segunda-feira, 17 de agosto de 2009

AMANDO IRMÃOS E IRMÃS

Verso para Memorizar: "Ora, temos da parte dEle este mandamento: Que aquele que ama a Deus ame também o seu irmão." I João 4:21.

 

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Marcos 12:28 a 31; João 14:15; I João 3:11 a 24; 4:7-8; 5:4; Tiago 2:15-16; I Coríntios 13.

 

INTRODUÇÃO

 

A matéria-prima com a qual João trabalha sua Carta é o AMOR. Amor a Deus, acima de tudo e de todos; amor ao semelhante, apesar de tudo e de todos.

 

Conhecer a Deus significa aprender a amar. Quem não aprende a amar é porque não conhece a Deus, dentro de um relacionamento de fé e dependência dEle. "Deus é amor" (I João 4:8). O Cristianismo é uma religião cujo princípio de vida é o AMOR. Ser cristão, de fato e de verdade, é ter aprendido a amar a Deus e ao próximo. Não pode ser chamada de CRISTÃO uma pessoa que não aprendeu a amar. Não há lugar no Cristianismo verdadeiro para a violência, para a agressão, para o ódio, para a vingança, para o egoísmo, para a recusa ao amor.

 

A lição da Escola Sabatina desta semana vai nos mostrar a razão de tudo isto.

 

 

LIÇÃO DE DOMINGO, dia 16 de agosto.

 

AS DUAS PASSAGENS SOBRE O AMOR

 

Leitura Bíblica: I João 3:11 a 24; 4:7 a 5:4.

 

"DEUS É AMOR."  I João 4:8. 

 

"Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus." I João 4:7.

 

Quem aprendeu a amar foi encontrado por Deus e se encontra em Deus. A presença do amor na vida e ação de uma pessoa revela que tal pessoa aceitou o propósito de Deus para sua vida, e compreendeu o que significa ser cristão verdadeiramente.

 

João fala (I João 3:11 a 24) que Caim matou seu irmão porque Caim jamais aprendeu a amar. Caim teve ciúmes de seu irmão Abel. Caim decidiu matar seu irmão, pois a retidão de caráter de Abel o importunava e era uma repreensão à sua falta de amor. Muitos irmãos sentem ciúmes de seus irmãos na Igreja. Alguns ficam enciumados porque algum irmão na Igreja se destaca mais do que ele. Outros têm ciúmes das riquezas materiais de seus irmãos. Outros têm ciúmes da beleza física de algum irmão. Outros antipatizam com alguns irmãos, sem que estes lhes tenham feito nada de errado e mau. Pastores têm ciúmes de outros pastores que se destacam. Anciãos sentem ciúmes de outros anciãos. E assim marcha a história da Igreja e do Cristianismo que vivemos. Essa postura semelhante à de Caim revela a ausência de amor a Deus e amor ao próximo. O amor se materializa em ajuda e apoio espiritual, social e financeiro ao irmão necessitado de ajuda. O amor se materializa em ouvir alguém, aconselhar para o bem, motivar para a conquista de seus ideais. O amor se materializa em "chorar com os que choram e rir com os que riem."

 

 

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, dia 17 de agosto.

 

A DEFINIÇÃO DE "AMOR"

 

Leitura Bíblica: I João 3:11 a 16; I João 4:7 a 16.

 

Qual é a melhor definição para a palavra AMOR?

 

Geralmente as pessoas começam definindo amor como sendo um SENTIMENTO. Seria esta a melhor definição para o AMOR?

 

João afirma com toda certeza: "DEUS É AMOR" (I João 4:8). Nesse caso, João define AMOR como sendo uma pessoa, e não um sentimento.

 

A tendência da filosofia é divagar sobre o amor, sempre o pondo como um sentimento abstrato.

 

Nós, humanos, não conseguimos ter certeza de que uma pessoa ama a outra, até que vemos o AMOR materializado em ações reais em favor do próximo. E quanto menos merecedor é alguém do amor de outrem, mas o recebe de fato, mais o amor se destaca. É como uma pequena luz em meio a uma escuridão total. Quando ninguém consegue amar a alguém, eis que surge uma pessoa que ama e apóia aquela pessoa não amada e não amável. Foi assim com Jesus. Paulo afirma: "Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores." Leia Romanos 5:6 a 8. A quem Jesus amor e por quem Jesus deu Sua vida? Por inimigos, zombadores, perseguidores, traidores, pessoas que O recusavam como pessoa e como Messias, gente que O odiava e queria vê-lO morto. Por isso o AMOR de Jesus é cantado até hoje em prosa e verso, e é mencionado como sendo um PARADIGMA do que deve ser o ato de amar. Jesus estabeleceu para todos os humanos um PADRÃO, um MODELO, do que significa AMAR A DEUS sobre todas as coisas e AMAR AO PRÓXIMO, como a si mesmo. Antes de Jesus, ninguém havia amado alguém como Ele amou. Depois dEle, ninguém tem notícia de alguém que tenha amado como Jesus amou. Mas surgiram pessoas que, imitando Jesus, se aproximaram o quanto puderam do modo de Jesus amar, e também deram sua vida, sua riqueza, seu tempo, seu interesse em favor de alguém carente de amor.

 

Jesus falou que se nós amamos somente nossos amigos e parentes, e aqueles que sabemos que nos amam, nada fazemos de extraordinário, pois todos agem assim. O AMOR seria destacado em nossa vida, disse Jesus, se conseguíssemos amar aquelas pessoa a quem ninguém consegue amar. Se conseguíssemos amar os pobres, os perdidos, os desprezíveis, os inimigos, os antipáticos, os viciados, pessoas que provocam asco e não amor. Amar a quem não se ama a si mesmo. Amar a quem não espera que alguém o ame. É em situação como esta que o AMOR se destaca e se mostra nobre e valioso, como o é verdadeiramente. Você consegue amar a tais pessoas, dentro e fora da Igreja? Ponha seu amor à prova, e tente agir assim.

 

 

 

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA, dia 18 de agosto.

 

CRISE DE CONFIANÇA

 

Leitura Bíblica: I João 3:19 a 21; I João 4:17 e 18.

 

Amor gera confiança. Quando alguém se sente verdadeiramente amado por outrem, nasce entre eles um clima de confiança. A pessoa que se sentiu amada torna-se agradecida ao que a amou. Há muita gente que se exclui do amor, pois tem certeza de que ninguém o/a ama. Sentindo-se fora do círculo do amor, e se sentindo desprezada pelos demais, essa pessoa passa a olhar com desconfiança a todas as demais pessoas. Muita da agressividade presente em uma pessoa é o resultado de, por anos seguidos, tal pessoa se sentir não amada. E quando encontra alguém que, desinteressadamente, demonstra-lhe amor, atenção, carinho e respeito, tal pessoa passa a confiar naquele ou naquela que o amou.

 

Nós vivemos uma crise de confiança mútua porque vivemos uma crise de amor mútuo. Jesus declarou, já em seus dias, que um dos sinais exteriores, visíveis, de que este planeta Terra estaria chegando ao fim de sua história presente seria a falta de amor nas pessoas, tanto amor a Deus, como também amor aos semelhantes: "E por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos." Mateus 24:12. Por que essa falta de amor nas pessoas desta geração? É por causa da ausência de Deus na vida das pessoas. As pessoas, hoje, estão muito ocupadas em competir umas com as outras, e pouco animadas em cooperar umas com as outras. As pessoas correm em direção ao dinheiro, à fama, à exibição de valores materiais, à busca do que é passageiro. Querem casas, carros, ganhos, fama, posições sociais, um nome para exibir em sociedade. As pessoas lutam e matam umas às outras, seguindo em suas ações a um darwinismo social e financeiro: o mais forte derrota o mais fraco; o mais capaz subjuga e vence o menos capaz. Não há amor; não há amizade verdadeira; não há apoio mútuo; não há cooperação sincera; não há ajuda desinteressada. Há uma renhida competição para se ver quem sabe mais, quem pode mais, quem consegue mais. E para alcançar seus objetivos, matam, roubam, mentem, trapaceiam, violentam direitos de outros, brigam, destroem, pois "os fins justificam os meios". Onde fica o AMOR em tal luta pelas primeiras posições? O AMOR é descartado como sendo sentimentalismo barato, coisa de pessoas fracas, incapazes de vencer nessa violenta e competitiva luta pelo TER. Pode mais quem tem mais. Manda mais quem tem mais. Domina mais quem tem mais. É mais admirado quem tem mais. É mais elogiado quem tem mais. Assim, o TER COISAS significa para nossa sociedade competitiva e agressiva muito mais importante do que SER ALGUMA COISA. Uma sociedade sem Deus, que rejeita a Bíblia, que rejeita a Justiça de Deus, que rejeita a Lei Moral de Deus, que rejeita o povo de Deus, marcha celeremente para sua própria ruína. Assim, lutando uns contra os outros, aumenta entre eles a crise de confiança mútua. Ninguém confia em ninguém, pois alguém enxerga o outro sempre como um competidor, alguém que quer lhe roubar a posição conquistada. Desconfiança gera desconfiança.

 

Só o AMOR produz amor. Para esta sociedade sedenta por TER ALGO, quem se dedica a AMAR a Deus e ao próximo é taxado como sonhador, tolo, incapaz, uma pessoa sem objetivo maior na vida. Uma pessoa que não merece crédito. No entanto, essa pessoa que se dedica a amar é a única pessoa que age conforme os propósitos de Deus. Essa pessoa em quem os demais não acreditam, ou zombam de sua mania de amar, é a única pessoa confiável. E a ele se juntarão todos aqueles que fazem do AMOR seu ideal de vida neste mundo.

 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, dia 19 de agosto.

 

AMOR EM AÇÃO

 

Leitura Bíblica: I João 3:17-18; I João 4:19 a 21.

 

É quase uma redundância falar de AMOR EM AÇÃO. Só sabemos que o amor existe porque ele age. Deus provou que "é amor" por meio de Suas ações criativas e redentivas. Sempre que desejamos provar o amor em Deus e o amor de Deus, fazemos menção dos atos de Deus. Paulo também usou esse modo de argumentar, ao escrever Romanos 1:19 e 20: "Porquanto, o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim como o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, por meio das coisas que foram criadas." Também a salvação de Deus por meio da Arca, nos tempos do Dilúvio. Também a libertação de Israel, o povo descendência de Abraão, do cativeiro no Egito. Também a salvação de Ló e sua família, do dilúvio de fogo que veio sobre Sodoma e Gomorra. Também o envio à Terra do Messias-Cristo, Jesus de Nazaré, Deus feito homem, o qual, aqui, viveu sem pecado e deu Sua vida santa em lugar e em favor de toda a raça humana. Também a intercessão de Jesus junto ao Pai, no Céu. Também a intercessão do Espírito Santo em favor dos crentes, na Terra. Também o Novo Céu e a Nova Terra que Deus estará preparando para Seu povo salvo. O AMOR em Deus se traduz em ação, em movimento, em propósito criativo e redentivo. Deus não ama alguém de forma abstrata, intelectualmente, sem Se mover em direção dessa pessoa, visando fazê-la feliz e realizada como pessoa. Deus ama agindo, atuando, mudando o status quo, fazendo com que o BEM sempre triunfe, na vida das pessoas e no universo. E Deus continuará para sempre agindo, pois Ele é para todo o sempre Deus, o Eterno.

Ora, se o AMOR em Deus se expressa em ação, também o amor que há em nós,os crentes em Jesus, implantado pelo Espírito Santo (Romanos 5:5), se expressa também em ação. Esse amor que Deus implantou em nós certamente nos levará a amarmos a Deus, acima de todas as coisas e pessoas, e a amarmos nossos semelhantes, apesar de todos os seus erros e defeitos. Se dissermos que amamos a Deus, mas isto não se materializar em amor aos semelhantes, então nós estamos mentindo.

 

Você q            uer aprender a amar? Só tem uma maneira: Junte-se a Deus, totalmente. Aceite, pela fé, a Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Deixe Deus ser Deus em sua vida. Então, e só então, você vai aprender a amar como Deus sabe amar. Não tem outro caminho a seguir, para alguém aprender a amar como convém.

 

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS, dias 20 e 21 de agosto.

 

AMOR E OS MANDAMENTOS

 

Leitura Bíblica: Êxodo 20:3 a 17; Romanos 13:8 a 10; João 14:15; I Coríntios 13; I João 2:4 a 6; I João 3:22 a 24; 4:21; 5:2 e 3.

 

Jesus declarou aos Seus apóstolos e discípulos:  "Se me amais, guardareis os meus mandamentos."  João 14:15.

 

O AMOR não é transgressor da Lei de Deus. O AMOR é motivador da obediência a Deus. Um filho que ama muito seus pais, certamente se dedicará a obedecer de forma livre e voluntária a esses pais. Um cristão que ama verdadeiramente a Deus, é certo que se dedicará plenamente a obedecer a todos os mandamentos de Deus. Essa obediência será sincera, honesta e verdadeira, pois é fundamentada e motivada pelo amor. E tudo o que é feito por amor e em amor sai bem feito.

 

Você já viu um cristão desobedecer a Deus? A razão é porque esse cristão não ama a Deus como deveria amar. Sua religião é superficial, formal, externa, para exibição pública. Tal pessoa não possui fé inabalável em Deus, nem amor sincero a Deus. Essa pessoa ama mais a si mesma, e a seus interesses e negócios, do que a Deus. Quem ama a Deus obedece a Deus (I João 2:4 a 6). Quem ama se entrega. Quem ama cuida. Quem ama se doa. Quem ama está pronto a qualquer sacrifício pela pessoa amada. E não estamos falando de amor-louco, ou paixão emocional, que leva namorados e noivos a atos impensados, tresloucados. Estou falando de amor racional, inteligente, centrado em Deus e em Sua Palavra, a Bíblia Sagrada.

 

Quando uma pessoa afirma que é cristã, um servo de Jesus Cristo, mas vive um estilo de vida que se opõe à Lei Moral de Deus, agindo como se fosse um incrédulo, mundano e ignorante, essa pessoa põe em descrédito sua religiosidade. Essa pessoa nega com seus atos a fé que diz ter em Jesus. Tal pessoa não ama Jesus verdadeiramente, pois está sempre trocando Jesus por todas as coisas e pessoas deste mundo. Tal pessoa ama mais este mundo do que Jesus e Sua Palavra e Sua Igreja. Não existe outro modo verdadeiro de se provar AMOR a Deus, do que obedecer a Deus. Pode até ser que alguém se esforce por obedecer a Deus, sem O amar, mas essa obediência será um legalismo, uma forma de se cumprir a Lei de maneira formal, externa, sem possuir dentro de si a alegria e o prazer de estar fazendo a vontade de Deus. É uma obediência motivada pelo medo do castigo. Quando esse medo passa, volta-se à desobediência.

 

Sua obediência à Lei de Deus é legalista, motivada pelo medo, pela preocupação de passar aos outros uma imagem externa elogiável? Ou sua obediência à Lei de Deus é real, interna e externa, motivada pelo imenso amor que você tem a Deus, amor este que o leva a viver ou morrer pela fé em Jesus? Pense nessas coisas e chegue a positivas conclusões.

 

Não brinque de ser cristão. Seja cristão em sua plenitude.

 

 

 

Pastor Otoniel Tavares de Carvalho

Quer uma internet mais segura? Baixe agora o novo Internet Explorer 8. É grátis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário