13) e LUZ (Mt 5:14) para os moradores da Terra; (2) Coluna e Baluarte da Verdade (I Tm 3:15); (3) Templo do Espírito Santo (I Coríntios 3:16);  (4) Edifício Espiritual (Efésios 2:21 e 22); (5) A Noiva do Cordeiro (Apocalipse 21:2); (6) O Corpo de Cristo (I Coríntios 12:12 a 27).

O termo grego "EKKLÉSIA" é formado pela preposição grega "EK", que significa "de", indicando uma origem, um ponto de partida (como a preposição inglesa "from"); e pelo verbo grego "KLERÔ", que significa "chamar". Numa tradução interpretativa, pode-se afirmar que "EKKLÉSIA" (Igreja) seria, etimologicamente falando, uma comunidade chamada para sair de algum lugar, rumando em direção a outro lugar, conforme a vontade de Deus (como em Apocalipse 18:4). O significado é semelhante à palavra ÊXODO, saída, formada por duas palavras gregas:  ÉK, de, sair de, origem; e o substantivo grego "odós", que significa "caminho". Numa tradução interpretativa, seria uma comunidade que sai de algum lugar, pegando o caminho em direção a outro lugar. Logo, a idéia por trás das palavras "Exodo" e "Ekklésia" são bem parecidas.

A IGREJA é a Comunidade do Povo de Deus na Nova Aliança, salvos pela fé em Jesus Cristo, o Novo Moisés que conduzirá o povo de Deus até à Canaã celestial. A IGREJA, essa Nova Comunidade formada por Jesus, composta de judeus e gentios salvos pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus, está vivendo um novo Êxodo, pois caminha em movimento de saída deste mundo, rumando, pela fé em Jesus, e sob a direção do Espírito Santo, para seu eterno destino: Um Novo Céu e uma Nova Terra (Apocalipse 21 e 22). A IGREJA deve ser uma comunidade de SALVOS e de SANTOS, ou seja, pessoas salvas pela graça de Deus, mediante a fé em Jesus Cristo, e que vivem num processo de santificação.

Quando João fala da IGREJA, ele a trata como se fosse uma FAMÍLIA, pois envia mensagens especiais a todos os membros desta família, chamando-os de "filhinhos". Ele escreve aos "pais" e aos "jovens" (I João 2:12 a 14), incentivando-os a permanecerem na fé em Jesus, amando uns aos outros, e mutuamente se fortalecendo como comunidade salva pela graça de Deus. João entende que o AMOR é a base fundamental para a convivência dos membros desta comunidade chamada IGREJA. Se o amor predominar entre eles, então a IGREJA será uma comunidade vencedora do Maligno. O mesmo escreveu Paulo (Romanos 14 e I Coríntios 13). Eles fazem eco a tudo o que Jesus ensinou a Seus discípulos (leia João 13 e 15).

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia o8 de setembro.

 

SALVAÇÃO

 

Leitura Bíblica: Atos 4:12; Atos 16:31; Romanos 3:21 a 31; Efésios 2:8-9; I João 1:9; 2:1-2; 4:9-10; 5:11 e 12.

 

Em toda a Bíblia Sagrada, do Gênesis ao Apocalipse, SALVAÇÃO é sempre apresentada como sendo um DOM (uma dádiva) de Deus aos humanos pecadores. A SALVAÇÃO da raça humana é sempre obra de Deus, nunca do homem. Toda a iniciativa de operar a SALVAÇÃO do homem pecador partiu da mente de Deus. Deus teve a ideia original e Deus causou a salvação da raça humana. Logo, SALVAÇÃO, em sentido bíblico, é uma ideia e uma ação vinda de cima, de Deus. No sentido bíblico, espiritual, teológico, nenhum homem pecador salva a si mesmo. Cada pecador precisa crer e aceitar sua SALVAÇÃO como vinda de Deus. Esta SALVAÇÃO foi executada na Terra por Jesus Cristo, o Filho de Deus. Esta SALVAÇÃO é recebida mediante a fé em Jesus Cristo. João 14:6; Atos 4:11-12; I João 5:11 e 12.

Paulo escreveu: "Pela graça sois salvos, mediante a fé [em Jesus Cristo]; e isto não vem de vós [pecadores], é dom de Deus; não vem de obras, para que ninguém se glorie." Efésios 2:8-9, interpolações nossas. Jesus declarou: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14:6, grifo nosso. E Pedro proclamou: "E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos." Atos 4:12.

João ensinou: "Se confessarmos [a Deus] os nossos pecados, Ele [Deus] é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." I João 1:9, interpolação nossa. PERDÃO DE PECADOS (Justificação) e PURIFICAÇÃO DO PECADO (Santificação), eis o que Deus promete a todos os pecadores que se achegam a Jesus e, arrependidos, com fé viva e confiante, pedem perdão de seus pecados. Deus ouve tal pedido do pecador, perdoa seus pecados, aceita-o outra vez na família de Deus e inicia nele o processo de santificação, que o prepara para viver na presença de Deus e dos anjos. Tudo graciosamente concedido. A morte-ressurreição de Jesus paga toda a dívida, e resgata para a Vida Eterna os pecadores que, pela fé, aceitam a Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Nada que eu faça de boas obras, boas ações, paga o meu resgate da morte eterna. Somente o sangue de Jesus, derramado em morte vicária, substituinte, na Cruz do Calvário, é aceito por Deus-Pai como pagamento do meu resgate. Isto é salvação gratuita, pelo sangue de Cristo. Nunca se esqueça desse fato! Nunca busque SALVAÇÃO em quem e onde jamais a encontrará, incluindo você mesmo(a).

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 09 de setembro.

 

COMPORTAMENTO CRISTÃO

 

Leitura Bíblica: Romanos 12:9 a 21; Efésios 4:17 a 5:21; Efésios 5:22 a 33; Colossenses 3:1 a 25; I João 2:1-2; 3:4, 15, 17, 18; 5:2-3.

 

Três elementos são fundamentais numa vida que está vivendo o processo de SANTIFICAÇÃO: (1) A Fé; (2) a Ética e (3) a Estética. Num cristão, esses três elementos estão vinculados, como mostraremos abaixo:

A FÉ CRISTÃ. Chamamos de FÉ CRISTÃ um conjunto de princípios que norteiam e dirigem nossa vida neste planeta. É um conjunto de CRENÇAS, todas elas firmadas em DEUS e Sua Palavra a nós revelada, a Bíblia Sagrada. Eu creio que Deus existe; eu creio que Deus é o criador do Universo, da Terra e da Raça Humana; eu creio que a raça humana foi criada perfeita, sem pecado, mas pecou contra Deus e se tornou rebelde e infiel; eu creio que SALVAÇÃO do Pecado e da Morte somente é possível mediante a Obra realizada na Cruz por Jesus Cristo; eu creio que Jesus é o Filho de Deus, o "Verbo" que se fez carne; eu creio que Jesus está no Céu, intercedendo pelos crentes, no Santuário Celeste; eu creio que Deus vai submeter todos os pecadores a um julgamento final; eu creio que Jesus voltará à Terra, como prometeu, para buscar Seus discípulos fiéis e punir os humanos infiéis e incrédulos. E por aí vai meu conjunto de CRENÇAS em Deus e na Bíblia.

A ÉTICA CRISTÃ. Chamamos de ÉTICA CRISTÃ um conjunto de valores morais e éticos, vindo da parte de Deus, o Eterno, visando a felicidade e o bem-estar dos crentes, em suas relações verticais (com Deus) e horizontais (com seu próximo). Por vir de Deus, o Eterno, o Absoluto, chamamos de ÉTICA DO ABSOLUTO. Deus ordena, e Seus servos cumprem, sem discutir ou questionar. Um exemplo dessa ÉTICA DO ABSOLUTO, ou ÉTICA CRISTÃ:  Os DEZ MANDAMENTOS (Êxodo 20:3 a 17); o SERMÃO DO MONTE (Mateus 5 a 7); as diversas seções de ensinos éticos e morais presentes nas Cartas Apostólicas, de Paulo, Pedro, Tiago, João e Judas. É exatamente essa ÉTICA CRISTÃ que nos ensina como prosperar no caminho da santificação. A Ética Cristã está vinculada à Fé Cristã, e é dela dependente.

A ESTÉTICA CRISTÃ. Chamamos de ESTÉTICA CRISTÃ um conjunto de posturas comportamentais vinculadas e dependentes da Ética Cristã e da Fé Cristã. Isto é, quem crê em Deus, e aceita a Jesus Cristo como Salvador e Senhor, se submete a viver ética e moralmente conforme ensinado na Bíblia Sagrada; e sua estética, ou postura, diante da vida e das pessoas reflete sua fé e sua ética. Como deve um cristão falar? Como deve um cristão recrear-se? Como deve um cristão vestir-se? Como deve um cristão cuidar-se facialmente? Como deve um cristão proceder quando em sociedade, dentro e fora do templo? E por aí vai o questionamento a respeito de uma ESTÉTICA (postura) CRISTÃ.

 

LIÇÃO DE QUINTA e SEXTA-FEIRAS, dias 10 e 11 de setembro.

 

VERDADE E MENTIRAS

 

Leitura Bíblica: João 8:32; João 14:6; I João 2:4 a 6; 3:19; 4:6; 5:20.

 

Vivemos hoje o que se chama de POSMODERNISMO. Um conceito dominante na cosmovisão ética e moral de nossos dias é que nada é absoluto, pois TUDO É RELATIVO. Segundo este conceito posmodernista, a única coisa absoluta é a relatividade das coisas. Nesse conceito posmodernista, não bíblico, todos os absolutos deixaram de existir. Nesse caso, a idéia de PECADO é algo relativo. Para os relativistas, tudo depende do ponto de vista de alguém. Uma coisa que alguém considera "errada", ou "pecado", pode não ser "errada" nem "pecado" para outra. Já que, ainda segundo os relativistas, nada é absoluto, mas tudo é relativo, não existem coisas absolutamente erradas, nem que seja "pecado" em seu sentido absoluto. Isto é uma verdade absoluta? Ou é uma mentira absoluta?

A Bíblia declara: "DEUS É O JUIZ."  Salmos 75:7. Deus é o Criador do homem. Deus estabelece os critérios de CERTO e ERRADO como valores éticos-morais absolutos para os humanos que Ele criou. E Deus fez isso quando deu a Israel os DEZ MANDAMENTOS. Cada Mandamento desse tem valor absoluto. Quem crê em Deus, e é servo dEle, toma cada um desses mandamentos como tendo valor absoluto, total, e conscientemente obedece a cada um deles. E quando faz isto se sente seguro, bem firmado ética e moralmente, pois sabe que está fazendo o que Deus, o Eterno, mandou. Deus julgará toda a humanidade com base na Lei Moral (Tiago 2:10 a 13), ou na Consciência Moral (Romanos 2:11 a 16). Mas todos os humanos serão julgados pelo Deus do Absoluto.

No passado mais remoto da existência humana sobre a Terra, ainda quando Adão e Eva se encontravam no Jardim do Éden, Deus falou a Adão que não comesse do fruto de uma determinada árvore que existia naquele jardim. E a sentença ou penalidade pela desobediência era: "Porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." Gênesis 2:16-17. Esta era uma VERDADE ABSOLUTA de Deus para a humanidade ali presente: Adão e Eva. Satanás, o anjo rebelado antes chamado Lúcifer, travestido de serpente, mente para Eva, trapaceia com suas ideologias filosóficas sobre Deus e sobre o ato de comer o fruto que Deus proibira, e sentencia uma mentira absoluta: "É certo que não morrereis." Gênesis 3:1 a 6. Satanás era um posmodernista, e ainda é. Para Satanás, tudo é relativo, inclusive pecar contra uma ordem divina. Desde então, a VERDADE de Deus e a MENTIRA de Satanás se contrapõem. A quem a humanidade pecadora ama mais? A Deus e Sua verdade? Ou a Satanás e sua mentira? O mundo tem mostrado, por milhares de anos, que escolheu acreditar na mentira relativista de Satanás, rejeitando assim os absolutos de Deus. E a humanidade está como está, indo de mal a pior em sentido moral e ético. A ética do relativismo é aquela mesma que apregoa que "os fins justificam os meios", a qual é seguida pela maioria dos humanos sobre a Terra.

Jesus declarou: "E conhecereis a VERDADE, e a VERDADE vos libertará." João 8:32. E, no mesmo capítulo, Jesus chama a Satanás de "mentiroso" e "pai da mentira", ou seja, o criador da mentira (João 8:44). Logo, o relativismo ético e moral é invenção de Satanás, o qual nega os absolutos de Deus. O Posmodernismo é criação de Satanás, pois o posmodernismo, relativista, nega a verdade absoluta vinda de Deus, e entroniza a mentira diabólica como sendo de valor absoluto, ao relativizar coisas que jamais deveriam ser relativizadas, especialmente o Pecado.

Cuidado, jovens e irmãos, com a relativização do Pecado. Relativizar o Pecado significa justificar-se pelas obras humanas, justificando os atos pecaminosos, tomando-os como verdadeiros. Toda pessoa que justifica seu pecado está justificando-se a si mesmo e relativizando o erro e a mentira. Rejeita a justificação pela fé em Jesus, e busca justificar-se a si mesmo. Isto é perdição e morte eterna. Que Deus o livre de tal comportamento moral e espiritual.

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho



Você sabia que pode utilizar o Messenger de qualquer tipo de celular? Saiba mais.

Um comentário:

  1. É de uma cara de pau sem tamanho, afirmar a existência de uma trindade, usando o texto que muitos sabem que é um texto fabricado, me refiro em particular 1º joão 5:7,os demais estão fora de contexto e/ou mal traduzidos.

    ResponderExcluir